Esquema da caixa de fusíveis do Corsa

O Corsa Chevrolet foi fabricado no Brasil de 94 até 2012. Nestes 18 anos, conquistou o coração de muitos brasileiros, o que ajudou a fundar diversos clubes de aficionados desse modelo da montadora americana. Sua parte elétrica (que é o assunto deste post) começou com uma característica: a simplicidade e a durabilidade de seus componentes. A bateria, por exemplo, é a que tem maior vida útil do mercado. E é assim em todos os anos que o Corsa foi fabricado. Os fusíveis do Corsa são igualmente importantes.

Quando uma bateria é durável significa, também, que todo o sistema elétrico do carro não a maltrata, seja por ser simples ou por sua eficiência. Mesmo com o avanço tecnológico e com a introdução de novos acessórios, o Corsa pouco pecou em relação a seu sistema elétrico. Bem ao contrário de outros modelos, que ganharam muito consumo de energia em detrimento da parte elétrica.

LEIA TAMBÉM: SEGURO PARA CARROS ANTIGOS EXISTE?

Se pesquisarmos um pouco, descobriremos que a Chevrolet sempre foi “bem vista” por reparadores com relação aos fios e aos circuitos projetados, fusíveis e outros.

Fusíveis do Corsa: esquema da caixa

Listamos abaixo alguns links com os fusíveis e suas posições na caixa. Os manuais dos modelos mais antigos do Corsa estão cada vez mais raros, mas prometemos para a breve a postagem dos fusíveis da linha Corsa de 94 a 2003 (veja abaixo).

NOVIDADE! VEJA AQUI OS FUSÍVEIS DO CORSA  2001

Fusíveis do Corsa de 94 a 99

           Fusíveis do Corsa 94 a 99 (alguns modelos)

Continua após a publicidade..

Fusíveis do Corsa: esquema da caixa

VEJA TAMBÉM: SEGURO DO UNO NOVO – QUANTO CUSTA?

Esquema de fusíveis do Corsa 2004/05/06/07/08

Os números que faltam significam que não são utilizados no sistema elétrico do carro. Mas podem ser usados para futura instalação de acessórios.

5 – Fusível do vidro elétrico dianteiro esquerdo do Corsa (atenção com o 27)

 8 – Fusível da chave de partida do Corsa

 9 – Fusível da bomba de combustível – válvula solenóide – canister do Corsa 

10 – Fusível da buzina do Corsa

11 – Fusível das luzes de seta (BCM) do Corsa

12 – Fusível do Radio do Corsa

13 – Fusível do Vidro elétrico dianteiro direito (atenção com o 27) do Corsa

15 – Fusível da bomba do lavador de vidros e tampa traseira do Corsa

16 – Fusível da Iluminação interna do Corsa

17 – Fusível das travas das portas do Corsa

20 – Fusível da buzina do alarme do Corsa

22 – Fusível da ignição do Corsa

23 – Fusível da bobina de ignição do Corsa 

24 – Fusível do painel de instrumentos do Corsa

25 – Fusível da Luz de freio do Corsa

26 – Fusível da tomada 12 volts – Luz de ré do Corsa

27 – Fusível dos módulos dos vidros elétricos do Corsa

29 – Fusível do limpador do vidro traseiro do Corsa

30 – Fusível do limpador do para-brisa do Corsa

Continua após a publicidade..

31 – Fusível do compressor do ar do Corsa

32- Fusível do sensor de velocidade (velocímetro) ABS do Corsa

33 – Partida a frio

35 – Fusível do acionador dos retrovisores e Radio do Corsa

36 – Fusível do Farol esquerdo do Corsa

37 – Fusível do farol direito do Corsa

38 – Fusível dos faroletes da esquerda do Corsa

39 – Fusível dos faroletes da direita do Corsa

41 – Fusível do farol de neblina dianteiro do Corsa

42 – Fusível da luz de neblina traseira do Corsa

43 – Fusível do farol baixo esquerdo do Corsa

44 – Fusível do farol baixo direito e interruptor de luzes do Corsa. Também protege a regulagem  elétrica de faróis

