Onde fica? Relé de seta do Corsa novo, o “Corsão”

Acompanhando pelo Goolge Analytics o tipo de pesquisa que nossos leitores fazem, descobrimos uma dúvida insistente dos proprietários do Corsa novo, (o Corsão), ou talvez até de reparadores procurando mais informação. A pergunta quase sempre era: “Onde fica o relé de seta do Corsão?” Por isso pesquisamos o manual de reparação desta linha da Chevrolet e conseguimos localizar o relé de seta não só do Corsão, mas também do modelo Meriva.  Mas esta pesquisa foi apenas para confirmar com mais exatidão o que um leitor do Mãos ao Auto publicou no post sobre defeitos de seta. Eis o que disse o leitor Jorge Dias:

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“Bom dia Fernando, dias atras vim aqui pedir sua ajuda referente a um problema na seta de meu Corsa modelo novo, te comentei que fui a um eletricista de autos e ele pediu que eu trocasse a chave de seta. Foi quando entrei no ML (possível loja) e comprei uma usada original funcionando;bom instalei a e o defeito persistiu. Aí vc leu e me respondeu que seria muito azar pegar uma outra chave com o mesmo defeito e que eu deveria procurar o defeito no chicote e outros componentes ou um eletricista de confiança, mas graças a Deus o defeito piorou a seta parou de falhar e deixou de piscar de vez, mesmo quando eu acionava o pisca alerta, mas notei que quando dava seta para um lado o som do rele batendo tinha o som diferente para o outro lado. Foi quando peguei o manual do carro e vi que o Corsa trabalha com dois reles de seta, achei onde eles ficavam e fiz o teste trocando-os de lugar e ai vi o defeito mudar de lado. Foi só eu comprar essa peça que custa no máximo 20 reais e os problemas acabaram, avisa a galera que o relé de seta do Corsa modelo novo (Corsão) não fica na caixa elétrica grande de baixo do capo do lado direito onde a tampa é fácil ser retirada, ela fica antes dessa caixa, em uma menor toda fechada com parafusos e da muito trabalho para abrir…”

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 Resumindo o comentário do leitor do Mãos ao Auto:

No caso do Corsão ou Meriva, são dois relés de seta, um para cada lado. Eles ficam em uma caixa de fusíveis no compartimento do motor . Algo bem diferente de outros modelos, como os do Corsinha. Isso significa o seguinte: que nesse caso, do Corsão, um lado da seta pode parar e o outro continuar a piscar. Um relé pode estragar e o outro não.

E de fato o acesso é mais difícil. Afinal, assim são os automóveis  modernos: os projetistas precisam encontrar lugares para todos os equipamentos e seus circuitos e sistemas. E alguns desses lugares ficam bem escondidos por uma simples questão de falta de espaço prático, o que não foi uma exceção no caso do Meriva e do Corsão.

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Reparem na foto abaixo a tal caixa de fusíveis citada na explicação acima. Ela é chamada, no manual do reparador da GM, de “central elétrica principal”, e a própria fábrica esclarece que ela fica no compartimento do motor e muitos parafusos terão de ser soltos. Os relés em questão, ou de seta, são os de número K66L e K66R.

relé de seta do meriva

Veja abaixo as fotos da localização. Repare a famosa ” churrasqueira” que esconde esta caixa do desenho acima.

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Mais fotos do local onde ficam os dois relés de seta e outros do Corsão e do Meriva também.

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Na foto abaixo vemos os relés em sua posições bem embaixo da churrasqueira. O acesso é um pouco difícil, mas segue uma lógica que vai ficando óbvia a medida que você fizer o serviço

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