Fusíveis do Palio Weekend

A Palio (ou “o”) Weekend foi um modelo fabricado pela Fiat de grande sucesso no Brasil. A montadora italiana sempre teve sua produção chamada de “família”, como a família 147, família do Uno, e a família do Palio, da qual pertence a Weekend. Neste post vamos falar dos fusíveis da Palio Weekend.

Cada família destas citadas acima apresentou uma evolução em relação a anterior. Sempre era uma meia novidade ou uma grande mudança, como a passagem do carburador para injeção eletrônica. Também: faróis diferentes, mais eficientes ou airbag e freios ABS.

Continua após a publicidade..

Fusíveis do Palio Weekend

Novidades e os fusíveis

Obviamente que a parte elétrica também teve quer ser modificada, exigindo novos chicotes elétricos, relés, centrais eletrônicas e novos fusíveis de proteção. A caixa de fusíveis da Weekend também teve novas alterações.

Neste post apresentamos uma lista completa destes fusíveis da Weekend, potência, acessórios e localização da caixa de Fusíveis. Usaremos o modelo ano 1998 como referência nesta lista. É um carro mais raro hoje em dia. Mas costumo consertar alguns em minha oficina em BH.

Localização da caixa de Fusíveis

Ela fica no painel, embaixo a esquerda do lado do motorista. São Fusíveis tipo lâmina e coloridos. Cada cor corresponde a uma potência (A). Jamais aumente a potência ou troque a cor do fusível queimado. Se voltar a queimar não insista com outro fusível. Neste caso existe um curto no acessório deste fusível.

Continua após a publicidade..

Fusíveis do Palio Weekend

 

F 9 – 15A – Farol de milha ou neblina

F 10 – 20A – Travamento elétrico das portas

F 11 – 30A – Desembaçador vidro traseiro ( relé)

F 12 – 10A – Pisca alerta

F 13 – 20A – Buzina

F 14 – 10 A – Luz de freio ( todas) – Retrovisores elétricos ( regulagem externa)

F 15 – 15A – Serviços: Setas – Relógio – Quadro de instrumentos ou painel e suas informações – Airbag – Luz de ré

F 16 – 10A – Ar condicionado

F 17 – 10A – Farol baixo lado esquerdo

F 18 – 10A – Farol baixo lado direito

F 19 – 30A – Ventilador interno – Acendedor de cigarros ( tomada 12 Volts )

F 20 – 10A – Luz interna – Relógio elétrico – Rádio – Alarme

F 21 –  Sem uso

F 22 – 10A – ABS

F 23 – 10A – CODE

F 24 – Sem uso

F 25 – Sem uso

F 26 – 10 A – Fusível reserva

F 27 – 15A – Fusível reserva

F 28 – 20A – Fusível reserva

F 29 – 30A – Fusível reserva

Como dito em outros post eu sempre insisto em aconselhar a não trocar o fusível se ele insiste em queimar. Neste caso temos um curto que precisa ser consertado ou pode provocar danos a parte elétrica do seu Weekend, além de aumentar o custo do serviço.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Com este curso você mesmo pode consertar seu Palio Weekend, no mínimo.

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Continua após a publicidade..

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.