Primeiramente devemos saber qual é a luz de injeção. Ela se parece com um motorzinho e em alguns carros pode ser de cor vermelha (Fiat) ou amarela (Chevrolet e outros.) Também pode ter um triângulo ou um raio e a palavra “check” escrita em baixo.

É perigoso andar com a luz de injeção acesa

Se ela ficar acesa com o motor ligado, significa que alguma peça da injeção não está funcionando adequadamente. Alguns desses problemas tem efeitos imperceptíveis a curto prazo, mas outros podem fazer o carro começar a falhar imediatamente. São várias as peças que compõe o sistema de injeção de um carro. Sendo asssim, é perigoso andar com a luz de injeção acesa.

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Luz da injeção acendeu - O que fazer?

Por isso será necessário procurar uma oficina especializada em carros injetados. É impossível saber o defeito sem rastrear com o equipamento adequado. Mas não existe um risco para o seu carro como o de uma correia dentada que arrebenta. Mas as funções de cada peça são fundamentais para o funcionamneto do carro. O perigo é o carro parar de funcionar. Por isso a ida ao profissional deve ser imediata e também por isso muitas vezes a luz é de cor vermelha.

É perigoso andar com a luz de injeção acesa

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EPC e a luz de injeção

Além dessa luz, outra com as letras EPC, também costuma acender no painel do carro. Ela significa Eletronic Power Control e também esta relacionada com problemas na injeção e outros.

Nesse caso da EPC, até uma luz de freio queimada pode acendê-la. Se ela acendeu, e pouco tempo depois apagou, isso significa que o próprio sistema resolveu o problema. Então, procure um eletricista antes de uma oficina de injeção e peça para ele conferir as luzes de freio. Ou faça isso você mesmo conforme explicamos no post sobre luz de freio. Essa luz de EPC é muito comum na linha Volkswagen.

Lembrando que essas luzes são indicadoras de necessidade de manutenção do seu carro. Um profissional experiente consegue perceber ao usar um Scanner que outras peças estão no final de sua vida útil. Peça a ele que confirme isso e não deixe de trocá-las. Veja abiaxo outras dicas:

  • O Scanner é somente 50% da solução do problema, não é perfeito (VEJA AQUI)
  • Apenas trocar a peça pode não resolver o problema
  • O scanner acusa defeito em uma peça, mas esta pode ter causado defeito em  outra
  • O Profissional tem que analizar o resultado e avisar voçe sobre esta possibilidade
  • Lavei o motor e a luz de injeção acendeu. É possível? Sim. É muito comum, mas também tem que ser analizado pelo profissional

“Em alguns casos essa luz de injeção pode acender simplesmente por causa de combustível ruim. Nesse caso o carro tem funcionamento normal”

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Alguns modelos no mercado, quando apresentam problemas no sistema de injeção, entram em um “estado de emergência” que vai permitir, mesmo com motor falhando, que o motorista consiga chegar até uma oficina. Mas no caso de pane geral, resta o bom e caro reboque.

 

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