A luz de freio não acende? Este é um dos defeitos elétricos mais comuns em carros. Também pudera, este é o equipamento mais usado depois do motor – os freios. Por isso, são as luzes mais trocadas em oficinas. Quando é um defeito parcial, ou seja, apenas uma luz de freio não acende, a solução é simples. Você tem uma lâmpada queimada. Mas e quando o conjunto inteiro não funciona? Como resolver?
Como funciona a luz de freio do veículo?
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O conjunto de luz de freio é o seguinte:
- Um fusível
- Um interruptor de luz de freio (cebolinha), localizado no pedal de freio, parte de cima.
- Duas lâmpadas de 21 watts.
- Terceira luz de freio (opcional).
- Por fim, a fiação que faz as ligações elétricas.
Assim que pisamos no pedal do freio, o interruptor é acionado, energizando determinado circuito e as luzes de freio acendem. O interessante é que elas acendem antes do carro começar a parar, uma fração de segundos antes, permitindo a quem vem atrás perceber a manobra a frente. (veja aqui qual é a lâmpada de freio do seu carro)
Luz de freios não acende – Defeitos
- O problema estará ou no fusível ou no interruptor.
- O interruptor fica quase sempre junto ao pedal de freio e ali você encontrará dois fios.
- Vamos explicar sobre esse modelo mais simples, que permite um teste relativamente fácil.
- Se seu carro possui a terceira luz de freio e ela acender, então muito provavelmente as outras lâmpadas estarão queimadas, bastando trocá-las.
- Outra possibilidade é aterramento ruim nas lanternas, o que faz setas, freios e faroletes parecer uma árvore de natal. (Veja mais aqui)
Luz de freio só acende um lado
Mas se apenas uma luz de freio não acende? É muito provável que a lâmpada que não acende esteja com os possíveis defeitos:
- Lâmpada simplesmente queimada
- Falta de aterramento somente nesta lanterna. Neste caso, outros defeitos vão acontecer, como seta piscar junto com a luz de freio e outras
- Soquete da luz de freio com defeito
- Tomada da lanterna com fios derretidos
Feito isso, procure pela cebolinha junto ao pedal de freio, um pouco acima dele. Alguns carros possuem painéis que protegem esta região. Então, retire-o (s) com cuidado.
1 -Desligue os fios da cebolinha (dois)
2 – ligue um ao outro com um pedaço pequeno de fio descascado nas duas pontas.
3 – Ligue a chave do carro apenas para acender o painel
4 – Confira se todas as lâmpadas de freio acenderam. Se isso acontecer, a cebolinha está queimada. Se não acender, confira o fusível, consultando o manual do carro. Faça tudo com paciência. Não é um teste difícil.
5 – Não confie apenas em um teste visual das lâmpadas. Muitas queimam sem interromper o filamento.
Não resolveu? A luz de freio não acende? Então o carro deve ser levado a um especialista, pois pode ser um defeito mais técnico. Isso pode envolver chicote e outras partes do circuito, inclusive um computador de bordo.
É sempre bom lembrar que o conjunto de luzes de freio é equipamento de segurança, sendo obrigatório seu funcionamento por completo.
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desejo receber informaçoes sobre cuidados com carros, tenho um fiat uno, que gosto muito!!! obrigada.
Olá Marisa! Eu também tenho um Uno! Um carro muito bom. Estamos escrevendo uma matéria especial sobre este modelo “eterno” da Fiat. Aguarde. Se tiver dúvidas nos procure no site. Abraços!
ola fernando tenho um fiat punto 2010 virei a chave a luz do painel esta toda acesa mais nao deu partida e la no painel informa verificar a luz de freio oque pode ser . ?
Olá tamires. Primeiro repare se uma luz de freio está queimada e troque-a. Em seguida tente a partida. Se não funcionar uma chupeta tem que ser aplicada na bateria. Funcionando o carro peça um teste na bateria e alternador.
Amigo, meu gol g5 tem 5 anos e é único dono. O fusível da luz de freio está queimando toda hora, coloco o fusível e logo quando aciono o freio ele queima. O que está acontecendo?
Olá Getúlio. Fica evidente um curto no sistema de luz de freio. Pode ser na base das lâmpadas, alguma fiação esmagada, (como fios da terceira luz se for o seu caso) e até interruptor de luz de freio em curto, o que seria mais raro.Sugiro retirar uma lâmpada e testar e assim sucessivamente. Vai queimar alguns fusíveis mas é o caminho. Se possível verifique a fiação também. Mantenha contato. abraç
Oie Fernando boa tarde vc poderia me ajudar tenho uma palio 2001 e a terceira luz de freio nao acende..porem e intalado nos soquete de luz de freio e as lampadas de freio acende so a terceira que nao o que pode ser..? Eu estava limpando os terminais da bateria e sem querer encostou um fio no positivo da bateria e saiu uma fumacinha. O que poder ser?
Olá Ezequias. A fumaça foi por que você fechou um rápido curto naquele instante. Vale a pena conferir os fusíveis. Mas se a terceira luz de freio é ligada nos soquetes da lanterna (na luz de freio das lanternas), pode ser mau contato em alguma emenda ou a lampada queimada (ou a placa da terceira luz de freio)
Entendii , mas as lâmpadas de freio acende normalmente, e as lâmpadas da terceira luz de freio esta escura mas a linha de dentro estao normal , se que foi esse curto rapido que queimou a placa? Desde de ja agradeço suas resposta mt legal esse trabalho!
Neste caso, Ezequias, vai ter que ser feito um teste de presença de corrente nos fios da terceira luz com o pedal de freio acionado. Se chegar corrente (medida juntamente com o negativo da placa) então a placa queimou.
Boa tarde Fernando fiz o teste de corrente com o pedal e com a terceira lâmpada de freior e tem corrente so que as lâmpadas nao acender. .e troquei elas.. da corrente nos dos lados da placa..como fazer o teste com negativo tbm? Pode me ajudar?
Olá Ezequias. Para a lâmpada acender chegam dois fios. Para saber se existe o negativo no circuito você tem quer por uma ponta do multímetro (ou lâmpada de teste) no positivo do soquete e a outra no fio negativo do soquete ou tomada da terceira luz. Se acender, então tem negativo, Caso contrário ele estaria cortado em algum ponto. Não é um teste difícil de fazer.Basicamente seria substituir a lâmpada pelo multímetro usando os fios que chegam e não fazendo um terra em outro lugar.
Eu tenho um fiat uno mille eletronic 93, e esta com problemas na luz de freio, já fiz o teste de trocar as lâmpadas, trocar o chicote,, liguei com o fio os interuptores da cebolinha para ver se as luzes acenderiam, mas nada, já verifiquei e os fusíveis não estam queimados, até coloquei com uma voltagem maior para ver e nada das luzes acenderem, troquei a placa que leva as lampadas, o que acho que pode ser?
Abraços.
Olá Arley. Primeiro você tem que ter certeza se está chegando ou não corrente em um dos fios que alimentam o interruptor de luz de freio. Você vai precisar de um multímetro ou de uma luz de teste https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/
Se chegar corrente o problema está à frente do interruptor de freio. Mas se não chegar, aplique uma corrente amiga (com fio ligado a um fusível energizado) em um dos fios do interruptor verificando em cada um se as luzes de freio acendem. Pode ser fio partido. Faça os testes e retorne com alguma informação. Abraços
A lampada bipolar trazeira do freio
(lado carona do meu corsa 2006)
aquece
deforma o plastico da lanterna
e queima
ficando com o bulbo esbranquiçado
troquei durou 3 dias queimou /troquei de novo durou 2 dias
pode ser amperagem? chicote em curto ? estou perdido
obrigado Carlos
Olá Carlos. Se vc instalou uma lampada de marca então não deveria ocorrer o que você narra. já observamos casos assim quando o interruptor da luz de freio agarra e a luz fica acesa constantemente esquentando e derretendo o local.Outra situação seria ocorrer o que citamos e não trocarem a lanterna o que deixaria a lampada em posição errada, encostando nas partes plásticas. As duas lampadas de freio são bipolar? A linha corsa sai com dois tipos: ou com lampada de um polo ou de dois polos (farolete e freio). Confirme qual é a sua. De qualquer maneira o problema é apenas do lado que vc cita.Amperagem e curto estariam descartados.Abraços e sucesso.
Tenho um fiat uno 93 1.5 o painel não está acendendoquando giro a chave acendendo só a luz do óleo e da bateria nem com as lanternas ligada não acerde qual será o problema? Deus abençoe
Olá Igelvane. Deus te abençoe também.Veja bem: se apenas a iluminação do painel não acende pode ser fusível queimado. Uma maneira de confirmar isso é ligar as lanternas e observar se duas delas não acendem. Neste caso basta trocar o fusível. Também poder ser lâmpadas queimadas dentro do painel. Se a luz de seta e de farol alto também não acendem, então será necessário retirar o painel para uma averiguação.Mas não é caro ou difícil. Abraços.
Ola tenho um Gol g5 2010/2011 e o fusível da puz de freio queima toda vez que piso no freio, ai la estava um de fusivel de 10 ai coloquei um de 15 e nao queimo mais, queria saber qual fusivel de da luz de freio.
Olá Cristiano. Veja bem: um fusível queima quase sempre por curto. Não é recomendável colocar um fusível mais forte em circuito que o está queimando. Primeiro deve-se ter certeza do motivo da queima. Pode ser fio mascado, soquete de luz de freio em curto, entre outras possibilidades. Procure um eletricista de confiança. Com certeza não é algo difícil, mas pode danificar outras partes do carro.
Olá meu amigo, tudo bem?
Estou com um problema na luz de freio do meu carro. Ela é de 2 polos. O que acontece é que quando eu piso no freio, só ascende duas lanternas e a do lado esquerdo apaga. Já olhei o fusível e está tudo certo. O que pode ser? Um pequeno curto ou a cebolinha? Desde já lhe agradeço!
Olá Geison. Tudo bem sim. A aparência de uma lampada pode enganar, principalmente o filamento de luz de freio que pode estorricar e não interromper.Se pelo menos uma luz acende, então o fusível e a cebolinha não estão estragados visto que eles trabalham para todas as lâmpadas. Outra possibilidade é tomada traseira (onde não acende) ruim ou com o fio terra (preto) torrado.Abraços e obrigado por participar!
olá mas qual fusivel e da luz de freio?
