Pane Súbita do Carro
Então seu carro Flex foi abastecido e simplesmente não pegou mais, como se estivesse totalmente sem combustível? É comum, mas não é normal acontecer. Comum porque a qualidade de nossos combustíveis é motivo para chamar nosso automóveis de Multiflex. A central sofre com tantas possibilidades de mistura que enganaria até tecnologia alienígena. Mesmo assim não é normal, porque, afinal, não são motores Flex? Pois então deveriam ter uma assimilação confortável para o motorista, algo como uma velocidade maior para acertar a mistura correta.
Maneira correta de abastecer
Talvez o Flex não seja assim tão Flex. Ou pelo menos tão óbvio, como de fato é anunciado pelas fábricas. Sim, existe uma maneira correta de abastecer o seu carro sem que ocorra a tal pane súbita. Se você pensa em trocar de combustível, ou modificar a mistura normalmente feita por você (20% de álcool+80% de gasolina, por exemplo), espere o tanque chegar na reserva para fazer esta troca.
Depois ande com o carro por cerca de 11 quilômetros para que a central “descubra” a nova mistura necessária para o novo combustível colocado no tanque. A falta deste procedimento pode levar o carro a tal pane súbita, muitas vezes com o automóvel ainda dentro do posto de gasolina.
Mas e se este procedimento dos 11 quilômetros não aconteceu por um motivo qualquer, o que se pode fazer? Existe uma técnica relativamente fácil que sequer vai sujar as mãos do motorista. Mas ela deve ser aplicada se o carro parar de funcionar, obviamente. Siga os passos descritos abaixo:
- Ligue a chave do carro
- Pise fundo no acelerador e no pedal do freio ao mesmo tempo
- Mantenha assim por alguns minutos.
Em seguida dê partida no carro. Insista se ele não pegar de cara. Pode demorar alguns segundos, mas com certeza o motor vai voltar a funcionar. Outro procedimento para esta situação, mas que que vai sujar um pouco suas mãos, você encontra neste link. Abraços e sucesso com seu carro.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Boa tarde, tenho um celta 2008 flex e a cerca de 1 mês estou tendo problema com sua partida que na maioria das vezes aparece quando chove. Acontece da seguinte forma a luz da injeção eletrônica fica piscando ele dá a partida mas o motor não funciona, como se estivesse sem bateria. Ja levei ao mecânico ao eletricista e ninguém descobre o que pode ser, quando a central é resetada a maioria das vezes o motor funciona, porém tempos depois volta a acender a luz e não pegar novamente, ja troquei vela, cabo de vela, bomba de combustível, fluido do freio, a mangueira do radiador, bateria e outras peças, além de verificar problema no cod da chave e na central , tiraram o som e acreditam que ser da fiação elétrica também, estou recorrendo a vocês pois não aguento mais tanta suposição e o problema sem solução. O engraçado é que ele sempre mostrou excelente desempenho na chuva mesmo nas mais fortes e agora com essa oscilação na partida. Pode me ajudar?
Olá juscilady. Se o motor gira na partida e não pega como se fosse falta de gasolina, então passa ser apenas um trabalho de procura. Em algum lugar a corrente não está chegando quando chove. Mande verificar a tomada da central procurando por fios torrados. Tem que medir corrente no momento do defeito sempre nas tomadas da bomba e saída da chave. Se a luz da injeção acende, então o motivo principal fica registrado na memória da central.