Tire suas dúvidas

Está com problemas com seu veículo? Este é o local para conseguir ajuda. Deixe suas dúvidas, comentários e sugestões para o Mãos ao Auto – responderemos assim que possível.

This article has 673 Comments

  1. Boa tarde !
    Acabei quebrado a alavanca de seta do meu carro, onde levo pra trocar no mecânico ou no eletricista.
    O meu carro é um fiesta 2012.
    E alavanca do lado esquerdo , quanto mais o menos vou gastar pra trocar

    1. Olá Felipe. Você deve procurar um eletricista. Não é um serviço difícil ou demorado se seu carro não tiver Airbag. Costuma ser uma peça só, com seta e limpador, além de farol e buzina. Aqui em BH custa perto de 200 reais e a mão de obra em torno de 70 reais. Obrigado por participar.

      1. Fernando boa noite, tenho um Honda Civic 2007 e apos eu acionar o alarme com a chave diretamente na porta , o vidro do lado do passageiro dianteiro não subiu, abri novamente o carro e fechei com a chave na ignição, posteriormente fechei novamente a porta diretamente com a chave e apos isso o vidro do passageiro não desce mais. quando aciono o botão tando do lado do motorista ou do passageiro ele só faz barulho pra subir, somente o do passageiro dianteiro… Consegue me ajudar ?

        1. Olá Werlem tente o procedimento descrito no link abaixo. Se não der certo, o módulo vai ter que ser examinado, além da fiação da porta.Um outro teste é tentar abaixar o vidro com a porta em outra posição ou mexendo nela. Desligar o negativo da bateria e esperar uns minutos tb costuma ajudar. Mas neste caso vc deve ler no manual o que pode acontecer caso a bateria seja desligada, como perder o code do rádio, por exemplo.
          http://www.maosaoauto.com.br/2015/06/como-regular-o-vidro-eletrico-do-meu-carro/

      2. Olá Fernando, tenho uma pergunta. Tenho um fusca 78 e o comutador de partida queima com frequência ele tá aquecendo o que poderia ser ajude me

        1. Olá Pedro. Pode ser a bobina do carro. Se ela for para ignição eletrônica ela costuma esquentar o comutador. Outra opção seria algum acessório forte, como o farol, ligado no pós chave. Ou seja: o farol só liga com a chave do caro ligada. A carga que vai para bateria vinda do gerador/alternador também tem que ser medida.

          1. Ola,tenho um gol bolinha 96 se eu botar 2 pessoas nos bancos traseiros raspa nos quebra molas, o que eu tenque trocar amortecedores?molas?para que isso nao aconteça!

          2. Olá Alex. tem que revisar a suspensão traseira (o agregado) testando as molas e amortecedores. Normalmente são as molas que fazem isto quando partes delas são cortadas para rebaixar o carro.
            foto fo clube do gol

      3. Bom dia Fernando,
        Tenho uma saveiro G5 CE que esta comum um problema dificil de entender.

        Os comandos do volante para o som e comp.de bordo, pararam de funcionar junto com a buzina.

        Já troquei o Hard Disk e chequei todos os contatos dos fios do volante. Tudo perfeito.

        O pior é que quando giro a chave do contato, durante 2 segundos os comandos funcionam, depois param de funcionar.

        Se souber de alguma solução ou dica fico muito agradecido, pois estou ficando sem saida.

      4. BOM DIA FERNANDO.
        TE ENVIE UMA MENSAGEM ONTEM.
        ESTOU COM O SEGUINTE PROBLEMA:
        QUANDO DOU A PARTIDA O ARRANQUE FAZ UM TEC TEC, DEPOIS DE INSISTIR ELE VAI COMO SE FOSSE GIRAR O MOTOR E DA UM TRANCO FORTE, APÓS ALGUMAS INSISTÊNCIAS, PASSA A FAZER O BARULHO E ENCERADEIRA E NÃO PEGA MAIS.
        O QUE PODE ESTA OCASIONANDO?
        EXISTE A POSSIBILIDADE DE SER ALGUM PROBLEMA NO MOTOR, AO INVÉS DO ARRANQUE?

        1. Olá Thiago. Primeiro tem que confirmar um possível defeito no bendix e no automático que são peças do arranque. Isto é feito com ele na bancada. Mas na maioria das vezes é defeito nelas e não no motor do carro. Abraços.

      5. Bom dia Fernando!

        Liguei o carro de amanha a luz da bateria acendeu ,andei com ele cinco km com a luz acessa,parei no posto desliguei e liguei novamente o carro e a luz apagou e não acendeu mais .
        O que poderia ser?
        Meu carro uno vivace 2014

        1. Olá Claudevan. repare se esta luz acende com a chave e apaga com o motor ligado. Se acontecer isso ele está carregando. Mas mesmo assim tem que tirar uma medida do alternador na bateria com um multímetro para conferir a carga. A medida deve ser entre 13,5 1 14,9 Volts.

  2. Ola, tenho um celta 11, acendeu a luz da injecao e entao levei numa oficina, mas o scanner nao encontrou nenhum defeito, entao deram reset e a luz se apagou, mas depois de percorrer uns 60 km acendeu novamente, resolvi tirar os cabos da bateria e novamente se apagou, mais uma vez acendeu ao rodar 60km. Alguma sugestao pra me ajudar por favor…

    1. Olá João. Obrigado por participar. É muito comum esta luz acender e o carro continuar normal. Isto acontece por causa de gasolina ruim. Se vc usa álcool, mude, ele sempre acende esta luz.Creio que ela acende por causa da mistura errada devido ao nosso combustível ruim. Dependendo do carro ela simplesmente não apaga, principalmente em modelos da Volks. Tente mudar de posto e evite o álcool (combustível). 🙂

  3. bom dia minha duvida e minha palio 98 quando frio liga bem mas depois do motor quente e fica pesado e acaba nao ligando e descarrega a minha bateria.depois e so empurrando.

    1. Olá Mario. Primeiro faça o teste de bateria. Em seguida peça um orçamento do arranque. Aterramentos também devem ser verificados.Para eliminar problema nas bobinas e vela, desligue elas (ou peça alguém para fazer) quando der o problema. Se ele persistir, então velas e bobinas estão ok.

  4. Tenho um corsa 2002 ele acendeu a luz da injeção, e oscila a aceleração e até morre, passei o scanner e acusou circuito da sonda lambda , oque eu faço, troco a sonda ou pode ser outro problema? ?

      1. Fernando boa tarde,
        Tenho um Uno Ep 96, e quando giro a chave pra acender o farolete ou o farol, os mesmos ligam normalmente, só que a luz de indicação do painel nao acende e quando resolve acender, derepente apaga, o mesmo acontece com a luz de indicaçao do desembaçador traseiro, o que pode ser? Algum sensor com defeito?

  5. ola boa tarde viu o sensor de estacionamento da ré do meu carro parou de funcionar
    dai peguei uma caneta de teste com lâmpada e fui fusível por fusível do carro e peguei o manual também o fusível da ré ta funcionando por ele ser integrado com outros componentes elétrico minha duvida é q ao testar os fusíveis notei que us acende a caneta de teste com lâmpada e outros não acende mas o equipamento elétrico esta funcionado tipo buzina e luz pode me disser porquê uns acende a lâmpada e outros não obrigado .

    1. OLá Thomaz. Não acende porque é um circuito não energizado no momento do teste. Por exemplo: o farol só vai energizar os seus fusíveis (que são 4) quando vc ligar o farol. O mesmo acontece com os faroletes (luz de posição) que são 2, somente vai energia, ou acende sua luz de teste, quando for ligado o primeiro estágio da chave de farol.Em alguns casos o fusível simplesmente está vago. Quanto ao sensor de estacionamento, faça o teste da cebola de ré descrito no link abaixo. O defeito deve estar ali.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/06/luz-de-re-como-consertar/

  6. Boa tarde
    tenho um fiesta 2006
    Nao esta funcionando a seta
    olhei a caixa de fusivel e estava queimado
    depois de trocado tentei asionar a seta mas voutou a queimar o fusivel
    oque devo fazer
    desde ja agradeço

    1. Olá Thales. Se queimou logo em seguida existe um curto no circuito da seta. Não insista com outro fusível.O curto pode estar em vários lugares. Mas o mais fácil para vc é olhar lampada por lampada e seus soquetes. Se não encontrar nada leve até um eletricista porque um curto tem que ser resolvido.Obrigado por participar.

    1. Olá Leluir. Esta chave está meio estranha. Sendo nova ela apresenta sintomas de um defeito típico de chave mais usada, quebrada, ou (mais raro) peça errada. Retorne até o instalador e relate a ele o que está ocorrendo.

  7. ola amigo meu corsa ano 2000 quando estou andando nele quando estou reduzindo da terceira para segunda ele oscila as luzes de painel e o carro apaga e de vez em quando a luz da injeção acende . So que as luzes de painel continua acesa pois a chave de ignição ainda estar ligada o que pode ser o defeito?????

    1. Olá jean. Pode ser combustível ruim que reduz muito o giro do motor nas reduzidas de marchas. Mas se a luz de injeção acendeu vc deve mandar rastrear o carro pois o motivo dela acender fica gravado na memória da central. Também pode ser sensor de rotação ruim, o que acusaria no rastreamento.

      1. ola amigo.Realmente noto que o motor fica oscilando macha lenta quando ligo o carro e quando a luz da injeção acende o carro fica mais acelerado.

        Então voce acha melhor passar o Scanner no carro para detectar o defeito no carro ????
        o Scanner consegui detectar se for o sensor de rotação????

        obrigado amigo pela dica fico grato a vc.

  8. Olá Fernando tenho um ágile ltz que começou a falhar ao ligar percebi que era bateria levei pra trocar mas não funciona o rádio ao ligar pede codigo segurança mas mesmo assim não funciona nada fiz pesquisas será isso mesmo que encontrei ? o meu rádio esta perdido

    1. Olá Eliana. Se vc não insistiu em colocar o code errado, então há esperança. Existe um número de tentativas permitidos, como a senha de um cartão de crédito. Normalmente este código vem junto do manual. Procure por ele ali, na parte de rádio, ou em um cartão separado. Se não encontrar, ligue para o SAC que está no manual que eles vão te orientar de como conseguir o código.Isso acontece quando se troca uma bateria sem uma outra de apoio deixando o sistema energizado.

  9. Fernando tô com um probleminha tenho uma idea 1.4 2006 e a luz de ré não apaga vc acha mais certo ser a cebolinha ou o fusível? Agradeço a atenção,Fort abraço

    1. Olá Vagner. Obrigado por participar. Fusível não é. Para saber se é a cebolinha a tomada dela deve ser desligada. Se a luz apagar, então fica óbvio o defeito nela. Se não apagar pode ser fio colado no chicote. Abraços.

  10. Meu carro é um gol G4 e anda queimando fusível e o carro para. Já fui em vários mecânicos e até em autorizadas, ninguem acha o defeito.
    Já trocaram: Bomba de gasolina e chicote da bomba.
    Extensor, velas, limpeza de bicos… o carro volta a funcionar com a troca do fusível quando queima. os mais queimados são: o da bomba de gasolina, os das setas…
    como mulher e sem alguem com conhecimento para me ajudar, já estou desesperada. não tenho como vender um carro com defeito, e vivo em sufoco com o carro quebrando.
    Observei que quando estou com o som ligado, queima fusível e o carro para. troco o fusível e o carro volta a funcionar.
    Por favor me ajude!!!!!!!!!!!!!
    desde já agradeço.
    Elzimar

    1. Olá Elzimar. De fato é muito aborrecimento ficar com o carro assim. Velas,bicos e extensor, nada tem haver com o problema.Pela sua narrativa trata-se de um problema de procura de curto. Se apenas um queima, e o carro para, fica mais fácil de descobrir. A primeira pista é o rádio. Experimente não usar o som e observe se o fusível queima. Também responda as seguintes perguntas: Ele queima somente andando ou parado, mas com o motor ligado? São vários fusíveis que queimam ou apenas um? Alguém trocou o relé da bomba? A distância é um problema, mas não acho ser um defeito difícil.

  11. Olá, Fernando.
    Tenho um Ford Ka 2010 – Flex
    Quando giro a chave, da uns estalos, as luzes acendem, farol funciona, ar funciona. .. mas nada do motor… A bateria ja tem 4 anos de uso . O que poderia ser?

  12. Ola. Tenho um space fox 09/10 . Quando aciono o alarme , o vidro do passageiro direito traseiro levanta e baixa uns 5 cm . Como solucionar? O que pode ser? Por favor me ajude. Desde ja obrigado

    1. Olá Edilton. Verifique o local onde fica as lampadas. Existe um curto no circuito e o mais fácil para vc verificar é nos soquetes. Fora isso o chicote vai ter que ser examinado com a possibilidade de um fio colado ou esmagado.

      1. ola fernando, bom tenho um palio fire 2008, quando dou partida vem um ruido alto e agudo, algumas vezes mais alto que em outras e raramente ele nao pega na primeira, seria problemas com velas??

  13. Estou pensando em comprar um I30 10/11 Top automático /Ar digital / Teto solar
    Gostaria de saber se é um bom negócio, visto que o carro está com 32.700 km
    A um olhar leigo como meu, está pouco rodado, mas gostaria de saber mais sobre custo beneficio dele.
    Obrigado

    1. Olá Marcolino. Obrigado por participar. Normalmente é uma mola solta ou até defeito máquina de vidro. Uma vistoria deve ser feita dentro da porta o mais rápido possível antes que aconteça um dano mais caro. Abraços.

      1. entendi vou mandar dar uma olhada,e se eu quiser levantar o vidro manualmente tem como? pois vi la que o vidro nem mexe por ser eletrico e ter o motor.muito obrigado.

      1. Boa noite Fernando, tenho um xsara picasso, e de 03 dias para cá ele está acendendo e piscando involuntariamente a luz da bateria no painel, pedir para olhar a bateria disseram estar boa, mas quando você anda com o carro ela apita e acende de tempo em tempo, e a noite você percebe que a luz do farol da aquela queda na luz e volta,o que possa ser,

        1. Olá Jobson. Vc está com problema intermitente no alternador. Ou seja: quando a luz da bateria acende (que é do alternador) naquele momento a bateria não está sendo carregada. Por isso que o farol cai. O que pode acontecer é vc ficar sem carga na bateria. Leve o carro o mais rápido possível em um eletricista de confiança. Pode ser desde um fio bambo no alternador até alguma peça dentro dele com defeito. Abraços.

          1. obrigado fernando, vou levar sim, uma outro detalhe a luz do brek ligth que fica em cima, ela esta ficando acessa normalmente quando se esta com o carro em movimento, sendo que ela só acende quando pisa no freio, sera problema na cebolinha, ou que possa ser?

          2. Se for problema na cebola de freio, então as outras duas também deveriam acender direto. Veja se elas não estão queimadas e vc ainda não percebeu. Se for o caso a cebola de freio esta com defeito.

  14. TENHO um problema no Meu fusca con a seta toda vez que mexo na lampada da lanterna para trocar ela falha, na primera vez tuve que trocar a chave de seta e saiu o olho da cara e ágora se repetiu e comecou sair fumaça do volante, será que tem solução já que tudo funciona menos as setas e o pisca

    1. Olá Jose. Veja bem: se vc trocou a peça e o defeito se repetiu é porque existe um problema no circuito, ou um curto no sistema de seta, ou lampadas a mais. Primeiro tem que solucionar este curto e é um trabalho de procura de causa. Um bom eletricista (experiente) vai descobrir examinando o comando queimado. Talvez ele tenha conserto. Mas na maioria das vezes subir fumaça é um sinal de esforço estremo da fiação. Talvez tenha que trocar de novo.

  15. Bom dia, gostaria de sua opinião sobre uma troca que estou fazendo, tenho uma moto, mas por ter um filho, achei melhor fazer uma troca em um carro, consegui um no outro sem volta em um corsa hatch 1998 4 portas, nunca tive um carro, e não sei o que verificar, e um amigo me disse que o óleo baixa muito rápido, gostaria de saber oq mais é preocupante e devo olhar, desde já, muito obrigada.

    1. Olá Yasmim. A linha GM é conhecida pela durabilidade e manutenção mais barata. O corsa é um bem popular, embora esteja fora de linha.Mas as peças deverão ser fabricadas ainda por um bom tempo.Por ser 4 portas e Hatch combina com o crescimento da família. Existe um manutenção básica e programada para que o carro apresente o mínimo de defeitos. E defeitos sempre acontecem. Isso varia de dono para dono, se houve manutenção e certo “carinho”do ex-dono do seu carro, então é um bom sinal. Fique atenta as manutenções descritas no link abaixo, lembrando que o primeiro item que vc deve verificar é o estado dos pneus. Sucesso com seu primeiro carro.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/04/check-list-de-revisao-do-seu-carro/

  16. olá
    Tenho um pálio 1.5 97 dou partida no mesmo e o motor gira como se a bateria estivesse fraca, tiro as velas e o motor vira normal, o que pode ser?

    1. Olá João. Pode ser: bateria fraca, neste caso vc deve repetir o teste com outra bateria ( aproveite e verifique os terminais e o aterramento da bateria); motor de partida cansado e assim não consegue virar com as velas (sem as velas o carro não tem a explosão o que faz o motor ficar mais leve). Velas ruins e antigas. Estas são as possibilidades se a luz da injeção não acendeu. Abraços e obrigado por participar.

      1. Coloquei uma bateria nova 55 AMP dois meses de uso e mesmo assim ele vira pesado, foi feito o motor recentemente, dai tiro as velas pra ver se fica leve pra girar e gira normal e quando coloco as velas de volta e dou partida, gira muito lento como se fosse bateria mesmo, más não é!

        1. Se o motor foi retificado recentemente pode ser tempo de uso. Mas vale a pena vc pedir ao mecânico que reveja o ponto do carro, se a correia ficou um pouco fora. Talvez ele explique que o motor precisa amaciar.Se ele alegar problema elétrico peça uma avaliação pessoal de um eletricista.

    1. Olá Adilson. Sim, pode ser o relé. Veja se o defeito se repete com o alerta. Mas vc deve fazer também os teste da tecla do alerta. Com a chave do carro ligada dê seta para um lado qualquer e ao mesmo tempo mexa na tecla do alerta. Se normalizar, então é defeito no alerta.

  17. tenho um polo 2008 1.6 , as setas funcionam normalmente o pisca tambem mas acabou o som ou seja aquele barulhinho e tambem se estiver com o farou ligado e tiro a chave fazia um barulhinho( sinal) agora nada mas o que houve? obrigado

    1. Olá José. Obrigado por participar.Pelo o que entendi o barulho do relé sumiu mas tudo está normal com as setas e alerta. Se for assim, e tudo está funcionando, um eletricista vai ter que ver porque o barulho sumiu ou diminuiu. Pode ser relé quase queimando ou algo que “escondeu” mais ainda estes relés.Embora a distância atrapalhe um disgnóstico preciso, não acho difícil encontrar uma resposta. Abraços.

  18. Tenho um fox city 1,0 . peguei uma chuva forte ele apagou… Depois ligou normal mas ficou falhando. Percebi, ao anoitecer, que saiam faíscas no motor, perto das velas. O q pode ser e sabe me dizer qto vou gastar em média?? Obrigada

    1. Olá Rosana. Você cita defeito típico de cabo de vela escapando centelha. Pode ser defeito neles ou um deles mau encaixado. De qualquer maneira deve ser reparado rápido, pois pode queimar a bobina. Lembrando que não se troca apenas um cabo e sim o conjunto inteiro deles (4).O custo, aqui em BH, é por volta de 100 reais com peça original.

      1. Olá Fernando, já foi trocado os cabos, a bobina e velas e o carro continua falhando, Depois ainda troquei o filtro de combustível e o pré filtro da bomba de combustível. Continua falhando e a centelha do terceiro pistão está fraca, mais fraca que as outras. O que pode ser? Já estou desanimada do carro. Foi levado no mecânico e o scanner não acusa defeito. Agradeço desde já.
        Obrigada
        Rosanna

        1. Olá Rosanna. Eu aconselho a procurar outra opinião com o técnico presente. Mas existe a possibilidade do seu carro ter um regulador de pressão que fura e cai dentro do cilindro ou pistão. Isto acontece somente com com carros que tem o regulador de pressão. Leve esta possibilidade até um mecânico.

          1. ok… vou verificar se tem esse regulador e depois posto o resultado.
            mais uma dúvida… a falta do escapamento poderia causar essa falha?
            Agradeço a sua atenção. Ótima sua iniciativa e seu blog também!

    1. Olá Juliel. Provavelmente queimou o fusível do esqueiro. Isso tem acontecido muito quando usamos o GPS ou carregador de celular. A luz do salão apaga porque o fusível é o mesmo. Procure usando o manual do carro. Deve ser o que está escrito “acendedor de cigarros” ou “tomada 12 V”.

  19. Olá boa tarde, me chamo Araújo, tenho um palio 98,
    e estou com problemas com a seta dele,o que acontece é
    que ultimamente ela para de funcionar normalmente a
    noite quando estou com farois ligados, não sei se
    tem alguma relação, mas é sempre neste horário.
    Quando para não funciona nem o pisca alerta, porém
    se eu aciono o alarme acende normalmente as luzes da
    seta.
    Não para as outras funções da chave, elas ficam
    normais, como farol, limpadores etc.
    Somente a seta para de funcionar.

