Defeitos na luz de freios

A luz de freio não acende? Este é um dos defeitos elétricos mais comuns em carros. Também pudera, este é o equipamento mais usado depois do motor – os freios. Por isso, são as luzes mais trocadas em oficinas. Quando é um defeito parcial, ou seja, apenas uma luz de freio não acende, a solução é simples. Você tem uma lâmpada queimada. Mas e quando o conjunto inteiro não funciona? Como resolver?

Defeitos na luz de freios

Como funciona a luz de freio do veículo?

LEIA TAMBÉM

SEGURO ITAU É CONFIÁVEL?

O conjunto de luz de freio é o seguinte:

  • Um fusível
  • Um interruptor de luz de freio (cebolinha), localizado no pedal de freio, parte de cima.
  • Duas lâmpadas de 21 watts.
  • Terceira luz de freio (opcional).
  • Por fim, a fiação que faz as ligações elétricas.

Assim que pisamos no pedal do freio, o interruptor é acionado, energizando determinado circuito e as luzes de freio acendem. O interessante é que elas acendem antes do carro começar a parar, uma fração de segundos antes, permitindo a quem vem atrás perceber a manobra a frente. (veja aqui qual é a lâmpada de freio do seu carro)

Luz de freios não acende 

Quando nada acende, o problema estará ou no fusível ou no interruptor. Este fica quase sempre junto ao pedal de freio e ali você encontrará dois fios. Vamos explicar sobre esse modelo mais simples, que permite um teste relativamente fácil. Se seu carro possui a terceira luz de freio e ela acender, então muito provavelmente as outras lâmpadas estarão queimadas, bastando trocá-las.

Defeitos na luz de freios

Repare a terceira luz de freio no meio do vidro traseiro.

Não confie apenas em um teste visual das lâmpadas. Muitas queimam sem interromper o filamento.

Feito isso, procure pela cebolinha junto ao pedal de freio, um pouco acima dele. Alguns carros possuem painéis que protegem esta região.  Então, retire-o (s) com cuidado.

Luz de freio não acende

Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

Desligue os fios da cebolinha (dois) e ligue um ao outro com um pedaço pequeno de fio descascado nas duas pontas. Ligue a chave do carro apenas para acender o painel e confira se todas as lâmpadas de freio acenderam. Se isso acontecer, a cebolinha está queimada. Se não acender, confira o fusível, consultando o manual do carro. Faça tudo com paciência. Não é um teste difícil.

Não resolveu? A luz de freio não acende? Então o carro deve ser levado a um especialista, pois pode ser um defeito mais técnico. Isso pode envolver chicote e outras partes do circuito, inclusive um computador de bordo.

É sempre bom lembrar que o conjunto de luzes de freio é equipamento de segurança, sendo obrigatório seu funcionamento por completo.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

 

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.