45 – Fusível do aquecedor de ar do Corsa

47 – Fusível do desembaçador traseiro (vidro) do Corsa

48 – Fusível do motor de partida do Corsa

50 – Fusível do ABS do Corsa

51 – Fusível da ventoinha do radiador do Corsa

52 – Fusível da Ventoinha do radiador (também)

Lista de fusíveis do corsa 2001

Fusíveis do Corsa 2001

Segue abaixo a tabela de fusíveis do Corsa 2001, algo raro de encontrar. Também serve para toda a família Corsa ano 2001, incluindo o Millenium. Em seguida a tabela, leia algumas informações adicionais sobre como e quando trocar um fusível – o que fazer quando o fusível queima novamente. São informações valiosas para quem quer consertar no estilo “faça você mesmo”. Conseguimos comprando o manual do Corsa 2001

Lista dos fusíveis do Corsa 2001

Veja abaixo a lista dos fusíveis do Corsa 2001. O primeiro número corresponde ao número do fusível gravado na caixa, o segundo número seguido de um “A” significa a amperagem do fusível, e o texto é de qual acessório pertence esse fusível. 

Fusíveis da cabine

Continua após a publicidade..
  • 1 – 20A – Sinalizador de advertência (alerta), alarme (módulo), indicador de tripla função, buzina, antena elétrica, rádio, luz de teto,  luz do porta-malas e corrente do conector de diagnose.
  • 2 – 10A – Controle de câmbio automático (se houver caixa de marchas automática).
  • 3 – 30A – Desembaçador do vidro traseiro (filetes do vidro).
  • 4 – 10A – Partida a frio (carro a álcool).
  • 5 – 10A – Módulo da transmissão automática.
  • 6 – 10 – Bobina do relé da ventoinha do radiador quando o carro não tem ar-condicionado.
  • 7 – 30A – Motor da ventoinha do radiador no caso do carro ter ar-condicionado.
  • 8 – 10A – Faroletes lado esquerdo.
  • 9 – 20A – Farol de neblina.
  • 10 – 10A – Farol alto lado esquerdo.
  • 11 – Sem uso.
  • 12 – 10A – farol baixo lado esquerdo. Também regulagem elétrica da altura do farol, se estiver equipado.
  • 13 – 20A – Trava elétrica geral do carro. Travas das portas, porta-malas e tampa de combustível.
  • 14 – Sem uso
  • 15 – 15A ou 30A – Ventilador interno com ou sem ar-condicionado.
  • 16 – 30A –  Limpador e lavador (água) do vidro traseiro.
  • 17 – 10A – Painel de instrumentos, alarme de faróis ligados (cigarra), tripla função, luz do porta-malas, relés do ar-condicionado e do desembaçador traseiro, luzes dos botões do painel, vidros elétricos, relé da ventoinha do radiador se houver ar-condicionado.
  • 18 – 20A – Acendedor de cigarros (tomada 12V), luz de ré, módulo das travas elétricas, inibidor de partida para câmbio automático, destravamento elétrico do porta-malas.
  • 19 – 15A – Sistema de ignição e corrente da ECM.
  • 20 – 30A – Motor da ventoinha do radiador.
  • 21 – 15A – Luz de freio (incluindo a terceira luz tipo brake lithg), luz de seta, iluminação da tecla do alerta.
  • 22 – 10A – ABS
  • 23 – 10A – Faroletes lado direito, luz de placa, iluminação do botão do ar-condicionado.
  • 24 – 30A – Vidros elétricos traseiros.
  • 25 – 10A – Farol alto lado direito e luz indicadora de painel (luz azul indicando farol alto aceso).
  • 26 – 20A – Bomba de combustível e ECM.
  • 27 – 10A – Farol baixo lado direito e sua regulagem elétrica de altura se houver.
  • 28 – 30A – Vidro elétrico dianteiro (os dois).

Fusíveis no compartimento do motor

  • 38 – 10A – Buzina do alarme.