    Minha dúvida é, será que é o relê ou a chave de seta
    completa.??? Me ajudem.

    1. Olá Araujo. Seja bem-vindo ao site. Podem ser dois os problemas: relé de seta cansado ou defeito na tecla do alarme. Faça o teste da tecla assim: ligue a chave do carro para apenas para acender as luzes do painel. Em seguida dê seta para um lado qualquer e ao mesmo tempo mexa na tecla do alerta. Perceba se a seta pisca ou ameaça piscar. Se for assim o defeito é na tal tecla. Já o alarme faz piscar as setas porque ele é independente, ou seja: é o módulo do alarme que faz as luzes piscar.

  20. Olá Fernando, obrigado pela recepção. Vou fazer o teste hoje ainda, essa tecla que você fala, eu não entendi direito se ela faz parte do alarme do carro? Ou naõ tem nada a ver e entendi errado.
    Att.

  21. Boa noite tenho um Palio elx 1.4 2010 desde dezembro acendeu a luz da injeção mais o carro não mudou de comportamento, já levei em três oficinas e nenhuma encontrou o defeito aproveitei e fiz a revisão de filtros, correias, óleos, freio e limpeza de bico e tbi, pois deixei o carro novo estava com 94 mil km ia fazer a revisão com 100 mil km adiante para ver se resolvia e nada troquei sonda lambda e nada todos condenaram a central sendo que não tinha uma de teste para colocar no carro. O carro não dava nenhuma falha andando e no scanner. Agora ele só pega na segunda virada da chave, esta dando uns socos em giro baixo quando sai do sinal ou vai passar em lombada depois de 2500 rpm volta ao normal e consumindo muito mais na gasolina que no etanol.

    1. Olá Douglas. O grande vilão desta luz, ultimamente, tem sido a qualidade duvidosa de nosso combustíveis. Sugiro que experimente uma gasolina pódium, por exemplo, por certo tempo e perceba se a luz vai apagar ou acender menos. O fato do carro está normal é um sinal de mistura inadequada (incapacidade da central de regular a mistura dentro dos parâmetros da fábrica). Consumir mais gasolina do que álcool é um bom exemplo disso. talvez o flex esteja “travado” na regulagem do álcool.

  22. tenho um focus 2003 quando aciono o alarme do caro com os vidros abaixados a função do interfeice os levanta mas o vidro da porta do motorista levanta e abaixa de novo o que pode ser isso ?

  23. Bom dia tenho um palio 98 que esta super aquecendo e vazando agua no radiador, a ventuinha ate chega a ligar mais nao esta dando conta a agua abaixa mt rapido,gostaria de uma dica se ja troco o radiador inteiro ou se pode ser as mangueiras entupidas ou ate mesmo o cebolao com problema.

    1. Olá Thamiris. Observe se a ventoinha gira bem rápido a ponto de vc escutar ela de dentro do carro.SE não for assim leve a um eletricista e peça para testá-la. Cebolão quando estraga a ventoinha não arma de jeito nenhum. Se o radiador estiver vazando água na colmeia (e não apenas no reservatório onde vc põe água) então ele realmente deve ser trocado. E cuidado! Não mexa nestas partes com o motor quente.

      1. Entao Fernando eu ouço sim ela dentro do carro,eu acho que é no reservatorio mesmo da agua é sempre no mesmo lugar logo abaixo do reservatorio.

  24. Olá, por estes dias meu palio 98. tb ferveu!!! Na ocasião achei que era falta de água devido o tempo que já não verificava, completei e fui novamente ao meu destino e novamente ferveu, então pude ver que não era falta de água e sim outro problema, levei ao auto elétrico onde foi constatado numa primeira análise que era o cebolão, de fato era pq a vetoinha não estava mais disparando, e ao efetuar esta troca, averiguamos um vazamento de água, a primeira vista parecia mt ser na mangueira, troquei e ao ligar novamente a SURPRESA!!! Era a válvula termostática com um furo devido tempo de uso ter oxidado, ai fui obrigado a trocar mais este item. Resumo, dá uma olhada nesta válvula pois a minha era original ainda e tava mt oxidada devido o tempo. Agora o meu carro ficou bom.

  25. Olá, minha bateria fez 2 anos em fevereiro. Será que já tenho que trocá-la? Quase não uso o carro, eventualmente nos fins de semana. De vez em quando, ligo ele para a bateria não arriar. O carro é Palio Fire/Flex , a bateria é Moura 50a.

    1. Olá Patricia. Passe a ligar o motor mais vezes por uns 10 minutos. (tenha em mente que um carro normalmente é usado quase todos os dias). Dois anos para uma Moura ainda é um tempo razoável. O mais preocupante é ligar de vez em quando. Mas ao primeiro sinal de arriar, não espere o segundo e troque a bateria.

  26. Boa noite Fernando, comprei um Sandero Previlege automatico, porém o cambio sequencial não está funcionando, puxo cambio para lateral, tento trocar manual mais nada acontece. Será que vc pode me dar uma luz? Grato

  27. Boa tarde, tenho uma Palio 2010, e todas as luzes do farol esquerdo pararam de funcionar (seta, luz alta e baixa), e do lado direito esta funcionando normalmente. Gostaria de ajuda para saber o que pode ter acontecido.

  28. Olá, Fernando!

    Os lavadores dos para-brisas (dianteiro e traseiro) do meu Palio 2007 não estão funcionando.

    No para-brisa dianteiro ele até esguicha água, porém, numa quantidade irrisória. Já no traseiro, ele não esguicha absolutamente nada.

    Quando acionados, os motores fazem barulho normalmente e os limpadores são acionados, mas água que é bom nada rsrsrs

    Odeio ficar sem poder jogar uma aguinha nos vidros :/

    Tentei desentupi-los com o auxílio de uma agulha, mas não adiantou.

    O que poderia ser? Será que é algo que eu mesmo posso resolver em casa ou devo levar meu carro para algum profissional?

    Grato!

    1. Olá Pedro. Parece problema no motor. Eles fazem barulho mas não jogam água. Também pode ser alguma mangueira dobrada. Se o reservatório estiver totalmente a vista vc mesmo consegue trocar o motor. Podem ser dois ou um com duas saídas. Abraço

  29. gostaria de tirar uma duvida eu tenho um stilo 2005 e ele esta aparecendo no painel avaria da luz de freio, só que eu troquei a lampada que estava queimada e a lanterna esta funcionando normalmente porem continua aparecendo no painel {avaria da luz de freio} , alguém pode me ajudar

  30. Olá Fernando, em nosso último contato, falamos à
    respeito das falhas na seta, onde eu dizia que estavam
    funcionando e em dado momento paravam e voltavam no dia
    seguinte, pois bem, você tinha razão, obrigado!!!
    Pedi a troca, do rele de seta, e a mesma ainda era a
    original. Depois da troca, voltou a funcionar normalmente
    Obrigado, Abraço

  31. Bom dia, meu carro acendeu a luz vermelha da temperatura ferveu com liquido de arrefecimento parei o carro logo em seguida, fiquei preocupado notei que estava com pouca água no reservatório , abri a tampa devagar, deixei derramar mas notei um vazamento de ar com vapor, e completei com agua, ficou normal ja estou andando a 3 dias com o carro e esta normal só não coloquei o liquido de arrefecimento e um fox 2007 o cabeçote foi feito em janeiro de 2016 ?

    1. Olá Edson. Vc deve procurar um mecânico para descobrir um possível vazamento oculto. Fique atento a água e a temperatura, mas não deixe de levar o carro a uma oficina relatando os fatos. Um carro não ferve sem motivos e os danos são muitos e caros.

  32. Boa Tarde

    Fernando,
    Tenho um santana 86 e quando aciono o pisca alerta somente o lado esquerdo pisca.
    Você pode me dar uma dica?

    Agradeço

    At

    warnei

    1. Olá Warnei. Muito provável que o comando de alerta não esteja enviando sinal para o lado direito.O correto é medir a corrente na tomada do comando, ou no painel – se a tecla estiver instalada no painel – ou na coluna do volante protegida pelas capas. Se ele tiver alarme perceba se as 4 piscam normalmente.

      1. Bom Dia!!!

        Sim quando aciono o alarme os quatro piscam normalmente e na chave de seta quando aciono para esquerda e direita também pisca normalmente. O problema é somente quando aciono a chave de alerta , somente o lado esquerdo pisca.

  33. Boa tarde , estou com um problema em um veículo volkswagen voyage G5 1.6 2011 , fiz a manutenção da troca de Correia dentada , porém depois do processo de montagem funcionou todo como deveria mas a luz da injeção fica acessa no painel mesmo passando o scaner limpando a memória ela apaga depois retorna à acender, e esse caso já é no segundo carro que acontece , na memória do carro acusa que é o código P1338 falha no sensor hal, e queria saber se tem como vocês me ajudarem pois já estou 3 dias quebrando a cabeça nesse carro, obrigado

  34. Bao Tarde,troquei esses dias escova do alternador arno, chevette 89 alcool,e também regulador de voltagem,fio do negativo da bateria novos mas assim que ligo negativo do alternador, o fio que vai ao terra no carro na parte da lata entra em curto e esquenta muito,também não carrega a bateria, o que pode ser pois troquei também vela, cabos de vela e tampa do distribuidor,também coloquei triodo novo no alternador?Obrigado.

    1. Olá Bruno. O que vc relata é alternador em curto interno. Tem que desmontá-lo novamente e verificar os isolantes da mesa retificadora(a famosa dentadura com três porcas). Muito provável que ela e o triodo tenham queimado com o curto (fio negativo esquentando muito). O problema é somente no alternador.

  35. Boa noite. Tenho um Vectra 2007 elegance e Gostaria de saber se vc sabe qual a cor do fio na Centralina pra fazer os vidros descerem… tenho o alarme positron e gostaria que eles descessem no controle. Já li vários tópicos e vi vários vídeos e nada. tentei ver o esquema elétrico e nada… pode me ajudar RS desde já agradeço.

  36. Bom dia, tenho um golf 2008, e meu ar digital estava funcionando normal quando desliguei, e quando fui ligar novamente outro dia cedo, meu ar não ligou, porém a ventoinha (ventos dos difusores) ficaram disparado sem possibilidade de desligar, minha opção foi tirar o fusível pra desligar, levei em uma assistência e disseram que era minha central digital do ar, troquei mais não resolveu! vcs sabem me dizer o que pode ser? Obrigado!

  37. Olá boa noite!
    Desde já agradeço pela atenção.
    Eu tenho um ford fiesta supercharger 2003.
    O problema meu é a seta dele.
    Quando dou seta nele para anbos dos lados, aou invés de funcionar a seta, acaba funcionando o pisca alerta.
    Oque pode ser?
    Valeu att

    1. Olá Maurício. Faça o teste da tecla do alerta. Ligue a chave do carro, dê seta para um lado qualquer e mexa na tecla do alerta até conseguir que a seta pisque normalmente. Se isso acontecer, o defeito está na tecla do alerta. Faça isso e de retorno para outras possibilidades.Abraços

  38. Olá! Tenho um Logan 2012 1.0 16v, de uns dias pra cá a sete para o lado direito parou de funcionar, quando paro o carro por algumas horas ele volta a funcionar normalmente, ando um pouco com o carro e logo para de funcionar, paro por mais algum tempo e volta a funcionar e logo para. Já verifiquei as lâmpadas não estão queimadas, já fiz o teste de mexer um pouco a alavanca de sete e nada, também fiz o teste ligando o alerta não funciona o lado direito, e quando eu paro o caro por algum tempo tudo volta a funcionar até o pisca alerta. o que será que pode estar acontecendo?

  39. Boa tarde!
    Primeiramente parabéns pela iniciativa, bem explicado e esclarecedor…
    tenho uma Palio fire 2001 está com um vazamento mínimo de óleo do motor… pode ser uma questão de ajuste ou quando se trata de vazamento de óleo só trocando peças mesmo..?
    Desde já, Obrigado

    1. Olá joel. Obrigado por participar do nosso blog. Pode ser uma caso de aperto de parafusos que seguram juntas ou até a troca destas juntas ou vedadores Uma inspeção simples feito por mecânico descobre facilmente qual é o caso.

  40. Olá, Fernando. Tenho um Uno Vivace 2011. As setas do carro pararam de funcionar em agosto de 2015, levei na concessionária e trocaram o comando inteiro (R$ 450,00). Sexta-feira (22/04/16) as setas pararam outra vez. Achei seu site e a matéria que ensina o teste da “tecla do alerta”. Funcionam as setas e coloquei um pedaço de papel no botão para continuarem funcionando. Gostaria de saber se o único conserto para este problema é a troca inteira do comando? Desde que troquei a peça, em agosto, nunca usei o alerta. Será que a concessionária trocará o comando sem cobrar, já que tem menos de um ano? Agradeço muito a ajuda.

    1. Olá Alexandre. Primeiro é preciso saber o tempo de garantia dado pela concessionária. Se for mais de 3 meses eu ficarei surpreso. Quanto a tecla, de fato é o defeito mais comum neste comando e que a Fiat ainda não conseguiu resolver. Alguns eletricista trocam apenas a tecla que é vendida em lojas e na net (pelo menos os modelos mais antigos). Uma solução que encontramos é retirar as molas da tecla, que é um serviço bem técnico e feito com o comando na bancada. A função continua a mesma, mas em vez de ser “vai e volta” pela mola, passa a ser “puxa e aperta”.Lembrando que o que estraga a tecla continua dentro do comando, por isso a pouca durabilidade no caso de trocar apenas a tecla. Mas no seu caso fica evidente um defeito de fabricação. visto o pouquíssimo uso do alerta.

  41. Tenho um gol bola 1996 CLI motor ap, quando vou liga-lo a luz do painel acende quando dou a partida na chave o motor de partida não aciona e nem faz qualquer barulho, o que poderia ser?

    1. Olá João. Primeiro passo: force a chave do carro um pouco mais, balançando ela um pouco, durante a partida. Se o arranque virar, ou ameaçar virar, então tando o tambor da chave como o comutador que fica atrás dele estào com defeitos. Também existe um fio perto do polo positivo da`bateia. Ele é preto com listras vermelhas e tem um encaixe bem visível. É ele que aciona o arranque e costuma dar mau contato. Negativo da bateria ruim (malha) também pode causar isto. Em último caso, temos defeito no próprio arranque, ou a bateria. Estas são as possibilidades. É raro acontecer dois ou mais problemas destes ao mesmo tempo, mas sempre começamos testando o mais fácil e barato. Abraços e obrigado por participar.

  42. Ola Fernando, tenho um corsa hatch 2004 , quando é mantida uma velocidade constante ele acende a luz da injeção, ja levei em um mecânico bom mas ele não encontra qual é o problema, estamos na dúvida , pois ele colocou a sonda lana q não era original. desde ja obrigado

    1. Olá Marilene. O motivo da luz acender sempre é acusado no Scanner. É partir dele que avaliamos se é um caso mais grave ou se é apenas combustível brasileiro confundindo a central. Normalmente quando acusa sonda é por mistura de combustível fora do padrão da fábrica ( a não ser que o dano seja evidente como fios da sonda queimados). Peça original é sempre bom, pois vem exatamente com aqueles padrões da fábrica que citei. Pergunte a ele qual foi o motivo que acusou quando aluz acendeu em velocidade constante. Mas desde já eu te falo que aumentou em muito, em qualquer marca, este problema de luz de injeção acender. Está igual o vírus da Zica….

  43. Boa noite Fernando blz? Gostei muito do seu blog e estou com dúvidas em adquirir um carro semi-novo. Eu sou um pouco leigo tratando-se sobre carros e peças, e estou muito afim de comprar um carro com o objetivo de ir trabalhar e sair com a família. Tenho amigos que entendem muito bem sobre carros mas eu não faço a mínima ideia aonde comprar um semi-novo. Você poderia me indicar uma agencia em que vc confia?

    1. Olá Guilherme. Obrigado por participar com a gente. Estou em BH e sinceramente não consigo pensar em um loja como sugestão. Isso acontece com todos que querem comprar um semi-novo. Por isso devemos ir por experiências de amigos próximos que compraram um recentemente. Leia o nosso post abaixo. Acho que vai ser útil para os passos que deve tomar. Abraços e sucesso com seu carro novo!
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fim-de-semana-no-maos-ao-auto-como-escolher-um-carro-usado/

  44. Olá Fernando, parabéns pelo site, desde de já agradeço a atenção, tenho um Uno way 2010 e o mesmo está acendendo a luz da injeção eletrônica toda vez que a temperatura cai com o carro em movimento, por exemplo em grandes declives onde o motor fica mas livre, já foi passado scanner e identificou erro no sensor de temperatura, assim troquei e continua a mesma coisa, só pra informar não atrapalha em nada o funcionamento. Abraços.

    1. Olá Alexandre. Também é preciso verificar se o sensor é o original. Muitas vezes ele é trocado por um com temperaturas medidas e não aceitas pela central. (existe um valor máximo e um valor mínimo, como um exame de sangue, e isto faz a luz acender). Substituir a mesma peça não significa é a que saiu de fábrica. Isto tem que ser confirmado em uma concessionária com a numeração do sensor que está no seu carro em mãos. Talvez zerar os parâmetros da central podem ajudar.

  45. Bom dia Fernando ,

    Será que poderia me ajudar?

    Estou com uma dúvida, meu veículo está com o comando de seta quebrado porém, a luz do air bag está acesa, e a oficina informou que não tem como regular o air bag sem o comando de setas, isso é verdade?

    1. Olá Danieli. Normalmente se regula esta luz com um Scanner eletrônico apropriado.. Mas alguns carros tem a chamada eletrônica embarcada, o que significa que um função precisa do bom funcionamento da outra, como se fosse uma correção em sequência.Como a distância não me permite uma avaliação mais precisa de que este é o caso eu sugiro: ou vc troca a seta, visto que ela já está quebrada, ou procura uma segunda avaliação em oficina especializada em airbag.

  46. Bom dia,a roda traseira do lado esquerdo do meu carro começou com um barulho,como se algo tivesse raspando na roda,mais so da para ouvir quando o carro ta em baixa rotaçao quando vc vem freiando,ate o momento achei que pudesse ser o rolamento,porem so da pra ouvir quando o carro ja esta quase parando..o que poderia ser?

    1. Ola Thamiris. Peça que examinem as pastilhas de freio e os discos de freio. Também pode ser apenas algo raspando. Mas vc deve levar o carro a um mecânico por se tratar de área dis freios e roda.

  47. Boa tarde Fernando, parabéns pelo site.
    Eu tenho um Fox 2011 1.0, e apesar de ler muito na internet que é um carro lento e beberrão, notei de uns tempos pra cá que. pelo que marca no painel, o carro está com um consumo muito alto, eu coloco combustível pra rodar 90km pelo painel e quando chega em 45km rodados o ponteiro e o marcador de quanto falta pra acabar o combustível no computador de bordo já me indica que tenho que abastecer novamente, eu não tenho um pé pesado e nem dirijo muito rápido, lembro que o gasto não era tão alto antes…o que pode estar acontecendo, realmente está gastando ou pode ser só o painel mostrando errado?

    Obrigado.

    1. Olá Kiko. Obrigado por participar. Em primeiro lugar: se estiver usando álcool, pare. Fora isto faça uma revisão nas velas e cabos, que realmente aumentam o consumo. Filtros de ar e combustível também devem ser trocados periodicamente. Um fator que tem acontecido muito (se for o seu caso) é a mistura de combustíveis (álcool/gasolina), isto confunde a central e aumenta o consumo.

      1. Senti que depois de fazer isso uma vez realmente o comp de bordo meio que se perdeu, mas já faz um tempo e agora não estou mais colocando alcool, tem algo mais que eu possa fazer? Obrigado.

  48. Boa noite , estou com um problema no meu Palio 2008 1.4 flex, o farol de neblina não está ligando, e no painel do lado esquerdo onde tem o botao de acionar o farol de neblina acendia uma luz, e não está ligando a luz, e o fusil não está queimado, gostaria de saber o que faço antes de ir em um lugar especializado, pena que não posso mandar imagem ou vídeos, se alguém quiser me ajudarz, meu whatsapp e esse 06298307927, mando vídeo na hora do problema …

  49. bom dia fernando!gostaria de uma ajuda,onde esta a data de fabricacao da bateria?tenho um for fiesta sedan street 1.6 8v 2003,tem uma moura de 48h.quando piso no freio as luzes do painel e outras dao sinal de enfraquecimento.o hodrometro parcial esta marcando mas nao consigo zerar apertando obotao.ja desconectei a bateria e conectei novamente e nada do hodrometro zerar.tem amigos que tem o mesmo problema,com mesmo carro,se quexam que a bateria de 48h e muito fraca,ja cortaram a cx.da bateria para colocar uma de 60h.sera que e certo?esta bateria de 48h foi dimencionada p/esse carro?se puder ajudar agradeco;estou sempre conectado;admiro sua capacidade profissional;abracos.

    1. Olá Marcos. Bom dia. Não, mudar a bateria não é o correto e sim mantê la carregada. A de 48 é a original do seu carro e atende bem o sistema elétrico dele. Se sua bateria consegue virar o motor normalmente, então ela está em bom estado,e qualquer outro componente elétrico é suportado pela bateria, embora somente um teste possa dar certeza.A luz de freio interferir pode ser aterramento ruim nas lanternas. Ja com o hodometro, pode ser simplesmente defeito nele. Talvez se vc deixar bateria por mais tempo desligada ele volte ao normal. Abraços.

