Luz de freio não apaga

A luz de freio talvez seja o sistema elétrico de lâmpadas mais utilizado em um carro. Por usar muito o pedal, a luz de freio não apaga.

Depois de passar marcha e acelerar, o que mais fazemos?  A resposta é simples: pisamos no freio por qualquer motivo relevante e esses momentos são cada vez mais frequentes no louco trânsito da atualidade.

Um dos defeitos mais comuns  é a queima de uma ou de todas as lâmpadas do conjunto. Mas outro tipo de avaria tem aumentado em nossa oficina: todo o conjunto de luz de freio fica aceso, mesmo que o motorista não pise no pedal de freio.

Continua após a publicidade..

Ou seja: Temos a luz de freio acesa direto! A solução, porém, é simples. A peça defeituosa nesse caso é o interruptor de luz de freio que fica no pedal, ou a  “famosa” cebolinha de freio.

Repare a "semelhança" com uma cebola pequena

Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

A foto acima é de uma das mais simples e usada “cebola de luz de freio” do mercado, e fica localizado quase sempre no local da foto abaixo:

luz-de-freio-com-defeito

 

Qual os possíveis defeitos desta peça?

Continua após a publicidade..

1 – Por ali passa muita energia. Basta imaginar que cada luz de freio que acende tem 21 Watts, e que, no mínimo, cada carro tem 2 lâmpadas de freio. Por isso também pode queimar.

2 – Também é uma peça que sofre constante pressão de nosso pé toda vez que usamos o freio.

3 – Por ser fabricada de plástico com metal, fica óbvio que ela estraga com o tempo. Algumas delas até desmancham no pedal!

Imagem: debemcomtudo.com.br

Por isso sua luz de freio não apaga. Para consertar, basta trocar o interruptor que aciona essa luz, mas dependendo do modelo será necessário ir até uma oficina.

Luz de freio acesa direto – O que fazer?

Você vai ter que desligar a “energia” que circula por ali. Muitos podem dizer: quando desligo a chave a luz apaga, então não preciso desligar a energia do local…”. Sim, muitos carros são assim: com luz de freio energizada somente com a chave ligada.

Continua após a publicidade..

Mas nem sempre temos tempo para ir em uma oficina de imediato. Pode ser, e quase sempre é assim, que circulamos com carro por um ou dois dias com esse defeito.

Problemas futuros 

As consequências? Lembre-se que são duas lâmpadas de 21 watts que foram instaladas para chamar atenção de quem vem atrás, e, embora são muito usadas, foram feitas para acender rapidamente e apagar em seguida.

Nada perto da lâmpada foi projetado para suportar a caloria que vai ser produzida. O resultado pode ser danos definitivos nas lanternas (derretem), comprometimento da fiação e fusível de proteção do circuito, entre outros.

Lembrando que rodar com luz de freio acesa é o mesmo que dirigir sem luz de freio. O motorista que vem atrás pode se confundir facilmente e não perceber que estamos freando o carro.

O melhor procedimento é desligar o fusível (mas isso pode desligar outros componentes) ou tentar retirar a tomada que vai diretamente em cima da cebolinha de luz de freio instalada no pedal de freio. Um pouco de paciência e iluminação vai ajudar. Mas não deixe de resolver o problema de vez. É barato e um serviço rápido.

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.