Onde fica o relé de seta do Gol G5

É diferente de outros veículos. Ele faz parte de um conjunto de relés (seta, ventoinha, etc) dentro de uma caixa, formando um comando e uma peça única. Algumas outras “gerações” da linha Gol também podem sair com este comando, embora mais raros. Quando estraga troca-se o comando inteiro. Alguns eletricistas conseguem instalar um relé idêntico por fora do circuito. Ele fica em cima da caixa de fusível no painel e a esquerda do motorista. Quando encontrada, a troca é fácil, e devemos apenas obedecer a pinagem da peça, que é conforme a foto abaixo. Fica evidente, pelo visual, que um caminho deve ser percorrido respeitando os encaixes laterais ao instalarmos a peça nova na tomada que sai do carro.

Conjunto onde fica o relé de seta do Gol G5.

Conjunto onde fica o relé de seta do Gol G5.

Evidentemente não recomendamos adaptações em veículos. Elas podem se transformar em gambiarras perigosas. Peças originais sempre são bem vindas. Tenha em mente que cuidar da “saúde” do seu carro é sempre um bom investimento.

Novidade! Assista o vídeo de Onde fica o relé de seta do Gol G5!

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.