  50. O meu vidro de vez enquadro, ele sobe sozinho e não abaixa de jeito nenhum.
    Porém é só do lado do passageiro. Aí fico apertando, e ele abaixa um pouco e trava outra vez, passa umas horas e ele volta a funcionar normal novamente.as vezes passa 1 semana sem da esse problema, aí um belo dia da outra vez.
    Oq pode ser?

  51. bom dia fernando, eu tenho um gol g5 2010, ele estava com um vazamento de óleo no retentor do volante , então levei no mecânico ele trocou o retento, parou de vazar mais ele esta amarrado não anda 1/4 do que andava, ele falou que tem que levar no scanner que ele volta ao normal, mais tenho certeza que não é isso. O que você acha que devo fazer ?

    1. Olá Pedro. Se o mecânico tirou a correia dentada para trocar o retentor pode ser que o ponto tenha ficado um pouco ruim. Mas também pode ser até algum fio que ele esqueceu de religar, visto que por ali muitas peças tem que ser retiradas. Outra possibilidade, (mas nesse caso vc vai ter consultar no manual se pode fazer esse procedimento sem atingir outros acessórios) é desligar o negativo da bateria, esperar uns 15 minutos, religar e deixar a chave do carro ligada (somente painel) por uns 30 minutos e depois verificar de normalizou. Mas faça isto com a porta do carro aberta para que ele não trave com as chaves no contato . Apenas uma dica: quando se troca o retentor e juntas o suspiro deve ser verificado. Se ele estiver entupido o vazamento quase sempre retorna.

  52. ola fernando, comprei um gol g5 2011 e estou com ele algum tempo e ontem fui sair com ele e 1 macha nao estava entrando e nem a “r”, e a 2 estava entrando na 4 e a 3 na 5, o que sera que pode ter acontecido ??

    1. Olá Carlos. Somente um mecânico pode avaliar melhor. Mas pode ser cambio empenado, trambulador (articulação do cambio) com defeito. Algo perto da caixa impedindo o encaixe destas marchas, e por fim defeito na embreagem ou caixa. Estes últimos mais raros.

  53. Bom dia gostaria de tirar uma duvida tenho um voyage g5 2010 to querendo instalar um dvd 2din no painel so que tem um problema são os botões que tenho que retirar ( botões do vidro eletrico das portas de traz ) teria como eu passar esses comandos para a porta do motorista trocando a moldura e o interruptor do voyage pelo do golf que tem todos os comandos nele inclusive das portas trzeiras

    1. Olá Anderson. Eu nunca fiz esta mudança, então seria uma caso para ser analisado com as peças na mão. Mesmo assim existem sempre outras possibilidades para resolver esta instalação. Uma boa loja de acessórios vai encontrar um jeito de instalar do modo que vc quer.

  54. Boa tarde, tenho um Punto Atracctive 1.4 2010, ele está acendendo a luz da injeção e ao mesmo tempo perde a aceleração, ja foi trocado corpo de borboleta e o problema parou, depois de uns 6 meses voltou, a gasolina do reservatório de partida a frio estava acabando muito rapido ai foi trocado uma peça que se chama selenoide, resolveu o problema da gasolina sumir porém o problema da força e luz acessa persiste, e o mecânico diz q no raster não acusa nada de anormal. Grato.

  55. Tenho um renault kangoo 2003,
    acciono o dispositivo de setas as luzes piscas não funcionam e nem oiço
    o tic tac do relé de setas., mesmo pressionado sobre o botão piscas a 4
    tb não acendem. outro problema é que não consegui ainda localizar o relé de setas.

  56. Boa Tarde! Estou com problemas de Zinabre na bateria do meu carro, gostaria de saber onde levo para trocar/arrumar, mecânico ou eletricista? Obrigada!

  57. Olá, o Volante do vectra travou o eletricista disse q o chicote de fios 3nrolou no mesmo refez o serviço e relógio os fios trocou os fusiveis e agora fica aparecendo no Painel de bordo “Transmissão automática ” isso tem algo a ver com o Câmbio automático? Ou esses fios não se trata de câmbio automático!

    1. Olá Yasmin. Sim, pode ter haver com a transmissão automática. Talvez tenha ficado algum fio desligado ou tenha se desprogramado, pois a maioria dos eletricistas desliga a bateria para realizar um serviço mais delicado. Leve até uma loja que tenha equipamentos de rastreamento para saber porque esta indicação apareceu. Não deixe isso para depois, pois avarias mais graves também podem estar acontecendo.

  58. Tenho um Fox 2007/2008, quando piso no freio, acende kit meia luz (painel, meia luz) e a luz de freio fica acionada direto quando ligo a chave de luz.

      1. Obrigado Fernando e parabéns pelo Site. Qual seria as Lampadas corretas para este modelo de carro ? Acabei deixando de falar na pergunta acima, Quando acendo o farol, depois de algum tempo, a luz EPC acende no painel, é influencia da situação das lanternas de freio ?

        1. Sim. Creio que vc está com um problema de aterramento ruim na lanterna traseira. As lampadas podem variar, mas normalmente no Fox é de um polo 21 Watts para o freios e 5 Watts esmagada para os faroletes (luz de posição). Seja bem-vindo ao site!

          1. Caso Resolvido, Troquei as Duas lampadas da lanterna que no meu carro é dois polos. E tbm as lampadas da placa.

  59. ooi estou com um fiesta 2008 flex 1.0 e eu passo o scanner e acusa sensor de nivel de combustivel, voltagem alta, ja troquei a boia de combustivel e ainda continua apresentando o mesmo defeito. ja testei os fusiveis e esta normal. oq pode ser?

  60. Boa noite
    Comprei um jetta 2013 tsi e estava com a luz da injeção aceza. Foi pra consecionaria trocaram a Central, codificaram e o carro chegou em casa com a luz acesa novamente mas antes da troca a agora depois ele funciona normalmente.
    Teria algum problema por andar assim?

    1. Olá Sidinei. Toda vez que está luz acende devemos rastrear para ter um resultado. Mas temos reparado o mesmo problema em muitos modelos e quase sempre é combustível nacional ruim ou muita mistura deles.Ou seja: o nosso padrão Flex é um, mas o combustível brasileiro não respeita este mesmo padrão. Procure usar somente um tipo de combustível e de boa referência. Também não deixe de rastrear o carro.

        1. Muitos tem andado com esta luz acesa. Mas vc tem que saber porque ela acendeu. O problema pode ser outro e o carro pode parar. Uma sugestão: alguns clientes mudaram a gasolina com problema como o seu. Pode parecer propaganda, mas eles passaram a usar gasolina comum da Shell e a luz não acendeu mais. E por incrível que pareça, eu já li em manuais de carros da volks esta recomendação: usar somente gasolina da Shell…

  61. Bom dia amigo , o golf tem no interior do compressor uma valvula , pode informar qual defeito ela apresenta, pois ,foi efetuado vácuo ,colocado óleo +contraste , quando aciona o sistema funcionatudo , compressor atraca ,ventiladores entra em ação , porem as pressões no manifold não faz a diferença entre baixa e alta , dai o sistema não funciona , voce pode dar uma dica , grato.

    1. Olá carlos. Será um diagnóstico a distância. Mas quando a válvula compensadora do fluxo do compressor do Golf (até 2004), falha, não há eficiência, mesmo com todo o resto funcionando. A medida da pressão da linha de baixa fica alta. A solução é a troca da válvula Sanden. Mas normalmente, se for esta válvula em questão, não é necessário retirar o compressor para trocá-la. Alguns técnicos gostam de soldar o orifício dela, mas não seria uma boa ideia. O estrago pode ser maior. Espero que seja este seu problema. Confirme com um técnico de confiança que fará teste com manômetro. Abraços.

      1. Bom dia amigo Fernando Ivanenko , sendo a válvula e melhor troca-la , pois se houver uma obstrução na linha ,pode ocorrer quebra do compressor , abrigado.

  62. Oi, td bem ? no caso de um caminhão que utiliza duas baterias 12V/180Ah, e uma delas está com problemas, eu poss substituir essa bateria por outras de menor *Ah ? pr exemplo, duas baterias de 90Ah ?

  63. Boa tarde, estou com um problema no farol de milha que instalei no meu carro. O relê e o fusível estão esquentando muito, o que acaba ocasionando no rompimento do fusível. Já troquei a fiação e tudo mais que o eletricista recomendou, só que de nada adiantou.

    O que poderia ser?

    1. Olá Diego. Se a ligação está correta, todos os fios, então a solução é aumentar a potência do relé. Use um de 70A. O fusível também deve ficar antes do relé, e não na saída dele. Se puder me manda o esquema que vc fez, os números do relé e o que está ligado neles. Abraços.

      1. Olá, Fernando. Bom dia. Verifiquei todas as ligações e fios e tudo estava correto. Dei mais umas olhadinhas para ver o que poderia ser e constatei que a tampa que vai atrás do farol de milha, que serve para fechar a cúpula para não entrar água, era de material plástico e não continha orifícios para a saída de calor acumulado pelas lâmpadas e assim fazendo com que super-aquecesse e causasse derretimento dos fios ocorrendo a queima do fusível por causa do mal contato.

        Enfim, retirei aquela tampa e desde então não obtive mais problemas com o mesmo e tudo corre perfeitamente. Pode ser que isso sirva para outras pessoas que esteja com o mesmo problema.
        Obrigado pela atenção e por responder a minha dúvida.

  64. Obrigado por responder. Verifiquei que o aterramento que sai do relé está sendo ligado no negativo da bateria. Essa ligação está correta? Vi alguns esquemas de ligação do relé e nenhum deles indica para que seja ligado o aterramento do relé ao negativo da bateria.

  65. Boa noite Fernando.

    Tenho um Peugeot 408 de 2011, notei que nos ultimos 6 meses troquei umas 4 Lâmpadas do farol baixo, 1 do lado esquerdo (essa ficou nitido que queimou) e 3 do lado direito, sendo que uma foi ontem, mas decidi testar as Lampadas que tinah trocado desse lado e vi que duas delas ainda estavam boas, tinha comprado pois quando trocava por uma lampada nova (sempre philips) ela acendia e ficada um tempo assim, só que agora as vezes acende, as vezes não, o que pode ser? Lembrando que é só com o farol baixo do lado direito o problema.

    1. Olá Gabriel. Verifique o estado das tomadas destas lampadas. O negativo por ali esquenta muito e apresenta mau contato. Também verifique a tomada geral do farol que é um chicote externo que encaixa entre as duas tampas do farol.Os pinos delas costumam desalinhar e apagar algumas lampadas dentro do farol.

  66. Bom dia, Tenho um corsa sedan 95/96 1.6 GL. Comprei esse carro a um ano. Mas desde q comprei, ele esta com a luz da injeção acesa. Já deram reset e não adiantou. Na oficina em que costumo levar (e isto tem sido com uma certa frequência) o eletricista não tem o scanner e só trabalha com uma lanterninha. Me informou que possivelmente poderia ser um problema na parte elétrica e me disse que por alto, ficaria em torno de 200,00 pedradas para descobrir o que era e que talvez poderia sair até mais caro. Logicamente, um tiro a esmo para ver seu eu cairia. Enfim! O carro direto esta com problemas. Se rodar muito, o freio começa a dar uma falhadas estranhas (isso porque eu troquei todos os cilindros, pastilhas e lonas e regulei o freio com direito a sangria). Mas o que eu gostaria de saber…é, essa “luzinha” pode explicar ou mostrar que os problemas que estão acontecendo com o carro, é derivado da mesma???

    1. Olá Inácio. A luz da injeção acende quando algum componente dela apresenta defeito ou medidas fora dos padrões. Mas ela atua somente na injeção. Até mesmo combustível ruim tem acendido esta lampada. Mas o rastreamento tem que ser feito para saber a causa. O defeito fica gravado na memória da central. Quanto ao freio pode ser a válvula do hidrovácuo ou perda de potencia do motor. Mas apenas um mecânico vai dar o diagnóstico correto.

  67. Bom dia, acompanho bastante o canal e já me ajudou em dois problemas no meu carro..

    Porém andou aparecendo um novo problema no meu carro, eu estava acostumado a andar na gasolina, ai umas 4 vezes seguidas eu andei com ele no alcool, aí do nada ele me apresentou um problema estranho. Começou a dar umas falhadas em marcha lenta, como faz 4 meses que comprei o carro resolvi ver as velas, e constatei que estão 2 velas novas e duas velas velhas, eis a questão: O que será o problema, ando preocupado com essas falhas, são graves? Qual é a solução?

    1. Olá Danilo. Troque as velas (todas) por marca original ou NGK. Verifique o estado dos cabos e troque se estiverem com aparência envelhecida. E não use álcool (combustível). Ele está causando muitos problemas como o que vc menciona.

  68. Boa tarde.
    Meu vidro elétrico quando acionado pela lado esquerdo desce e trava fazendo um barulho, isso três vezes! E o mesmo processo acontece ao levantar. Quero salientar que devido a necessidade de utilizar o carro, confesso que tenho de dar uma ajudinha.
    Por favor, o que faço?

    1. Olá Aroldo. Pode ser problema na máquina, algo pode ter soltado ou mesmo algum parafuso que segura ela. Vai ser necessário retirar o forro da porta e observar o comportamento da máquina e motor quando são acionados.Confira se todos os parafusos no local estão apertados.

  69. Fernando, meu uno fire flex 2008 as vezes não apaga a luz do Fiat Code e o carro não pega, tenho que gira a chave algumas vezes para apagar, e normal? Tenho outra pergunta, ele quando esquenta a marcha lenta fica muito baixa e o carro treme, não falha e nem apaga. Será que pode ser o sensor map?

    1. Olá jeferson. Qualquer atuador da injeção, como é o map, quando apresenta defeito, a luz da injeção acende. A marcha lenta pode ser por combustível com muito álcool. Alguns modelos conseguimos regular a lenta com o Scanner. Quanto ao code, não é normal acender assim, Leve até um chaveiro que mexe com chave de carro para ele avaliar o módulo do code. Você pode ficar na mão subitamente.

  70. Bom dia tenho um agile 2011 duas vezes deu defeito partida. Quando vou dar partida o motor de arranque fica travado dando partida sozinho. Mesmo com a chave desligada e as vezes quando viro a chave pra dar partida o painel acende mas o motor de partida não liga. É acende luz de manutenção vou tentendo até ligar duas ou mais vezes.

  71. Bom dia Fernando, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo site e pelo seu esforço em ajudar as pessoas, estive lendo os comentários aqui e o meu problema é parecido com o do Ítalo do Golf 2013, tenho um Golf 2011 e na primeira partida do dia (ás vezes), ela fica pesada ou até mesmo nega, mas na segunda tentativa ele pega sem problemas, depois de andar com o carro e já com o motor quente quando desligo e espero uns 10 min. tento dar a partida e acontece a mesma coisa (não é sempre), a bateria é nova cheguei até a levar na revenda da Heliar e fizeram testes e nenhum problema com a bateria foi encontrado. Espero que possa me ajudar. Obrigado.

    1. Olá frederico. Antes de pedir uma revisão do aranque, observe o estado de cabos e velas do carro além do negativo principal. Se tudo estiver ok um eletricista vai ter que examinar o arranque na bancada. Seja bem-vindo ao Mãos ao Auto.

  72. Bom dia . parabens pelo blog tirei algumas duvidas
    Gostaria de uma ajuda tua.
    Tenho 30mil e qro comprar um carro.
    Mas nao sei se compro um carro mais novo simples ou se comprou um com mais opcionais e mais “antigo”
    Por ex, com esse valor e um pouco mais. Posso comprar um onix 1.0 2013/14 ou um focus 1.8 2010hatch.
    Qual eh a melhor saida?
    Obgd

    1. Olá jeferson. Eu sugiro uma pesquisa e até conversar com amigos que tem um Onix ou um focus. Minha opinião é bem pessoal. O Onix tem sido o carro mais vendido do Brasil, é um GM, o que lhe dá fama de durabilidade. Já, em comparação, o Ágile da Gm tem sido muito criticado em vários aspectos. Eu ficaria com o Onix em vez de um Focus, como vc diz. Já se foi o tempo em que um Ford ganha em tudo que pode oferecer de conforto. O ano dos dois também pesa. Mas o principal é verificar a quilometragem, a rodagem e manutenção que o ex-dono aplicou. Talvez esta matéria possa te ajudar mais.Abraços.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fim-de-semana-no-maos-ao-auto-como-escolher-um-carro-usado/

  73. Ola Fernando!
    Um Rapaz esta me oferecendo un Honda Civic 2009, porem sinistrado, ele compra carros de leilao e os repassa, ele disse que foi batida frontal e foram trocados farois,parachoque e o capo, o que devo observar que pode estar afetado e possa a vir dar problemas futuros graves?
    O carro esta impecavel, pouco mais de 70 mil km e obvio bem abaixo da tabela tendo rm vista o citado! Um amigo ja se prontificou a olhar, mas umas dicas a mais sao bem vindas, Obrigado desde ja, Abraço
    att Higor Vinicios

    1. Olá higor. Vc deve olhar a suspensão e estrutura geral do carro. O alinhamento e balanceamento são um bom indicadores do resultado final da reforma. Faróis e seus suporte também. Estado geral do motor, como barulhos e muita fumaça na descarga, Mas lembre-se que um carro sinistrado pode ter uma surpresa escondida que somente o tempo vai mostrar. Por isso eles são mais baratos, para que não haja reclamações judiciais posteriores. Ou seja a garantia vai ser de 3 meses, ou mais se combinado, mas os defeitos ocultos estão como que explicado ao comprador como possíveis de acontecer. Por outro lado já vi alguns carros sinistrados em ótimo estado.

  74. meu fiesta não esta marcando corretamente o combustivel, troquei boia e sensor continua ainda não marcando direito so marca de 1/4 para baixo, é muito ruim ja levei em varios locais so dizem que e o sensor e a boia que como ja falei ja troquei ja não sei mais o que faço peço ajuda amigos.

    1. Ola drayton. Se foi feito um teste com a boia na mão (movimentando lentamente a haste da boia) e o marcador mediu certo, então eu acredito que o defeito é quando a boia está dentro do tanque, (quando ela é reinstalada) talvez agarrando em algum fio ou cano, ou até mesmo tanque amassado. A tomada dela também tem que ser revisada quanto a possíveis mau contatos, como o aterramento.

      1. oi fernando, foi feito o teste com a mão, com ele cheio e vazio mas ele não deu a medida certa , houve vezes que ele trocava cheio para vazio e vazio para cheio , ai nos envertemos os fios mais nada. Vou observar a parte do aterramento que Diogo Henrique falou.

    1. Olá anderson. Vá até o seu mecânico e peça para limpar o anti-chama do seu motor. Ele costuma causar isso nos carros da VW. Mistura de tipos diferentes de óleos também pode causar esta borra.Não deixe de levar o carro até uma oficina. Abraços e obrigado por participar.

  75. bom dia tenho uma ducato 97 quando vou dar a partida o motor de arranque so gira as veses ameaça pegar no inicio dava a primeira não pegava na segunda pegava agora parou de pegar so fica girando o que pode ser

  76. Bom dia,

    Gostaria de uma ajuda, porque tenho um ford Ka 2011 e está com problemas no alerta, as setas funcionam perfeitamente, só que quando aperto para deixar em alerta não está acendendo, favor, sendo possível me passar uma orientação. Obrigada!

    1. Olá Thais. Primeiro vc deve olhar o fusível do alerta se ele está queimado. Normalmente ele tem um triangulo como símbolo indicativo na tampa da caixa. A segunda possibilidade seria a própria tecla do alerta com defeito. Experimente ligar o alerta e variar as posições da tecla, empurrando para os lados e apertando e soltando aos poucos. Se o alerta piscar, ou ameaçar piscar, então o defeito é na tecla.

  77. Olá, boa tarde.

    Acompanho sempre o canal e já resolvi problemas com as orientações de vocês.

    O que acontece, eu tenho um Corsa Hatch 2010 e ele está falhando bastante, troquei somente as velas (NGK), acontece que o carro continua falhando, o que pode ser? Cabo de vela será?

    Desde já obrigado, adoro o canal.

    1. Olá Danilo. Sempre se deve trocar os cabos junto com as velas, a não ser que sejam bem novos. Peça também um escaneamento do carro. Existe um teste simples de cabo: com o carro ligado e os cabos de velas já meio frouxos, puxe um por um com um alicate e veja se em um deles o giro não cai. Se acontecer isso é neste que está o problema. Pode ser cabo, vela ou até o bico injetor. Mas cuidado para não tomar choque dos cabos! Na dúvida peça um mecânico para fazer este teste pra vc. Abraços e obrigado por participar.

  78. Fernando boa tarde.

    Ontem me deparei com algo que não desejo a ninguem, meu carro estava sem agua e acabei esquecendo de olhar ontem e o que aconteceu: carro começou a fazer um barulho estranho quando fui ver o carro estava sem agua, só que não havia subido a temperatura do carro, acontece que esta pingando agua agora de trás do moto, uma mangueira que fica atrás do motor, queria te perguntar, será que fica mais ou menos quanto pra arrumar?

    Carro Corsa Hatch 1.4 2010 Completo
    Estou preocupado pois estou sem grana.. :/

    Obrigado Fernando, você sempre tira minhas duvidas.

