Cinco, sete e meio, dez, quinze. Estes são alguns dos valores, ou números, que encontramos gravados em fusíveis de carro. Eles podem chegar até a cem, dependendo da sua função. As cores também são variadas e sempre se repetem na mesma amperagem (se forem do mesmo tamanho), que é o significado dos valores citados acima.
Fusíveis e suas amperagens
Então, um fusível de dez amperes vai ser sempre vermelho, enquanto um de quinze vai ser sempre azul (Veja uma tabela mais completa no final deste post). A amperagem é a capacidade que o fusível tem de suportar carga sem queimar. Sim, um fusível também pode queimar por caloria quando um acessório do carro é muito forte (ventoinha do radiador, por exemplo), mas ele também queima por curto direto, e neste caso não importa a amperagem, ele vai queimar.
Muitas vezes o acessório também pode funcionar com algum defeito oculto, exigindo mais do fusível. É aí que entra o perigo de trocar um determinado fusível por outro mais forte. Se ele suportar o “defeito” do acessório, então existe um risco do fusível não queimar e o acessório sim, podendo até provocar muita fumaça e perigo para o carro.
Quanto mais fraco o circuito, mais fraco o fusível. Isto segue a explicação dada acima. Por que colocar um fusível de 30 amperes na luz de posição? Se houver um defeito é possível que algo se danifique antes do fusível queimar. Mas uma amperagem apropriada, algo em torno de 5 amperes, um curto no circuito da luz de posição vai queimar o fusível em um piscar de olhos, sem danos maiores.
Os fusíveis de grande amperagem e tamanho – como 40, 50, 60, 70 e até de 100 – são normalmente usados para proteger circuitos mais fortes, como o alternador, injeção eletrônica, sistema de arrefecimento, etc.
Eles também tem suas respectivas cores que podem ou não ser idênticas aos fusíveis pequenos, mas o tamanho serve como diferenciação. Aliás, o tamanho maior ajuda a suportar mais a caloria do acessório protegido pelo fusível, que em alguns casos pode até derreter o plástico, deixando-o irreconhecível.
Mas um teste de fusível não pode ser feito apenas no visual. Muitas vezes ele pode estragar em partes que apenas o teste com uma lâmpada pode descobrir.
Os fusíveis mais modernos permitem um encaixe mais justo na caixa de fusíveis e uma eficiência maior. Deste modo, a caloria é mais bem distribuída, aumentando a durabilidade do fusível, além de minimizar defeitos do tempo de uso, como acontecia com os fusíveis de vidro.
Eles soltavam suas soldas pelo calor sem interromper o filamento. Os diagnósticos também ficaram mais precisos, e até alguém sem experiência consegue verificar o estado de um fusível de lâmina sem a necessidade de um teste mais detalhado ou técnico.
Tabela de fusíveis (cores e amperagens)
- Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes
- Vermelho – 10 Amperes
- Azul – 15 Amperes
- Amarelo – 20 Amperes
- Transparente – 25 Amperes
- Verde – 30 Amperes
Fusíveis grandes
- Amarelo – 20 Amperes
- Verde – 30 Amperes
- Laranja – 40 Amperes
- Vermelho – 50 Amperes
- Azul – 60 Amperes
- Transparente – 80 Amperes
Gostei muito bom
Que bom Lourenço. Seja bem-vindo ao site.
Obrigado eu queriabaixar o manual do Monza 88 Classic se vc tiver tem como me passar
Olá Lourenço. Vou dar um jeito e te aviso. Abraços.
Muito bom o conteúdo desta matéria amigo, estava querendo saber como verificar amperagem destes fusíveis, só achei algo a respeito aqui no seu site, meus parabéns foi de grande ajuda….
Olá Cleiton. Grato pelas palavras e seja bem-vindo ao site!
Comprei um fox 2008 que aqueceu meses depois que comprei no lugar do fusível da ventoinha tinha um fio, coloquei um fusível médio azul de 15 amperes e sempre tá aquecendo e queimando o fusível, no manual não tem a amperagem correta do fusível, como posso saber?
Olá Sandro. A amperagem comum de ventoinha de radiador é 30 A (fusível verde). Mas se continuar a esquentar, então tem verificar o sistema da ventoinha. Pode ser relé ou até motor dela esquentando por rolamento ruim.. Nesse caso o fusível esquenta muito, fica quase insuportável de manusear e queima.
Ola tudo bem o meu fox ta com problema no painel, nao acende a luz. Nao funciona o vel. conta giro. combustivel etc as luzes dos farois normal. Re brewue tudo func skarme etc tambem nao funciona as luzes do vidroneletrico as luzrs do farol de milha o que pode ser
Olá Tadeu. Procure por um fusível queimado. Começe pelo fusível dos instrumentos do painel.
Fico muito obrigado aos senhores do post.eu já descobri o fuzivel que queimou,era de 30AMP..e os vidros já funcionam.O meu muito obrigado aos senhores.
Amigo tenho um celta 2004 e o fusivel de farol do lado esquerdo derreteu,percebi que as lâmpadas deste mesmo lado já haviam queimado com pouco tempo de uso.
Troquei o fusível que derreteu no mesmo dia e agora as luzes alta e baixa não funcionam.mesmo já tendo trocado os risíveis.
Olá Erica. Faça o seguinte: se puder veja a marca da lâmpada e a potência dela. Tem ser 60 por 55 Watts e não pode ser marca importada. As boas são Philips, Osram e Ge. Se encontrar os valores de 100 por 90 Watts gravados no corpo dela, então está descoberto a causa. Basta trocar por uma lâmpada 60 por 55.
qual a amperagem do fusível da injeção eletrônica da kombi 2003?
Olá Paula. Segundo o manual da Kombi 2003 o fusível da injeção, ou módulo dela, é de 5 amperes.
Bom dia
Adquiri um CrossFox 2005 e notei q na caixa de fusiveis do mesmo faltam o fusivel do modulo ABS e o do do sistema de direcao hidráulica, gostaria de substitui los porem nao sei a amperagem correspondente e no manual nao informa … gostaria de uma ajuda … grato desde ja .