Arranque ou motor de partida? De fato trata-se da mesma peça. Arranque é um nome mais popular, definindo a função exata do motor de partida do seu carro. É ele o responsável por iniciar o trabalho do motor do carro. Significa literalmente: produzir o arranque do motor (movimento, partida, agonia). Comparar as funções de peças de carro sempre é interessante e instrutivo. No caso do alternador (que é um nome mais esquisito) sempre comparamos com uma caixa de água e seu funcionamento. As semelhanças podem ser incríveis. Neste post eu explico como funciona o arranque do seu carro.

O que é um arranque?

Pode-se dizer que um arranque é uma peça “pós a pré-história” dos carros. Pois antes dele eram apenas carros, mas depois do advento do arranque passaram a merecer o nome de automóveis. O sentido da palavra “automóveis” é, obviamente, o de automação, nada interferindo no funcionamento que não seja acionado por movimentos simples.

O freio é pisado, o volante girado, a marcha passada, e o carro se movimentando sem tração animal. Esta última observação é o princípio de tudo. Do mesmo modo a partida do motor, seu funcionamento inicial, ou arranque, deveria ser algo simples, bem ao contrário da foto do post. Mas este sistema de manivela ainda persistiu por um bom tempo.

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O que é um arranque?

Foto: carros.uol.com.br

O carro da foto acima é uma Kombinationsfahrzeug, ou, a nossa querida Kombi. Ela começou a ser fabricada no mundo a partir de 1950, o que significa que até este ano saíam da fábrica da Volks carros com partida a manivela. Talvez não tenha sido o último, pois outras fábricas claramente produziram modelos com manivelas até na década de 60, como o Gordini, por exemplo.

Quem inventou o arranque?

Eis uma boa pergunta. Talvez ele tenha sido aprimorado aos poucos, partindo de uma grande ideia: um induzido e escovas. Mas existe uma pista interessante. Bendix, Vicent Bendix foi o fundador da Bendix corporation, uma indústria especializada, pasmem, em freios de carros. Como aprimoramento do arranque ele é o responsável pelo chamado “eixo Bendix”, a revolução final de um arranque.

Além da funcionalidade do arranque, temos uma excelente durabilidade. Ele é de  fácil manutenção e custo baixo na reposição de peças ou do conjunto inteiro. Basicamente o arranque é igual em todos os veículos do mundo. Temos  pouquíssimas mudanças envolvendo apenas o direito de patente de algumas peças internas. Com certeza o arranque de partida é uma excelente amostra do quanto o homem quer conforto vindo de seu automóvel. Neste caso, sempre se busca cumprir a lei do menor esforço.

 

Função do arranque

Já no caso do arranque e sua função, basta lembramos da famosa manivela vista em muitos filmes de época onde o motorista com seu típico  chapéu rodava uma dessas na frente do carro. O motor pegava e muitas vezes o carro saia andando sozinho. Por essa dificuldade e outras, foi inventado o arranque.

Ele nada mais é do que uma manivela elétrica, onde apenas o movimento humano mudou como um conforto a mais para dirigir. Ou um carro sem arranque rodava sempre com duas pessoas, ou riscos como o citado acima poderiam acontecer.

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O que tem dentro do motor de arranque?

Repare a imagem abaixo com todos os componentes de um arranque comum. Este tipo de motor de partida é o que mais aparece na minha oficina para consertar.

Como funciona o arranque do seu carro

Basicamente o que mudou em décadas foi o tamanho das peças.

Como funciona o arranque do seu carro

Reparem na imagem acima a coroa dentada maior (volante) junto a menor (pinhão). As antigas manivelas eram introduzidas em um orifício e tinham a função girar o motor, algo bem imitado pela   ação desse volante do motor e o pinhão.

O arranque é o conjunto do impulsor para trás e está obviamente fazendo a função de manivela elétrica de partida. Como já disseram um dia: “No mundo nada se cria, mas se aprimora o que já existe”. No caso de automóveis e outros,  podemos chamar de avanço de tecnologia, cada uma em sua época.

Quem aciona o motor de arranque?

De olho na imagem podemos entender o funcionamento do arranque: as escovas são energizadas no momento que viramos a chave (partida) e o induzido gira. Ao mesmo tempo a chave magnética puxa um garfo que por sua vez empurra o impulsor do pinhão. Essas duas peças são na verdade uma que é conhecida como eixo bendix. Este é o resultado final de todo “aprimoramento” de décadas.

O seu funcionamento é uma amostra da genialidade humana. Embora robusto e bem duradouro, um arranque pode apresentar defeitos em suas peças internas. Mesmo com um tamanho mais reduzido, ainda encontramos essas peças para reposição. Isso significa que muitas vezes vale consertar o arranque em vez de trocá-lo por outro novo. Mas isso vai depender da avaliação do eletricista.

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