Limpeza de bicos injetores
Muitos motoristas sequer se dão conta da existência de bicos injetores em seu carro. Pois então eis mais uma peça que todos devem conhecer, pelo menos seu funcionamento. Quando uma lâmpada do seu carro queima é óbvio que você sabe que a solução é trocá-la. Com os bicos deve-se ter a mesma preocupação ou até maior. Um carro não para por causa de uma lâmpada, mas um bico queimado pode deixar o motorista e sua família na rua, e com certeza um reboque será chamado.
Como funciona o bico injetor?
Seu carro pode ter de um a vários bicos. Quando não é apenas um, será um carro multipoint , ou seja, será um bico por cilindro, assim como são as velas. Neste caso serão , no mínimo, quatro bicos injetores.
A função da cada bico é injetar uma quantidade de gasolina, já misturada adequadamente com o ar, determinada pela central da injeção eletrônica.
Se um deles não funcionar seu carro vai falhar do mesmo jeito que falha com uma vela ruim. No caso do motor com apenas um bico ( modelos mais antigos) o motor pode simplesmente não funcionar mais.
Em todos os casos o veículo deve ser levado a uma oficina especializada para os devidos reparos. Mas o post é sobre a “Limpeza de bicos”. É um serviço realmente necessário? Depende. No mercado existem dois tipos de limpeza de bicos injetores : por ultrassom (com os bicos na bancada) e por descarbonização, onde os bicos não são retirados do motor.
Alguns especialistas condenam a limpeza de bicos por descarbonização afirmando que a limpeza é mínima e o método pode danificar o motor. Outros também consideram a limpeza por ultrassom um exagero. Conclusão?
Recomendamos o dono do carro verificar o preço de um bico injetor novo, pois esse serviço de limpeza de bicos surgiu no início dos carros injetados, quando um bico tinha preços assustadores. Com certeza o caminho é escolher o melhor preço e qualidade, bicos novos com preço final no mínimo igual ao de uma simples limpeza, e todo mundo fica feliz!
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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
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