Sonda Lambda

Sonda lambda. Esse nome parece ser de uma peça do seu carro? Verdade seja dita: parece mais com um peça de submarino. Também nos lembra aquela famosa resposta de um mecânico em uma propaganda antiga: “É dona… O problema do seu carro é na repimboca da parafuseta!” 

Mas a verdade é que você não está sendo enganado. Essa peça existe realmente e faz parte dos carros com sistema de injeção eletrônica.

Continua após a publicidade..

O grande problema é o diagnóstico que vai além da frase escrita no visor do instrumento profissional que testa a injeção do seu carro.  Resumindo: uma simples condenação da sonda lambda, na maioria das vezes, não é o que parece ser.

O que é sonda lambda

O que é sonda lambda?

Uma sonda lambda mede a quantidade de oxigênio que sai pelo escapamento e informa a central. Essa que providencia mudança para um melhor desempenho do motor. Sem muito blá blá blá técnico, ela examina os “excrementos” do motor examinando partes da saúde do seu carro.

Continua após a publicidade..

A questão é que a origem do problema pode estar em outro lugar e os instrumentos de medição passam a culpar a inocente sonda Lambda do seu carro. Então, na maioria das vezes ela é trocada sem necessidade.

VEJA AQUI O QUE É UM SENSOR DE ROTAÇÃO

Pensem: segundo algumas fábricas, uma sonda Lambda tem vida útil de até 80 mil quilômetros! Então, se o seu mecânico condenar a sonda, peça para ele investigar mais o motor, um outro problema qualquer que fez a dita cuja “passar” uma informação errada por simples obrigação técnica. Ela foi feita para isso. Muitas vezes ela não é a causa do defeito e sim a consequência.

Continua após a publicidade..

O fato é que, se o seu carro é mais recente, a troca da sonda será inútil e a luz da injeção vai acender novamente em pouco tempo. É preciso descobrir o que está fazendo a sonda passar a informação incorreta e uma das causas pode ser o combustível adulterado, como a presença de muito chumbo.

Aumento de consumo pode ser por causa da sonda lambda

Uma boa tentativa é escolher um posto de gasolina de confiança, passar a abastecer nele com frequência e observar se a luz da injeção vai apagar. O importante é sempre estar informado. É saudável para sua relação profissional com seu mecânico e também para o seu bolso.