Carro falhando e sem força

Não é um defeito novo. Todos os modelos fabricados no mundo já falharam, ficando sem força. O motor fica literalmente fraco, muitas vezes sem conseguir subir uma pequena ladeira e até apagando o motor diversas vezes. O consumo aumenta, o motor tem dificuldade para pegar principalmente pela manhã, passando o resto do dia falhando.

Antigamente se culpava o carburador, que era de fato o grande responsável por isso. As velas, ou uma vela,  com defeito também causavam falhas no motor. Em seguida vinham os cabos de velas e por último platinado e condensador. Mas esses foram ficando raros no mercado com o advento da ignição eletrônica.

Veja também: Como escolher o melhor seguro automóvel

Com o surgimento e o avanço dos sistemas de injeção eletrônica, muitos acharam que esse tipo de defeito acabaria. Mas não é a realidade. Os carburadores sumiram, mas as velas, cabos, e combustível ruim, continuam a equipar os carros mais modernos. Houve pouca evolução nesse aspecto, a não ser os avisos que a central consegue armazenar sobre o estado de velas e bobina de ignição. Nesse caso quase sempre a luz de injeção acende.

                          Primeiro passos

Se a falha  se parece com um sopro vindo do motor, principalmente quando é  acelerado, e ele fica fraco como dito acima, devemos verificar as velas e cabos. Pode ser simplesmente um cabo de vela frouxo, deixando escapar a centelha para o bloco do motor ou outras partes metálicas do motor. Isso acontece mais quando o motor é lavado, ou quando algum serviço foi feito sem a devida atenção. Basta colocar o cabo no lugar com o motor desligado. Mas se as velas e cabos são antigos, o melhor a fazer é trocar tudo. O desempenho do carro vai melhorar muito. No caso da bobina, a luz de injeção vai acender e o diagnóstico tem ser confirmado com um Scanner automotivo. Alguns carros tem até 4 bobinas.

Bicos injetores

Os carros modernos não usam mais carburadores. Mas possuem bicos injetores que também podem causar falhas e fraqueza no motor. Embora seja mais raro, os sintomas são muito parecidos com os de uma vela falhando. É assim porque quase sempre temos um bico por cilindro, assim como uma vela por cilindro. Se o bico falhar, ou parar de pulsar, o cilindro dele para de queimar por falta de combustível. Nesse caso, a luz de injeção também vai acender. Também pode ser uma tomada do bico com defeito ou solta, como no caso do cabo de vela citado acima. Procure evitar postos de gasolina de estradas ou suspeitos. Combustível adulterado também faz um motor falhar, além de danificar outras peças.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.