O freio ABS do seu carro é muito mais do que uma luz amarela com as siglas dele que aparecem no seu painel. De fato o sistema ABS é um conjunto de freios bem diferentes do que os “normais”. Tivemos uma inovação. No Brasil foi repentina, como tudo que é inventado e testado no exterior. É evidente que sua manutenção, mesmo que a simples troca de pastilhas, é bem diferente de outros. O freio ABS e sua manutenção exigem cuidados especiais.
Qual é a função do freio ABS?
Esse tipo de freio permite que o carro pare rapidamente e em segurança em estradas escorregadias, por exemplo, ajudando o motorista a dominar a direção. O ABS maximiza a frenagem. Através de sensores nas rodas o sistema consegue identificar se uma delas está travando na hora da frenagem e interfere através de válvulas anulando esta “travada” na roda em questão. Resumindo: ele permite que o motorista consiga frear e dirigir ao mesmo tempo.
Como deve ser a manutenção?
São manutenções específicas para o sistema ABS.
Toda vez que ligamos a chave do carro, um computador automaticamente faz um teste nos sistemas eletrônicos do carro. Esse teste inclui o ABS. Se durante o teste ele descobrir algum defeito, a luz de ABS ficará acesa no painel. Nesse momento o ABS não funcionará, mas apenas os freios normais.
Os defeitos apurados pelo comutador podem ser: bomba ou válvula hidráulica que não respondeu ao sinal enviado. Então, um computador externo ou scanner deve ser usado para descobrir ou comparar os defeitos antes de reparar.
Troca das pastilhas de freio
Quase todas as pastilhas de freio em carros modernos tem um sensor que avisa o momento da troca. No caso de freio ABS isso é essencial pois a pastilha não pode ficar no “osso”, quase raspando partes no disco. Trocar as pastilhas como é feito em um carro sem ABS pode danificar seriamente o sistema. A luz de ABS no painel acende imediatamente após um serviço desses, também deixando o ABS inoperante.
Isso acontece por uso de ferramentas e mão de obra inadequadas. No caso do ABS um scanner deve liberar as pinças de maneira eletrônica e não com o uso de uma chave de fenda, como se faz em um freio comum. Sérios danos nas partes hidráulicas, incluindo a central do ABS, podem ocorrer. Além da troca, uma limpeza minuciosa deve ser feita e a remontagem é detalhada para não danificar mangueiras e flexíveis por onde passam o óleo de freio.
A dica é: ficar atento a manutenção recomendada; não rodar com a luz do ABS acesa, e sempre procurar mão de obra e oficina especializada em ABS, mesmo que seja para uma manutenção básica.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.