A garantia de uma bateria não cobre a simples falta de carga. O “simples” significa que ela não tem defeito, bastando uma carga ideal e ela volta a funcionar normalmente e sem danos. É assim porque sua bateria pode descarregar por vários motivos, além de um defeito. Uma lanterna do carro pode ter ficado ligada por horas, ou mesmo a luz de teto, o que é até mais comum. Se ela for nova, a chance de recuperar é muito grande.

Muitos conhecem a carga lenta e a carga rápida. Uma carga de bateria é algo calculado em amperes e horas. No caso da carga lenta, ela é sob medida e por isso é conhecida como a correta. Já carga rápida o próprio nome explica: tem se ser rápida, com muita carga (amperes) e pouco tempo. Isso quase sempre causa algum dano interno na bateria. Ela é muito usada por falta de tempo do dono do carro. Mas definitivamente não é recomendável.

Bateria: quanto tempo leva para carregar?

Bateria: quanto tempo leva para carregar?

Embora seja realmente necessário “parar” a bateria por 24 horas ao aplicar uma carga lenta, isso não significa que a bateria vai ficar um dia inteiro literal em carga constante. Isso vai depender da descarga que ela sofreu, da sua amperagem hora, e do carregador de baterias que vamos usar.

Quanto mais forte o carregador, melhor será o resultado final. E existem carregadores fortes que fornecem carga lenta. O “forte” significa constância de carga, até que a própria bateria peça menos carga a medida que vai enchendo. É nesse ponto que entra a importância da amperagem/hora, que é a medida de capacidade de uma bateria.

Do mesmo jeito que uma caixa de água tem sua capacidade medida por litros, uma bateria tem sua duração medida por amperes/hora. Ou seja: ela suporta a retirada de 60 A de energia durante uma hora. Mas isso é uma medida extrema. Normalmente para uma bateria de 60A descarregar em uma hora muitos acessórios teriam que ficar ligados, com o motor desligado, por essa uma hora. Isso significa “todos os acessórios do carro”, ou mais. (o farol alto e baixo, ligados juntos, exigem cerca de 18 A da bateria, ou cerca de 3 horas para descarregar completamente uma bateria de 60A).

Fica óbvio que, para descarregar uma bateria sem defeitos, algo tem que ficar ligado e esquecido, ou o carro ficar mais parado do que funcionando. Nesse caso vai levar dias para uma primeira descarga e parece que a chupeta resolveu a situação. Mas mesmo assim também é questão de tempo para acontecer de novo.

O cálculo do paragrafo anterior também serve para saber quanto tempo leva para uma bateria receber carga plena de um carregador. Jogando 18A na bateria de 60A, ela vai demorar cerca de 3,30 horas para carregar. Nesse caso seria uma carga rápida. Uma carga ideal e lenta é de cerca de 6A, o que precisaria  de 10 horas de carga. (6×10= 60).

Em uma firma especializada, a sua bateria deve ficar 24 horas em “tratamento”. Teremos 10 horas de carga, um descanso de mais 10 horas, um teste de descarga, e o complemento, se necessário, da carga. Tudo isso exigindo do carregador uma carga constante de 6A e 13,5 volts. Um serviço desse é eficiente, não estraga a bateria, e vai evitar surpresas desagradáveis que quase sempre acontecem em lugares e horários estranhos. O preço é irrisório se comparado com uma compra imprevista de uma bateria nova. 

 

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