Como usar o ABS do seu carro

Tudo é comandado por uma central eletrônica que recebe sinais de sensores instalados na roda, determinando qual é a melhor pressão que os cilindros de freio devem receber da central hidráulica que também compõe o sistema de ABS.

 Muitas vezes a luz do ABS acende exatamente por causa destes sensores que talvez tenham que ser substituídos. Mas isso também envolve a qualidade das peças que colocamos no nosso carro durante uma manutenção, por exemplo. Por isso os pneus, pastilhas e outros componentes do freio devem ser os recomendados pelo fabricante.

Continua após a publicidade..

ABS e sua manutenção

A manutenção de ABS deve ser feito por especialistas no sistema. Caso contrário pode simplesmente anular o ABS do seu carro. Uma simples troca de pastilha pode comprometer o ABS acendendo a luz no painel, e apagar a luz com Scanner não vai resolver. Ela logo acende novamente. Ferramentas especiais são necessárias para o reparo.

Continua após a publicidade..
Como usar corretamente o ABS do seu carro

Repare abaixo do reservatório de óleo de freio (cor branca) os canos e o sistema hidráulico do ABS mais comum

Dica para usar corretamente o ABS do seu carro

  • Quando a freada é de emergência, ou uma parada súbita, o motorista vai sentir uma leve pulsação no pedal dos freios. Esse é um sinal que o ABS entrou em ação.
  • Mas não solte o pedal e continue apertando para que a frenagem continue a acontecer e o carro usufrua das vantagens já citadas do ABS.

Esta ação vai possibilitar desviar de objetos ou obstáculos com mais facilidade, pois as rodas não travam. Mas tenha em mente que esse sistema não significa segurança absoluta em uma freada, mesmo que tenha a sensação de habilidade ao volante. Por isso, sempre respeite a legislação, principalmente a parte de manter a distância regulamentada do veículo que vai a frente. Dirigir com atenção ainda é o melhor meio de prevenção de acidentes.

Continua após a publicidade..

Como usar corretamente o ABS do seu carro