Provavelmente o Fusível de número 36 (de acordo com o manual do carro).
eu sei, mas qual fusivel de 5,10,15,20,25,30 qual deles?
Ok Cristiano. Isto varia de carro para carro. Pelo seu relato tinha um de 10 e vc colocou um de 15, algo aceitável. Pise no freio por um tempo maior e verifique se o fusível 36 esquentou muito. Se esquentar existe uma possibilidade de curto.
Deixa eu ver se entendi direito. Para testar o cebolinha do freio pego os dois fio que estão ligados junto ao pedal do freio no cebolinha e ligo um ao outro?
Exatamente Evandro. Se acender as luzes a cebola está com defeito ou mau contato
Obrigado, Fernando
Fiz os testes e realmente era o cebolinha.
Troquei e agora esta ok.
Valeu mesmo. Obrigado
Fernando,
Obrigado pela ajuda, testei e troquei o cebolinha e agora esta funcionando as luzes do freio.
Valeuuuu!!!!!!!!!!
Comentar…tenho um gol g5 e a lampada de freio do lado esquerdo e da terceira lampada nao estao acendendo,ja troquei as lampadas e o fuzivel mas o problema perciste,o que pode ser?
Olá Evandro. Se uma lâmpada pelo menos acende , então muito provavelmente é fio interrompido. Neste caso pode ser tomada desligada, fio mascado, instalação recente de reboque, e até serviço de funilaria que alterou algo.
Tenho um corsa hath 2004 , todas as luzes pararam de funcionar depois de uma forte chuva , inclusive as de ré e freio, só ta funcionando os piscas e a luz do teto .
O que pode ser ?
Tem algum relé ou fusível geral ?
Olá Thiago. Com certeza a chuva interrompeu um fio principal positivo. O que vc pode fazer é verificar os fusíveis maiores (em tamanho) que ficam na caixa de fusíveis. Se não existirem, (alguns modelos do corsa não tem) a solução é levar até um eletricista experiente.
Olá, agradecendo a dica, pois tenho um corsa super 96 e as luzes dos frios nao estavam funcionando, da i fiz a dica do fiozinho no enterrupitor da cebolinha e acendeu.
Comprei uma nova por R$ 23,50
E pronto so do lado esquerdo o direito o soquete esta ruin..
Rs
Mas obrigado e parabens pelo blogger.
Obrigado Rafael! Fique a vontade para participar mais.
Valeu amigo, deu certo.
Tem 3 desses fusíveis grandes, e estavam todos com um pó branco nos contatos, dei uma lixada e funcionou.
Abraços !!!
Que bom Thiago! O que deve ter acontecido foi o seguinte: durante a chuva nós usamos muitos equipamentos do nosso carro, como limpadores,desembaçador,farol,ventilador, etc. Neste momento foi muita corrente nos fusiveis e o pó branco isolou o contato. Abraços e parabéns pela iniciativa do conserto.
Boa tarde , tenho uma montana 2012 e às luzes de freio ,lanterna e ré não acendem, mas a liz de caçamba fica acesa sem apagar quando o carro é ligado e em movimento.
Já fiz o teste dos fusíveis de acordo com o manual , e nada .
Porém o último fusível da caixa ,que por sinal estava queimado , quando coloquei um que funciona ele acende o painel sozinho e fica piscando uma luz de um carrinho e uma chave de boca e o carro quando vaI dar partida ele não liga e fica acendendo o pisca alerta.
Alguém pode me ajudar ?
Olá Kayan. O primeiro passo é verificar aterramentos.Também retire o fusível que vc menciona e verifique se normaliza.A luz da caçamba a qual vc se refere é também luz de freio? Você já retirou uma das lâmpadas de freio e reparou o estado dela? A luz de ré pode ser interruptor na caixa. Dê retorno para possa te ajudar.
Olá tudo bom ? O meu caso é o seguinte com o carro desligado quando aciona o freio acende o stop normal , até aí tudo bem porém eu estou com a chave desligada mesmo com ela desligada ele liga o que pode ser ?
Olá Deivid. Se o a luz de freio acende pisando no pedal com a chave desligada, então é normal do carro, Veio de fábrica assim.
Ola tenho um ford focus e ele nao acende nenhuma luz de freio ja verifiquei as lampadas o o cebolinha vc pode me ajuda
Ola tenho um ford focus e ele nao acende nenhuma luz de freio ja verifiquei as lampada o fusil 42 e o imteropitor mas a terçeira luz acende se voçe pude me ajuda agradeço
Quando os faróis estão apagados as luzes do freio funciona .Acende os faróis não funciona mais qual é o problema obrigadp
Olá Everson. Verifique as lâmpadas de freio. Também observe se o defeito repete com a seta piscando. Nesse caso, com a seta ligada e pisando no freio, se tudo piscar junto então é um problema de aterramento nas duas lanternas traseiras.
ola tenho um meriva 2009 a laterna traseia uma lampanda nao pega seta e a de freio pega ja troquei ate agora nada o qque sera
OLá Giovany. Observe se os fios da tomada da lanterna estão chamuscados ou com mau contato.Se a lampada da seta dianteira, do mesmo lado, pisca, então o defeito é na lanterna traseira e ou sua fiação.
Boa noite meu amigo, estou com um problema na qual gostaria de sugestões do que pode ser. Tenho um Peugeot 207 que por duas vezes pegou chuva e a luz de freio acendem mesmo com o carro desligado e a partir daí o carro não liga mais. Depois de um tempo, obviamente sem chuva o carro liga normalmente. Já medi a bateria e o alternador do veículo e estão normais. Por precaução estou mantendo o cabo da bateria solto pra evitar algum curto grave. O que poderia ser? Desde já lhe agradeço.
Olá André. O que faz a luz de freio acender é um interruptor que é acionado pelo pedal de freio. O primeiro passo é desligar a tomada que vai nele. Basta vc localiza-lo, ter certeza que o de freio (pode ter dois o que queremos vai diretamente preso no freio) Se a luz apagar depois de desligar a tomada o defeito está no interruptor de freio. Basta apenas troca-lo.
Mas isso faz com que o carro não ligue? Lembrando, só acontece isso em dias chuvosos
Ok. De fato não faz o carro parar. Talvez esteja entrando umidade em um central eletrônica. Sugiro que leve em uma oficina para reconfigurar e confirmar o contato da água com algum componente eletrônico do carro. Não é um problema simples como eu imaginava. A luz de freio acender é apenas o sintoma de outro defeito. Verifique o mais rápido possível para não estragar algo mais caro.
Meu gom quadrado 1995 esta com o farol teaseiro sem funcionar troco o fusível e toda gora queima oque devo fazer?
Olá Gabriel. Existe um curto no sistema que alimenta o farol traseiro. Ele pode estar em muitos lugares, mas o mais comum é na tomada da lanterna, no soquete da lampada, uso de lampada errada, e até na placa onde ficam as lampadas.Verifique a fiação do local, se a lampada está correta (veja se é de dois ou um polo e compare com o lugar que ela está instalada), e para a placa ligue o farol com a placa fora da lanterna. Fora isso vai ser preciso ir a um eletricista.
Nossa parabéns pelo site, acabei de adquirir um FIAT SIENA 2011 EL COMPLETO + ar e no primeiro dia que peguei ele as luzes de freios apagaram inclusive a terceira luz que fica atrás dos bancos dos passageiros. Olhando ontem por curiosidade realmente vi essa tal de cebolinha, hoje ao chegar em casa vou fazer esse teste dos fios. Muito obrigado pela dica e novamente você está de parabéns pelo site.
Obrigado Ronaldo. E fique a vontade para resolver qualquer dúvida!
Bom dia maosaoauto, eu tenho um corsa ano 95/96,1.4eugostaria de saber sobre a bomba de combustível do mesmo, preção ,voltagem ,proque o carro está sem força ,mindiseram que pode ser a bomba ,espero resposta obrigado !!
Olá Gelson. a única maneira de confirmar isso é medindo a pressão da bomba. Procure uma segunda opinião.
Tenho um face da cherry, a luz de freio não apagam de modo algum, já levei em um local para conserto e não descobriram o problema, não é o cebolinha de freio segundo o mecânico, mas ele também não sabe o problema. À luz só desliga se eu desconectar a bateria. Essa luz fica acesa mesmo C o carro desligado. Basta eu conectar a bateria e pronto a luz fica acesa e não apaga. Obrigada !
Olá Daniele. Obrigado pela participação. Veja bem: é preciso desligar os fios da cebolinha e não apenas retirá-la do lugar. Outra opção: tenha certeza que é a luz de freio. Tem que acender os dois lados e a terceira luz de freio do vidro, se tiver uma. A última opção é fio colado no chicote. É uma situação mais rara, mas somente um eletricista pessoalmente vai resolver.
Ola, bom dia, tenho um honda civic 2004, estou com problemas nas luzes de freio, elas ficam acesa direto mesmo com tudo desligado e mesmo sem a chave, quando eu tiro o fusivel respectivo elas apagam, ja troquei ele, e quando eu coloco o problema continua, voce pode me ajudar?
OLá Gilberto. Obrigado por participar no site. O seu problema é na “cebolinha” ou interruptor de luz de freio que fica acima do pedal de freio. Ela pode ter queimado, fechando direto a luz de freio, ou simplesmente ter se soltado do pedal o que causaria o mesmo defeito. Vale a pena dar uma olhada.Problema fácil de resolver. Abraços.
Cebolinha do freio. Esta fica no pedal de freio
Olá Pessoal desejo a vocês bom ano novo. Eu falo de Angola tenho um Toyota Carina E e as luzes do freio ficaram acesas permanentemente e não apaga, só apaga quando eu tiro o fusível da caixa. O que deve ter acontecido?
Ola Dilson. Seja bem vindo ao site. Este tipo de defeito e quase sempre no interruptor de luz de freio que fica no pedal de freio acima dele. Ele pode ter queimado energizando o sistema ou apenas ter soltado do seu lugar.
