Muitas vezes a luz do Airbag do Focus acesa pode enganar. O carro é rastreado e simplesmente não acusa defeito algum, como se tudo estivesse ok, inclusive a luz deveria estar apagada. Por que isto acontece?

O modulo do Airbag – denominado pela Ford de RCM – detectou um impacto. Porém, devido o mesmo não ter sido tão grave, ele usou somente o acionamento do retrator do cinto de segurança (fica no fecho do cinto) para segurar o motorista no banco na hora do impacto.

Se você olhar no fecho do lado do motorista irá verificar que o mesmo está encolhido devido ao seu acionamento. Dentro do retrator, uma mola em espiral gira para manter a bobina do tecido do cinto esticada. Sim, uma freada muito brusca pode causar esta situação.

luz do airbag do Focus acesa

Provavelmente não havia passageiro do lado direito no momento do impacto. Então o retrator do cinto de segurança deste lado não foi acionado, pois o cinto não está fechado no fecho.

Nesse caso, será necessário a substituição do retrator do cinto do motorista, e o módulo do Airbag, pois o mesmo não apaga o aviso de colisão, ou a luz indicadora do painel.

Luz do Airbag do Focus acesa: o que fazer

O mais correto é mandar consertar o defeito. No mínimo essa luz acesa no painel pode distrair o condutor. Sem contar que, com o sistema avariado, o Airbag não vai mais proteger o motorista e passageiros. Embora este post trate da luz do Airbag acesa do Focus, o mesmo pode acontecer com modelos que usam sistema semelhante.

Outra possibilidade mais simpoles de defeito é quando levamos o carro para ser lavado e aspirado por dentro. Muitasa vezes o aspirador é passado em baixo dos bancos e atinge uma tomada do sensor que passa por ali.

Ela pode começar a dar mau contato ou simplesmente desligar. Vale verificar ela aperetando os plugs. Em um computador de injeção esse defeito é acusado com medida baixa de tensão nessa tomada.

 

 

retrator

Um dos tipos de retrator de cinto de segurança

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.