Fusíveis e suas amperagens
Cinco, sete e meio, dez, quinze. Estes são alguns dos valores, ou números, que encontramos gravados em fusíveis de carro. Eles podem chegar até a cem, dependendo da sua função. As cores também são variadas e sempre se repetem na mesma amperagem (se forem do mesmo tamanho), que é o significado dos valores citados acima. Então, um fusível de dez amperes vai ser sempre vermelho, enquanto um de quinze vai ser sempre azul (Veja uma tabela mais completa no final deste post). A amperagem é a capacidade que o fusível tem de suportar carga sem queimar. Sim, um fusível também pode queimar por caloria quando um acessório do carro é muito forte (ventoinha do radiador, por exemplo), mas ele também queima por curto direto, e neste caso não importa a amperagem, ele vai queimar.
Muitas vezes o acessório também pode funcionar com algum defeito oculto, exigindo mais do fusível. É aí que entra o perigo de trocar um determinado fusível por outro mais forte. Se ele suportar o “defeito” do acessório, então existe um risco do fusível não queimar e o acessório sim, podendo até provocar muita fumaça e perigo para o carro.
Quanto mais fraco o circuito, mais fraco o fusível. Isto segue a explicação dada acima. Por que colocar um fusível de 30 amperes na luz de posição? Se houver um defeito é possível que algo se danifique antes do fusível queimar. Mas uma amperagem apropriada, algo em torno de 5 amperes, um curto no circuito da luz de posição vai queimar o fusível em um piscar de olhos, sem danos maiores.
Os fusíveis de grande amperagem e tamanho – como 40, 50,60, 70 e até de 100 – são normalmente usados para proteger circuitos mais fortes, como o alternador, injeção eletrônica, sistema de arrefecimento, etc. Eles também tem suas respectivas cores que podem ou não ser idênticas aos fusíveis pequenos, mas o tamanho serve como diferenciação. Aliás, o tamanho maior ajuda a suportar mais a caloria do acessório protegido pelo fusível, que em alguns casos pode até derreter o plástico, deixando-o irreconhecível. Mas um teste de fusível não pode ser feito apenas no visual. Muitas vezes ele pode estragar em partes que apenas o teste com uma lâmpada pode descobrir.
Os fusíveis mais modernos permitem um encaixe mais justo na caixa de fusíveis e uma eficiência maior. Deste modo, a caloria é mais bem distribuída, aumentando a durabilidade do fusível, além de minimizar defeitos do tempo de uso, como acontecia com os fusíveis de vidro. Eles soltavam suas soldas pelo calor sem interromper o filamento. Os diagnósticos também ficaram mais precisos, e até alguém sem experiência consegue verificar o estado de um fusível de lâmina sem a necessidade de um teste mais detalhado ou técnico.
Tabela de fusíveis (cores e amperagens)
- Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes
- Vermelho – 10 Amperes
- Azul – 15 Amperes
- Amarelo – 20 Amperes
- Transparente – 25 Amperes
- Verde – 30 Amperes
Fusíveis grandes
- Amarelo – 20 Amperes
- Verde – 30 Amperes
- Laranja – 40 Amperes
- Vermelho – 50 Amperes
- Azul – 60 Amperes
- Transparente – 80 Amperes
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Gostei muito bom
Que bom Lourenço. Seja bem-vindo ao site.
Obrigado eu queriabaixar o manual do Monza 88 Classic se vc tiver tem como me passar
Olá Lourenço. Vou dar um jeito e te aviso. Abraços.
Muito bom o conteúdo desta matéria amigo, estava querendo saber como verificar amperagem destes fusíveis, só achei algo a respeito aqui no seu site, meus parabéns foi de grande ajuda….
Olá Cleiton. Grato pelas palavras e seja bem-vindo ao site!
Comprei um fox 2008 que aqueceu meses depois que comprei no lugar do fusível da ventoinha tinha um fio, coloquei um fusível médio azul de 15 amperes e sempre tá aquecendo e queimando o fusível, no manual não tem a amperagem correta do fusível, como posso saber?
Olá Sandro. A amperagem comum de ventoinha de radiador é 30 A (fusível verde). Mas se continuar a esquentar, então tem verificar o sistema da ventoinha. Pode ser relé ou até motor dela esquentando por rolamento ruim.. Nesse caso o fusível esquenta muito, fica quase insuportável de manusear e queima.
Ola tudo bem o meu fox ta com problema no painel, nao acende a luz. Nao funciona o vel. conta giro. combustivel etc as luzes dos farois normal. Re brewue tudo func skarme etc tambem nao funciona as luzes do vidroneletrico as luzrs do farol de milha o que pode ser
Olá Tadeu. Procure por um fusível queimado. Começe pelo fusível dos instrumentos do painel.
Fico muito obrigado aos senhores do post.eu já descobri o fuzivel que queimou,era de 30AMP..e os vidros já funcionam.O meu muito obrigado aos senhores.
Amigo tenho um celta 2004 e o fusivel de farol do lado esquerdo derreteu,percebi que as lâmpadas deste mesmo lado já haviam queimado com pouco tempo de uso.
Troquei o fusível que derreteu no mesmo dia e agora as luzes alta e baixa não funcionam.mesmo já tendo trocado os risíveis.
Olá Erica. Faça o seguinte: se puder veja a marca da lâmpada e a potência dela. Tem ser 60 por 55 Watts e não pode ser marca importada. As boas são Philips, Osram e Ge. Se encontrar os valores de 100 por 90 Watts gravados no corpo dela, então está descoberto a causa. Basta trocar por uma lâmpada 60 por 55.
qual a amperagem do fusível da injeção eletrônica da kombi 2003?
Olá Paula. Segundo o manual da Kombi 2003 o fusível da injeção, ou módulo dela, é de 5 amperes.
Bom dia
Adquiri um CrossFox 2005 e notei q na caixa de fusiveis do mesmo faltam o fusivel do modulo ABS e o do do sistema de direcao hidráulica, gostaria de substitui los porem nao sei a amperagem correspondente e no manual nao informa … gostaria de uma ajuda … grato desde ja .