Como trocar a bateria do Sandero  

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.

A tradicional fábrica francesa não complicou quando projetou onde instalaria a bateria do Renault Sandero. Ao contrário de outras montadoras que conseguem deixar o local da bateria um verdadeiro mistério. Algumas são vistas, mas aparentemente inalcançáveis. Outras são descobertas em lugares medonhos, como atrás do para-barro de uma das rodas dianteiras. Se não houver experiência com carros assim, melhor chamar um técnico, ou tentar fazer uma mágica para bateria aparecer.

Dicas para trocar a bateria do Sandero

Mas não é o caso do Sandero, como dito acima. Basta abrir o capô do motor e bateria está a vista, clara e evidente, sem a necessidade de recorrer a preces ou outras crenças. Perceba na foto abaixo todos os seus encaixes e suas porcas principais. São duas que deverão ser apenas afrouxadas para desligar os pólos.

Continua após a publicidade..

Como sempre, quando vamos desligar ou trocar uma bateria, comece pelo pólo negativo (o do fio preto da foto). A porca que de ser solta é a menor, mais a direita do pólo. Uma chave 10 milímentos de boca será necessária para soltá-la. Não é preciso retirar toda a porca, mas, como dito acima, apenas afrouxá-la o suficiente para que o terminal se solte do pólo sem dificuldades.

Importância dos terminais

Mas repare o terminal vermelho, o positivo. Ele tem uma porca idêntica a do negativo. A diferença é que ela está escondida embaixo da porca maior. Um caminho mais rápido para desligar esse pólo é soltar totalmente a porca maior (que fixa dois evidentes fios vermelhos e mais grossos), desligar esse fios vermelhos, para  em seguida afrouxar o parafuso de 10 milímetros com bateria já fora do carro. Isso acontece por causa da dificuldade de alcançá-lo na sua posição.

 Bateria do Sandero

 

Suporte-bateria-sandero

Continua após a publicidade..

Feito o descrito acima, solte o parafuso que fixa a bateria ao carro. Ele é visto na primeira foto acima, em baixo e no centro da bateria. Na segunda foto  ele está bem mais evidente. Será necessário o uso de um canhão de 13 milímetros para retirá-lo. A reinstalação desse suporte é um pouco melindrosa por causa da posição. Mas um pouco de paciência. Para instalar a bateria nova, siga os passos inversamente, mas sempre se lembrando que você também deve ligar e apertar por último o terminal negativo.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

Continua após a publicidade..

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.