Ok, obrigado pela rápida resposta vou verificar o pedal. e cebolinha
Ola parabéns pelo site. Eu tenho um fox 2005 e ele ta com um problema na lanterna pois quando liga luz baixa tem que acender as duas lanterna pois so acende uma mas se pisa no freio acende as duas ja troquei a lâmpada e fusível por favor me ajude abraço. .
Olá Wender. Obrigado por participar do site.Primeiro verifique se a lampada é a correta. Em seguida observe se as lanternas dianteiras acendem normalmente. Se na frente tem o mesmo problema, muito provavelmente é fusível de lanterna queimado. O aterramento da tomada da lanterna em questão também deve ser verificado. Observe se algum fio por ali está torrado.Por último pode ser mau contato no soquete da lâmpada.
Ola tenho um fox 2005/2006 e gostaria de saber qual é o fusível do interruptor de freio?? Obrigado
Olá!Gostei muito do site e tenho recomendado para meus amigos também.Tenho um Honda Fit 2005 e a terceira luz de freio (Break Light) queima sem romper o filamento de 2/3 meses, troquei o fusível uma vez e a lâmpada 3 vezes e continua queimando, o que pode ser?
Olá Horácio. Agradecemos mais uma participação sua.O primeiro passo é verificar a marca da lampada. Não existe um motivo elétrico vindo da instalação do carro que justifique a queima de apenas uma lâmpada. Somente um aterramento ruim pode interferir, mesmo assim teria outro resultado, e não a queima. As chamadas sub- marcas de lâmpadas queimam com facilidade. Opte por uma de marca Philips, Osram ou GE. Abraços
Amigo, ando vendo suas matérias e ando gostando e tirando muitas dúvidas, o que aconteceu. Tenho um corsa hatch 2010, hoje eu troquei uma luz da placa que não estava pegando e troquei a de freio que não estava pegando também, so que uma luz da placa estava dando mal contato, tentei mexer com uma faca bem no local onde fica a luz da placa.. ai automaticamente as luzes da placa parou e a do freio da lanterna direita também.
O que faço?
Será que queimou algum fusível?
Muito obrigado..
Olá Danilo. Obrigado por participar no blog. Se você usou a faca com a lanterna ligada com certeza queimou o fusível. Ele é um dos que protege as lanternas ou luz de posição, além da luz de placa. Mas a luz de freio não tem nada haver com a situação.Verifique os fusíveis da lanterna e troque-o. Abraços.
Muito obrigado brother, troquei o fusivel e agora está zerado, muito otimo o canal aqui…
Ando acompanhando, Parabéns pelo trabalho, muito obrigado..
Obrigado pela participação, Danilo. E fique a vontade para perguntar.
Tenho um palio fire 2003 as luzes de freio,e piscas traseiros não estao funcionando as dianteiras sim e a luz de re tbm e a luz do painel e marcador de gasolina tbm pararam os fuziveis estão todos ok o que sera?
Olá Gabriel. Primeiro verifique se a seta traseira está piscando junto com o freio ou se realmente não acende nada. O segundo passo é verificar as tomadas traseiras e as lâmpadas. Não encontrando nada passe a testar cada componente em separado. Primeiro faça o teste da cebola de freio conforme está no post. Também faça o teste da cebola de ré no post sobre defeitos em luz de ré. A luz de painel pode ser lampada queimada ou reostato em posição mínima ( se existir no seu carro). Ele parece com uma rodinha e costuma ficar nas laterais da capa da coluna do volante. Quanto ao marcador de combustível vai ser necessário um teste mais difícil na boia, que fica junto da bomba de combustível, dentro do tanque. Não são testes difíceis ou mesmo muito caro se vc levar o carro até uma oficina. Abraços e obrigado por participar.
Ola obg pela atenção.
Fis teste da bomba e nada,fis tbm o teste com um pisca de moto nas cinaleiras traseiras e não esta vindo corrente a de re funciona normalmente fis o teste do cebolinha tbm e nada fuziveis tdo ok da caixa da frente e da interna tbm fis os teste das lampadas estao tdas ok tbm chave tbm não e pq as da frente farol,pisca e etc funcionam normalmente a unica coisa e os pisca dianteiros piscarem rápido mais acredito que seja pelos traseiros n estarem ligando.
Olá Gabriel. Seu carro necessita de alguns testes mais demorados em uma oficina. A distância agora atrapalha um diagnóstico. Mas Não parece ser algo caro ou difícil. Talvez até uma tomada traseira desligada por um serviço recente, ou um fio terra partido.
Meu carro e o gol g5 minhas luzes não ascendem… Nem a terceira do vidro… Queria fazer os testes do fio…porém minha “cebolinha tem 4 fios e não 2….cm faco? Obrigado
Olá Wander. É possível fazer o mesmo teste na cebolinha dos seu carro. Mas com 4 fios vai ser necessário descobrir qual é o fio de de corrente e qual é o fio das lampadas.Isso envolve um pouco de conhecimento e ferramentas tipo lampada de teste de fusíveis.
Bom dia Fernando! Poderia elaborar um pouco esse teste? Tenho conhecimento de eletrônica e multímetro disponível e queria fazer esse teste no meu JAC J3 de 2014. Ele tmb tem 4 fios na “cebolinha” e nenhuma das luzes de freio, nem o break-light estão acendendo. Testei os fusíveis de ambos, inclusive, e estão bons.
Nesses 4 fios, seriam 2 pares de Vcc e Gnd? Ou 1 par para acionamento das lâmpadas e 1 para sensoriamento? Sabe dizer se existe um padrão?
Desde já agradeço.
Abraços!
Ola Fabio. Quase sempre é uma corrente, um fio para as lâmpadas (todas) e outros para enviar sinais de luz de freio queimada para o computador de bordo. Raros são os casos com presença de um relé auxiliar. Tem que medir a chegada da corrente e a saída dela para as lâmpadas. Retire o interruptor do pedal e faça as medidas. Se chegar duas correntes aperte o pino dele e repare se uma some. Se chegar somente uma e não passar o defeito é no sensor. Como podem ter duas correntes diretas, se chegar duas e não apagar são correntes diferentes. Eu prefiro usar uma lâmpada de teste. O resultado é semelhante ao da luz de freio.
Boa noute
Tenho um corsa sedan frente montaba 2007
As luzes de freiio fuca ligada dureto junto com breque lait ne ajuda ai por gentileza
Ola Tadeu. O grande responsável pelo defeito que vc descreve é o interruptor de luz de freio. Muito raramente é outro. Ele pode estar queimado aberto, ou até fora do lugar. Ele fica em cima do pedal de freio, embaixo do painel. Vai ser necessário examinar por ali. Se vc desligar a tomada que vai em cima dele e a luz de freio apagar, então muito provavelmente este interruptor está com defeito.
Boa noite,
Tenho um voyagem 10/10 co fortline e umas das 3 luz de freio n ascende. Porém esse modelo de voyagem a luz de re só ascende de um lado, será que a de freio e igual? Só ascende um lado e a do vidro traseiro?
Olá Guilerme.Não. Somente a luz de ré pode ter apenas uma lâmpada. Os freios devem acender duas ou três.Tenho quase certeza que é lâmpada de freio queimada. Abraços
Olá Guilherme, o meu focus é nesse mesmo sistema e estavam ascendendo apenas duas luzes do freio. Então tirei a lâmpada e olhei mas estava normal, coloquei outra lâmpada e continuou com o mesmo problema. Solução: lixei os polos do conector onde encaixa a lâmpada e estiquei mais aquele ferrinho do conector que garra na lâmpada. O que aconteceu foi que ele não estava encostando na lâmpada ai não passava corrente. Pode ser o teu caso. Confira ai. Abraços!
tenho um ford ka 99 ,e derrepente nao funciona mais a luz de freio,nem de ré e nem farol alto e baixo,eu acho que os fusiveis estao bons …mais será que pode ser mal contato ou ,queimou alguma coisa??/
Olá rafaela. Seria estranho queimar todas as lampadas que vc citou. Mas os fusíveis tem que ser testados. O mau contato pode ser em algum relé alimentador de energia da caixa de fusível. No seu caso um eletricista vai ter que examinar pessoalmente. Não é difícil de descobrir, mas testes terão que ser feitos.
Olá, meu carro é um Ford Focus 2004, o problema é que ele não liga a luz de freio do lado do motorista se o farolete estiver ligado, e se estiver desligado o farolete ele liga a luz de freio do motorista mas através do farolete, ou seja, ao invés de acender o filamento mais grosso ele acende o mais fino.
O que será? Central eletrônica?
Abraços.
Olá Ederson. O primeiro passo é verificar o aterramento da lanterna que apresenta defeito. Observe o estado da tomada dela e do fio preto. Se estiver chamuscado, meio derretido, acontece o que vc descreve.Também pode ser lampada mal instalada, meio fora do seu lugar.
Obrigado pela resposta. Vou verificar agora a tarde e posto o resultado.
Boa tarde Fernando, achei o problema.
Iniciei testando primeiro a cebolinha, parti para os fuziveis e retirei as lanternas e conferi as lâmpadas e estava tudo normal.
Peguei o multímetro e testei a corrente elétrica na fiação e estava chegando até o “socket” da lâmpada normal. Com a lâmpada no lugar dava corrente positiva no fio verd/roxo e negativo no fio preto. Mas ao ligar o farolete as correntes investiam a polaridade – o que por sinal é muito estranho.
Fiz um teste usando dois fios ligados no conector eletrico que encaixa no “socket” aí a lâmpada acendeu a luz de freio e o farolete normalmente.
E pra acabar com a dúvida retirei o “socket” da outra lanterna que estava funcionado e coloquei na que não estava e EURECA, funcionou ou seja, o problema o tempo todo era o “socket” onde a lâmpada fica encaixada que fechou curto.
Eu estava saindo para comprar um novo e resolvi pegar um alicate de bico fino e balançar os três pinos do mesmo e eles sederam um pouco para fora, e quando montei dinovo olha a surpresa funcionou tudo normal.
Agora vou esperar um tempo pra ver se não dá o defeito novamente, se der eu já vou comprar um “socket” novo e resolver o problema.