O que fazer se um fusível estiver queimado?

Quase sempre é muito fácil trocar um fusível. Primeiro localize ele com a lista acima. Em seguida retire ele com a pinça de fusíveis (se não houver use um alicate de bico). Observe o filamento dele contra uma luz. Se ele estiver queimado fica bem evidente o filamento rompido. Troque um fusível queimado, mas não aumente a amperagem ou mude a cor dele. Se o fusível queimar novamente não insista com outro. Nesse caso temos um curto no circuito e os danos podem ser bem maiores se insistimos com outro fusível. 

Posso rodar com o Corsa 2001 com fusível queimado?

Não é recomendado usar o seu Corsa com qualquer fusível queimado. Primeiro que existe um motivo para o fusível queimar e tem que ser corrigido. Também pode ser um fusível de algum acessório necessário ou item de segurança, como o dos faróis, setas, luz de freio, limpador de parabrisas etc. Imagine este último acessório não funcionando em caso de chuva. É impossível dirigir sem o limpador. Outros fusíveis queimados podem até causar sérios prejuízos, como o fusível da ventoinha do radiador. O motor do seu Corsa 2001 pode até fundir. 

Posso levar multa por fusível queimado?

Sim. Hoje em dia as multas podem ser aplicadas sem a necessidade de parar o veículo. Se o fusível queimado for do farol e as autoridades perceberem, então uma multa pode acontecer. Em blitz até uma buzina que não funciona pode gerar multas. E muitas param por causa de um fusível queimado.

Quanto custa trocar o fusível do Corsa 2001?

Depende do que causou a queima deste fusível. Dificilmente ele queima por uso ou por ser antigo. Quase sempre é problema em algum acessório que ele protege. Lembrando que um fusível pode proteger um ou vários acessórios do seu Corsa. Então o custo pode ser variável. Um chicote em curto, uma tomada de farol também em curto ou o próprio acessório com defeito. Vai depender do que for trocado. O fusível em si é bem barato.

fusíveis do corsa 2001

A lista de fusíveis também pode ser aplicada no Corsa Millenium 2001

 

Como saber se o fusível queimou?

Eusempre desconfio de um fusível quando algum acessório, lâmpada, rádio, vidros elétricos e outors param de funcionar. Consulto a lista como a de cima, e vou dirreto no fusível do acessório que não funciona. Retiro ele e ponho contra aluz. Quase sempre o filamnete interrompido é muito nítido, indicando que o fusível está queimad. Mas não devemos insistir com outra caso ele queime novamente.

Fusíveis do Corsa 2002

A lista de fusíveis do Corsa 2002 é tão rara quanto do 2001. É preciso comprar o manual do carro pela internet ou baixar arquivos que estão cada vez mais raros. Por isso, fizemos um post exclusivo para os Fusíveis do Corsa modelo 2002. Fusíveis de outros modelos você pode conhecer acessando AQUI.

Esquema caixa de fusíveis Corsa 2002

Quase sempre quem procura por listas de fusíveis e chega até aqui, é porque algum acessório parou de funcionar e não sabe qual é o fusível. A falta do manual em carros desse ano é muito comum. Assim como todos os modelos de carros, é no manual do proprietário que encontramos a lista dos fusíveis do Corsa 2002. Mas, mais abaixo você encontra uma lista que fiz pessoalmente deste modelo do Corsa sempre consultando o manual. 

Fusível do Corsa 2002 queimou – Por que?

É muito importante saber o motivo o fusível queimou. Ele não queima por si só – existe um curto no circuito. Veja abaixo algumas dicas para saber porque acontece um curto e a queima de um fusível. Isto vale paara todos os Corsas listados neste post.

  • Curto direto. Nesse caso, um fio positivo está em contato direto com o negativo ou com a lata do carro. Um sintoma disso é a queima imediata do fusível após a troca.
  • Curto intermitente. Acontece quando o acessório é acionado (ré sendo engatada, seta acionada, etc), ou quando existem fios em  más condições e o curto acontece com o movimento do carro.
  • Caloria. É quando um acessório de grande potência é usado por muito tempo. O fusível pode até derreter antes de desligar. É o caso de ventoinha do radiador ou ar-condicionado do carro.