    1. Olá Danilo. Quase sempre é um serviço com preço em conta. Mas uma avaliação deve ser feita por um mecânico para ver se existe mais alguma peça escondida e danificada. Se for apenas a mangueira, aqui em Bh não chegaria a 100 reais o serviço com a peça. Peça um orçamento e fique atento ao nível de água. Abraços.

  79. Oi Felipe, já vasculhei seu blog em busca desta solução Rs. Sou mulher mas adoro carro e sempre tento entender o que ocorre para levar na oficina . Tenho um C3 2010 , já tem 6 meses creia , que o problema persiste, meu carro vive esquentando sem motivo aparente, já troquei diversas peças a última que troquei foi o eletroventilador aí sem o ar ligado o carro Naum esquenta mas basta ligar o ar que ele superaquece. Pé,o amor de Deus me dê uma luz, pq com essa crise Naum estou podendo levar numa autorizado.obrigada.

    1. Olá Neyane. Vc sabe se trocaram a válvula termostática? Repare se ele esquenta mais em subidas. Se puder me passar a relação de peças trocadas e se são originais ou não seria de muita ajuda. Outra pergunta: quando ele esquenta a ventoinha arma (eltroventilador)? Ou ela fica sem funcionar?

  80. ola. tenho um palio elx 1.4. 2009. de um tempo pra ca, sempre ao ligar ou piscar o farol, o radio desliga e liga novamente!! o que poderia ser?

      1. Obrigado pela resposta. Pois é.. um pouco estranho.. começou do nada esse problema..
        Não sei se tem a ver, mas há alguns meses fiz a troca do botão do alerta(inclusive peguei a dica aqui). Ficou tudo bem mas agora tem acontecido isso !!
        Parabéns pelo site e pelas dicas..

  81. o meu fiesta 2007/2008 1.0 não esta marcando corretamento o relogio de combustivel, fui ao mecanico e o mesmo disse que era o sensor e a boia comprei ele trocou e ficou a mesma coisa ai me disseram que tem que ser original eu comprei uma original ficou marcando tambem errado.

    ja foi em outros eletricistas mas esles mim dizer ser o senssor e a boia , peço ajuda .

    Drayton Dantas de farias

    1. Drayton, não sou eletricista e nem mecânico, mas tive um problema quase igual, mas foi com o sensor de temperatura. Os eletricistas diziam que era painel de instrumentos com defeito, sensor termostático e outros equipamentos. Até cheguei a trocar algumas peças, mas nenhuma resolveu. Eis que um amigo me deu a luz, pois ele teve o mesmo problema com o carro, ele resolveu o problema fazendo um novo aterramento no carro, pois isso estava interferindo na leitura correta do painel de instrumentos. Tive que, praticamemte, obrigar o eletricista a fazer isso no meu carro, pois ele disse que isso não era possível porque nao tinha nada a ver. Pois bem, ele fez um novo aterramento e até hoje nunca mais obtive problemas de novo. Tenta isso, pode ser que resolva.

  82. Cara tenho uma saveiro G 6 mandei lavar e colocar xénon som ,câmera e até farolete de led depois peguei o carro pronto em casa descobri que o vidro não baixa com farol aceso será que pego água da lavagem ou a loja fez alguma coisa errada?

    1. Olá Leandro. Vc pode desligar o negativo da bateria e esperar uns minutos para ligar e observar se resolveu. Mas antes veja no manual se algo pode ser comprometido ao desligar a bateria. Sim, também pode ser água interferindo e instalação mal feita.

    2. Olá Leandro. Vc pode desligar o negativo da bateria e esperar uns minutos para ligar e observar se resolveu. Mas antes veja no manual se algo pode ser compromentido ao desligar a bateria. Sim, também pode ser água interferindo e instalação mal feita.

  83. Boa tarde Fernando,

    Estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso sobre a seta. Para simulá-la no projeto, utilizaremos um relé de seta DNI 1109 de 3 terminais e de 12V. Entretanto, a placa que utilizaremos para mandar o sinal para o relé é uma Arduino Uno, que é de 5V. Gostaria de saber se saberia me me ajudar, para que o sinal que é emitido da placa para o relé fosse transformado, ou algo assim para que o relé recebesse tal sinal, podendo fazer o pisca das lâmpadas.
    Desde já, agradeço!

  84. Bom dia, tenho um siena hlx 1.8 2008/09. quando o carro está quente fica com dificuldade na partida e pior ainda se eu parar o carro em uma ladeira. É como se a bateria estivesse descarregada o motor de partida parece girar pesado.
    já com o carro frio em ladeira ou não, ele pega normal menos de 1 segundo entra em funcionamento. Alguém poderia me ajudar?

    1. Olá Adriano. Primeiro vc deve fazer uma inspeção no aterramento principal do carro. É um fio que sai do negativo e desce até a caixa de marca. Basta verificar se a ponta dele na caixa está firme. Mas faça isto com o carro frio. A opção final é retirar o arranque e fazer alguns testes de bancada. Se for defeito nele, provavelmente será escovas e induzido.Também tenha certeza que as velas e a bateria então em dia.

  85. Prezado amigo! Tenho um Civic 2004, e meu problema e o seguinte: As luzes de freio pararam de funcionar de uma hora pra outra!
    Teste fusível fios que saem da caixa de fusível tem corrente, so que no interruptor não tem sinal. Oque pode ser?

    1. Olá Sergio. O Honda é um excelente carro e esse que vc está interessado me parece ter referências muito boas. O que falta é uma vistoria pessoal, se já não fez. A blindagem me agrada e seria bom ter mais informações sobre ela, que tipo de proteção ela disponibiliza, etc. O vendedor afirma ter todo o histórico do carro. Ser de único dono, e ter quilometragem baixa, também é uma vantagem. A apresentação dele me agradou e o preço parece estar abaixo da tabela. Mas isso sempre pode cair, ser negociado. O link abaixo talvez possa te ajudar mais. Abraços e obrigado por participar.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/11/fim-de-semana-no-maos-ao-auto-como-escolher-um-carro-usado/

  86. Olá Fernando;

    Tenho um c3 2005 1.6 16v e ele esta com alguns problemas que quase ninguem consegue resolver quando saio com meu carro ele atinge 16km a luz de freio no painel acende e permanece acesa com a alavanca de arriada até o final sendo que antes de eu sair eu abaixo ela apaga e depois como falei acima ela acende e sem contar que a direção eletrica hora fica leve hora fica pesada será que poderia ser um problema eletrico?
    Teria como vc me ajudar?

    1. Olá leandro. Sim, pode ser um problema elétrico. Mas são distintos. Sugiro que avalie a bateria e o alternador quanto a direção e a pastilha de freio quanto a luz. Quando a pastilha se gasta o óleo de freio desce para compensar o desgaste e a luz acende no painel. A distância atrapalha um diagnóstico mas vale a pena avaliar.

  87. Olá Fernando, tenho um celta 2005 o alarme pósitron Chevrolet não ta entrando nas configurações para codificar outro controle o que eu posso fazer? Ja levei em um eletricista ele me disse que tinha que trocar o alarme mas ta funcionando normalmente só o controle que esta quebrado. Desde já agradeço a sua resposta .

    1. Olá Alexsandro. Os passos são os seguintes:
      – ligue a chave do carro (apenas painel)
      – Aperte o botão mestre (aquele que fica oculto e é preto do tamanho de uma porca)
      – Solte ele depois que escutar o terceiro bip
      – As luzes da seta devem ficar acesas por uns dez segundos e a sirene vai bipar 4 vezes
      – Quando isto acontecer aperte ao mesmo tempo os botões cadeado fechado e cadeado aberto (ou o liga e desliga alarme juntos) Depois disso um bip longo vai confirmar o controle novo.
      Se não resolver, creio que o módulo pode estar com defeito. Um jeito de saber é pedir ao instalador para colocar um módulo de teste (e as lojas de acessórios sempre tem um ) e em seguida pedir para ele codificar o controle novo. Obviamente, se codificar, é sinal que seu módulo está com defeito apenas para codificar controles novos.

  88. a minha bateria ferveu na hora que coloquei, os pólos estavam correto, coloquei e assim que baixei o capo começou a chiar, dai ate abrir novamente o capo ela fumaciou, agora o carro não pega. estou com medo de por outra e fritar novamente. o que pode ser?

    1. Olá Wyllian. Se vc tem certeza que ligou corretamente, talvez seja defeito dela mesma. Repare se esta fumaça é de queimado ou de ácido. Se for de fio queimado talvez algo tenha fechado curto nela quando fechou o capô. Como pode ser também um curto oculto, sugiro que um eletricista experiente verifique tudo antes de instalar. Abraços e sucesso para vc.

  89. Olá ! Meu corolla 2009 ascendeu a luz da injecao, o carro está funcionando bem, já levei em três oficinas e acusa a sonda lambda pôs catalizador, estou com medo de comprar e não resolver o problema. O q vc diz sobre isso. Pode danificar outra coisa se eu andar C ele assim?

    1. Olá Anadisou. Peça um diagnóstico do catalizador em um loja de escapamento. Esta deve ser a primeira opção. Se o catalizador for aprovado, então a sonda é a outra opção. Combustível ruim também causa isto.

  90. Olá amigo! meu corolla 2009 1.8 flex ascendeu a luz da injeçao, o carro esta funcionando bem, porem levei em tres oficina, foi feito a leitura e acusa sonda lambda pós catalizador, um deles diz q a sonda esta boa, so que nao encontra o defeito q faz com q a luz fique acesa, foi feito teste na sonda e diz q esta boa, o que vc me diz sobre isso? posso andar com o carro assim? estou com medo de comprar a sonda lambda e nao resolver. obrigado!

    1. Olá Gomes.Tem que soltar um parafuso de chave treze no pé do distribuidor. Marque a posição antes de retirar. Puxe uma trava por ali, e os anéis de vedação estão no corpo. Tome cuidado com em obedecer a marcação que fez antes de retirar. (faça um risco no copo do distribuidor e outro no motor onde ele encaixa).

  91. Boa tarde Fernando, estou com uma dúvida: Tenho um JAC J6 e o meu sensor de ré fica apitando sem a chave no contato, desligado, quando encontra alguma barreira, ou seja, desligado. A lâmpada de ré também fica acessa direto (também sem a chave no contato) e a luz do painel também fica acessa sem a chave. Como forma paliativa, um amigo meu cortou um fio que passa embaixo da porta do motorista, (aí a luz do painel apagou, porém ela acende quando coloco a chave, então agora está aparentemente “normal”, porém com o fio cortado). Como forma paliativa tirei as lâmpadas de ré para não consumir bateria. Agora não sei qual o problema. Levei em alguns lugares para tentar arrumar, porém é uma dificuldade arrumar profissionais que conheçam do assunto. Será que é um problema de sensor, módulo ou cebola da ré? Não tenho conhecimento elétrico e gostaria de sua opinião. O que me chama atenção é a luz do painel ficar acessa. Bom, agradeço sua ajuda. Um abraço.

    1. Olá carlos. Pode ser algum fio colado no chicote da ré, ou mesmo ligação errada do sensor de ré se el foi instalado em aluma loja de acessórios.O estranho é que a ré deveria acender apenas com a chave ligada. Mas o sensor de ré também pode estar estragado perdendo sua função de interruptor de energia. Um eletricista deve vistoriar todo o sistema. Se o carro for automático, então a parte elétrica do câmbio tem que ser revisada.

  92. Queria fazer uma pergunta, eu comprei um Corsa Hatch 1.4 que está com um barulho estranho ao ligar, ele fica fazendo um barulho estranho, seria tipo “tec tec tec tec”, ai apos uns 2 minutos o barulho some e o carro volta ao normal..

    Estou desconfiando de oleo errado, ou marca ruim. Pode ser somente o oleo? Lembrando que não realizei a troca ainda..

    Vale a pena fazer a troca certinho?!

    1. Olá Danilo. Qualquer barulho que venha do motor deve ser verificado por um mecânico, mesmo que o carro pareça normal. Pode ser sim o óleo, mas também outras peças como correias de alternador e esticadores destas correias que fazem barulhos.

  93. Tenho um,a Ranger XL 2011 4×4 3.0 ela esta com defeito no marcador de combustivel ja troquei a boia fiz limpeza e foi verificado toda a parte eletrica eletrica e o defeito permanece ja me mandaram trocal o painel de instumento mas não encontro achei um no mercado livre mas não deu partida no carro. O que vc me orienta?
    obrigada

    1. Olá Maria Lucia. Obrigado por participar no blog. Eu sugiro que continue procurando um painel idêntico ao seu, não somente na internet, mas em desmanches autorizados de carros também. Além disso, existem eletricistas que conseguem recuperar painéis e marcadores de combustível. Pesquise pela internet sobre isso na sua região.

  94. Olá, Fernando! Tudo bom?
    Queria que vc me desse a sua opiniao sobre os carros chineses, em especial o da Jac Motors. Estou prestes a comprar um Jac J2 (que é 1.4) e a oferta é muito boa. Mas liguei pro meu mecanico e ele confessou nunca ter mexido em um e, portanto, nao pode emitir opiniao. O que voce acha da marca e desse modelo?

  95. Boa noite!

    Tenho uma dúvida, talvez o senhor possa me ajudar.
    Em meu veículo coloquei as lampadas super brancas e com o passar do tempo uma queimou e eu acabei destrocando pelas originais.
    Quando recoloquei as originais aconteceu que o luz no painel que indica farol alto está sempre acesa.
    O que pode ser? Poderia me ajudar?
    Desde já agradeço.
    Alisson

    1. Olá Alisson. As chamadas alampadas super brancas são totalmente fora do padrão. (se forem importadas). O que pode ter ocorrido é uma grande caloria e fios podem ter colado ou a chave de farol ter queimado. Outra possibilidade mais simples é vc ter errado a ligação da tomada. Neste caso desligue ela, repare a lógica da ligação e religue.

  96. Fernando Bom Dia!

    Tenho um Renault/Clio RT 1,6.(2001)
    Fiz cabeçote e a 2 dia estou andando com carro só que todo painel funciona normalmente menos o marcado de combustível.
    Parou de funcionar oque devo fazer ?
    E coisa seria

    1. OLá Gerson. Tudo indica ser problema na boia do tanque (sensor de nível de combustível) Ou na fiação dela. No caso da boia ela tem que ser retirada para fazer testes bem específicos por um eletricista. Outra possibilidade, embora mais rara, é defeito no marcador do painel.

      1. Fernando me tornei seu fã numero um pois o problema é justamento oque você falou”sensor de nível de combustível”já troquei e o marcado tornou a funcionar.
        Sou novo aqui só tenho 5 dias e seria muito bom se outros profissionais assim como você tivesse essa atitude e a gentileza de ajudar as pessoas leigas.
        MUITÍSSIMO OBRIGADO.

  97. Olá! quero parabenizar pelo excelente trabalho em nos orientar. A 2 meses comprei um fiesta serdan ano 2010 motor 1.0 flex, em que no outro dia a luz da injeção ficou permanentemente acesa e levei para a loja onde comprei o mesmo, e foi feito uma escanea que detectou que a sonda lambda e a válvula termostática estava prejudicada, então foi feito a troca dos mesmo, porém a luz da injeção continua acesa e que ao fazer o escaneamento não é encontrado nenhum defeito, o que você me orienta sobre isso?

    1. Olá Jose. Se o carro está rodando normal, pode ser memória suja ou ainda não sincronizada com a mistura do combustível. Mas se ele voltar a falhar eu sugiro verificar o estado da catalizador. Lembrando que toda vez que mudamos de combustível (ou da proporção dele) o carro deve estar com o tanque na reserva e o motor deve rodar 11 quilômetros para assimilar a nova mistura no tanque. Abraços e seja bem-vindo ao site.

  98. Olá, Fernando; parabéns pelo espaço e pela iniciativa de tirar as dúvidas de nós, leigos no tema. Gostaria de indagar a respeito de sua experiência com módulos “conforto” da marca “Quantum”; pode-se dizer que são confiáveis? Pretendo ter subida/descida de vidros e travamento automático das portas a partir de certa velocidade, mas não gostaria de instalar um equipamento problemático. Obrigado!

    1. Olá Alvaro. Obrigado por participar no site. Os produtos “quantum” possuem poucas reclamações por parte de clientes.Talvez a reclamação mais comum seja a de falta de peças de reposição, mas que a fábrica garante já ter resolvido. A tecnologia é de ponta. Também sugiro que converse com um instalador de acessórios sobre a qualidade e retorno deste tipo de alarme.

  99. Boa tarde fernando!!! VÊ se pode me ajudar, quando ligo o carro ele faz um barulho, mas somente quando ligo, um amigo disse que pode ser o Bendix do motor de arranque, meu carro é um voyage 2009/2010, pra eu comprar essa peça tem que ter algum codigo especifico ou é só comprar noramente com bendix do g5?

  100. Fernando, Bom Dia!
    Sou novo aqui e tenho acompanhado todas as postagens e vejo que você e uma pessoa 100% do bem, tentando tira todas as duvidas das pessoas leigas assim como eu.
    Vê se você me ajuda, Tenho um corsa seda Premium ano 2008 ele é flex e tem GNV.
    Ultimamente venho tomando uma surra para liga o veiculo, seja no gás, ou no combustível no ultimo sábado troquei as velas e mesmo assim venho apanhando.
    Isso é normal ou tenho que procura uma oficina especializada.
    Obrigado.
    Gerson

    1. Olá gerson. Procure uma oficina para medir a bomba de combustível. Também ande com o reservatório do flex sempre com gasolina tipo premium (melhor que aditivada). Peça ao mecânico que verifique o funcionamento deste componente. Ele tem que injetar o primeiro combustível do dia ou da primeira partida.

    1. Olá alysson. Pode ser que vc tenha mudado de combustível com o tanque ainda com outro (digo mudar até a proporção álcool/gasolina). Neste caso é necessário andar com o carro por 11 quilômetros para a central aceitar a nova mistura. É uma possibilidade. O link abaixo pode te ajudar. Outra opção é pedir para o mecânico desligar o plug do corpo de borboleta e vc segurar na partida por 15 segundos. O mecânico deve religar o plug com vc ainda segurando na partida. Em todos este processos seria bom usar uma bateria auxiliar para preservar a sua.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/pane-subita-do-carro/

  101. Olá pessoal tenho um fiat uno ep 1.0 2 portas 95/96
    ultimamente el ta apresentando uma folha quando liga nõa segura a aceleraçõa na hora de passar uma marcha isso noinicio mais quando ele ja está quente funciona normal ´so que a aceleração fica alta e baixa , como posso resolver este problema

  102. ola Fernando, o meu corsa hatch 2002(corsao), farol,ré,freio,piscam normal, ja as setas da frente e traseiras e o alerta nao funcionam, somente no painel, hj estou desempregado e nao da pra ir na oficina, queria resolver eu mesmo, como faço, ja que testei, fusivel, lampadas, e nnada adiantou por favor me ajude amigo, um abraço

    1. Olá Jose. O Corsão (maioria deles) saiu com dois relés de setas, iguais ao do Meriva. Eles ficam bem escondidos no compartimento do motor. Leia o link abaixo e veja se consegue achar os relés. Eles são baratos (cerca de 20 reais). Mas você vai ter que comprar (ou arrumar emprestado) pelo menos um para saber se o defeito é nele.É uma possibilidade de descobrir o defeito. Abraços e sucesso no conserto!
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/03/onde-fica-rele-de-seta-do-corsa-novo-o-corsao/

  103. Olá Fernando, boa tarde. Comprei um Citroën Aircross 2013/2014, há uns quinze dias, já aconteceu duas vezes o seguinte:
    Estando em movimento, ele começa a travar e destravar as portas, o limpador de parabrisa começa a funcionar e o farol acende, continuo andando, porém ao desligá-lo não consigo travá-lo com o controle da chave, somente com a chave na porta e depois ao tentar ligá-lo não dá partida e o limpador de parabrisa volta a funcionar e o farol volta acender:
    Já foram testados o relê e a bateria, foi colocado o aparelho e feito a leitura e não acusou nada.
    Gostaria de saber, com seus vastos conhecimentos, se pode me ajudar?
    Antecipadamente, agradeço sua atenção dispensada.

    1. Olá Ademir. Peça ao eletricista que revise os negativos principais do carro. Se você tiver uma chave reserva use-a e veja se algo muda nos defeitos.Também, alguns modelos igual a seu, passaram por um recall de fábrica por problemas elétricos como a troca do chicote do limpador de para brisa.

  104. Boa Tarde!
    Tenho um ford belina ll 1979.
    A seta do alerta junto a coluna de direção quebrou,e possivel instalar uma chave separada para voltar acionar o alerta
    com esta chave,visto que a original e um pouco caro e o pisca funciona normalmente!
    Desde já agradeço e aguardo resposta!!

    Victor Hugo Ebling Tapes R/S

    1. Olá Victor Hugo. Obrigado por participar. Sempre existe um jeito de instalar um alerta universal em um carro. Um furo vai ser feito na lataria e o carro vai ganhar um botão com o triangulo do alerta. Mas a ligação da seta da Belina é mais complexa, pois a seta e o freio podem ser conjugados. Para saber se sua Belina ainda é assim, observe se a seta pisca vermelha e se ela prevalece piscando quando se pisa no freio. Se for assim este é o caso de seta conjugada com freio. Mas um eletricista experiente (mais velho mesmo) vai saber o que fazer. Veja se compensa o custo final. Abraços.

