Qual é a lâmpada da luz de ré?

Talvez seja a lâmpada menos usada em um veículo: a luz de ré. A manobra menos usada ao dirigir é exatamente a marcha ré. Embora ela dure mais por usar pouco, devemos sempre verificar se está acendendo. Afinal, é um ítem de segurança e o seu mau funcionamento pode gerar multa e causar acidentes. Além de queimar a lâmpada, também poder ser outro defeito (VEJA AQUI).Mas nesse post vamos explicar qual é a lâmpada da luz de ré mais usada na linha nacional.

Qual é o tipo dessa lâmpada?

A mais usada é a lâmpada de um pólo de 21 watts. Ou seja: uma lâmpada forte, de boa potência. Afinal, a manobra de ré tem luz não apenas para avisar quem está perto, mas também para iluminar o local. Por isso a lente da luz de ré é branca ou transparente, para que clareie mais. Em veículos mais modernos temos outro tipo de lâmpada é uma esmagada de 16 watts conhecida em alguns lugares como pingão de ré.

Continua após a publicidade..
Qual é a lâmpada da luz de ré

Na imagem acima vemos a lâmpada de ré mais comum. Um pólo de 21 Watts “pino encontrado” e muito comum no mercado. O preço é bem em conta.

Continua após a publicidade..

Já na foto acima temos o pingão de ré com 16 ou 15 Watts de potência. Também é conhecida no mercado como “T15”. No caso de troca da lâmpada de ré, seria bom levar a queimada como amostra. Alguns veículos podem usar, mais raramente, outros modelos, principalmente os modelos asiáticos.

Continua após a publicidade..

Quantas lâmpadas de ré tem em um carro?

Nos modelos mais antigos temos duas lâmpadas ou duas lanternas de ré. Mas atualmente muitos modelos saem de fábrica com apenas uma lanterna, o que é permitido desde que o lado sem luz não possua uma lanterna com a lente transparente típica da luz de ré. ( VEJA AQUI )