Defeito simultâneo em setas e alerta 

Embora tenham funções e fusíveis diferentes, as setas e o alerta do carro praticamente fazem parte do mesmo circuito. No mínimo se cruzam no meio do caminho. Isso significa que um pode interferir no funcionamento do outro. É possível até parar de funcionar – um deles, ou os dois. Em outros post já explicamos isso, mas de maneira individual. Nesse post vamos esclarecer alguns motivos e solução da situação.

O principal sintoma é quando a seta que não pisca para nenhum lado, o alerta também não funciona, mas uma luz verde (da seta) fica acesa no painel do carro. O que pode causar esse defeito? Nós sempre sugerimos fazer o teste da tecla do alerta. Como dito acima, os dois circuitos trabalham juntos e a corrente da seta quase sempre passa primeiro pelo alerta. Fica óbvio que, havendo um defeito no alerta, a seta vai parar. Na maioria das vezes é a tecla vermelha do alerta que apresenta mau contato.

Defeito simultâneo em setas e alerta

 

O teste da tecla

Ligue a chave do carro e dê seta para um lado qualquer. Diante do defeito (seta não pisca),  mexa na tecla do alerta para os lados e para cima e para baixo, se for o caso. Observe se a luz de seta pisca ou ameça piscar. Se  isso acontecer, então o defeito é na tecla. Em alguns modelos de carro, como os da Fiat, conseguimos trocar ou consertar a tecla do alerta. Já em outros vai ser necessário trocar o alerta inteiro.

 

 

Teste do fusível

Sim, pode ser simplesmente um fusível queimado. Mas no caso de parar a seta e o alerta, significa que dois fusíveis podem estar queimados. Isso indica um curto no sistema que pode ser na fiação ou soquete de uma das lâmpadas; no relé de seta(mais raro), ou algum fio esmagado. Nesse caso, quando o fusível for trocado, ele vai queimar de novo. Se queimar imediatamente, o curto já está instalado. Mas se demorar minutos ou até dias, a possibilidade de ser curto na fiação aumenta. Não insista na troca de fusíveis que se queimam e jamais aumente a amperagem deles. Isso pode causar sérios prejuízos.

 

 

Alarme

Esse acessório também fica ligado ao sistema de setas e pisca alerta. A diferença é que ele pisca as lâmpadas  independente do relé de seta. Mas se ele estiver em curto, ou mau conectado nos fios do alerta, então pode interferir em todo o circuito. Nesse caso, embora mais raro, uma revisão deve ser feita na instalação do alarme. Principalmente se for um instalado em lojas de acessórios.

 

 

Defeito simultâneo em setas e alerta

 

Relé de Seta

É um defeito comum. Se o relé queimar, ou estiver antigo, as setas e o pisca alerta podem parar, deixando a luz verde fica acesa no painel. Muitas vezes acontece uma ou duas piscadas e tudo para. Basta trocar o relé para voltar ao normal. Alguns ficam na coluna de direção outros na caixa de fusíveis. Existem modelos que trabalham com dois relés de seta. Por isso alguns defeitos são apenas em um lado das setas. Apenas um relé queima. Mas nesse caso os dois devem ser trocados.

 

Conclusão

Alguns desses defeitos de defeito simultâneo em setas e alerta  são viáveis para conserto por pessoas mais leigas. Mas é bom ter em mente que os carros mais modernos possuem eletrônica embarcada, Airbag, e outros acessórios que podem ser avariados por algum manuseio incorreto. O computador de bordo também é um exemplo disso. No caso de dúvidas, não faça o serviço e leve até um profissional. Mas o fato de saber um pouco mais do assunto pode ajudar no momento do orçamento.