  105. Oi sou novo aqui, tenho um astra 2002 automático , o mesmo estava no cavalete pra uma manutenção de rotina , houve uma tempestade e caiu um raio do lado do carro , queimou módulo multitimer módulo de injeção , bicos, placa de doido alternador… Enfim meu pesadelo começou aí, depois de trocar o módulo de injeção por outro usado, o carro não traciona a ré , levei no mecânico especializado e ele fez o câmbio todo e a ré continua sem força , será que o defeito está no módulo de injeção? Estou desesperado pra resolver….

    1. Olá Levi. Seja bem-vindo ao Mãos ao Auto. Não é minha especialidade, mas sei que que existe uma central de controle do cambio, o que pode estar causando este defeito. Em alguns casos a central deixa a caixa em sistema de emergência. Pelo ano do seu carro pode não existir esta central, o que retornaria a ser uma problema mecânico.

  106. Boa noite, quero saber como circuito soquete lanterna traseira santana Quantum pq ligo luz de freio e o pisca liga junto kkkk pensa no eletricista caseiro feito nas coxas, mais quero aprender se poder me ajudar

  107. Boa noite, quero saber como ligar o circuito soquete lanterna traseira santana Quantum pq ligo luz de freio e o pisca liga junto kkkk, pensa no eletricista caseiro feito nas coxas, mais quero aprender se poder me ajudar

    1. Olá Alex. A Santana e outros carros tem uma corrente para o freio (que chega na lâmpada quando pisamos no freio) e outra para o pisca que vem do comando. Talvez o fio da luz de freio esteja ligado ao da seta ou até colado. Você vai precisar de uma lâmpada de teste para consertar. Sugiro que leve até um eletricista porque é um serviço barato, mas que requer um conhecimento básico. E parabéns pela iniciativa de reparar o próprio carro. Se puder, observe e pergunte como vai ser feito o reparo. Abraços.

  108. Oi, Fernando. Primeiramente, parabéns pelo ótimo blog!
    O meu Sandero 1.0 16v 2009 em certas épocas, quando vou ligar o carro pela manhã ele faz um barulho que remete a uma engrenagem enferrujada, sem lubrificação. Depois de uns 6 segundos o barulho pára. Isso só acontece pela manhã com o carro frio. Devo informar que o kit de correia dentada já foi trocado, e tb os rolamentos.
    Também tenho outra dúvida: para regulagem de válvulas desse carro, vc sugere o padrão 0.20 / 0.25, ou para ele tem algum mais recomendável.
    Abraços.

    1. Olá Paulo. Seja bem-vindo ao site. Quanto a regulagem das válvulas vou ficar te devendo porque não é muito minha área. Mas existem na internet manuais técnicos que informam esta medida do Sandero. Já o barulho, se não for a correia do alternador (barulho alto e estridente) pode ser o arranque precisando de outro Bendix e buchas (leia o link abaixo). O barulho de arranque é como se fosse ferro com ferro e deve ser consertado antes que atinja a cremalheira do motor. Mas normalmente este barulho acontece com frequência e vai aumentando até parar de virar. Peça alguém para verificar o aperto da correia do alternador. Abraços.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/06/motor-de-partida-os-4-defeitos-mais-comuns/

  109. Boa tarde Pessoal!

    Tenho um Punto Essence 1.6 16V, a alguns dias vem acontecendo um fato estranho. Depois que o motor fica parado por umas 06 horas, ao ligar o carro, ele fica com baixa rotação ,uns 5.000 rpm mesmo acelerando até o fundo, mas logo depois de uns 10 segundos volta a ficar com aceleração normal.

    Como fica normal depois de alguns segundos não estou preocupando muito, mas tenho receio de acontecer algo grave no futuro.

    Podem me ajudar a desvendar o que está acontecendo com meu carro???

    1. Olá Renato. Podem ser vários fatores. Mas se a luz de injeção acender, você deve levar o carro até um oficina de injeção para saber o motivo. Mas Também pode ser uma questão de mudança súbita de combustível (se for o caso leia o link abaixo), gasolina com muito álcool ou mistura com álcool. Infelizmente o maior causador de defeitos em carros hoje em dia é o nosso combustível.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/pane-subita-do-carro/

  110. Boa noite. Bom, eu gostaria de saber um jeito de saber se o motor está ligado, e de preferência com acesso dentro do painel, pois preciso um “sinal” que será enviado ao rastreador para informar que está ligado o motor. Obrigado desde já!!

  111. acabei de trocar de carro e como sempre faço levei em meu mecânico q confio o carro tem tantos problemas q já chega a 3.000 reais o concerto o vendedor quer q eu leve de volta para o mecânico dele porem quando comprei o carro foi para a revisão q eles disseram ter feito . Agora eu queria q a loja desse pelo menos metade do valor pois disseram q o carro estaria ótimo e tbm disseram q sou obrigada por lei levar no mecânico dele oq eu faço Vc tem uma dica sou obrigada será

    1. Olá Thailyne. O que vale é a garantia dada pelo vendedor. E de fato é ele que deve consertar o veículo. Mas você consegue resolver esta situação facilmente em um tribunal de pequenas causas, pois o vendedor também tem responsabilidades no prejuízo que você teve. Somente conversando não vai resolver nada,visto que eles já até citaram a lei. Pegue as notas fiscais dos serviços feitos e procure ajuda em pequenas causas.

  112. Boa noite! Fernando me ajude pelo amor de Deus, meu fiesta sedan 1.0 flex ano 2010 está com variações na temperatura, ou seja, o ponteiro da temperatura vai até ao máximo que chega a ascender a luz, levei ao mecanico e o mesmo disse que é sonda lambda e a valvula temostática e comprei as duas peças, dai não foi resolvido e levei novamente, e o mesmo disse que é problema no cabeçote dai fiz todo o serviço e quando pego o carro hoje ao percorrer 60 km o ponteiro da temperatura vai ao vermelho, porém o carro não fumaça a ventoinha mesmo o ponteiro indicando alta temperatura dispara parece está normal, será que é o sensor que tá deixando o ponteiro da temperatura?

    1. Olá Jose. Me parece que o seu caso é o seguinte: o carro ferveu por causa da válvula travada e atingiu o cabeçote. O mecânico consertou, mas não trocou o sensor de temperatura que costuma estragar quando o carro ferve. Procure o mesmo mecânico que consertou e relate os fatos. Se o carro está normal, ventoinha armando, e o motor aparentemente dentro da temperatura (isto é muito evidente), então creio que pode ser o sensor.

    1. Olá Lucas. Consomem sim, mas a bateria sofre apenas quando o motor está desligado com os faróis acesos. Com ele ligado, o alternador repõe o que está sendo consumido. Igual uma boia de caixa de água. Quando se usa a descarga a boia enche a caixa de novo e assim por diante.No caso do carro isso vale para qualquer acessório elétrico. Abraços e seja bem-vindo ao site.

  113. Oi Fernando, bom dia! Estou com o seguinte problema no carro: tenho um Focus 2007 1.6 e está entrando ar no sistema de água. Estou esperando o dia em que recebo para levar à oficina. Até lá, estou ligando o carro as vezes pra bateria não descarregar. Até aí tudo bem, já sei mais ou menos o que é e como fazer. Minha dúvida é a seguinte: Meu primo disse que não é bom ficar fazendo isso, pois os casquilhos do motor podem colar. Procede isso?

    1. Olá Fabrício. Se o sistema de água for o do motor (eu entendi assim) o problema maior é que ele não vai resfriar e pode ferver, atingindo a junta do cabeçote. Melhor seria esperar consertar o carro e no dia mandar carregar a bateria. Mesmo porque o carro deve ir para a oficina em um reboque.

  114. Olá, Fernando. Tenho um ford ka 2009 esta fazendo em torno de 7 km na gasolina e 6 km no alcool só anda na cidade. Estou pensando em por gnv nele, por ser um motor de 1.0 e ter pouca mala e está bebendo acima do normal, compensa investir no gnv? Rodo em média 50 km dia.

    1. Olá Marcelo. Primeiro você deve investigar porque este consumo está tão alto. Não é normal. Mas com certeza o consumo com gnv é bem menor, mesmo que seu carro volte ao “normal”com gasolina. Quanto ao espaço, sempre haverá perda. Mas já existem tanques de gnv com tamanhos diferentes que ajudam neste aspecto.

  115. tenho um palio 2000 e quando dou partida fica fazendo uns chiados na parte da caixa de fusível, mas quando piso no freio ele para, oq pode ser, fico no aguardo!

    1. Olá Luiz. Obrigado por participar. Vai ter que retirar a caixa de fusível para saber qual relé está dando mau contato. Este chiado é típico disso. Pode ser um aterramento ruim ou mesmo o relé com defeito ou a base dele chamuscada.

  116. Fernando, Boa Noite! Tenho um Renault Megane 2010 e alguns problemas elétricos. Ele não está ligando quando piso no freio, ao tentar, ele da um estalo e acende a luz da injeção. Porém, na embreagem liga normalmente. A Lampada de Ré não acende mais e consequentemente o sensor de estacionamento também parou de funcionar. Quando piso no freio a lampada de ré do lado esquerdo acende muito fraca. Uffa, acho que é só. Já retirei a caixa de fusível que fica ao lado da bateria e troquei o fusível de 10A que estava aberto, mas os problemas persistem. Acredito que possa ser aterramento, mas como verifico e onde fica?

    Desde já agradeço!

    1. Olá Marcus. Mande inspencionar os interruptores do pedal de freio. O INTERRUPTOR DE RÉ também tem ser testado. Problema de aterramento será nas tomadas das lanternas. Procure nelas algum fio estorricado.E de novo verifique se o mesmo fusivel queimou. Se for o caso descubra o que ele protege consultando o manual.

  117. ola fernando meu voyage ele da solavancos quando ta em velocidade sem acelerar principalmente em 4 marcha sera i coxim do motor. devo trocar pois comigo nunca foi trocado [10 anos] eu consigo eu mesmo trocar usadando o macaco embaixo para erguer o motor com calço em baixo do motor por seguramça obrigado.

    1. Olá marcelo. Qualquer serviço de suporte de motor não é recomendável fazer em casa. A não ser que você tenha experiência. Trabalhar sozinho também é perigoso. Peça a opinião de um mecânico se o suporte é a causa dos solavancos. Também não é um serviço caro.

  118. Boa noite, Fernando.

    Deixar o carro parado por alguns meses, apenas o ligando para recarregar a bateria ocasionalmente pode acarretar em algum estrago ou dano?

    1. Olá Mateus. Obrigado por participar. Ligar um carro que fica parado só vai fazer bem ao sistema elétrico e ao motor, quanto a lubrificação. No caso da bateria eu sugiro ligar mais vezes para que não ocorra um acúmulo progressivo de descarga e assim ela vai acabar precisando de uma carga lenta.

  119. Tenho um celta 2012/ 2013 os vidros dianteiros elétricos ao abaixar parecem que a borracha está segurando-os sendo eles encontra alguma resistência, já para subir sobe normalmente.

    1. Olá Marcio. Você deve mandar verificar estas borrachas e também (se tiver) o insulfilme. Existem produtos próprios que lubrificam a passagem do vidro. Mas como é apenas descendo as borrachas tem que ser verificadas. Também pode ser regulagem da máquina de vidros.

  120. Boa tarde.
    Estou em busca de uma boa escolha de um carro seminovo.
    Gostaria de trocar o meu corsa 2009/2010 por um carro que fosse um pouco mais alto, melhor de andar em estradas de terra (obviamente ainda não um 4X4) por motivo financeiro mesmo.
    Entretanto, pensei nos modelos, cross-fox, aircross (citroen) e sandero stepway, que infelizmente para os modelos de 2014 no minimo estão com um valor acima do que pretendia gastar.
    Para comprar um seminovo, vale um carro mais velho do que isto? Vc tem algum outro modelo neste padrão?

    Obrigada,
    Danielle.

  121. amigo ! tenho um focus 2007, o marcador de combustivel não marca, mas quando faço o teste do computador de bordo para testar os instrumentos todos funcionam corretamente, levei na ford eles condenaram o painel, cr$ 2.200,00 reais,

  122. ola amigo . tenho uma doblo 1.8 2004. ligo o ar condicionado e o compressor dispara e a ventilação do radiador não liga. mais com o ar desligado a ventilação funciona normal. o que pode estar acontecendo?

  123. Boa noite,tenho um Idea 2011.
    estou com problema no marcador de combustível,quando desligo o carro o ponteiro desce alem do limite.
    ao encher o tanque ele marca no máximo 3/4,seria problema de painel ou do Sensor( Medidor de Nível da Bomba de Combustível)

    Desde já Obrigado.

    1. Olá Douglas. tem que fazer um teste na boia com ela fora do tanque ena mão do eletricista. Somente depois de comprovar o estado dela é que se deve partir para pesquisar algo no painel. Mas na maioria das vezes é problema no sensor.

  124. OLA EU TENHO UM PALIO WEEKEND 1.0 16 V ELE ACENDEU A LUZ DE OBD QUANDO EU LIGUEI ELE FUI AKI PERTO DE CASA E APAGO A LUZ E VOLTEI PRA CASA BOTEI NA GARAGEM QUANDO FUI LIGA O CARRO DE NOVO PRA SAIR ELE NÃO LIGA MAIS MAS A LUZ FICA ACESA ELE DA A PARTIDA E DISPARA O ALARME E DESLIGA O CARRO E NÃO LIGA E FICA ASSIM

    1. Olá jaqueline. Sigla OBD significa “Autodiagnose de Bordo”. Mas ele tem que ser vistoriado por um técnico de injeção. Ele vai utilizar um Scanner para saber o motivo do defeito. Algo na parte eletrônica do carro deu pane. Se o carro está imobilizado, ou vai para uma oficina em reboque, ou você deve procurar um técnico que atenda em domicilio.

  125. Fernando, bom dia!
    Vi um tutorial no meu site sobre o motor de arranque do Celta que queima, devido a chave agarrar, isso ja aconteceu com o meu carro uma 5 vezes, eu mando arrumar e acontace, o arranque ja troquei 3 vezes e ja reformei umas outras 2. Vi você falar sobre mexer na chave, o que seria? Troquei o contato da ignição mas não adiantou. Você tem um lugar para me indicar?

    1. Olá Aline. Pode ser o miolo da chave. Peça a um chaveiro que dê um diagnóstico sobre a situação. Também recomendo sempre usar o arranque da marca Bosch. Outra possibilidade é existir um relé auxiliar de partida. mas este é instalado e não vem de fábrica. Pergunte a seu eletricista sobre esta possibilidade.

  126. Meu corolla XLi 2001 nunca deu problema. Ontem, não quis entrar as marchas quando ligado. Desligado entra com a ponta dos dedos, de tão leve. O que pode ser? Passo a marcha com ele desligado e, quando ligo, ele começa a andar mesmo com a embreagem pisada até embaixo. Se alguém já passou por esse problema, por favor, opine… Obrigado!

    1. Olá Jocelito. Pode ser problema na embreagem do carro ou no cabo dela (se tiver um) ou mesmo falta de óleo na embreagem, for neste sistema. Mas apenas um mecânico vai poder te dar um disgnóstico exato. Mas pelo o que você narra me parece ser problema na embreagem.

      1. Obrigado, Fernando Ivanenko, mas era o que eu precisaria saber. Se alguém já teve esse problema e qual foi a solução.

  127. boa tarde,tenho um xsara picasso 2004 ,até uns dias ele ligava normal mas ontem qundo fui dar a partida não liga e da uns bipes.
    ja testei a bateria, o que poderia ser?

    1. Olá carlos. Se a bateria estiver ok,então um eletricista vai ter que fazer alguns testes para saber se o problema é no motor de partida ou na ignição do carro. Pode ser até no cilindro da chave que perde o curso com o tempo.

  128. Olá, boa noite. Tenho um palio 2003 1.3, eu liguei o carro e sai com ele até a esquina, estacionei e deixei lá por uns 20 minutos, quando fui da a partida novamente o carro não deu sinal de nada nem sequer um barulho, as luzes do painel não acenderam, achei que o volante estava travado mas não estava, a bateria tem um ano de uso e nunca deu problema, a única coisa do painel que quis se mover foi a seta da gasolina, mas só tremia. Esse carro tem corta corrente mas nunca fez isso, depois de algum tempo a ponteiro da gasolina parou de mexer dei a partida e ele voltou a funcionar como sempre, já faz dois dias e o carro não apresentou mais o defeito. Gostaria de saber o que talvez poderia causar um problema como esse. Agradeço a atenção.

  129. Ola ! Fernando,Boa Tarde!
    Tenho um Renault Clio e venho observando que ele depois de um bom tempo andado quando para e sustento o carro na marcha lenta as luze do painel ( stop, A lampada do Aladim e a bateria ) ficam oscilando quando a aceleração aumenta ela para de ficar piscando e volta ao normal.
    Sera que isso é algo grave pois acabo de fazer o motor deste carro e antes ele não fica assim.

    1. Olá Gerson. Me parece ser marcha lenta muito baixa. Por isso o problema acaba quando vc acelera. Leve até o mecânico que fez o seu motor e relate. Pode ser apenas uma regulagem, um plug com mau contato ou solto, ou até um cabo fora do lugar. É muito comum isto acontecer em remontagem de motor.

  130. Olá,

    Tenho um Grand Siena que apresenta um defeito esquisito. Quando giro a chave apenas para acender as luzes do painel (fazer leitura), os vidros funcionam e o há ventilação do ar. A partir do momento em que eu dou partida, que ligo o motor, o ar já não funciona (não há ventilação) e os vidros não baixam nem sobem. Ao usar o alarme, os vidros sobem normalmente.

    O que pode ser? E o que devo fazer?

    1. Olá André. Obrigado por participar. Seu problema pode ser desde um aterramento de alarme (módulo de vidros) com defeito até uma instalação em corrente errada que hoje está dando sintomas. Um eletricista vai ter fazer uma inspeção no sistema de alarme do carro.O comutador de ignição e sua fiação também podem estar com problemas.

  131. tenho um astra 2005 e a seta so funciona com o farolete ou farol, na frente, na lateral e na traseira ficam piscando forte e rapido, tanto de um lado como do outro,o alerta tambem, chave de seta da passagem de corrente, pode ser central?

  132. Bom dia Fernando, ontem fui trocar o relé duplo de farol, quando terminei e fui fazer teste o farol ligou normal mas também acionou o limpador do parabrisa traseiro e o meu palio2000/2001 parou de dar partida, tirei fora o relé mas mesmo assim não deu mais partida o que pode ser??

    1. Olá Mateus. Situação estranha, pois o relé duplo não tem nada haver com o limpador. Tente desligar o negativo da bateria e esperar por 10 minutos para religar. Mas tenha certeza que o rádio não exija um code. Também verifique todos os relés e os cabos da bateria também. Veja se algum fio fio solto por ali.

  133. Fernando boa tarde….excelente Trabalho. BOM …comprei um gol bola 97 completo. E percebi que Havia food por fora…que seriam do ar. A ventoinha ao girar com a mao sinto ela pesada….e a fiacao . queria eu mesmo fazer….e possivel a ventoinha estar com problemas ou o cebolao. Gosto de fazer….

  134. tenho um palio weekend adv ano 2004/2005 em viagens roda sem problema, mas quando ta quente e pega transito lento em cidade ascende a luz de avaria e perde a aceleração , o motor fica oscilando ai é desligar e ligar ele apaga a luz e firma por algum tempo,quando pega transito rapito some o problema. o motor 1.8 gm [ chevrolet o que pode ser .

  135. Olá Fernando, tenho um Fusca 1300 ano 74. Há dias ele vem apresentando problemas com a buzina (não funciona). Ontem ainda, quando fui desligar, ele não desligava de jeito nenhum, somente depois que apaguei os faróis. O que pode ser, e o que faço? Desde já, agradeço.

    1. Olá Yacyana. Grato por participar conosco. No caso da buzina o teste é verificar se as correntes estão chegando nela. Se for o caso, ela deve ser testada na bateria. É algo simples. Quanto ao carro não desligar, vão ter que verificar o comutador de partida e sua fiação. Pode ser fio colado.

  136. Fernando,Bom dia!

    Meu pai possui um gol city G.4 ano 2006 oito valvulas cujo farol alto não apaga nem com o botão desligado.
    Pode nos ajudar?
    No Aguardo e Grato desde já,

    1. Olá Lisandro. TENTE DESLIGAR O NEGATIVO DA BATERIA E ESPERAR POR 10 MINUTOS PARA RELIGAR. SE NÃO NORMALIZAR VC RETIRAR OS FUSIVEIS DO FAROL QUE NÃO APAGA (SÃO 2) E PROCURAR UM ELETRICISTA. .SEU GOL PODE TER UMA CAIXA ELÉTRICA QUE COMANDA MUITOS ACESSÓRIOS.

  137. Fernado bom dia!
    eu tenho um ford verona 1991 com problema no marcador de temperatura, e marcador de gasolina, eu desmontei o painel e notei que tinha um transistor queimado.
    eu queria saber parceiro quel o modelo do transistor, a numeração dele para que eu possa troca-lo.

    desde ja obrigado pela ajuda.