Não insista em trocar um fusível que queima constantemente. E jamais aumente a potência do fusível. Isso pode queimar o acessório em vez do fusível. Na dúvida, leve até um eletricista para reparar o curto.

Fusíveis do Corsa 2002

Localização da caixa de fusíveis do Corsa 2002

A caixa de fusíveis do corsa 2002 fica dentro da cabine, lado do motorista e a esquerda do painel. Ela sai puxando a tampa pelo lado de baixo e tem um puxador bem evidente. Puxe devagar. Alguns modelos podem ter um “tira fusíveis” atrás da tampa e fusíveis reservas. Outros podem ter simplesmente os desenhos e números dos fusíveis. Os desenhos são dos acessórios, como por exemplo, do farol baixo com fachos para baixo.

Fusíveis do Corsa 2002 – Numeração e especificações

  • 1 – 20A -Sinalizador de advertência, módulo do antifurto, buzina, indicador de tripla função, antena elétrica (se equipado), rádio/som, luz do compartimento de passageiros, e alimentação do conector de diagnose
  • 2 – 10A – Instrumentos do painel
  • 3 – 30A – desembaçador do vidro traseiro (filetes desembaçadores)
  • 4 – 10A – Partida a frio se carro a álcool ou flex
  • 5 – Não utilizado nesse modelo
  • 6 – 10A – Relé ou bobina da ventoinha do radiador
  • 7 – 30A – Motor da ventoinha do radiador (carros com ar-condicionado)
  • 8 – 10A – Faroletes lado esquerdo
  • 9 – 10A – Bomba da partida a frio
  • 10 – 10A – Farol alto lado esquerdo
  • 11 – Luz de marcha ré e seus componentes
  • 12 – 10A – Farol baixo lado esquerdo (também se houver regulagem de faróis)
  • 13 – 20A – Central das travas elétricas
  • 14 – 20A – Vidros elétricos dianteiros (todo sistema)
  • 15 – 30A – Ventilador interno ou ventoinha do radiador se for equipado com ar-condicionado
  • 16 – 30A – Limpador e água do limpador de para-brisas dianteiro
  • 17 – 10A -Painel de instrumentos, indicador de tripla função, cigarra dos faróis ligados, bobinas dos relés do ar-condicionado e desembaçador do vidro traseiro. Também pode ser de iluminação – do botão das luzes, do interruptor de controle de ventilação interna e desembaçador do vidro traseiro e do controle de aquecimento, interruptores levantadores dos vidros, alimentação dos relés do ar-condicionado se equipado e do ventilador do radiador (idem)
  • 18 – 20 ou 15A – Tomada elétrica (antigo acendedor de cigarros) Ainda: módulo do controle das fechaduras do carro
  • 19 – 15A – ECM ou central eletrônica do carro. É o cérebro eletrônico do carro. Controla a mistura de combustível, ponto de ignição e outros
  • 20 – 30A – Motor da ventoinha do radiador
  • 21 – 15A – Luz de freios, setas, iluminação da tecla do pisca alerta e da brake light (terceira luz de freio)
  • 22 – 10A – Sensor de oxigênio (sonda lambda) e sistema de partida a frio para o Corsa Flex
  • 23 – 10A – Faroletes lado direito e luz de placa. Também é da iluminação do interruptor do ar-condicionado
  • 24 – 10A – Velocímetro. Vidros elétricos traseiros
  • 25 – 10A – Farol alto direito e luz de farol alto no painel (luz azul)
  • 26 – 20A – Bomba de combustível do tanque e possível ECM
  • 27 – 10A – Farol baixo lado direito
  • 28 – 5A – ECM (central) do motor VHC e VHC Flexpower
  • 38 – 10A – Fica no compartimento do motor e protege a buzina do alarme

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.