Code 24 no Onix. E agora? O que esse código significa? Como consertá-lo – e quanto isso vai te custar?

O Onix, e também outros modelos, possui um sistema numérico para indicar problemas no carro. Estes números são códigos e aparecem no painel, mas nem sempre o motorista sabe de cabeça o que cada código quer dizer. 

Neste post, explicamos o que é o code 24 no painel do seu Onix.

O que significa a palavra “Code” no carro?

No caso da linha Chevrolet, pode significar problemas com lâmpadas queimadas. Mas pode indicar também um capô de motor aberto, um pneu meio vazio e outros probleminhas.

Continua após a publicidade..

Mas a palavra Code vem sempre seguida de um número, como o caso deste post: CODE 24. Temos uma lista completa deste Codes da GM. Basta procurar pelo modelo do carro e o número que apareceu no seu painel. Lembrando: isto vale para a linha Chevrolet.

Code 24 Onix

Esse número ou Code, como diz a fábrica, significa que:

  • A luz de placa está queimada ou com outro defeito. 
  • Luz de placa queimada dá multa e apreensão do veículo por ser “item de identificação do veículo”. 
  • Esta lâmpada tem um custo de 10 a 20 reais instalada! Pode variar de local para outro, mas mesmo assim não é caro. Algo bem simples de resolver.
  •  Trocar não é muito difícil, bastando uma chave de fenda fina para pressionar a tecla da lanterna plástica.
  • Mesmo que seja outro defeito, como mau contato, por exemplo, a lâmpada deve ser trocada.

Como apagar o code 24 Onix?

Na minha oficina é bem comum aparecer carros da GM com este code 24 no painel. A solução é bem simples: trocar a lâmpada da luz de placa. Pode ser uma ou duas. E este code, e a solução do problema, vale para toda a linha Chevrolet!

Code 24 dá multa?

Sim. Como no caso de qualquer lâmpada queimada no seu carro, pode acontecer uma multa, a não ser que possa ser consertado no local da blitz. A multa é de 130 reais mais 4 pontos na carteira.

É proibido andar sem luz de placa?

Sim. E pode haver apreensão do carro. Pense bem: a luz de placa serve para quê? Iluminar a placa traseira, óbvio. Mas o que eu percebo da parte de clientes é que esta iluminação é para que o carro seja identificado à noite.

Daí a gravidade de rodar com estas lâmpadas queimadas. Por isso, a GM colocou um aviso deste problema no painel. Outras montadoras também fizeram o mesmo.

Pode usar LED na luz de placa?

Alguns argumentam que sim, desde que seja homologado. Minha opinião pessoal, pelo que ouço de clientes que me pedem para retirar estas lâmpadas de led, é não. Não aconselho a instalar leds na iluminação da placa. O CBT diz que tem que ser lâmpadas originais. Se não saiu de fábrica com leds, então é ilegal.

Continua após a publicidade..

Outros codes do Onix

O manual do Onix informa o que significa cada número ou desenho que pode aparecer no painel. Também explica as informações básicas, como:

1 – luz de bateria acesa

 2 – luz de óleo também acesa no painel.

Temos todas estas informações e muito mais aqui no site, para facilitar o entendimento e maior rapidez na informação. Toda nossa pesquisa foi feita sob consulta do manual da montadora.

Veja todos os códigos do Onix Aqui

Code 24 onix

É bom ter em mente que o painel do carro é a fonte de informações da saúde mecânica e elétrica do seu carro. Nunca deixe de pesquisar por que algo acendeu no painel.

Pode ser uma simples lâmpada queimada, problemas na injeção, no motor e até capô do motor aberto ou destravado, o que é perigoso e provoca acidentes sérios, além de grandes prejuízos.

Continua após a publicidade..

Fique à vontade para pesquisar no Mãos ao Auto e também tirar suas dúvidas como descrito mais abaixo.

Também temos atendimento ao leitor no campo específico do problema do carro ou na página “tire suas dúvidas”. Faça sua pergunta. A resposta é sempre rápida e pelo criador do site que é especialista em elétrica e eletrônica automotiva.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.