Choque na bateria
Ouvimos sempre essa pergunta em nossa oficina: bateria de carro dá choque? Ou ainda: você não tem medo de levar choque? As respostas podem ser não e sim. Por que?
Não. Uma bateria, por si só, não dá choque. Isto é fato. Mas sim, eu tenho medo de tomar um choque de um carro. A explicação é simples.
Uma bateria é feita para acumular energia para alimentar todo o circuito elétrico do seu carro. Entre eles temos o sistema de alta-tensão (velas e bobinas de ignição), e o termo já se explica.
Mas o risco de levar choque nesse caso é somente quando manipulamos algo por ali, como um cabo de vela, e então uma centelha pode causar um choque parecido com aquele dos antigos acendedores de fogões. Inofensivos, mas que assustam.
Por que uma bateria de carro não dá choque?
Pura física, a lei de Ohm. Apesar da capacidade de armazenar energia (o famoso ampere/hora) ela é liberada de acordo com o que um circuito pede.
Como o rádio do seu carro, o farol, etc. Quando os acionamos a bateria atende o pedido da resistência criada. Então, se nós “nos ligarmos” a bateria, segurando nos dois polos, a resistência corporal vai ser mínima, um “supermicrochoque” e não sentimos nada.
Mas isto vale apenas para contatos mais grosseiros, como com as mãos, por exemplo.
E quais são os perigos de uma bateria?
Também ela não é um brinquedo para crianças. Existem motivos maiores para se tomar cuidado com uma bateria.
1 – Ela tem ácido corrosivo em seu interior e ele pode vazar.
2- Curtos na fiação podem causar queimaduras sérias, e dependendo da situação ela pode até explodir. Aliás, as baterias de boa marca possuem claros avisos disso em suas etiquetas. Fique atento a eles.
3 – Uma dica é: o manuseio errado pode provocar curto direto entre os polos. Isso também implica em possíveis queimaduras, principalmente se ferramentas estiverem envolvidas.
4 – Nunca mexa em uma bateria com alianças ou anéis, principalmente de metais como o ouro e a prata que são excelentes condutores de eletricidade.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Bom dia Fernando… Tenho um Meriva 2003, ficou um tempo parado, hoje quando ligo o ar, ele fica só na ventilação, o que pode ser?! será que é falta de gás? Desde já Obrigado…
Olá Willian. Tem que medir a pressão e fazer uma geral no sistema de ar. A parte elétrica e compressor tem que ser avaliados. Tudo começa medindo a pressão do gás do ar.
BOM DIA, FERNANDO, TENHO O JACK 2012, QUANDO LIGO O AR CONDICIONADO, SO GELADO NOS DIFUSOR NO FUNDO E NAO SAE PELOS DIFUSORES LATERAIS, O QUE SERIA??????
Olá Hugo. Pode ser o acionador das laterais com defeito ou simplesmente desligado.