  138. Bom dia!
    Amigo de dê uma luz por favor. Estou com um gol 97 (bolinha) o carro estava todo detonado depois que uma laje caiu em cima dele. Reformei ele parece até que acabou de sair da loja, porem eu reparei que a haste que aciona meu farol alto não esta travando. Não pude verificar se o problema é físico ou eletrico por causa da trava. Estou com uma vistoria para ser feita e eu sei que isso vai acabar me reprovando

    1. Olá Sérgio. No fusca, ou outro modelo da volks, é possível sim. No caso do Gurgel tem que ver a questão de espaço no compartimento do motor, se ele vai pegar na tampa, etc. Além do alternador, tem que trocar o seu suporte que costuma vir junto como um kit. (O motor tem que ser o tipo fusca também) A ligação é simples. Positivo da bateria no positivo do alternador (tem um + gravado nele e é mais grosso) e a luz de bateria vai no terminal de encaixe bem evidente no alternador.

  139. Boa tarde! comprei recentemente um corsa sedan premiun 1.4 ano 2009, então hoje senti um cheiro de gaasolina muito forte, e ao abrir o capo do carro tinha um pigamento em uma mangueirinha que sai daquele reservatório que ponhe gasolina, que acho que é pra colocar gasolina quando está usando alcoo, então tinha uma pecinha quebrada e colei tudo certinho, coisa simples, porém desde de então a Luz de uma chave de boca fica acesa direto no painel, coisa que não tava, pois essa luz acendia e passava 5 segundo e apagava antes de da a partida, gostaria de saber o que pode ser isso e se devo me preocupar?

    1. OLá José. Creio que seja a luz que indica manutenção programada. Ou seja alguém deu manutenção no carro e registrou uma data no computador do carro. Quando vence esta data acende um luz muito parecida com esta que vc cita. Digo parecida por causa da distância. Não creio que seja algo preocupante, mas mesmo assim, para apagar ela, ou você consulta o manual do carro ou leva em um oficina especializada.Também pode ser uma informação falsa por ter mexido no reservatório do flex. E não deixe de mandar avaliar o conserto que você fez. Abraços.

      1. Muito obrigado Fernando, que Deus lhe conceda muita saúde, paz e sabedoria para continuar a prestar esse serviço tão importante que vc faz.

  140. bom dia
    meu caso é o seguinte ,tenho um celta 2009/2010 e nunca deu problema no entanto meu alarme molhou e nao ativa mais,tentei reprogramar e nada,entao deixei pra la .esses dias fui ligar o carroa apos tentar usar o alrme e o mesmo pega e morre.achei q o alarme pudesse ter cortado o combustivel.o mecanico entao desmontou o alarme e disse q esse meu alarme nao cortava o combustivel,mexeu dentro do capo em alguma parte e mandou eu ligar o carro ,saiu uma faisca e nada do carro pegar,entao eu mesmo suspeitei de ter pouco alcool no carro apesar de nao ter acendido a reserva,colocamos alcool e o carro pegou no entanto a luz da injeçao eletronica esta acesa e nao apaga,o que pode ter acontecido?sei que tenho que levar na assistencia mas gostaria de saber se foi devido a faisca que saiu ja que antes de mexerem o alerta da injeçao eletronica estava noprmal?

    1. Olá Wagner. Obrigado por participar. Sim, pode ser acendido pela faísca. Mas também pode ser por combustível ruim ou até uma tomada que desligada durante o conserto. Somente escaneando o carro se vai ter certeza do defeito.

  141. Bom dia,
    Tenho um gol g5 2009, e algum tempo atras eu estava no transito e do nada os limpadores e setas pararam de funcionar, cheguei ao meu destino e desliguei o carro, quando liguei de volta funcionou, hoje tive o mesmo problema seta e limpadores não funcionaram , mas não voltaram a voltaram a funcionar depois de desligado.
    Sera pode me ajudar?

    Obrigado

    1. Olá Julio. O seu carro possui uma caixa elétrica que comanda seta e outros acessórios, como a ventoinha do radiador. Um eletricista tem que descobrir isto. Digo descobrir, pois se vc chegar na oficina contando que está desconfiado da caixa ele pode condenar ela inteira. Pode ser apenas um relé com mau contato ou um fio bambo. As porcas que vão no positivo da bateria também que ser verificadas quanto ao aperto deles.

      1. Bom dia Fernando,
        Primeiramente parabéns pelo blog, e obrigado pelo retorno.

        Levei em alguns eletricistas , tive diagnósticos diferentes, o primeiro condenou minha chave de seta, o segundo o comando geral de seta e o terceiro disse que era a alimentação que estava com problema.
        O mais estranho e que agora voltou a funcionar normalmente, sem que eu tenho feito reparo algum.
        Vou verificar as porcas e ver se algum eletricista encontra esse problema conforme me descreveu caso contrario não deixarei fazer o serviço.
        Muito obrigado Fernando.

  142. Boa Tarde Fenando!!
    A luz interna do aquela marca ar-condicionado, circulação e ventilador apagou. me de uma luz as vezes funciona e as vezes nao.
    Acordicionado funcionando normal so a luzes nao acende.

  143. Tenho um fox plus 2009, aparentemente o carro não tem problema, mas apareceu um sigla no painel , TRA, o que significa? Vc pode me ajudar agradeço desde já.

    1. Olá José. Obrigado por participar. Esta sigla aparece quando uma revisão programa é desprogramada, ou é feita e não remarcam novamente. Mas ela deveria apenas acender e apagar no mesmo instante. O que você deve fazer é pedir para resetar esta sigla, ou o painel digital em uma oficina de injeção experiente. Como o carro está normal, mas ela não apaga, é necessário levar em um especialista. É algo raro de se ver. Abraços.

    2. Olá José. Obrigado por participar. Esta sigla aparece quando uma revisão programada é desprogramada, ou é feita e não remarcam novamente. Mas ela deveria apenas acender e apagar no mesmo instante. O que você deve fazer é pedir para resetar esta sigla, ou o painel digital em uma oficina de injeção experiente. Como o carro está normal, mas ela não apaga, é necessário levar em um especialista. É algo raro de se ver. Abraços.

    3. Olá José. Obrigado por participar. Esta sigla aparece quando uma revisão programada é desprogramada, ou é feita e não remarcam novamente. Mas ela deveria apenas acender e apagar no mesmo instante. O que você deve fazer é pedir para resetar esta sigla, ou o painel digital, em uma oficina de injeção experiente. Como o carro está normal, mas ela não apaga, é necessário levar em um especialista. É algo raro de se ver. Abraços.

  144. Boa tarde Fernando, tenho uma dúvida, tenho um Golf Generation 2003 e ao trocar a lâmpada da sinaleira traseira percebi que tem um soquete sobrando e sem lâmpada, pra que serve ?

    1. Olá Everson. Seja bem-vindo. Muito provavelmente é uma lâmpada extra que não vem com instalação de fábrica. Se tiver somente de um lado, então seria uma luz de neblina traseira. Mas se estiver sobrando soquete dos dois lados significa a possibilidade de ligar mais duas lâmpadas de freio ou mais duas de farolete (luz de posição).

  145. Boa noite Fernando! gostaria de saber quais as peças que tenho que trocar no meu corsa sedam Premium 1.4 ano 2009, digo peças que se desgastam ao longo da quilometragem para ter um carro sempre bem conservado?

    1. Olá José. Grato por participar. As peças que mais sofrem com a quilometragem são as da suspensão. Uma revisão em toda ela deve ser feita, inclusive dos amortecedores. Esta revisão ajuda na segurança de dirigir e na conservação dos pneus. Pastilhas de freio, velas e cabos também se desgastam.Troque também todos os filtros do carro. São peças baratas e ajudam na economia de combustível. O óleo deve ser trocado dentro de um quilometragem normalmente assinalada em um adesivo que colocam no para-brisa. talvez os links abaixo podem te ajudar mais. Abraços.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/12/o-que-e-uma-revisao-programada/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/10/revisao-de-carro-para-viagens/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/03/o-que-e-uma-revisao-eletrica-do-carro/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/09/revisao-para-epoca-de-chuvas/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/03/o-que-revisar-no-carro-antes-de-viajar/

  146. ola Fernando eu tenho uma passat b7 e kuando eu deixo ela na garagem durante uma semana parada kuando vou pegar nela a bateria esta morta nem sinal da … kuando ando diariamente não tenho problemas o ke pode ser??

    1. Olá Luis. Obrigado por participar. O pouco uso do carro causa exatamente o que você descreve. Se você passar a ligar o carro mais vezes, por 10 minutos, vai perceber que a bateria vai ficar mais tempo carregada. Ela precisa que o motor funcione para manter a a carga. Abraços.

      1. Obrigado por responder mas então me diz uma coisa , um colega meu tem uma igual e com a dele isso não acontece…. de certeza que tem alguma coisa que fica consumindo a bateria porque e impossível uma bateria nova descarregar completamente numa semana, e que nem sinal da….

        1. Talvez algo esteja roubando a carga da bateria. Neste caso tem que fazer um teste de fuga de corrente pelo negativo da bateria. Uma eletricista faz este teste. Confirmado o “roubo” de corrente ele procura por ele e o desfaz..

  147. Boa noite, gostaria de saber sua sábia opinião sobre carros populares usados com valores abaixo de 10 mil reais , qual o modelo seria mais fácil de manutenção como por exemplo celta, fiesta clio do ano de 2001 pra cá. Acho que seria também uma excelente matéria, pois o que limita as pessoas ( no caso, eu, um humilde estudante). Sem mais, parabenizo você belo site e pela nobre atitude.

  148. Olá pessoal tenho um pointer 96 e quando acendo o farol alto um lado apoga tudo e eu já conferi a lâmpada e a seta do lado que apaga, acende fraquinho alguém pode ajudar amo elétrica apesar de n trabalhar na área dês de já vlew

    1. Olá Jackson. O teste de uma bateria arriada é: aplica-se uma carga lenta de 10 horas, deixa no descanso por 10 horas, e depois se testa ela. Se`ela cair muito, então existe defeito. O que se pode fazer é tentar mais tempo de carga. Mas normalmente ela não presta mais.

  149. Bom dia;
    Gostei muito do site.
    Preciso de possível da ajuda de vocês ou alguém que possa me auxiliar.
    Tenho um Gol 95 1000i e as vezes vou dar partida nele, viro a chave e o painel acende más o motor não gira (sem sinal nenhum). Faço isso várias vezes e nada. Depois de um tempo (uns 15 minutos) tento dar a partida e o carro pega normalmente. Notei que quando viro a chave o ponteiro que indica o combustível nem oscila mesmo o tanque estando com bastante combustível.
    Levei em vários eletricistas e eles falam que têm de dar o defeito e chamar eles más não dá tempo. Depois de alguns minutos o carro funciona normalmente.
    Agradeço se alguém puder me ajudar.

    1. Olá Valter. Obrigado por participar. Experimente um teste: dê partida no carro e se ele não girar sacuda a chave ainda segurando na partida. Se ele virar, então é defeito no miolo da chave. Pode ser também o “joelho” que seria o comutador da chave. Neste caso o defeito vai aparecendo com a necessidade de forçar cada vez mais a chave na partida até que não vira mais. Por fim a fiação do arranque que passa perto da bateria (fio preto com listras vermelhas) possui um conector que com o tempo dá mau contato. Fora isso tem que retirar o arranque e fazer uma revisão.

      1. Obrigado pela atenção;

        Vou fazer o que me recomendou de sacudir más me parece que já havia feito; na raiva kkk.

        Más farei novamente.

        Obrigado e parabéns pelo site.

        Att.

  150. ola,tenho um golf 2003 no gnv,de uns tempos pra ca começou a acender a luz epc e os problemas no gnv anda bem porem na gasolina da uns buracos na aceleraçao e fica sem lenta,ja trokei todos os sensores possiveis porem quando passa o scanner acusa o sensor map ja trokei por outro original e o problema continua,passando scanner e apagando o epc da memoria o carro nao pega,tem ke ir la no chicote do sensor map e desligar ele dai ele acende a luz epc novamente e volta a funcionar,nao sei mais onde levar pra resolver isso,tens alguma dica se possiveObrigado

  151. Boa Noite Fernando! tenho um corsa premiun 2009 1.4, dai to percebendo que quando acelero ele fica cortando principalmente na quinta marcha, tipo para ele não cortar tenho que ir acelerando gradativamente e se eu pisar mais profundo ele fica cortando tipo como se tivesse faltando gasolina, dai quando pega velocidade compatível com um macha ele fica normal. o que pode ser?

    1. Olá Jose. Grato por acessar nosso portal. Se a luz de injeção não acende, pode ser vela e cabos antigos (se for o caso troque porque o caro sempre melhora), combustível ruim ou o mais raro, mas que eu já vi: bomba de combustível falhando na lata. Se for este o caso o defeito vai aumentar. mas se a luz acende tem que escanear para começar o conserto.

  152. Boa dia! reiterando a minha pergunta o que está acesa é uma luz de uma chave de boca, será que ela ta indicando alguma anomalia?

    1. Olá José. Normalmente esta luz é de manutenção programada. É uma data que se coloca para avisar que o carro precisa de alguma revisào. Mas é como se fosse um despertador para o dono. Veja no manual o procedimento para apagar ou reprogramar outra data.

  153. ola, tenho um sensor de nivel de combustivel de moto que marca so a resrva e nao sta funcionando, onde consigo leva-lo para testar??

  154. Olá Fernando,

    Viajo muito portanto meu carro fica muito tempo parado e a bateria obviamente se vai. Como faço para manter a bateria conservada para quando eu precisar não ter surpresas???

    Estou pensando em comprar um bateria nova e deixar os cabos desligados, quando precisar do carro ligo os cabos…está é a maneira correta ou a melhor maneira de conservar a bateria?
    Obrigado

    1. Olá Ricardo. Grato por participar. A melhor maneira é manter a a bateria recebendo energia. Mesmo uma parada e nova vai descarregar com o tempo. Demora mais, mas descarrega. O correto seria alguém ligar o motor para em marcha lenta por 10 minutos por dia e ela vai ficar bem carregada. Outra opção seria um carregador portátil. Mas nesse caso vc vai ter quer carregar a bateria toda vez que ela descarregar, o que implica em retirar um cabo dela (negativo) e ligar o carregador por um tempo.

  155. ola Fernando tenho um palio weekend 2000 stile ligo o carro normalmente e quando o motor esquenta muito, ao estacionar o carro não liga , tenho que esperar esfriar para dar partida , alguns mecânicos dizem que e o relé outros comutador de partida estou na duvida.

    1. Olá Cláudio. No caso do comutador tem esperar dar o defeito e aí testar. É uma possibilidade, porque ele segura corrente alta. Mas o mais comum é o aranque esquentar por caloria do motor e parar de virar. Isto acontece quando as buchas e escovas estão gastas. É um serviço de procura muito comum em auto elétricas.

  156. Pálio 2001ficou ligado 50 minutos e não gira a ventoinha de resfriamento e já aconteceu uma vez e a água aquecida chegou vasar pelas bordas da tampa o quê acontece qual procedimentos obrigado

    1. Olá Iraci. Grato por participar conosco. Tem que verificar a parte elétrica do resfriamento do motor. Pode fusível de ventoinha, sensor que dispara a ventoinha (cebolão). a própria ventoinha. Mas pode ser também entrada de ar no sistema. Neste caso o motor fica muito quente e o radiador bem mais frio (por isso a ventoinha não arma). Você não deve rodar com o carro assim. Se ferver pode causar danos bem mais sério.

      1. Obrigado Fernando. Me lembrei que antes desse fato,aconteceu de me esquecer de tampar a bomba dá água e marido que fez o sangramento,sera quê é por isso? Obrigado

  157. Tenho algumas dúvidas sobre o por quê que o vidro fica ensebado na parte externa do para-brisa dianteiro e traseiro? Também tenho dúvidas em relação em qual profissional levar o automóvel para investigar e consertar o desembaçador traseiro e ainda as saídas de ar do auto, pois acredito que deva estar bem sujas. (Palio 2000).

    1. Olá Ana. Grato por participar. Você deve levar o carro até um eletricista para saber se o problema do desembaçador é elétrico. Normalmente é. Quanto aos vidros muitos são os poluentes que existem no ar e eles aderem ao vidro, principalmente quando o carro roda.

  158. Boa noite.

    Estou com um defeito chato no meu carro que não consigo resolver.
    Tudo começou em um dia em que peguei a estrada durante uma forte chuva, passei por um poça de água e posteriormente parei em um posto para esperar a chuva parar. Depois de uns 5 minutos, ao tentar liga-lo, começou a falhar, ficou muito fraco e por fim apagou. Após algumas tentativas ele pegou mas continuou falhando. Na volta para casa a luz EPC no painel ascendeu e apagou ( isso nunca mais aconteceu ).
    Pois bem, o carro foi levado ao mecânico, que passou o carro pelo escâner, e disse não ter acusado nada. Foi trocado cabos de vela, as velas, bubina, filtros de ar e combustível e pré filtro da bomba de combustível. O carro saiu da oficina aparentemente bom, porém no mesmo dia o defeito voltou. Retornei ao mecânico, que escaneou novamente o carro sem exito, permaneceu com o veículo, verificou e limpou os bicos e novamente peguei o carro aparentemente bom, porem ao rodar com ele a “engasgadinha” voltou. Pela segunda vez no mecânico, ele mexeu no carro e chegou a conclusão de que era o combustível de má qualidade. Coloquei a gasolina grid, ¬¬ , não resolveu nada. Troquei de combustível e de posto varias vezes e nada mudou.

    Ao acelerar sinto como se um dos pistões parasse de funcionar e de repente voltasse ou faltasse combustível, (o carro fica mais fraco e o barulho que sai do escapamento muda) e parado, “na lenta” de vez em quando sinto que o carro da uma leve tremidinha. Tirei os cabos um de cada vez para verificar a centelha, não sei se tem haver, mas a do terceiro pistão da esquerda pra direita esta mais fraca do que as outras.

    Gostaria de uma ajuda

    Obrigado desde já !

    OBS: Fox 1.0 Flex 2010/2011

    1. Olá renato. Tente o seguinte teste, mas cuidado para não levar um shock. Com a carro desligado deixe os cabos de velas levemente soltos, mas ainda nas velas.Use um alicate universal para isso. Em seguida ligue o carro e em marcha lenta retire um cabo (comece da esquerda para direita) e repare se o giro do motor vai cair. Se cair recoloque rapidamente o cabo. repita isto com os outros três. Se alguns deles não cair o giro, ficar completamente neutro, então o problema esta neste ponto. Pode ser a vela, o cabo ou mesmo a bobina centelhando errado. Se o seu carro possui uma válvula que controla o combustível na flauta, mande verificá-la também. Ela costuma falhar por dentro e molhar um dos cilindros do carro. Embora exista a coincidência da chuva forte, esta seriam as possibilidades que consigo pensar a distância. Também não aceite a simples troca de peça para “ver o que vai dar”. Exija o conserto do defeito ou a volta da peça antiga. Abraços e sucesso por aí!

  159. Bom dia. Meu Classic 2011 toda vez em que pego uma subida ou descida ele cheira gasolina dentro. É quando estou em alta e reduzir para passar um obstáculo por exemplo tbm cheira gasolina. Oque pode ser?

  160. boa noite fernando,pesso que me ajude,pois comprei uma s10 2.4 flex advantage cd 2009 modelo 2010e ja veio com o painel de instrumentos sem funcionar os marcadores,so acendendo as luzes de adivertencia.levei o carro em um eletricista e ele constatou que o painel estava queimado,comprei um painel novo originalgm,foi posto no carro e ficou da seguinte maneira ,o marcador de temperatura e combustivel continuam sem funcionar e o conta giros e o velocimetro com o hodometro digital so funciona quando liga a chave,[ eles vao para um lado e voltao e o rpm fica para baixo a luz do painel fica acesa e mesmo depois do carro desligado o painel fica apitando]abs estava com defeito [ luz do abs estava acesa ]tirou e levou para reparar,quando veio a peça ,ele falou que ela nao estava queimada,pois trocou umas pecinhas,colocou na picape,a luz apagou,a principio esse problema foi resolvido,mais os marcadores continuam sem funcionar, gostaria que me ajudace a resolver esse problema,des de ja agradeço.

    1. Olá Adilson. Grato por participar conosco. Pode ser que a fiação antiga tenha sido adaptada para o painel antigo visto que ele estava com defeito. Mas os sensores que energizam parte dos instrumentos também tem que ser medidos, como o sensor de temperatura e o sensor de combustível.

  161. Comprei uma bateria , marca america.Fiquei uns dias sem ligar o carro ,e aí a bateria decarregou.Fiz uma chupeta e o carro funcionou direitinho.Dei uma volta no quarteirão e depois deixei ele ligado uns vinte minutos e desliguei.Depois de umas 2 horas fui funcionar ele novamente para guardar na garegem, ele não quis pegar de novo.Meu carro é um Corsa Wind 94 1.0.

    1. Olá Elio. Grato por perguntar. Tem que medir o alternador. Ele pode estar carregando pouco. Também pode ter uma fuga de corrente que deve ser medida com um teste específico no borne da bateria. Por fim, talvez a bateria, mesmo nova, pode ter apresentado defeito.

  162. Boa noite, fui a uma oficina porque meu sensor de ré (aquele que apita) e a luz de ré pararam de funcionar. Meu carro é um Kia/Cerato. O mecânico disse que o problema é no Interruptor de ré (cebola de luz de ré), mas que não tinha a peça. Fui à autorizada da KIA e pedi pra trocar o interruptor de ré e o atendente trocou a luz de freio e me disse que não existe essa peça (Interruptor de Ré) no Cerato. Poderia me informar se essa informação procede???