Obrigado a todos pelas dicas e fica aqui minha experiência para ajudar alguém com o mesmo problema.
o meu focus é 2008 e estava com esse mesmo problema. SOLUÇÃO: tire a lâmpada e olhe se esta normal, coloque outra lâmpada e verifique se continua com o mesmo problema. Solução: lixe os polos do conector onde encaixa a lâmpada e estique mais aquele ferrinho do conector que garra na lâmpada. O que acontece é que ele não está encostando na lâmpada ai não passa corrente. Pode ser o teu caso. Confira ai. Abraços!
Boa tarde,
Tenho um Ecosport 1.6 2015 – As luzes de freio e Brake light não acendem. Levei num eletricista de carros. Ele verificou o fusível e disse estar OK. Pediu pra eu comprar a tal “cebolinha”. Comprei em uma concessionária Ford e levei pra ele. Ele trocou mas o problema continua. O que posso fazer agora ?! – Me ajude aí, por favor !
Antônio Rios – BH/MG
OLá Antônio. Se fusíveis estão bons, e a cebola nova foi instalada corretamente, vc deve levar até um profissional para procurar por um possível relé que vem equipando alguns modelos mais novos. O carro é muito novo para dar um problema mais complicado. Mas lembre-se de que os mais novos não suportam a ligação de um carretinha, por exemplo, e se for o seu caso.
Olá. Gostaria de tirar uma dúvida. Hoje troquei as luzes de freio que estavam queimadas. O rapaz pensou que fosse a cebolinha, então ele retirou a tampa protetora da região dos fusíveis (Honda fit 2009 modelo novo) conectou um dispositivo na bateria (uma espécie de lanterna… Não sei…) e então perguntou-me se estava acendendo. Não acendeu a luz de freio. Troquei as luzes e em seguida quando fui sair, o carro estava com os freios acionados (travados). Não consegui andar nem na marcha ré nem na marcha normal… Trouxe o carro com reboque até minha residência e amanhã verei para onde levar. O que poderá ter acontecido? Estou com medo de ser algo sério. Agradeço desde já a resposta de vocês!! Muito obrigado!!!
Olá Victor. Ele provavelmente fez um teste na cebolinha de freio que fica em cima do pedal.Talvez ela esteja travando o pedal como se vc estivesse pisando no freio por instalação errada da peça (tem que retirar a cebolinha para testá-la).É algo raro, mas já vi acontecer. Desconheço um sistema de travamento de freio assim, de fábrica. Outra opção seria o freio de mão travado nas rodas.
Amigo, muitíssimo obrigado!!! Foi exatamente o que você falou!!! Muito obrigado!!!!!! Forte abraço
Ha ha! Que bom Vitor! Fico feliz por ajudar e sucesso por aí!
Tenho um gol g5 quando eu piso no freio o limpador liga ai eu LIGO para enjeta agua ai piso no freio enjeta agua também oq pode ser isso ? Obrigado se poder me ajuda
Olá Denis. Se for um defeito mais simples seria fio colado na parte de trás ou aterramento ruim.Mas existe um caixa de relés em cima da caixa de fusíveis que pode estar apresentando problema. Um eletricista vai ter que avaliar.
Ola tenho um celta 2009 , a luz do freio e o ponteiro de combustivel nao estao funcionando (detalhe, a lanterna traseira funciona normalmente so nao acende quando piso no freio) o que pode ser ?
Olá Felipe. Se nenhuma das lampadas de freio acende pode ser defeito na cebola de freio que fica no pedal. O post que vc comentou ensina como testá-la. Também pode ser fusível queimado. Quanto ao ponteiro de combustível é outra situação, e o mais comum é defeito na boia. Mas um teste na boia de tanque deve ser feito antes de trocá-la.
Boa Dia! Meu Carro é um Focus Hatch 2002; o problema que estou tendo é o seguinte;quando piso no freio com as lanternas e faróis Ligados uma das lanternas traseiras se apaga;quando tiro o pé do freio a lanterna traseira acende novamente; Com as lanternas e faróis desligados a lanterna traseira funciona normalmente. Isso ocorre somente em um dos lados.Já troquei o interruprtor ficou normal por uns dias depois começou a apresentar o mesmo problema. O Que Pode Ser?
Bom dia Ricardo. O defeito que vc narra é típico de aterramento ruim na tomada da lanterna. Ali existe apenas um aterramento para todas as lâmpadas. Veja se há mau contato ou fio derretido na tomada da lanterna. Obrigado por participar
Olá, tenho gol g4 e quando piso no pedal de freio (mesmo sem a chave na ignição) a luzes acendem, isto é normal?
Olá Mário. Sim, é normal. A maioria dos carros tem a luz de freio energizada sem precisar da chave ligada. Isto porque podemos pisar no freio com o carro desligado, ou por uma falha de motor, (o carro morre, por exemplo) e o motorista que vem atrás é avisado sobre o uso de freios.
Bom dia Fernando,
Tenho um Gol G3 2002/2002 que a luz EPC acende.
Levei ao eletricista que realizou o teste do fio conforme informou e me disse que eu deveria trocar o sensor de freio (cebolinha).
Comprei o sensor novo e o eletricista trocou. Após a troca da peça as luzes de freio funcionaram perfeitamente mas a luz EPC não apagou do painel. Após 5 dias com as luzes funcionando e com a luz EPC acesa no painel as luzes pararam de acender novamente. Voltei ao eletricista e o mesmo me informou que eu deveria levar o sensor para trocar pois estava apresentando problemas. Na loja onde comprei a peça efetuaram testes no sensor junto a minha lampada de freio e verificaram que o sensor realmente não estava funcionando. Trocaram a peça e informaram que ou a peça veio com defeito de fabrica ou provavelmente o eletricista instalou incorretamente a peça, já que a peça funcionou por um tempo e parou de funcionar após alguns dias.
Após a troca do novo sensor de freio a luz EPC permaneceu por algumas horas acesa mas depois apagou e o carro voltou a funcionar perfeitamente.
Quando pensei que o problema tinha resolvido, apos mais dois dias voltou a acender a luz de EPC e a luz do freio acende só as vezes.
Se eu piso forte no freio a luz acende, se eu vou pisando bem devagar no pedal e vou pressionando ate o fundo a luz nao acende. Quanto a luz EPC as vezes apaga quando ligo o carro aí quando ando um pouco com o carro ela volta acender e fica assim intermitente.
Já nao sei mais o que fazer.
O que pode ser?
Olá Giovanni. Talvez seja a marca da peça. Algumas do paralelo causam este defeito. Ela tem que ser exatamente igual a antiga ou a original sob risco de ficar mal instalada. Use uma original e observe se vai acabar o problema. A instalação da peça realmente pode danificá-la. Até uma original. Então, se não encontrar alguém bem experiente, melhor trocar na autorizada. Isto acontece muito com a linha Gol.Inclusive quando compramos o interruptor em autorizada somos advertidos pelo funcionário sobre esta possibilidade. Abraços e obrigado por participar.
Entendi Fernando, vou tentar a peça original então.
Obrigado
Bom dia!
Estou com um problema na luz de freio de um Ford Focus 2006. Ele utiliza lampadas de 2 pólos. Quando o farol está apagado e piso no freio, a lanterna direita acende o pólo mais fraco, e lado esquerdo e brake light funcionando normal. Quando acendo o farol, e piso no freio, apenas acende o lado esquerdo e o brake light funciona normal. O problema está no freio do lado direito. Já foi trocado lampada e nada acontece… Será que pode ser fiação no soquete? Obrigado!
Olá Amílcar. Você descreve os sintomas de aterramento ruim na tomada da lanterna. Verifique as duas. Veja se algum fio Preto está torrado.Abraços.
Boa noite, Tenho um Gol G5 2009. A luz do freio só acende quando piso no freio até o fim. Você sabe oque pode ser isso?
Obrigado
Ola Thiago. Pode ser cebola de freio com defeito, ou mal posicionada no pedal. Obeserve também se o pedal está duro.
Boa tarde.
me tira uma duvida, tenho um corsa sedan 2008 frente montana , quando ligo o farol a luz do black light liga bem fraco como lanterna. piso no freio e funciona normalmente . mais tem casos q piso no freio e a luz do farol alto eh acionada . oque pode ser?
Olá Bruno. Seria fácil se fosse um simples problema de aterramento. Mas este Corsa tem uma caixa elétrica meio complicada, igual a do Meriva. Fica óbvio que está acontecendo um retorno de corrente. O primeiro passo antes de examinar esta tal caixa é verificar as tomadas dos acessórios em questão. Observe o estado das tomadas dos farois e das lanternas traseiras. Se existir um problema de aterramento ruim vai ser por ali. Cheque se as tomadas estão torradas por caloria. Fora isto, um eletricista experiente vai ter que checar a situação. Abraços e obrigado por participar.
Boa tarde
Tenho um Honda fit e a luz de freio do lado direito e o backlight não estão funcionando. O que pode ser?
Olá Claudenilson. Muito provavelmente as duas lampadas estão queimadas. Retire uma e observe seu estado. Ela pode ficar meio escura, fritar o filamento e derretê-lo, ou simplesmente interromper. O Honda Fit costuma queimar as 3 lampadas de uma vez. Se a outra não for nova, troque-a também . Obrigado por participar.
Ola Boa Tarde, parabens pelo site, muito informativo..
tenho um escorte 90 . comprei recentemente e reparei que toda vez que piso no freio , acende a luz da bateria e as luzes de freio nao acendem, quais testes devo realizar, mecho com eletrica e eletronica mas industrial de autos nao sei nada kkk , agradeço desde ja, alias ja testei a cebolinha a mesma esta em perfeito estado de funcionamento , acionei via jumper , e funciona do mesmo jeito , acende a luz da bateria no painel e a lanterna nao acende :S agradeço desde ja ,
Olá Maicon. Obrigado por participar do site. É uma problema de procura. Pode ser fio colado no chicote, aterramento ruim no painel e até lampada errada na lanterna ou aterramento ruim na tomada da mesma. O primeiro passo é medir a corrente onde vai a lampada de freio( via mesmo jumper). Eu recomendo fazer uma lampada de teste para autos, pois o multímetro pode enganar. Veja como no link: https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/
A luz de teste deve acender como a de freio acenderia, forte. Mas se acender fraca, com um aterramento bom, então pode ser fio colado no chicote. A solução mais pratica é levar um fio de cebola de freio direto nas lanternas, eliminando o fio que deveria fazer isso. Faça o mesmo teste na saída da cebola. Se a lampada`de teste funcionar bem, então está confirmado o problema no chicote. Um bom teste, e mais simples, é desligar o fio do interruptor que vai para as lanternas e observar se a luz da bateria não acende mais. Existem outras possibilidades, mas esta é amais comum.
tenho uma saveiro g5 ano 2010 fui guardar ela na garagem ontem notei que nenhua luz de freio nao esta funcionando de nenhun lado porem as outras luzes estao funcionando normal gostaria de saber o que pode ser e onde fica o interruptor de freio dela?
