Fusíveis do Corsa 2001
Segue abaixo a tabela de fusíveis do Corsa 2001, algo raro de encontrar. Também serve para toda a família Corsa ano 2001, incluindo o Millenium. Em seguida a tabela, leia algumas informações adicionais sobre como e quando trocar um fusível – o que fazer quando o fusível queima novamente. São informações valiosas para quem quer consertar no estilo “faça você mesmo”.
Lista dos fusíveis do Corsa 2001
Veja abaixo a lista dos fusíveis do Corsa 2001. O primeiro número corresponde ao número do fusível gravado na caixa, o segundo número seguido de um “A” significa a amperagem do fusível, e o texto é de qual acessório pertence esse fusível.
Fusíveis da cabine
- 1 – 20A – Sinalizador de advertência (alerta), alarme (módulo), indicador de tripla função, buzina, antena elétrica, rádio, luz de teto, luz do porta-malas e corrente do conector de diagnose.
- 2 – 10A – Controle de câmbio automático (se houver caixa de marchas automática).
- 3 – 30A – Desembaçador do vidro traseiro (filetes do vidro).
- 4 – 10A – Partida a frio (carro a álcool).
- 5 – 10A – Módulo da transmissão automática.
- 6 – 10 – Bobina do relé da ventoinha do radiador quando o carro não tem ar-condicionado.
- 7 – 30A – Motor da ventoinha do radiador no caso do carro ter ar-condicionado.
- 8 – 10A – Faroletes lado esquerdo.
- 9 – 20A – Farol de neblina.
- 10 – 10A – Farol alto lado esquerdo.
- 11 – Sem uso.
- 12 – 10A – farol baixo lado esquerdo. Também regulagem elétrica da altura do farol, se estiver equipado.
- 13 – 20A – Trava elétrica geral do carro. Travas das portas, porta-malas e tampa de combustível.
- 14 – Sem uso
- 15 – 15A ou 30A – Ventilador interno com ou sem ar-condicionado.
- 16 – 30A – Limpador e lavador (água) do vidro traseiro.
- 17 – 10A – Painel de instrumentos, alarme de faróis ligados (cigarra), tripla função, luz do porta-malas, relés do ar-condicionado e do desembaçador traseiro, luzes dos botões do painel, vidros elétricos, relé da ventoinha do radiador se houver ar-condicionado.
- 18 – 20A – Acendedor de cigarros (tomada 12V), luz de ré, módulo das travas elétricas, inibidor de partida para câmbio automático, destravamento elétrico do porta-malas.
- 19 – 15A – Sistema de ignição e corrente da ECM.
- 20 – 30A – Motor da ventoinha do radiador.
- 21 – 15A – Luz de freio (incluindo a terceira luz tipo brake lithg), luz de seta, iluminação da tecla do alerta.
- 22 – 10A – ABS
- 23 – 10A – Faroletes lado direito, luz de placa, iluminação do botão do ar-condicionado.
- 24 – 30A – Vidros elétricos traseiros.
- 25 – 10A – Farol alto lado direito e luz indicadora de painel (luz azul indicando farol alto aceso).
- 26 – 20A – Bomba de combustível e ECM.
- 27 – 10A – Farol baixo lado direito e sua regulagem elétrica de altura se houver.
- 28 – 30A – Vidro elétrico dianteiro (os dois).
Fusíveis no compartimento do motor
- 38 – 10A – Buzina do alarme.
O que fazer se um fusível estiver queimado?
Quase sempre é muito fácil trocar um fusível. Primeiro localize ele com a lista acima. Em seguida retire ele com a pinça de fusíveis (se não houver use um alicate de bico). Observe o filamento dele contra uma luz. Se ele estiver queimado fica bem evidente o filamento rompido. Troque um fusível queimado, mas não aumente a amperagem ou mude a cor dele. Se o fusível queimar novamente não insista com outro. Nesse caso temos um curto no circuito e os danos podem ser bem maiores se insistimos com outro fusível.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.