    1. Olá Nubia. Se ele for automático o sistema é diferente. Mas se o mecânico afirmou que o interruptor de ré está com defeito é sinal que ele testou a peça. Esquisito é trocar o interruptor de luz de freio querendo consertar o da ré. Peça outra opinião em uma oficina de eletricistas.Eles tem condição de procurar a peça. O que eu já observei em outros carros (como a Tucson) é que existe um relé de luz de ré em vez de um interruptor na caixa. Mas se ele for caixa manual é 99 % de chance de ter um interruptor de ré na caixa.

  163. Olá. Meu palio week 2005 modelo2006 só dá seta para um lado e no pisca alerta também só funciona um lado. Verifiquei os fusíveis e lãmpadas todos ok. Pode me ajudar?

    1. Olá Pinuccio. Pode ser comando com defeito. Tem que medir se a corrente está chegando nas setas. Se não chegar, então tem que testar na saída do comando de seta. Pode ser alarme também que cortou os fios do lado que não acende.

      1. Olá fernando!!!!!

        Preciso de ajuda. Eu tenho um novo ford ka ano 2016 e levei ele para uma oficininha perto da minha casa para reparar a pintura, tirar uns arranhões. Eles me relataram que após repararem a pintura do carro colocaram ele para secar em uma estufinha a noite toda e no dia seguinte eles foram ligar o carro e ele não ligou, daí viram que era a bateria que tava descarregada e tiveram de carregá-la. nem eles entenderam o que aconteceu, porque segundo eles, não ficou luz interna acesa nem rádio ligado. até pensei que tinham me passado pra trás colocando uma bateria velha no carro, mas era a minha original motorcraft da ford. tenho pra mim que foi porta mal fechada daí ficou a luzinha de alerta da porta aberta a noite toda acesa. mas gastaria toda a bateria de um dia pro outro? o que pode ter acontecido na sua opinião?
        Obrigado, aguardo sua resposta.

        1. Olá Robson. Grato por acessar o site. Sim, uma luz de teto ligada noite a fora descarrega uma bateria, mesmo nova. Mas pode ser também defeito nela, o que também acontece com baterias novas. Se ela não descarregar mais, então foi uma acidente. Caso contrário vai ter que carregar a bateria em carga e lenta e depois testar. Mas pelo ano do seu carro ela está na garantia. Então recorra a ela se descarregar de novo.

  164. Olá novamente (sou o robson)

    Tenho uma outra dúvida.

    dia destes eu fiz umas manobras para estacionar do outro lado da minha rua, mas o freio de mão estava meio puxado, não havia descido todo e o carro ficou meio que travando, só depois percebi. sera que estraguei alguma coisa no freio ou no motor por forçá-lo, fico com mais esta dúvida.

    Obrigado e aguado sua resposta.

  165. Tenho um arcross 2013, que quando estou dirigindo ele puxa a direção para um lado e para o outro , uma falha intermitente, fui viajar com o carro e fiquei com muito medo pois na curva fica muito perigoso, parece que a direção elétrica desliga e depois liga novamente, como se fosse um mal contato. Troquei a bateria mas o ploblema continua, não sei se tem haver, mas a Bulsula que fica em cima do painel quando piso no freio eles desligam e ligam.
    O que devo fazer?

  166. Ola fernando, tenho um celta 2004/05 1.0 vhc, estou com um ploblema que esta me aborrecendo ja à algum tempo.
    o carro do nada oscila a aceleração, não acelera nao anda na velocidade mesmo com o pe fundo no acelerador, e fica fazendo uns barulhos de entrada d ar, se nao acelerar ele vai ate apagar e depois com um cheiro estranho de combustível e borracha queimada.
    ja m disseram que pode ser a sonda lambda, o chicote da bubina, o cilindro que nao esta queimando e tendo centelha.
    enfim ninguem acha o problema.
    e o eletricista me disse que eu teria que trocar todos os chicotes do carro.
    e sem contar que ele nao acendia a luz sa injeção e agora está acendendo tb. Quando o carro esta em funcionamento e desliga derrepente ela acende e desliga apos alguns segundos.
    obrigado desde ja.

    1. Olá Kamilla. Peça ao mecânico para verificar todos os plugs (tomadas) do sistema de injeção, principalmente o do corpo de borboleta que costuma afrouxar os pinos da tomada. Também peça a opinião de loja de escapamento sobre o estado do catalizador. Mas não deixe trocar peça sem exigir uma garantia de solução e a volta da peça antiga caso não resolva o problema.

  167. ola meu nome e denis tenho um corsa classic 2011 ele fica acendendo a luz da injeçao com o tempo de uma semana apaga depois liga de novo ja levei no mecanico ja passou o rastriador so fala problema nao indentificado o que eu faço o carro ta rodando normal . desde ja te agradeço

    1. Olá Denismar. A maioria das vezes que acontece o que você narra é problema com combustível. Pode ser uma mistura de álcool/gasolina nova que foi feita. Uma mudança brusca de combustível, por exemplo. Nestes casos tem que andar pelo menos 11 km com o carro sem desligar para a central acostumar. Isto seria uma possibilidade e que tem ocorrido muito.

  168. Boa noite! Tenho um golf 1.6 2003 troquei a bateria dele, ao entrar no carro para dar partida acende a luz de trava e a de EPC, o alarme funciona normalmente mais n consigo dar partida no carro fica apitando um alarme sonoro apenas dentro do carro n sei oq é por favor c sobre me ajude.

    1. Olá Raul. Tente desligar o negativo da bateria e esperar por 10 minutos para religar. Em seguida ligue a chave do carro para apenas acender painel e espere o máximo possível. Daí tente a partida. Mas deixe uma porta aberta. Veja se normaliza assim. Pode ter descodificado a chave.

  169. Olá Fernando!!
    Pálio fire 2003. Quando eu ligo o ar-condicionado, a ventoinha não fica ligada permanentemente, ela fica ligando e desligando em questão de segundos. Ninguém descobre o defeito. Já fizeram eu trocar o pressostato, a garrafa do filtro, e até mesmo a ventoinha, mas não resolveu o problema. Levei para um eletricista também, ele checou a parte elétrica, e tudo normal. Foi diagnosticado que a ventoinha não está sendo acionada pelo estágio do ar-condicionado, mas sim pela temperatura da água do motor.
    Você tem alguma dica?

  170. Ola Fernando. Tenho um palio 1.0 99 ele ta meio fraco já foi feito de tudo ele ele continua assim. Ninguém sabe o que é. percebi que as vezes quando ligo ele da um barulho tipo se fosse algo solto dentro do tanque e já queimou três bombas em menos d 1 ano. Um eletricista me disse que e sobrecarga na bomba mas ninguém sabe o que fazer. tem alguma dica para mim? pode ser a bateria? pois o alternador esta bom. Tem algum teste que possa ser feito? desde já agradeço.

  171. Gol bola at 2000 niguem resolve … qndo ligo as setas carro fica ocilando desligo ele pafa se ligo farol ele ocila uma vez so e para prk farol nao fisca ele mantel e tbm qnd estou andando e piso na embreagem ele da uma ocilada e para fora esse sintoma canalha o resto filezinho nao morre nem nada liga normal etc.. alguem me socorre cm uma dica ai ?

  172. Olá,

    Sou proprietário de uma Ford EDGE LIMITED 2.012. Meu carro começou a apresentar uma pane elétrica generalizada. Inicialmente meu multimidia original parou de funcionar. Levei a vários especialistas e ninguém conseguiu re-ligar o equipamento. Comprei um kit novo. Após a instalação meu drama começou. Nem saí da loja pois meu carro estava desligando o motor sozinho e acusando pressão de óleo insuficiente. Levei ao mecânico e constatou-se que era o módulo da bomba de combustível. Apás a troca começou o carro começou a acusar falha no sistema de carga da bateria. Foi trocada a bateria e o problema persiste. Agora identificaram falha no alternador. Será que é possivel essas falhas todas? será que teve alguma relação com a instalação do novo multimidia?

    1. Olá Eduardo. Talvez seja tudo culpa do alternador. Quando ele entra em pane o carro fica uma bagunça, principalmente os mais modernos.Isto porque, se ele carrega pouco, outros equipamentos falham. Mas se ele carrega para mais pode queimar acessórios e até a central do carro. Quando acusou falha no sistema de carga já era defeito no alternador e não na bateria. Era neste momento que o alternador deveria ter sido reparado.

  173. Tenho Peugeot 307 e a luz de seta traseira esquerda não funciona. Já tentei substituir a lampada, mas sem sucesso, as luzes para lamas e dianteira funcionam normalmente. Pode me ajudar?

    1. Olá Davi. Grato por participar. Tem que medir a corrente da seta na tomada da lanterna. Se não chegar corrente, e seu carro for equipado com computador de bordo que avisa de lâmpada de seta queimada, então um eletricista vai ter que examinar este computador. Examine os fusíveis também.

  174. Por favor me ajude !
    Tenho um Fiat Mille 95 o marcador de gasolina está oscilando, nunca sei se está certo ou não. Colocando 20 ou 40 o ponteiro sobe pro mesmo lugar, depois cai pro zero, acende a luz da reserva e sobe de novo. (Só estou sabendo quando acaba do nada e me deixa na rua) Além disse ele está bebendo demais. Já troquei a bomba inteira, o problema continua. O que devo fazer ?

    1. Olá Vanessa. Tem que fazer.um teste na boia dentro do tanque. Pode ter estragado ela ou o flutuador enxarcou de combustível.Também pode ser apenas defeito na tomada dela. Leve até um eletricista e peça este teste.

  175. Preciso consertar a chave de seta do
    meu Picasso Exclusive 2.0 2003/2004.
    Será que eu consigo achar alguém que repare a peça?

    MARCOS
    (21) 9 8637-9537 whatsapp

    1. Olá Flavia. Pode ser a luz do imobilizador do carro. Também pode ter parte do sistema do Airbag instalado e o carro bloqueia por sinal errado enviado a central. Um técnico com Scanner (teste de injeção e Airbag) apropriado vai ter que procurar o defeito.

  176. Ola Fernando boa Tarde!!!!
    A Luz Da injeção acendeu 2° vez, levei no mecânico ele escaneou o aparelho . registrou catalizador, mas ele disse que tinha que troca sonda lambda e da uma limpeza nos bicos sendo que o carro não falha nada,liga normal.
    Sendo que esse mecânico não e de confiança..
    Me De Uma Luz.
    Carro Corola 2010.

  177. Boa noite Fernando! Tenho um gol 1.6 2010/11 quem vem apresentando problemas constante na injecao! Já limpei os bicos passei scaner por duas vezes no dia q passa a luz apaga e o carro deixa de falhar entretanto no dia seguinte volta a ascender à luz do scaner e o carro começa a falhar novamente . Hoje troquei o combustível que vinha usando que era álcool por gasolina aditivada entretanto por enquanto nada resolveu! Já troquei o oleo corrreia dentada é a correia do alternador e o carro ta cada vez pior! Troquei até a oficina fui numa rede credenciada mais não melhorou! Alguma dica?

    1. Olá Michel. Quando o técnico passa o Scanner, e o carro normaliza, isto significa que ele zerou os parâmetros da central e ela passa a analisar o carro novamente. Tente usar gasolina especial. O álcool, gasolina comum e aditivada estão causando muitos problemas. Mas faça isso com o tanque quase vazio e rode com o carro pelo menos 11 km sem desligar. Lembrando que gasolina comum e aditivada é a mesma coisa. Apenas é acrescentado aditivos para limpar o motor, o que não tem muito efeito. O manual do seu carro sugere um tipo de combustível.

  178. Tensao da bateria cm carro desligado 12 e ums qebardo cm ele lugado e componentea ligados 14 e ums qebrados .se meu gol fica ocilando qndo ligo a seta e qnd ligo farol ele ocila uma vez so e a unica coisa q ligo e ele nao ocila nem msm uma vez se qer é o limpadord parabrisa dianteiro vc afha q pode ser aterramento msm ?

    1. Olá Rodinei. Grato por perguntar. Se for um carro usado eu gosto dos da Volks. São de baixa manutenção, confiáveis e tem um certo conforto. A tecnologia é antiga e portanto experiente.O sistema elétrico também é bom. Quanto a ser um carro zero todos eles tem manutenção mais cara por causa da tecnologia de ponta e o custo dela se houver um defeito. mas a mecânica e outros continuam quase iguais

  179. Tenho um Siena EL 2011 e o velocimetro não está marcando a velocidade. quanto está frio, o velocimetro até funciona, mas é só esquentar que o ponteiro cai deixando de marca a velocidade. O que deve ser? Precisarei trocar o painel ou é algum sensor?
    Grato

    1. Olá Luiz. O primeiro passo é pedir um teste ou limpeza no sensor de marcação velocidade que vai na caixa. Somente depois de um resultado bom nesse teste é que se passa para o panel. Fusíveis também tem que ser testados.

  180. bom dia no ultimo domingo eu estava voltando de viagem e o marcador de combustível do meu carro começou a abaixar muito rápido ate achei que era algum problema de consumo mas vi que o tanque estava cheio e agora so fica marcando na reserva poderia me dar umas dicas do que pode ser e um logan expr 1.6 2010.

    1. Olá Anderson. Pode ser desde a tomado da boia de tanque com defeito, a própria boia, ou o painel. Para saber deve-se fazer um teste na boia (ou sensor de nível de combustível) na mão. Mas o tanque tem que estar abaixo de 1/4 e deve ser feito por um eletricista.

  181. Eae Fernando, Beleza?… Ha algum tempo bati meu carro, e acabou quebrando o parachoque.
    Acabei comprando um outro com que da pra colocar farol de milha. Eu msmo fiz a instalação, mas qndo ter minei de instalar, percebi que o parachoque fico meio repuxado. Fiz uma analise aqui e percebi que é a lataria que vai o suporte do parachoque, pois ele ainda esta amassado ( aquele que vai os parafuso pra travar o suporte )
    Qual a dica que você poderia me dar para desamassar ? Pois é o lado do radiador do carro ( Gol G2 ).

    Obrigado pela atenção. E se caso puder responder manda pelo meu email por favor

    1. Olá Rodolfo. Isto vai depender do quanto amassou e da resistência que você vai encontrar para voltar para o lugar. E alguns casos tem que usar um equipamento hidráulico para isso. mas se for lata mais leve talvez algumas marretadas de lanterneiro vai resolver. Consulte um deles sobre o assunto com o carro junto. Não creio que seja algo caro ou difícil. Abraços.

  182. tenho um honda civic gostaria de tirar uma duvida pois ele nao sobe o vidro no alarme porem so sobe pelo botao o carro e 2004 ele tem dois estagio o lento e o de um toque, porem o de um toque parou tambem so sobe puxando o botao o do lado do passageiro e os trazeiros estao funcionando perfeitamento so o do motorista que apresentou este defeito,ja tentei fazer varias configuraçoes com o levantar os vidros e segurar por um tempo sem suceso varios tipos estou em duvida se e configuraçoes ou modulo ou botao da porta ,fico grato no momento

    1. Olá João. Tente desligar o negativo da bateria e refazer as configurações do vidro. Mas veja antes se algo pode ser afetado por desligar a bateria como o radio pedindo code. Se não voltar, o módulo vai ter que ser testado ou limpar as suas tomadas.

  183. Olá Fernando,tenho uma Parati 2000G 3 e meus problema é a seta para direita quando aciono só funciona se eu segurar a alavanca, o que pode ser?

  184. Ola, muito bom este site.
    Tenho um uno 1999, ele estava sem som ultimamente e funcionava normalmente.
    Instalei um som no carro agora ele só quer pegar no tranco. O que poderia ser? O cara que instalou pode ter feito alto errado? Bateria? Fiação?
    Obrigado

    1. Olá Fagner. Seja bem-vindo ao site. Pode ser que algum fio ficou bambo no arranque, principalmente se na instalação mexeram perto da bateria. Fora isso, antes de condenar o arranque, tem que medir o alternador e a bateria. Não me parece ser complicado.

  185. Boa noite meu ka 99 nao da partida eu vito a chave e so da um estalo, mas no tranco funciona nas aquece o motor. Pode ser o motot de arranque?

  186. Olá, bom dia.
    Meu problema é com um C4 pallas automático a gasolina.
    Sem força na partida , tem alguma idéia do que pode ser? Obrigado e aguardo resposta.

    1. Olá Gilda. Tem que testar a bateria. É muito provável que seja esteja descarregada. A partida fica lenta e o painel enfraquece no momento da partida.Somente com uma chupeta ou com serviço em domicílio para descobrir.

  187. Bom Dia!

    Tenho um Polo Flex 2011 1.6, esteve no mecânico dia desses, desde então o marcador de combustível não está funcionando, o mecânico havia falado que poderia ser algum fio solto na bateria, porque foi preciso mexer na mesma. O marcador fica parado, não dá sinal de vida algum, levei em dois auto elétricos e os mesmos nem sequer olharam o carro e falaram de cara que seria problema na bomba de combustível, um queria cobrar R$ 500,00 e outro R$ 300,00 para arrumar a tal bomba, infelizmente, todos sabemos que por se tratar de mulher muitas vezes tentam nos passar a perna, por isso escrevo aqui, para tentar uma ajuda.

    Muitíssimo obrigada.

    Luana

    1. Olá Luana. Grato por participar.O que faz o marcador funcionar é o sensor de nível de combustível que fica dentro do tanque, junto com a bomba. Normalmente se troca somente ele. Mas para saber se o defeito é no sensor, tem que fazer alguns testes com ele na mão. Procure um eletricista de confiança se informando com amigos e parentes.

  188. Oi Fernando Boa noite!
    Tenho um palio 98 que estava com defeito na chave de seta, comprei uma ja usada, mas ela tem airbag e meu nao tinha, voce sabe me dizer se consigo liga-la normalmente sem ter mal contato em alguma parte, buzina, limpador de parabrisas, etc…?

    1. Olá Diego. As duas peças tem que ser idênticas na pinagem que fica atrás dela.Pode falhar algumas funções. Dependendo do preço que você pagou, uma nova pode valer mais a pena porque a chave de seta do Palio é frágil e pode ter outros defeitos, se comprada usada.

  189. Quero instalar uma barra led (vermelha) como auxiliar na luz de freio, porém ao instalar a lampada led concectando o fio positivo ao fio do polo da luz de freio, o led acendeu bem fraco. Obs o fio preto (terra) conectei no fio preto (terra) da lampada de posição/freio). Sabe me dizer como resolver???

  190. Levei o carro para o eletrecista examinar e ele falou que o problema está em uma peça atrás da placa de fusível, uma tal de borycan. Um amigo falou que as o simples fato de desligar os cabos da bateria ele daria um reset no sistema. Isso é verdade? Me ajuda por favor, pois a mão de obra ficou muito salgada (R$ 450,00). O que faço?

    1. Olá Aroldo. De fato alguns sitemas normalizam desligando o negativo da bateria por uma 10 minutos. Mas Leia no manual do carro se outro sistema pode ser afetado por desligar a bateria. E não faça isto com a chave do carro ligada. Fique com ela no bolso ou fora do carro.

  191. Ola, como melhorar a lataria do carro gastando pouco. Ganhei um UNO 99 do meu pai. Sou universitario, nao posso gastar muito.?
    Sou universitario, nao posso gastar muito.
    A funilaria cobrou R$ 3,500.
    Dinheiro muito alto para um universitario como eu.
    Espero que alguem tenha algo a contribuir.
    Obrigado

    1. Olá vitor. Grato por participar no site. Ela fica na caixa. Olhando o carro de frente, a direita do motor e tem um plug com dois fios nela. Quase sempre é de cor preta. Em alguns casos é possível ver ela por cima. Mas a retirada deve ser por baixo. Não precisa de macaco para isso. Basta uma chave de 22mm de boca ou estria. Mas não rode, nem ligue o motor, com o carro sem o interruptor de ré. O serviço deve ser feito com a peça nova em mãos e na hora. Vaza apenas um pouco de óleo, se vazar. Abraços.

  192. Pessoal Boa tarde tenho um Santana 91,1.8
    A roda dianteira lado esquerdo esta perto do parachoque quando viro todo o volante o pneu pega no parachoque!
    Oque faço. Não bati o carro! Onde está o problema? ?

    1. boas , amigo este carro não esta com o leque quebrado ou o agregado trincado , de uma olha , conferi agregado e as buchas do leque ( bandeija) sorte.

  193. Fernando, obrigado pela resposta, Continuando sobre a consulta que te fiz… após tentar usando um terra melhor, a barra de led continua com a luz fraca…. levei a um eletricista de auto e ele me disse que o fio que alimenta a luz de freio é fino. Creio que não, pois a lampada original do carro é de filamento e consome muito mais energia; então para resolver o cara sugeriu passar um fio só para a luz de led. Existe uma outra solução (resistor, etc.)?
    PARABÉNS pela boa vontade e disposição em ajudar….!!!!

    1. Pode ser que resolva um fio independente desde que ela acenda normal em um teste direto na bateria. Pode ser que seu carro tenha computador de bordo e ele interfira nisso. Outra solução somente se estiver recomendada pelo fabricante.