Olá Cassiano. Todo interruptor de luz de freio fica preso no pedal do freio, em cima dele. Basta abaixar perto do pedal e retirar algum forró por ali que ele fica bem à vista
Boa Tarde
Comprei um Corsa Wind 96, a luz do freio esquerdo estava queimada troqui por uma nova, com menos de dois dias ela queimou novamente, oque poderia ser?
Olá Iara. Podem ser duas as causas: ou a marca é ruim, e realmente pode queimar assim, ou é um mau contato no soquete onde ela está fixada. Seria necessário dar uma verificada neste local, ver o estado da lâmpada, limpar os contatos por ali, e verificar o aterramento da tomada (veja se algum fio esta chamuscado). Fusível e interruptor de luz de freio não é porque a outra luz acende.
Bom dia, tenho um kia sportage 2009 automático, as 3 luzes de freio de vez em quando demoram a acender e as vezes funcionam perfeitamente. Li na Internet que houve um recall do interruptor mas para os carros a partir de 2010. Será que compro logo outro interruptor e troco ou pode ser fiação? Como identifico isso? No interruptor tem apenas um conector, não tenho como ligar os fios diretamente para testar o circuito sem o interruptor. Desde já agradeço.
Olá André O teste do interruptor só pode ser feito se ali tiver apenas dois fios. Fiação eu acho improvável, pois seriam defeitos diferentes, como curto ou apenas uma lâmpada não acendendo. Pelo ano do seu carro trocar este interruptor seria o passo mais lógico. Lembrando que um eletricista irá confirmar o defeito.Abraços.
Obrigado pela dica. Achei o interruptor por 75 reais na Internet. Como o preço não é tão caro assim, sendo as vezes mais barato do q a mão de obra que me cobrariam pra verificar, vou comprar logo e trocar. Se não funcionar, aí não vai ter jeito, vou ter q procurar um eletricista e parar o carro. Obrigado.
Boa tarde ,queria tirar uma duvida e talvez encontrar uma solução . Tenho um Peugeot 206 e quando dou seta pra esquerda e piso no freio as setas da frente piscam mais rápidos inclusive o marcador no painel e na traseira a luz de freio pisca junto com a seta , o que poderia ser ? os dois quando usados separados funcionam normais . obg
Olá Maison. Vc está com problema de aterramento na lanterna. Leia este link e observe se é o seu caso. Abraços.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/a-seta-do-meu-carro-pisca-depressa-o-que-e-isso/
Bom dia Fernando!! poderia me ajudar? Meu Gol g4 2008 completo 1000, acendeu a luz EPC do painel, na primeira oficina que levei o mecânico disse pra eu virar a chave e pisar no freio, assim, verificou que era esse o defeito. que deveria trocar o sensor da luz do freio… Pergunto: Posso trocar essa peça sozinho? pode ser outra coisa? é preciso passar o scanner?
O que recomendaria??
Desde ja, Obrigado!!
Olá jairo. Sugiro que passe o Scanner. Quanto a trocar a peça, um profissional de confiança é a melhor pedida. Se ele se refere a cebola de freio que fica no pedal tirar ela é fácil. O problema é para reinstalar, pois costuma quebrar. Até a autorizada sugere vender esta peça instalada para não perder a garantia. Então, tem que ser um profissional acostumado a trocar este sensor. Abraços.
Boa tarde, tenho um Ford Mondeo97, quando piso no freio, ascende um lado, o break light, ja troquei a lâmpada que não ascende, e continua. oque pode ser ?
olá Fernando. Pode ser aterramento ruim na tomada traseira. Verifique se algum fio da tomada está chamuscado. Também pode ser defeito na própria placa das lâmpadas.
Tenho um corola (99) e mesmo sem está acionando o pedal de freios a luz acende e fica acesa dependendo de eu estiver dirigindo em uma pista com irregularidades ela fica acendendo e apagando.
o que pode ser?
Olá Luciano.Provavelmente o interruptor de luz de freio está se soltando ou bambo. Ele fica no pedal do freio na parte de cima.
Olá,tenho um gol g4,2006 está seguidamente queimando sensor de freioe as lâmpadas de freios funcionanan,normal,mas quando passo scaner,acusa sensor de freio novamente,o q pode ser?obrigado.
Olá edimilson. Pode ser a instalação desta peça . ela tem que ser instalada com muito cuidado ou quebra. Muitas vezes nas autorizadas o vendedor avisa quer a instalação dela fora da autorizada perde a garantia. Também pode ser peça paralela fora dos padrões ou pedal de freio fora do lugar.
Fernando tenho um peugeout 307 automatico 206.
fui no auto eletrico pra trocar o interruptor de ré e me disseram que teria que desmontar o cambio, não acreditei nisso.
voce saberia me dizer onde fica o interruptor de ré dele?
Tenho um sandero 2016 e a luz de freio esquerda e o brake light nao funcionam, funciona apenas a luz de freio do passageiro. O que pode ser?
Olá Bruno. Retire a lâmpada de freio da lanterna que não acende. Se estiver escurecida ou com filamento ruim , troque ela é veja se resolve. Se resolver a luz de cima também deve ser examinada.
Fernando bom dia Gilberto tenho corsa 98/99 luz do freio das lanterna não acende ajuda como fazer troca e testa.
Olá Gilberto. O primeiro passo é retirar as lampadas e verificar o estado delas, se estão enegrecidas, ou com filamento rompido. Para isso, veja se seu Corsa tem acesso as lâmpadas pelo porta mala. Normalmente se vê a placa das Lampadas de cor preta e segura por presilhas.
bom dia fernando tenho um i30 2010/2011 ele está com um problema na lampada de freio lado motorista,as outras duas estão acendendo,conferi o fusivel está bom,medi tensão na chegada do soquete está chegando 11,9 vcc e a lampada é 12vcc será que pode ser isso não está chegando os 12 vcc .pode dar alguma sugestão do que pode ser.
obrigado!
aguardo seu retorno.
Olá Josimar. A voltagem que chega é suficiente para acender a luz. Experimente trocar as lâmpadas de freio de lado e veja se o defeito também muda de lado. Neste caso, seria lampada ruim. O aterramento da placa de lampadas também deve ser verificado.
obrigado fernando deu certo.
Legal. Volte sempre!
Onde fica a tomada no pedal de freio. Tenho uma uno vivace e a tomada veio pendurada, não acho onde encaixar o carro não está acendendo as luzes de freio
Ola Luciano. A tomada fica fixa acima do pedal do freio. Se vc abaixar por ali vai perceber um furo onde ela se encaixa.
Tenho um uno e vii quea luz do estoque de freio assende mesmo com a chave desligada, isso é normal?
Olá Weverton. Sim, é normal no uno e outros carros a luz de freio acender com a chave desligada. Não se preocupe com isso. Abraços
tenho um gol g5,agora recentemente ele acendeu a luiz no painel EPC levei no mecânico ele passou o raste e dectou que era o conector do estope de freio(sibolinha) foi trocada ja duas vezes e o estope de freio não acende quando liga direto funciona,o que podera ser?
Olá Cordeiro. Obrigado por participar. Veja bem: nãotem sentido fechar os fios(se for apenas dois) acender a luz de freio e com a cebolinha não funciona. Muito provavel que a cebola está na sendo instaladade maneira errada. A do gol quebra com facilidade.
Meu Peugeot 207 não desliga a luz de freio, acho q pode ser no hodrovacuo. Pq o pedal volta mais q o limite e desrregula a regulares automática da cebolinha e depois ele volta 1 mm para seu lugar, acionando assim a luz de freio, vc acha q pode ser o Hodrovacuo? Obrigado!
Olá Estevão. Pode ser sim. Mas também pode ser a mola de retorno do pedal. Um mecânico vai ter que verificar. Quando é hidro vácuo ruim o freio também fica duro, como se o carro estivesse com o motor desligado. O suporte da cebolinha também pode estar desregulado ou torto. outra possibilidade é óleo de freio baixo, principalmente se a embreagem for de pedal hidráulico.
Boa noite , tenho um Ford ka 2009, a luz do freio esquerda não ta acendendo, na hora de comprar a lâmpada de quantos watts eu compro e que marca é a melhor?
Olá Leonardo. Leve a sua de amostra e compre uma de marca Philips ou Osram. São as melhores.
Bom dia, Instalei um sensor de ré no ideia, e a luz do farou traseiro fica com brilho menor que outra, onde foi instalado os fios do sensor, e uma luz do painel fica acessa por alguma tempo e depois some do nada, e as vezes volta e some, o que poderia ser, ligação errada ou algo assim, já testei todas as lampadas e tudo ok.
Olá Milton. Pode ser que a tomada da lanterna não esteja bem encaixada ou o fio terra dela esteja ruim, meio torrado. Verifique este lugar e veja se resolve.
OLA UMA DUVIDA TENHO UM TIIDA AS LUZES DE FREIO É PRA ACENDER QUANDO VEICULO TIVER DESLIGADO TIPO DESLIGUEI OCARRO QDO PISO NO FREIO AS LUZES ACENDEM ELAS NAO ERAM PRA LIGAR SO QUANDO DESSE NA CHAVE???
AGRADEÇO SE ME RESPONDER
Olá Vinícius. Não necessariamente. Alguns modelos saem assim de fábrica, como vc relata. Mas somente alguns mais antigos. Mas o correto é acender sem chave, pois os freios podem ser acionados em situação de chave desligada, em uma emergência. Elas devem chamar atenção em qualquer situação.
