Fox não vira o motor de partida

Não é somente problemas no motor de partida que podem impedir o carro de “virar”, ou ficar mudo, como alguns dizem. Outras peças podem causar isto e enganar o dono do carro. Este post vai tratar especificamente de defeitos no comando de partida do Fox, ou: no miolo da chave do carro. Ele também serve para outros membros da família da Volks.

O sintoma é simples. Começa com o motorista tendo que forçar cada vez mais a chave na hora da partida. Até que um dia o carro simplesmente fica “mudo” , como dito acima. Por mais que force a chave no contato, nada vai acontece e um pequeno teste na tomada do automático do arranque vai comprovar que não chega corrente para acioná-lo.

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Qual é a solução?

Outro teste deve ser feito na fiação do comutador de ignição que fica atrás do cilindro da chave do carro. Capas e parafusos, além do volante, devem ser retirados, tanto apara fazer este teste, como para consertar o defeito.

É um serviço trabalhoso e que deve ser feito por um profissional, principalmente na retirada do cilindro da chave que fica fixado por parafusos sem cabeça, ou sem fenda e ou outras opções para encaixar firmemente uma ferramenta.

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O que acontece na montagem desta peça na fábrica é que os tais parafusos são fixados com uma porca em cima deles que se solta depois de apertados por uma ferramenta específica. O motivo disso é desconhecido para muitos.

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Repare os parafusos sem cabeça, a esquerda e a direita, no meio da foto. Neste caso já foram desenroscados. A peça preta, embaixo, é o cilindro da chave

O cilindro em questão é feito de plástico e não resiste muito aos movimentos de liga/painel e aciona/partida que fazemos. O atrito por ali é contra peças de antimônio e uma peça de plástico simplesmente se quebra. Deste modo, a chave perde “curso”, ou força para virar o comutador que aciona o arranque.

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Se for um Fox muito usado, o defeito acontece em espaço de tempo mais curto. A notícia boa é que achamos este cilindro para comprar separado do miolo da chave e do comutador de ignição. Seu custo é algo em torno de 150 reais e pode ser encontrado até em chaveiros que trabalham também com chaves automotivas. Um jogo completo deste pode chegar a 700 reais no mercado de peças. Como dissemos que é um serviço trabalhoso, a mão de obra também é um pouco salgada. Mas algo em torno de 160 reais seria bem justo.

Na foto acima vemos o cilindro já retirado. Ao seu lado uma mola do conjunto e parte do cilindro quebrado e a causa do defeito.

Na foto acima vemos o cilindro já retirado. Ao seu lado uma mola do conjunto e parte do cilindro quebrado e a causa do defeito. Tudo isto deve ser trocado.

A instalação da peça nova segue o sentido contrário da desmontagem e o caminho conhecido é sempre mais fácil. Também o resultado final é muito bom, com o conjunto ganhando mais tempo de vida útil. Por enquanto é só pessoal! Mas qualquer dúvida, ou mais esclarecimentos sobre como trocar a peça deste post, basta fazer uma pergunta nos comentários. Abraços a todos.