  194. Bom dia, tenho uma f250 xl 2006 e ela apresentou um problema no qual ela deixou de marcar a quilometragem e ao mesmo tempo ela andando não passa de 2 mil rpm. Há olharam o sensor. A fiacao do sensor e não descobriram

  195. Oi Fernando. Escreve muito bem e explica de maneira clara. Parabéns.
    Tenho um problema com borne da bateria do corsa 97, minha bateria durou dez anos e acabou corroendo ambos os lados do borne, sendo que o lado positivo se quebrou. Neste caso você aconselha trocar o cabo completo ou cortar rente aos terminais e inserir novos bornes? Muito obrigado.

    1. Olá Vanderlei. Grato por participar no site. Eu recomendo cortar rente e instalar terminais tipo universal. São de boa qualidade e durabilidade, além de ser um serviço muito mais barato. O carro vai funcionar normalmente.Abraços.

    1. Olá Rogério. Pode ser defeito na tomada da boia que normalmente fica na tampa da bomba. Também pode ser o sensor da boia com defeito. Neste caso um eletricista vai ter que fazer alguns testes com a boia na mão.

      1. Sera que isso tbm pode causar a dificuldade dele pegar na primeira partida.
        Pois esta com esse problema agora tbm, a motor liga mais fica numa dificuldade para pegar, como se estivesse sem combustível
        .

        1. Sim, pode ser se o defeito for na tomada que também conduz os fios da bomba. Mas teria que estar estorricado por ali. Mas lembre-se que o nosso combustível está muito ruim e se o seu carro for flex tem que colocar gasolina especial no reservatório para facilitar a partida

  196. bom dia tenho uma Kombi, ano 93 sendo que a bobina vivi aquecendo demais, já substitui a mesma e continua esquentado de mais, depois de quente o carro ao desligar não pega mais, minha duvida e o seguinte? o regulador de voltagem ruim pode estar mandando tensão excessiva para a bobina e com isso o aquecimento?

    1. Olá Luiz. Sim, pode acontecer.Tem que medira o alternador para confirmar isto. Mas veja também se o óleo da bobina dela secou. Basta balança ela perto do ouvido. Se tiver óleo você ouvirá nitidamente o barulho dele. Se não ouvir, a bobina está seca e não vai refrigerar mais.

  197. boa noite fernando eu tenho um astra sedan 99 ao ligar ele esta apresentado um barulho como se o motor de partida não tive se encaixando o bendix no volante do motor. Já trocamos volante do motor já trocamos o bendix escova do motor de arranque, automático .o carro pega mas .pode me ajudar

    1. Olá Cleber. O arranque pode estar girando ao contrário. Isto acontece quando o suporte de escova é o errado. Também, se o bendix for com planetárias (tem que perguntar ao eletricista) ela pode estar rachada na parte de plástico dela e o bendix desliza.

  198. Boa tarde, tenho um corsa 99 sedan, ja troquei as velas e os cabos, limpeza dos bicos, troquei os sensores de oxigenio e de temperatura, bomba e boia de combustivel, e verifiquei aterramento, mais o carro nao para de falhar, oque mais devo fazer.

  199. Fernando, tenho um Honda civic LXR 2014. A bateria do carro é nova e já arriou 2 vezes, o alternador só manda carga pra bateria com o farol ligado. Sem o farol ligado a bateria cai. Levei em 2 mecânicos que disseram ter q trocar o alternador todo. Será q isso se faz necessário? Já vou algum problema parecido?

    1. Olá Pedro. É um defeito bem diferente, pois o alternador com defeito não funciona exatamente quando é exigido eletricamente, como quando se liga o farol. Ou seja: se rodar com o farol ligado o carro não deveria arriar a bateria. Procure um segunda opinião ou orçamento, e peça para verificarem o fio principal dele, se está bambo o torrado. Dependendo da quantidade de peças internas estragadas do alternador a troca dele inteiro é melhor.

  200. Boa noite meu GM classic 2012 está queimando o fusível 19 no manual diz que é de ignição, gostaria de saber como faço para saber qual peça está em curto….

    1. Olá Igor. Se o fusível queima e o carro não pega, como se fosse falta de gasolina, pode ser relé de bom ou até mesmo a bomba em curto. Mas se ele funciona normal, então alguns teste elétricos bem específico vão ter que ser feitos.

  201. Bom dia. O freio de mão do meu carro ( palio ), está pegando em apenas uma das rodas. Poderia me ajudar a resolver este problema? troquei as lonas há pouco tempo. Depois da troca que percebi que ficou assim.

    1. Olá Arenil. O mecânico deve checar a regulagem do cabo de freio de mão. Ele sai da alavanca e se divide para as duas rodas. Pode ser que uma delas esteja mais desregulada do que a outra. Acho que é algo bem simples de resolver. Grato por participar e abraços.

  202. Boa Tarde

    i30 quando liga acelera e muito sozinho,
    aconteceu isso apos uma batida frontal e a troca das pontas da longarina e a troca de parachhoque etc
    não afetou nada na parte mecanica … porem fio de aterramento estava nos parafuso da ponta da pongarina..

    1. Olá genilson. Tente desligar o negativo do seu carro e espere 10 minutos para religar. Mas antes leia no manual se algum pode ser afetado por desligar a bateria. Também confira e reforce o fio negativo que você citou.

  203. Boa Tarde Sr. Fernando
    Tenho um fusca 1977 que quando passo o farol de baixo para alto os 5 últimos fusíveis esquentam muito, só descobri agora, pois quase não ando a noite, e não uso os faróis. Conforme suas informações, já verifiquei, tem o rele de faróis e a chave dos faróis, a única coisa que é diferente é a troca de baixo para alto é feito por um botão no painel, uma perna do fio é ligada no relé e a outra e o terra, o fio é um pouco fino, Já verifiquei os fios dos faróis e me parece não ser fio automotivo, pelo que aprendi o fio ideal é de 1,5 mm2 awg, Já me falaram que tenho que colocar u relé auxiliar normal. Agradeço desde já suas informações. Clóvis

    1. Olá Clóvis. De fato não é normal esquentar tanto. Mesmo porque os fusíveis do alto são apenas dois. Pode ser que alguém ligou baixo e alto juntos, ou seja: quando você passa do baixo para o alto, o baixo continua energizado. Tem que fazer uma inspeção elétrica nesta questão. Mas uma boa solução seria instalar um relé de farol duplo, que absorve a caloria protegendo as partes que estão esquentado (isto se a ligação for feita corretamente).

    2. Olá Clóvis. Pode sr que o flutuador do sensor de nível (boia) esteja encharcado de combustível o que o deixa mais pesado e a marcação fica variando. tem que tirar o sensor e fazer uma inspeção visual e testes elétricos.

  204. Boa Noite, Sr. Fernando

    Tenho um fusca 1977 e quando passo de farol baixo para alto os últimos 5 fusíveis positivos aquecem, chega a queimar o dedo, como não tinha habito de dirigir a noite, ainda não tinha percebido o defeito, já verifiquei os fios dos faróis e me parece não ser automotivo, tenho rele de faróis e chave de faróis isso só acontece quando mudo de baixo para alto, ele faz a troca com a chave do carro ligado, ou desligado. Agradeço desde já sua ajuda. Clóvis Barros Pádua

  205. Ja desliguei o negativo da bateria e continua acelerado …

    Porem reforcei o fio negativo que vai no parafuso da ponta da longarina dianteira..

    Eu preciso levar o carro pra passar scaner pra apagar o erro e ver se o carro volta ao ponto certo de aceleracao ?

      1. Coforme sitei da colisao frontal do veiculo ,
        Não afetou nada da parte mecanica . Até os coxim não quebraram não.
        A muita possibilidade de o problema esta na parte de injeção dos sensores ?
        Dessa aceleração maluco fora do normal . !?

  206. Esse problema de aceleracao ocorreu apos a colisao com a estrutura dianteira( ponta da longarina) lado direito trocada onde tinha o fio negativo do aterramento )
    Essa aceleração pode esta acontecendo devido esse aterramento ?
    Pq não afetou nada de mecanica .
    Precisando regular o modulo com scaneer ?
    Ou pode ter outros problema de injeção ?

  207. Salve. Tenho um Palio Weekend adventure 2003 e o pisca esquerdo dela esta com problemas. Ja verifiquei as lampadas e estao boas. O que ocorre é que o rele as vezes funciona corretamente mas as vezes acelera. Quando acelera as lampadas piscam fraca ou nao piscam, como se estivessem queimadas. Ja testei as lampadas estao boas e ja testei o contatos dos soquetes da lanterna traseira e dianteira. Ja limpei os conectores,
    Notei que os contatos da bateria estao com zinabre. Pode ser isso? Rele?

    1. Olá Gustaff. Grato por participar. O zinabre tem pouca interferência se o restante da parte elétrica do carro estiver funcionando normalmente. O relé de seta trabalha para os dois lados. Verifique seguinte dê a seta para a esquerda e pise no freio. repare se o defeito apare e some quando soltar o freio.

    1. Se a luz da injeção estiver acesa o Scanner vai indicar o motivo. Mas pode não significar a causa exata e sim que ela poder ter sido afetada por outra peça. É por isso que muitos trocam peças de injeção sem necessidade. Um técnico experiente procura por outras possibilidades ou tem em sua oficina peças idênticas para testes.

  208. Olá fernando, tenho um peuget 207 de 2010. enquanto o carro está a trabalhar nao da problemas nehuns, mas quando desligo e tiro a chave da ignição as escovas começam a trabalhar e luzes dos medios piscam, isto acontece durante 1 ou dois minutos após eu desligar o carro. o que poderá ser? centralina? ou o manipulador dentro do volante? acho estranho que só acontece quando desligo o carro

    1. Olá Carlos. Pode ser o comutador de ignição ou algum relé comandado por ele. Alguns testes neste comutador que fica trás do tambor da chave, vão ter que ser feitos por um especialista. Mas você pode tentar desligar o negativo da bateria esperar por 10 minutos para religar e conferir se normalizou. Mas antes de desligar a bateria, leia no manual se algo pode ser afetado por desligá-la, como o rádio, por exemplo.

  209. Boa Tarde
    Tenho um Citroen x sara Picasso ano 2010 cambio automático, recentemente acendeu a luz do freio abs no painel e desde então noto problemas na caixa de cambio isso é normal ou estou com defeito no sistema de freios e na caixa.

    Obrigado

  210. Boa tarde Fernando.

    Eu aqui de novo perguntando. KKKK

    Me ajuda bastante cara, vamos lá. Tenho um Corsinha 2010, aquele modelo Hatch.
    Acontece que toda vez que eu ligo ele no inicio do dia, a luz de óleo fica acesa por volta de alguns segundos, tipo uns 40, 50 segundos, gostaria de saber: isto é realmente normal?
    Lembrando que meu óleo está tudo ok, faz somente 2 mil km que eu troquei. E esse negocio da luz está desde quando eu comprei ele, a uns 10 meses atras..

    1. Olá Danilo. Seja bem-vindo de volta. O primeiro passo é trocar cebolinha de óleo e verificar se para o problema. Não resolvendo, o mecânico vai ter que verificar a lubrificação do carro a começar pelo suspiro de óleo. Não rode com o carro assim, porque pode ser falta de lubrificação por parte do motor. Mesmo que seja por alguns segundos tem que resolver. Abraços.

  211. Sr. Fernando, já li sua resposta sobre o problema de aquecimento dos fusíveis quando mudo o farol de baixo/alto. Dei uma conferida e está tudo ligado corretamente. Vou colocar o rele duplo, pergunto posso fazer a instalação através do rele dos faróis ou não, tenho que fazer a instalação em separado, vindo dos faróis baixo/alto e o positivo da bateria, pelo esquema do rele duplo tenho que puxar 2 positivos da bateria? Agradeço a sua colaboração, Gosto de tentar eu mesmo fazer o serviço com orientação de profissionais como o Sr. sei que se levar no eletricista ele iria resolver, mais não é o caso, Clóvis

    1. Olá Clóvis. O relé duplo exige um positivo da bateria e aterramento que pode ser quando se fixa o relé no seu local. Você pode instalar depois dos relés ou do relé relé redondo, ou seja, o relé deve ficar como uma ponte entre os fios dos faróis, depois de saírem da caixa de fusível, e os faróis. Deste modo tudo que estiver do relé para trás (fusíveis, chave de farol e relé) estará protegido, pois eles serão poupados e apenas acionarão o relé duplo. O que deve acontecer é que as bobinas do relé duplo absorverão a caloria dos faróis, alto e baixo.Se os fusíveis continuarem a esquentar, então temos outro problema. Mas se eles são dos faróis, creio que vá resolver.Abraços e sucesso no serviço!

  212. Fernando , um outro detalhe ,
    No momento da batida frontal … o parachoque furo o reservatorio de agua do motor e vazo toda a agua…
    isso pode ser mais um motivo do sensor tá deixa do o carro maluco acelerando sozinho ao girar a chave pra ligar o veiculo ?

    1. Se foi reparado este defeito, então não deve ter sequelas. O certo é fazer uma revisão geral no seu carro e acertar os parâmetros dele. Quanto a longarina ela é sempre atingida em impactos. Elas está ali também para isso. O parachoque é soldado nela e o imapacto desviado de dentro da cabine do carro

  213. Apos a batida um amigo comentou …
    ( Nossa genilson o pedal do acelerador afundou! )
    Relembrando que a ponta da longarina seguro todo o impacto afetando apenas o radiador junto com a frontal do parachoque .
    carro i30 automatico

  214. Bom dia,
    Vamos ver se alguém pode me ajudar:
    Tenho um Polo 2010 completo, ele tem um sistema de farol de orientação. Quando desligo o carro e ativo o alarme o farol liga e fica ligado por 30 segundos, isso acontece também quando desativo o alarme. De um tempo para cá esse sistema parou de funcionar no meu carro e já pesquisei em tudo que foi lugar e nada, não encontro resposta para isso, até no manual dele não informa sobre parar de funcionar e como codificar novamente. O sistema chama de coming home, é original de fabrica. Sera que alguém tem alguma resposta para isso?

    1. Olá Amaro. Não sei se você já tentou, mas desligue o negativo da bateria por 10 minutos e depois veja se normaliza. Mas antes de fazer isto leia no manual se algum componente pode ser afetado quando a bateria é desligada, como o rádio por exemplo.

  215. Segundo um mecanico…

    Por causa da batida..

    O atuador de marcha travou aberto ..

    Que eu fizesse da seguinte forma..

    Liga o carro… quando tiver acelerado, outra pessoa tira o cabo negativo ..
    E espera 20 minutos
    E liga a lanterna, e gira a chave 5 veses e depois liga o veiculo que resolve,

    Ou com scanner consegue regular essa aceleracao do atuador?

    Esse procedimento de tirar o negativo com o veiculo acelerado pode acorre algum dano

  216. Boa noite Fernando tenho um uno way modelo novo 2011, que tempos atrás acendeu a luz do alvare fui la troquei, agora depois de 1 ano coloquei álcool ela veio a acender novamente o meu mecânico me falo que os cabos de velas estão robando carga mas estou desconfiando possa ser o álcool pois da outra vez tinha colocado álcool ela acendeu o que faço.

    1. Olá Juliano. Grato por participar no site. Se o carro está rodando normal, então vale a pena trocar de combustível e ver se a luz apaga. Mas se ele falha muito, pode ser problema nos cabos. Mas vale um conselho: exija garantia do fim do defeito depois de trocada a peça que condenaram. Se não resolver, combine com o mecânico que a peça antiga seja recolocada.

  217. Boa Tarde, sou de Porto Alegre. Por motivos financeiros deixei meu Gol G3, 2005, 1.0 parado por 3 meses, desconectei o positivo da bateria. O carro não apresentava problema nenhum elétrico ou mecânico. Funcionando tudo até em viagens. Agora estou tentando acioná-lo de novo. A bateria estava com muito zinabre no negativo que ficou conectado. Fiz uma limpeza geral nos terminais, conectei e acionei a chave apenas para ver se
    acionava levemente o arranque. As luzes acenderam e mais um Aviso EPC no painel. Não houve mais reação. Nenhum ruído, nada. A bateria tem carga para acionar a partida. As luzes estão bem intensas, pisca etc, tudo normal. O que devo revisar da parte elétrica que pode estar causando a não conexão com o arranque? Agradeço sua atenção e aguardo.

    1. OLá Victor. Se a bateria estiver totalmente carregada, verifique um fio que passa perto do pólo negativo. Ele é preto com listras vermelhas e costuma estar acompanhado de um azul bem mais fino. Procure uma conexão que desliga estes fios da parte que vem de dentro do carro. Pode estar dando mau contato nesta conexão.

  218. Fernando bom dia vc sabe me informar se o carro grand siena 14/15 tem um funcionamento bom com kit gás e qual é melhor? convencional ou injetável??
    há os comentários são muito bons….. não deixe de tirar essas duvidas não valeu!!!!

    1. Olá Rubens. A economia de combustível é o grande benefício, principalmente se o carro rodar muito. O sistema injetável G5 é acusado de diminuir a potência, mas é algo já comprovado ser insignificante e sequer notado pelo motorista. Eu gosto de avanço tecnológico e usaria o de última geração.

  219. Boa tarde, este dia troquei a lampada interna do meu carro por uma de LED e o fusível queimou, levei no eletricista para trocar, só que depois disso meus dois vidros do lado do passageiro não que abrir. O que possa ser?

  220. Olá! Boa noite, Fernando!
    Troquei a bateria do meu fox e os vidros pararam de fechar sozinhos ao ativar o alarme. O que devo fazer pra voltar ao normal?

  221. Boa noite. Troquei as lampadas de faróis e milha por super brancas, Esperando melhorar a visibilidade, mas não foi o que aconteceu. ate já queimou os Milha, Por favor ajude-me a escolher… QUAL A LAMPADA QUE ME AUMENTA A CLARIDADE SIGNIFICATIVAMENTE? onde moro tem muita neblina preciso de uma melhor claridade. Meu carro usa H4 nos faróis e H1 nos milhas.

  222. Saudacoes
    Falo de Mocambique – Africa. Meu carro e um Nissan Xtrail 2.0 Turbo. Sucede que mandei instalar um sistema de som com amplificador, Subwoofer e outras componentes. Desde entao ele tem apresentado o seguinte problema, perde potencia e o motor desliga-se, ja queimou um alternador e substitui. Queimou por diversas vezes o regulador de alternador. Que devo fazer para manter o meu sistema de som e a viatura em condicoes pois agora desliguei o som para efeito de teste. Bateria 12V 70A

    1. Olá Amunike. A solução do seu problema serias aumentar a potência do alternador dentro do máximo possível do mercado, usar baterias especiais. Mas o grande segredo é o equilíbrio no uso do som e, se possível,instalar baterias somente para o som e posteriormente recarregar com profissionais.

  223. Bom dia,
    Tenho um polo 2010 completo, ele tem um sistema que quando ativo ou desativo meu alarme ele acende os faróis por 30 segundos, isso ocorre quando deixo o botão do farol no sistema AUTO. Algumas semanas para cá esse dispositivo deixou de funcionar, já tentei pesquisar em tudo que foi site e ninguém sabe como reativar esse sistema.
    Será que você pode me ajudar?

    1. OLá Amaro.A chave de farol deste carro tem atrás dela o sensor “crepuscular” que pode ter estragado. Ali também tem um botão de regulagem de sensibilidade deste sensor. Mas como você se refere ao alarme do carro, existe a possibilidade de dar uma resetada no sistema desligando o negativo da bateria por 10 minutos (com a chave do carro fora da ignição). Mas antes de fazer isso leia no manual do carro o que pode ser afetado por desligar a bateria, como vidros e o rádio)

  224. Fernando, tenho uma zafira flex 2004/2005 , já troquei bomba de gasolina e varios sensores, porém o defeito continua e esa me deixando maluco….Ela teima em não pegar na partida a frio, ou quente mesmo. Já levei de guincho para dois mecanicos e um auto elétrico, mas não detetam defeito, pode ser o caso do bendix (citado anteriormente do corsa) deslisando?, como vejo isso?

    1. Olá Tirone. Grato por participar. Defeito no bendix faz um barulho de enceradeira e o motor não gira.Primeiro é preciso saber se o seu carro gira o motor e não pega como se fosse falta de gasolina. OU ele gira pesado apagando as luzes do painel como se a bateria estivesse bem fraca? O reservatório do flex está sempre com gasolina?

  225. Prezados Senhores,
    Bom dia!

    Tenho um peugeot 206 e apareceu no painel a descrição ” Modo Eco”
    Como fazer para que volte a ligar novamente o carro?

  226. Olá, boa noite!! Tenho um Agile 2011 1.4 só que de uns 2 meses pra cá ando tendo problema com a luz da injeção eletrônica ela fica um dia acessa e no outro apaga e assim sucessivamente o carro não apresenta falhas na aceleração nem erro nenhum, mais essa luz insiste em ascender já levei em diversos mecânicos eles apaga com o scanner mais depois volta, e eles não acham erro nenhum se poder me ajudar eu agradeço. Obrigado.

    1. Olá felipe. Grato por participar. Este tipo de situação que você narra quase sempre é por combustível fora dos padrões de regulagem da fábrica. Funciona, mas fica com a mistura um pouco pobre ou rica, e cada vez que isso acontece a luz acende. Tem acontecido muito. Experimente usar uma gasolina especial, não a aditivada, mas as diferen