Bom dia! Por favor, preciso fazer vistoria de meu carro, e as lâmpadas de freio não funcionam, já troquei 3 interruptores, eu faço um jump nos fios e acende as lâmpadas, ai o eletricista me fala que é pressão, já levei em dois mecânicos e nada, ai é os mecânicos que empurram pros eletricistas e vice versa, já não aguento mais, pô, é só o funcionamento de lâmpadas de freio do fusca, alguém me ajuda por favor!!!
Olá vitor. Veja se o cilindro mestre tem uma ou duas entradas de cebolinha de freio. Se forem duas, ligue os fios na cebola mais perto da lata do carro (mais embaixo). Se você trocou várias cebolas e não funcionou, e no jump funciona, então obviamente é problema no cilindro mestre. Os eletricistas estão certos, pois a parte elétrica de luz de freio vai até a cebola (interruptor) o resto é mecânica. Procure um mecânico mais velho, acostumado com fusca.
Mais uma ideia: peça ao eletricista que troque os terminais que encaixam no interruptor. Pode ser que aconteça um mau contato quando o fio é encaixado.
Olá! Tenho um celta 2005 a lanterna traseira não está acendendo quando ligo, acende somente quando piso no freio. Já testei a lâmpada não tem problema com ela, já troquei a tomada mas nada acontece fica na mesma. Tem alguma idéia do que seja?
Olá Adones. Verifique se somente esta lanterna não está acendendo, inclusive as dianteiras e a luz de placa.
Ela é a única que não acende, as demais estão OK, ela acende somente quando pisado no freio, já troquei as tomadas e o adaptador das lâmpadas, mas não deu certo. Pode ser fusível? Se for qual a posição dele?
ola meu problema é que eu piso no freio acende a luz de ré junto. e com o alerta é a mesma coisa acende a luz da ré.
Olá kleber. O primeiro passo é verificar o aterramento das tomadas das lanternas traseiras. Pode ser que o fio preto esteja torrado e assim acontece o que você descreve.
O motor da ventilação do meu lancia lybra 1.6,queimou sem dar sinal no painel e sem queimar o fusível.É normal isto acontecer?
Olá constantino. No caso de não queimar fusível é possível sim, pois o motor pode simplesmente interromper a bobina dele, ou acabar as escovas. Isto não causaria curto e o fusível não queima. Quanto ao painel, acenderia a luz de temperatura se o carro chegar a ferver.
Ola amigo, comprei um caminhão e não veio com instalação nenhuma de freio.
Mas ele é por sensor no pedal ( cebolinha ) .
Puxei fio 2.5 (positivo) da caixa de fusíveis joguei no interruptor e do interruptor joguei nas duas lâmpadas la atrás do veículo .
Obs: veiculo tem 9 metros de comprimento .
Até ai tudo bem, mas só quando eu fui comprar o interruptor o vendedor da loja disse pra mim por um rele auxiliar e por a cebolinha como terra do rele para acionar as lampadas de freio .
Ele disse que pode queimar o interruptor com facilidade sem o uso do rele auxiliar ou agarrar o botao da cebolinha e queimar o circuito . .
O que você pode me dizer sobre isso ? Agradeço pelo ajuda , Abraço
Olá Fabrício. De fato a ligação correta sugerida vai aliviar o circuito e preservar o interruptor, principalmente se o número de lâmpadas for maior. A corrente também vai percorrer a distância com mais facilidade. A única dificuldade seria ter um trabalho maior para fazer. Mas lembre-se de deixar o relé alimentado por um corrente direta (o freio deve funcionar com a chave desligada) e ponha um fusível em linha neste positivo.
Hm, eu sou novato , mas entendi o que você disse ..
Esse fusivel em linha , seria o que ?
O fusivel da caixa de fusíveis não serve ?
Sim, o fusível da caixa vai servir também.
Bom dia, tenho um gol g5 1.0 e as vezes sinto que ele está um pouco mais fraco do que era antes, principalmente pela manhã quando dou partida ou quando deixo ele parado por um certo período de tempo, ai vou saindo ele fica meio fraco e as vezes dando tipo umas bufas (estalos)desacelerando. Já troquei velas, cabos de velas, e sempre faço limpeza de bicos, troco óleo no tempo certo e só coloco óleo sintético e peças originais.MInha casa fica em uma ladeira e quando ligo ele e vou sair subindo a ladeira sempre acontece dele dar umas bufas e perde aceleração. Já quando estou dirigindo ele nas ruas ou pista não acontece nada. O que pode estar acontecendo?
Olá Getúlio. Que bom que você dá manutenções no seu carro. Isto está cada vez mais raro. Talvez deve mandar verificar o suspiro de óleo que pode estar entupido. O catalizador também. Mas o que eu tenho mais reparado é problema com combustível. Quando o motor é mais exigido ele enfraquece. Seria uma alternativa. Retire os cabos de velas (um por um) e recoloque antes de retirar o outro. Aplique um pouco de força neles. estas são as possibilidades que consigo imaginar a distância.
Ok Fernando, sobre combustível, eu imaginei isso, mas já troquei de posto algumas vezes e o carro contínua a mesma coisa. Vou ver as outras alternativas que vc sugeriu!
Boa tarde Fernando!
Tenho um New Civic 07/08, ontem fui trocar 2 lâmpadas que são do farolete traseiro junto à luz de freio. Depois da troca observei que quando eu pisava no freio mesmo sem a chave estar na ignição as luzes dos freios e do farolete, inclusive dianteiro acendiam. O que pode ser? Tirei as lâmpadas que coloquei para fazer o teste e quando piso no freio sem a chave na ignição agora somente o breakilight acende… As luzes do farolete dianteiro agora não estão acendendo depois que tirei as lâmpadas, mas o breklight acender é normal?
Olá Gabriel. Verifique as lampdas se são idênticas as que estavam antes. E também pode ter queimado fusível dos faroletes por um possível curto.
Muito obrigado Fernando.
Rapidez na resposta…valeu mesmo.
Fernando, muito boa noite! Fui instalar um break light no carro, um siena 99, lâmpada de freio de 1 Polo, só que quando liguei o fio no soquete da lâmpada de freio e o outro na lataria, não acendeu o break light e as luzes do freio da lanterna tbm não acenderam mais, verifiquei o fusível e estava queimado (queimou na instalação) , sabe me dizer pq queimou fusível? Inverti a fiação do break light e nada de ligar, o que será que aconteceu? Troquei fusível e as luzes dar lanterna de freio voltaram a funcionar, obrigado!
Olá Pablo. Pode ser fio trocado ou curto no soquete da lâmpada instalada. Talvez o negativo e positivo estejam se encontrando atrás da lâmpada.De uma checada no break
Obrigado, Fernando! E o break light pode ter queimado se o positivo e negativo se encontraram, já que houve um curto?
Pode ter estragado a base visto que ele é de um polo também.
Outra questão, Fernando, é sobre aceleração, carro para no sinal (siena 1999 1.0 mpi 8v) e de repente fica em 20rpm, toco no acelerador e aumenta (30rpm), se ir tocando, vai aumentando… Tenho que desligar o carro para ficar normal, e isso ocorre somente às vezes.
Pode ser a tomada do corpo de borboleta. Ela fica com seus pinos frouxo é apresenta um defeito parecido com esse. Mas pode ser simplesmente combustível ruim.
Fernando, isso ocorre vez ou outra, ando normal com ele, se parar e se eu desengatar a marcha ele fica no 20rpm, se tocar no acelerador só vai subindo e não desce, se eu engatar a marcha, e começar a sair com o carro, vai caindo pra 10 rpm. O combustível usado é aditivado de postos br as vezes misturado com gasolina comum. Boa noite
Essa tomada tem que trocar? Como proceder com essa tomada com pinos frouxos? Grande abraço.
Tem que pelo menos limpar e apertar os orificios dela com uma chave bem fina. Depois liga a chave e espera 2 minutos para dar a partida.
oi fernando tenho um c3 07 e aluz da lanterna esquerda so liga qundo freio o que pode ser?obrigado
Olá israel. Pode ser lâmpada queimada pois pode ser uma de dois polos. Tem que tirar e testar.Me parece ser algo simples.
Ola, boa noite.
Tenho uma saveiro G5 trend, quero instalar o brake light original que vem com a iluminação da caçamba.
Qual não foi minha surpresa, qdo desmontei notei que não existe o chicote para tal ligação. Conheço bastante da parte elétrica, porem nem imagino como passar a fiação (chicote) para esse fim, já que temos um botão no painel que acende/apaga essa iluminação da caçamba. Onde conseguir essa informação ? Obrigado.
Olá Wanderley O correto seria passar o fio até o chicote traseiro do carro. Pelo visto é um acessório que não vem neste carro. Bastaria ligar a lampada do brake no fio preto com listras vermelhas que energiza as lâmpada de freio (tem que conferir olhando a cor do fio na lampada da lanterna traseira. Alguns carros mudam este código de cores). Não é difícil de fazer. Apenas requer paciência. Mas se o seu carro tem um computador de bordo que acusa lâmpada de freio queimada, então tem que consultar a fábrica sobre a possibilidade de acrescentar mais uma lâmpada de freio.
Oi amigo então eu tenho um palio de ano 97 e a lanternas estavam pegando mas de forma errada quando acionada a seta piscava a re junto mas tinha uma lâmpada quebrada depois q tirei ela apagou tudo oque pode ser?
Olá Douglas. Obrigado por participar no blog. Creio que seja o negativo da tomada que esteja com mau contato ou até torrado. É o defeito mais comum da linha Palio. Vale a pena conferir atrás da lanterna.
ola,gostaria de agradeçer a vcs por este post sobre as luzes de freio foi muito ultil pra mim resolvel meu problema.obrigado!
Olá Carlos. Fique a vontade para perguntar e esclarecer mais dúvidas. Abraços.
Boa noite meu amigão, acabei de pegar um gol geração 5 2009 no leilão, paguei um chaveiro 250 reais para ele fazer a chave codficada e no final ele nao conseguiu terminar o serviço pois disse que o painel nao esta acendendo a luz que indica que a chave nao esta codficada, e na verdade nenhuma outra luz acende (luz da bateria, injeção, e outras que acenderiam ao virar a chave antes de dar a partida se o carro estivesse perfeito) quando ligo a lanterna do carro, acende tudo normalmente, iluminação do painel e dos botoes de ar condicionado.
