Existe seguro para carros antigos?

O que é considerado carro antigo por uma seguradora? O fato é que existe uma recusa para carros com mais de 20 anos de uso. Então, essa seria a faixa de tempo para conseguir um seguro para carros antigos. Por que é assim? Muitas vezes um veículo com mais de 20 anos saiu de linha e encontrar peças, principalmente originais, fica mais difícil. Isso dificulta o conserto, encarece o serviço e acaba não compensando para a seguradora. 

Muitas seguradoras também consideram um carro assim como alto risco de sofrer um acidente. Teoricamente, a manutenção dele é baixa, a tecnologia ultrapassada e sem peças de reposição, como dito acima. Isso é visto como fator para mais acidentes. Mas existem seguradoras que assumem o risco e oferecem o seguro para veículos com mais de 20 anos. Quase sempre o mais oferecido é contra furto e roubos. É conhecido como seguro não compreensivo.

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI SOBRE SEGURO PARA UBER

O que é um seguro “compreensivo”

Um seguro chamado de “compreensivo” é basicamente aquele que cobre:

  • Incêndios e similares (raios e explosão)
  • Acidentes com danos causados por outros ou terceiros
  • Batida também envolvendo capotamento do carro
  • Enchentes e chuva de granizo
  • Queda de árvores ou outros no veículo
  • Furto ou roubo do veículo

Também podemos colocar como cobertura de um seguro compreensivo danos por furacões e serviço de atendimento 24 horas. Ou seja: é completo. Mas o que nos interessa é a cobertura para furto e roubo. Por quê? No caso de seguro de carros mais antigos, o “não compreensivo”  é mais simples, com cobertura única podendo incluir perda total. Os acidentes mencionados acima não são cobertos para carros mais antigos dentro da avaliação da seguradora.

Continua após a publicidade..

Vantagens do seguro para carros antigos (mais de 20 anos)

  • Não há avaliação de perfil
  • Mais barato e acessível
  • Furto e roubo são bem comuns
  • A assistência 24 horas pode ser incluída, o que aumenta a segurança de todos

Cada seguradora pode ter sua avaliação de quando um carro é antigo. O preço também varia, o que implica em pesquisar o mercado, o conceito da seguradora, etc. Procure se informar em sites de reclamação de consumidores e até com amigos que passaram por situações típicas. 

seguro para carros antigos

Continua após a publicidade..

 

OS MELHORES SEGUROS: COMO SIMULAR PREÇOS E COBERTURA ONLINE

Minha sugestão é que você cote o seu seguro online. Para isso, busque por seguradoras modernas e com atendimento digital: você descobre o preço sem compromisso de fechar negócio.

Eu sugiro a Youse, plataforma ligada à Caixa Econômica e que, dependendo do seu perfil, oferece até 50% de desconto!

  • O passo a passo é simples:
  1. Clique aqui
  2. Aperte em cotar agora. Vale repetir, a cotação é gratuita e sem compromisso! 
  3. Informe seus dados, incluindo a placa do seu carro – isso é importante porque afeta o valor que as seguradoras conseguem oferecer. Se for um veículo zero km ou quiser pular essa etapa, basta informar que “não sabe a placa”.
  4. Nas telas seguintes você precisa informar a marca do carro (Ford, Fiat, Volkswagen, etc), o ano de fabricação e o do modelo, a versão (Ka, Corsa, Fiesta, etc) e o tipo de combustível.
  5. Em seguida, informe seu endereço, data de nascimento e sexo – lembrando que essas informações são importantes porque todas elas alteram o valor do seguro. 
  6. Clique em cotar. E pronto, você vai ter acesso aos melhores preços para seu veículo!