Conheça alguns sensores do seu carro

Quem é dono de carro há mais tempo já ouviu algumas vezes seu mecânico condenar uma cebolinha ou cebolão do seu carro. Mas o que uma “Allium cepa” (nome científico das cebolas), grande ou pequena, estaria fazendo dentro do motor do seu carro? Pois bem, talvez a pergunta certa seja: qual a função delas no seu automóvel? De fato, elas realmente existem, e não são poucas.

Conheça alguns sensores do seu carro

Continua após a publicidade..

Será que são mesmo semelhantes?

 

Conheça alguns sensores do seu carro

Cebolas, cebolinhas e cebolões

Talvez nem tanto, mas alguém um dia viu alguma semelhança no formato e nas cores e o apelido pegou. Isso durou dos primórdios da indústria automobilísticas até os dias de hoje. Coisas de Brasil.

Continua após a publicidade..

Mas as peças não perdem sua importância por causa de apelidos. Todas as “cebolas” coloridas acima são na verdade sensores de aviso ou acionadores de componentes importantes. Temos, por exemplo o sensor da ventoinha, que não deixa seu carro ferver. Nesse caso são as maiores, os famosos cebolões, que pouco mudaram com o tempo.

Quando a água do motor atinge uma temperatura ideal de trabalho, esse cebolão entra em ação, fechando circuitos. Nesse momento ele envia sinais a central da injeção, que fazem a ventoinha ligar e refrigerar o motor. Se não funcionar direito, pode até fundir o motor do seu carro.

Outros sensores por serem menores são conhecidos como “cebolinhas” ou simplesmente “cebolas”. Mas nem por isso são menos importante para a saúde de um motor. Quase todos os mostradores do painel do seu carro são acionados por algum tipo de sensor. Veja a lista abaixo e conheça os sensores do seu carro!(alguns)

Conheça alguns sensores do seu carro

Luz de óleo – acende e apaga por uma cebolinha de óleo no motor indicando a lubrificação correta ou não.

Continua após a publicidade..

Marcador de temperatura – é acionado por uma cebolinha presa ao motor. Quanto mais ela esquenta , mais o ponteiro sobe.

Injeção eletrônica – nesse caso vários sensores relacionados com a injeção podem acender uma luz vermelha ou amarela, normalmente com um desenho pequeno de um motor.

Airbag – Um sensor acende a luz deste equipamento indicando alguma anomalia no sistema.

Também temos sensores para levantar vidros, para medir a rotação do motor, de velocidade do automóvel, de temperatura do motor para regulagem da mistura de combustível pela central, e muitos outros.

Como vimos temos uma série de importantes cebolas, cebolinhas e cebolões, apelidos de sensores que um dia foram poucos, mas que com o avanço da tecnologia se multiplicaram para zelar pela durabilidade de nossos veículos e também por nossa segurança.