Quando ligo o farol alto acende o marcador no painel e quando ligo o desembaçador também, apenas essas duas.
Olá Rangel. Tente desligar o negativo da bateria e veja se normaliza. Caso contrário procure por fusível queimado. Se eles estiverem ok, peça um teste na fiação da luz de bateria e de óleo. Pode ser defeito no painel ou no plug dele. Por ser uma carro de leilão, até a central pode estar com defeito.
Amigo, tenho um Astra 2011. O fusível da luz de freio queima intermitentemente, ou seja, as vezes coloco um novo e rodo 3 dias de boa. É só frear em uma rua de paralelepípedo que o fusível queima na hora. Isso me leva a crer que só queima quando estou freiando e o carro chacoalhando. Alguma parte encosta onde não deve e queima o fusível. Tem ideia do que pode ser? Obrigado.
Olá Fellipe. Verifique as duas lanternas e suas lampadas de freio Uma delas deve estar em curto que aparece com solavancos. Também pode ser fio da luz de freio descapado e encostando em parte metálicas. ou esmagado.
Olá.
Tenho um ONIX 2013 e percebi no sabado que a luz de freio do lado do motorista nao funcionava, porem no domingo quando fui sair reparei que a luz do lado do motorista voltou a funcionar e a luz de freio do lado do passageiro parou de funcionar. o que pode ser ?
Olá Rodolfo.Normalmente o circuíto de luz de freio é único, com a mesma corrente acionada pelo pedal do freio. Pode ter acontecido um mau contato na primeira lâmpada e a segunda pode ter queimado. Tem que tirar as duas e fazer uma exame visual. Se estiverem escuras ou com filamento estourado basta trocá-la.
amigo …tenho um gol g5 e lanpada de freio do lado direito nao acende ..retirei ela e liguei do lado esqerdo e funcionou …pod ser algum fusivel ?
Olá Vatson É provável que seja mau contato. Coloque a outra lâmpada no lado direito e veja se acende. Fusível é apenas uma para as duas lâmpadas. Se a lâmpada é de dois polos pode ter acendido o do farolete em vez do freio.
Amigos boa noite. Estou com um problema muito estranho no meu Fox. Já troquei o sensor e as luzes de freio, mas o problema de ficaram acesas direto continua. No painel aparece o EPC, e quando toco no freio a luz do painel e lanternas acendem quando o a chave está virada sem dar partida no motor. Alguém pode me dar uma luz? Agradeço a todos.
OLá Ricardo. Primeiro confira se são realmente as mesmas lâmpadas trocadas. Se a original for de dois polos (freio e lanterna conjugados) e você instalar a de um polo, vai acontecer o que você relata: se pisar no freio acende as lanternas e o painel, porque os terminais se juntam no soquete da lâmpada. verifique isso e dê retorno. Abraços.
Boa tarde Fernando. Já fiz tudo o que você recomendou, inclusive troquei os dois sensores também, o de freio e o de
embreagem. A aceleração está tranquila, pois o carro responde bem. O fato é que quando ligo o carro o EPC não apaga, no entanto, as luzes da lanterna permanecem apagadas e, as luzes de freio normais, isso até os primeiro 30 segundos com o motor ligado. Depois tudo acende e as luzes de freio e lanternas ficam acesas direto. Não sei mais o que fazer. Amigão muito obrigado pela sua atenção.
Olá Ricardo. Vai ser necessário uma inspeção pessoal. Mas fique tranquilo que algo aconteceu no meio do caminho do conserto e deve ser fácil de reparar. Qualquer dúvida pode perguntar e nos dê retorno sobre o resultado para que possamos todos tirar proveito. Sucesso por aí!
Tenho ford fiesta 2010 quando piso no freio so acende a terceira luz, a do lado esquerdo e direito nao acendo o que pode ser
Olá Thiao. É muito provável que as outras duas estejam queimadas ou com mau contato. Tem que tirar e examinar.
Olá, amigo.
Meu Siena 98 está com as lâmpadas do lado esquerdo, aparentemente, mais fracas (freio, lanterna e ré). A da seta funciona na mesma luminosidade da direita, onde todas estão fortes. Pode ser apenas lâmpada fraca, ou a peça plástica que faz esse “efeito”? Pergunto, pois a lanterna esquerda está um pouco mais desbotada que a direita. Ambas originais, Valeo.
Obrigado!
Olá Guilherme. Tem que testar o atermamento da lanterna em questão. No Siena o fio preto costuma estorricar e acender fraco. Verifique se a seta continua forte, mas com a lanterna e a ré, mais o freio, acionados. Se tudo ficar fraco ou piscar junto com a seta é defeito deste aterramento. Fora isso, um eletricista tem que ir mais fundo. Também pode ser apenas mau contato da tomada.
Olá, Fernando. Obrigado pela pronta resposta!
Eu ando com o farol sempre aceso e já observei que com tudo ligado, não tenho interferência de nenhum tipo. O que me recomendaria para um “teste caseiro”? Obrigado!
Observe o estado da tomada da lanterna traseira e veja se encontra um fio preto. Veja se está torrado. Uma maneira de descarta a lanterna é retirar o suporte das lâmpadas e reparar a claridade das lâmpadas.
Boa tarde amigo, tenho um Novo Palio 12/13 , o computador de bordo começou a me avisar pra verificar a luz de freio, fui ver e nao estava acendendo luz freio do lado direito, passado uns 2 dias, a seta traseira/direita e a luz de ré traseira/direita também não estão funcionando, será que é fusível ??
Olá Fabrício. Obrigado por participar no site. O fusível da seta é um só ou dois dependendo do modelo. Ou seja: se fosse fusível não piscaria as 4 ou duas do mesmo lado. Creio que seja lâmpada queimada ou mau contato nela. Quanto a ré vale a pena verificar a lâmpada e a tomada da lanterna. Se não funcionar, o fusível tem que ser testado junto com a cebola de ré se o carro for de caixa manual.
Boa tarde, tenho um agile 2012 e as luzes de freio não estao acendendo o fusivel ta bom o sensor tbem e o rele tbem oque sera?
Olá thomaz. Resta testar as lâmpadas. Está ficando comum queimar as duas em sequência. Tem que tirar uma e testar na bancada ou no visual. Se estiver escurecida ou com filamento torto ou cortado seria bom colocar uma nova e testar. Se um nova acender a outra também vai estar queimada.
Olá Fernando boa dia.
Tenho um gol quadrado que está do lado do passageiro esquentando os fios do freio e não acende Será que você poderia me ajudar.
Olá Ermano.Possívelmente é um curto perto de onde está esquentando. Mas também pode ser em qualquer parte do circuito da Luz de freio. Tem que procurar nos fios, soquete,e até nas lâmpadas.
Olá, tenho um gol g6 2014/2015 e a luz de freio dele não está acendendo. Porém não estou achando onde se localiza o interruptor de freio dele . Pode me ajudar ?
lá Ester. Primeiro tire uma lâmpada e confirme se ela está queimada. É comum queimar as duas. Normalmente a cebola de freio fica bem acima do pedal de freio, acoplado nele.
boa noite , você pode me informar onde fica localizado esta peça (Interruptor Freio 4 Pinos) ? Pois tenho um gol g6 2014 ,porém não encontrei o sensor debaixo do pedal. provavelmente ele pode está localizado em outro local ,daí se tu souber a localização do sensor pode me informar por favor?
OLÁ AMIGO TENHO VECTRA 98 ESTOU COM PROBLEMA NA LUZ DO FREIO E RÉ JÁ FIZ UM JAMPEAMENTO NADA DE FUNCIONA. FUSÍVEL TODOS TESTADOS. TEM ALGUM RELE QUE PODE ESTÁ FAZENDO ISSO. PORQUE NÃO ESTÁ CHEGANDO CORRENTE NEM NA LUZ DA RÉ E NEM NA LUZ DO FREIO.
Olá Clesius. Grato por participar. Se você jampeou a cebola de freio e a de ré e nada acendeu existe uma possibilidade. A caixa de fusíveis do Vectra costuma apresentar defeito dentro dela, nas trilhas por ali. O teste seria: medir a corrente nos sensores de ré e de freio, para depois retirar a caixa de fusíveis, que sai como um cartucho de Nitendo, e verificar o seu estado geral. Ou seja: um eletricista das antigas vai ter que verificar visto que os testes iniciais você já fez.
Ola,gostei da materia, queria receber mais dicas de como faça, voce mesmo. tenho um belo exemplar de um Fiat Brava.
Tenho um golf 2004 automático, que de 6 anos pra cá, vive constantemente queimando o fusível da luz de freio. Já estou com uns dois quilos de fusíveis queimados. Sem esse circuito o carro não anda, pois o solenoide de segurança do câmbio não funciona. Troquei a cebolinha e não resolveu. Troquei o solenoide de trava do câmbio e nada. Meu eletricista disse que vai desligar o back light (3ª luz de freio) para fazer essa eliminação. Acredito que o curto não é nessa luz. Acho que deve ser algum fio esmagado talvez. Você sabe de algum caso parecido desse modelo de carro?
Olá Genilson. Antes de partir para as lâmpadas e chicote, seria bom verificar se existe outro circuito usando o mesmo fusível. Pode ser um alarme ou um som instalado e usando a mesma corrente. O eletricista vai saber descobrir isso. E procurar um fio esmagado seria embaixo de bancos e na dobra da porta traseira. Nesse caso não vai adiantar desligar a terceira luz e sim abrir o chicote que passa por uma mangueira preta.Por ali um fio pode estar em curto. Já consertei defeitos assim.
Valeu as dicas… vou levá-las para o eletricista. Abç!!
Fernando estou com um problema em um Clio 2003 hatch, as duas luzes das lanternas do freio não funcionam, somente o break lite funciona, os filamentos não estão rompidos e o fusivel esta ok.
O que poderia ser?
Olá Rogério. Tem que testar a lâmpada. Um exame visual pode enganar e está cada vez mais comum duas lâmpada de freio queimadas ou com mau contato. Substitua pelo menos uma e veja se normaliza. Depois basta trocar a outra. A corrente das três é a mesma, mesmo fusível.
O problema que estou tendo é com a luz do freio, só acende um lado, o outro lado somente dá uma piscada, já troquei lampada testei soquete e esta tudo ok, trata-se de uma Ranger 2014, pode me ajudar?
Olá Edmilson. Tem que fazer uma medida com lâmpada de teste mais fraca ou igual a luz de freio. Pode ser fiação da tomada, de alguma ponte de fios no chicote e até (mais raro) no comutador de bordo se ele tem um que indica problema na luz de freio. Também tem que testar a corrente que sai do sensor de luz de freio do pedal.
Fala Fernando,
Deixei uma solicitação de ajuda em um outro post, porem acho que esse aqui tem mais a haver com o meu problema e vou relatar novamente:
Bora VW 2008, luz do freio sem funcionar, luz EPC acesa no painel e setas muito rápidas sem ter lâmpadas queimadas, foi feito a troca do interruptor de freio comprado o original e não funcionou, eletricista ao realizar testes (checou lâmpadas, soquetes e fuzíveis) verificou que não chegava o positivo no interruptor e fez um jumper , luz EPC apagou, luz de freio voltou a funcionar, seta continua piscando rápido e o marcador de cobustível não está marcando mais , tá complicado me dá uma dica ai !!! obrigado
Olá Marcelo. Essa falta de corrente que o eletricista encontrou pode ser sinal de problema na caixa elétrica do carro. Talvez um fusível ruim, estorricado, ou algum fio solto por ali. Em último caso as “pontes” elétricas podem ajudar. Mas o eletricista deve ser capacitado para não causar mais danos no carro. Sempre use lâmpadas idênticas as originais na potência. Elas são responsáveis por danos assim.
Obrigado Fernando, os fusíveis estão perfeito, todos foram checados , a caixa elétrica do carro fica na caixa de fuzíveis mesmo ? você acha que o porblema do marcador de combustivel aconteceu devido a ponte que o eletricista fez ? ele pode ter pego o fio do marcador que encia o sinal da boia ?
muito obrigado
olá bom dia, tenho um corsa wind ano 98, e estou com um probleminha: quando piso no freio, as duas luzes de freio acendem e o brake light não acende. o que pode ser? obrigado pela atenção.
Olá Mike. Muito simples seu problema. Pode ser luz do brake queimada ou um fio dele partido. Comece examinado a peça procurando uma maneira de abrir. Normalmente é de um lâmpada e sai fácil. Outros vem com várias lâmpadas pequenas.
valeu , obrigado
Wilson 03 de julho 2017
Bom Dia
Tenho um Monza 86 que as luzes de freio não acendem já fis os teste de jampiamento verifiquei os fusíveis mas não chega corrente nos soques o que pode ser.
Olá Wilson. Verifique se chega corrente no interruptor de luz de freio. Se chegar, teste o outro lado com a tomada ligada no interruptor. Simule a luz acender nesse local. Se não chegar corrente de jeito nenhum, então ela está interrompida e tem que puxar outra que esteja protegida por fusível.
Boa noite Sr. Fernando tudo bem ?
Tenho um Fiat Uno Mille 2009, há cerca de 02 meses troquei(levei para troca) a chave de seta, após a troca cerca de 02 semanas percebi que uma luz de freio estava supostamente queimada, fui trocar e pra minha surpresa estava tudo ok, foi quando descobri, toda vez que engato a ré do carro , a parte esquerda traseira do carro apresenta defeito, a seta não funciona com a ré engatada e quando desengato a ré a luz da lanterna fica bem fraquinha, assim como a luz de ré neste mesmo lado, olhei fusíveis tudo ok, olhei o plug da cebolinha e fiz o teste com um fio tudo ok, porém continua com esse problema ? seria o problema a própria cebolinha que vai parafusada ao motor ?mas se ela estivesse com problema deixaria de acender tudo ?
Outra dúvida pode ser a bateria ? Olhei os cabos positivos que saem da bateria e chegam no divisor de positivo para alimentação do carro as conexões estão todas perfeitas.
Desculpe a amolação, porém a auto elétrica que trocou a chave de seta não soube resolver e a indicação que eles fizeram também não =/
Olá Julio. Você descreve os sintomas de falta de aterramento na lanterna. Verifique a tomada dela. Veja se está bem encaixada e procure por um fio preto chamuscado.
Fernando, bom dia!
Tenho um Fiat Stilo, quando piso no freio acende a luz do brake light, mas os faróis do freio não acende. As luzes dos faróis estão todas funcionando somente o freio que não dá sinal de vida somente o brake light funciona. Tem alguma sugestão do que pode ser.
O que devo testar para tentar eu próprio sanar este problema.
Abraço!
Olá Eurico. Primeiro troque uma das lâmpadas que não acende para confirmar a situação. Se acender, troque a outra também. Outra possibilidade
e mau contato no soquete das lâmpadas.
Olá Fernando tenho um Ford Ka 98 ele está com um problema que não ascende o farol baixo, o farol alto, a luz de freio, a luz de ré e o ventilador interno também não funciona, porem esse problema é intermitente hora não funciona nada, hora volta a funcionar normalmente.
O que pode estar acontecendo?
Abraço!
Olá Rafael. Pode ser mau contato na entrada de corrente pós chave na caixa de fusível. Pode ser la ou no comutador da chave, que fica atrás do tambor da chave. Existe, também a possibilidade de ser um relé com mau contato.
Ola, possuo um Agile 2010 e ao pisar no pedal do freio a luz da lanterna esquerda e central nao estao ascendendo, na verdade elas ficam acesas mas quando pisa no freio a luz fica mais forte para alertar o motorista que vem atras, seria muita coindidencia as duas terem queimando ao mesmo tempo? ou o que poderia ser?
Olá João. Como o fusível é o mesmo para as 3 lâmpadas duas lâmpadas queimaram ou tem mau contato. O Agile pode ter uma lâmpada de um polo para freio e farolete, como o Onix.
Hoje observei duas coisas… ao apertar o freio esta acendendo a luz da lanterna dianteira(luz do pisca) e o painel acima do radio e onde tem as opçoes do arcondicionado esta apagando, melhor levar ele num eletricista automotivo.
Olá joao. Isso pode ser lâmpada traseira errada ou fio colado no chicote. No casso da lâmpada seria um de um polo quando deveria ser de dois. Verifique o soquete dela e repare se tem dois ou um terminal no fundo e compare com a lâmpada.
Olá, tenho um Honda City Sedan 2013 e o a lanternas do freio não está pegando quando pisa, só se conectarmos um fio lá perto do volante, que ela fica acessa direto e faz o barulha do censor de ré. O que poderia ser??
Olá Aline. tudo indica que seja defeito no sensor de luz de freio que vai não pedal dele. Pode ser também que ela esteja apanas fora do seu lugar. Mas cuidado para não confundir com um que vai no pedal de embreagem.
Bom dia. Tenho um celta 2010, quando piso no freio não acende o lado direito somente o lado esquerdo e metada da luz auxiliar.
Ola Valdinei. Verifique a lâmpada e o aterramento da tomada da lanterna.
tenho um doblô 2009, a luz de avaria da luz de freio acende e logo apos o fusível todo o painel de comandos queima.
oque deve esta acontecendo?
Ola Ivanildo. Pode ser curto no interruptor de luz de freio, no pedal. Outra possibilidade é defeito computador de bordo, se tiver um. Tente tirar a lâmpada de farolete e repare se o fusível também queima.
Possuo um Corsa Sedan modelo novo 1.8 flex 2004.
As lâmpadas acendem normalmente quando aciono a chave de luz, porém quando aciono o freio, apenas o lado do motorista e luz central do freio acendem, mas do lado do carona a luz não aciona. Ou seja, acredito que não seja lâmpada queimada, pois ela acende normal, só não aciona a intensidade dela quando é pisado no pedal de freio como nas outras que mencionei acima. O que poderia acarretar isso?
Grato!
Olá Luiz. Se não for lâmpada pode ser o terra da tomada do lado que tem problema. Verifique ela e procure por algum fio torrado e corrija.
Tenho um clássic 2013, as luzes do freio não acende e as setas também não quando acionado. .mas o alerta funciona normal….Antes de acontecer isso ocorria que a seta funcionava quando eu pisava no freio,mas agora nem assim fúnciona.
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Primeiro verifique o aterramento das lanternas traseiras. Depois procure por um fusível queimado (das setas). Por fim, o interruptor de luz de freio pode ter pifado. Ele fica no pedal do freio.
Boa noite meus caros, tenho um fiat punto 1.8 diesel 1996 .
Apos um curto circuiuito na lâmpada de stop devido a uma mola partida , fiquei sem stop´s piscas sem as luses do painel e os fusíveis estão
aparentemente bons . será que me poderiam dar uma dica duque possa ser ? ou onde possa ser a avaria ?
Olá Luis. Para ter certeza de fusível ruim tem que retirar e verificar o filamento dele ou testar com lâmpada de teste. Principalmente se houve um curto comigo você relata.
Olá Fernando Ivanenko, estou tendo um problema com o Gol G5 ano 2010, achei que as luzes de freio estavam queimadas comprei elas novas, ai notei que mesmo trocando elas não acendiam ao pressionar o freio, então deduzi que fosse um fusível achei um que estava quebrado e comprei um novo, ao trocar as luzes do freio acenderam, mas ao mesmo tempo o limpador do para brisa dianteiro era acionado, ai peguei a alavanca do limpador do para brisa e empurrei para frente, ai o limpador traseiro que acionou e não desligava, ai após tentar de tudo, reparei que a luz do desembaçador também ficava ligada, ai liguei ele e o limpador traseiro parou enquanto acionava o freio o limpador dianteiro também ficou imóvel, porem se eu mudo qualquer coisa ele volta a dar o mesmo problema, resumindo piso no freio o limpador liga junto com o pedal do freio kkkkk, sera que poderia me ajudar com o fato em questão?
só constando o limpador começou a funcionar junto com o freio depois de trocar o fusível que encontrei quebrado, relatei errado no trecho la em cima!
Olá Fernando. Tudo indica ser problema de aterramento provavelmente na parte de trás. Verifique os aterramentos das duas lanternas traseiras. Outra possibilidade que já vi pessoalmente é fio colado dentro do chicote que fica entre a porta do porta malas e a coluna. Ali tem uma mangueira com fios que podem se romper com o abrir e fechar.
Oi muito obrigado, vou conferir!