Luz de freio não apaga. O que fazer?

A luz de freio talvez seja o sistema elétrico de lâmpadas mais utilizado em um carro. Depois de passar marcha e acelerar, o que mais fazemos?  A resposta é simples: pisamos no freio por qualquer motivo relevante e esses momentos são cada vez mais frequentes no louco trânsito da atualidade. Um dos defeitos mais comuns  é a queima de uma ou de todas as lâmpadas do conjunto. Mas outro tipo de avaria tem aumentado em nossa oficina: todo o conjunto de luz de freio fica aceso, mesmo que o motorista não pise no pedal de freio. A solução, porém, é simples. A peça defeituosa nesse caso é o interruptor de luz de freio que fica no pedal, ou a  “famosa” cebolinha de freio.

Repare a "semelhança" com uma cebola pequena
Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

A foto acima é de uma das mais simples e usada “cebola de luz de freio”do mercado, e fica localizado quase sempre no local da foto abaixo:

luz-de-freio-com-defeito

 

Qual os possíveis defeitos desta peça? Por ali passa muita energia. Basta imaginar que cada luz de freio que acende tem 21 Watts, e que, no mínimo, cada carro tem 2 lâmpadas de freio. Também é uma peça que sofre constante pressão de nosso pé toda vez que freamos. Por ser fabricada de plástico com metal, fica óbvio que ela estraga com o tempo. Algumas delas até desmancham no pedal!

Imagem: debemcomtudo.com.br
Imagem: debemcomtudo.com.br

Por isso sua luz de freio não apaga. Para consertar, basta trocar o interruptor que aciona essa luz, mas dependendo do modelo será necessário ir até uma oficina. Como esse tipo de problema costuma acontecer fora de hora, você vai ter que desligar a “energia”que circula por ali. Muitos podem dizer: quando desligo a chave a luz apaga, então não preciso desligar a energia do local…”. Sim, muitos carros são assim: com luz de freio energizada somente com a chave ligada. Mas nem sempre temos tempo para ir em uma oficina de imediato. Pode ser, e quase sempre é assim, que circulemos com carro por um ou dois dias com esse defeito. As consequências? Lembre-se que são duas lâmpadas de 21 watts que foram instaladas para chamar atenção de quem vem atrás, e, embora são muito usadas, foram feitas para acender rapidamente e apagar em seguida. Nada perto da lâmpada foi projetado para suportar a caloria que vai ser produzida. O resultado pode ser danos definitivos nas lanternas (derretem), comprometimento da fiação e fusível de proteção do circuito, entre outros. Lembrando que rodar com luz de freio acesa é o mesmo que dirigir sem luz de freio. O motorista que vem atrás pode se confundir facilmente e não perceber que estamos freando o carro.

O melhor procedimento é desligar o fusível (mas isso pode desligar outros componentes) ou tentar retirar a tomada que vai diretamente em cima da cebolinha de luz de freio instalada no pedal de freio. Um pouco de paciência e iluminação vai ajudar. Mas não deixe de resolver o problema de vez. É barato e um serviço rápido.

Please follow and like us:

This article has 76 Comments

  1. O meu carro Ford ka 2002 tireio pugle que fica em cima do cebolinha e ainda fixa a luz acesa já troquei o cebolinha e ela acende quando acendo a meia luz ela acende e fica acesa iQue pode ser

    1. Olá Diego. Você trocou alguma lampada traseira recentemente? Se a resposta for sim, verifique se é a correta porque muitas vezes ao instalar uma lampada de um polo onde deveria ser de dois polos ocorre o que vc narra. Pode ser também aterramento ruim ou fiação, se houver, de reboque com defeito. De qualquer maneira algo está energizando o fio da luz de feio. Outra solução é desligar fusível por fusível e verificando se apaga. Então vc confere no manual o que este fusível alimenta.Mas neste caso vc deve ir a um eletricista de confiança. Obrigado por participar e conte-no s o que aconteceu para que outros tirem proveito da sua experiência. abraços.

  2. Meu problema foi bem curto,na hora q vi fui direto procurar a resposta,mas era apenas a luz de posição,essa acende qnd se gira a chave no sentido contrário da partida,muitas vezes sem querer qnd desligamos o carro e giramos demais a chave.

  3. Possuo um crossfox e as luzes do blacklyte estão ficando acesas constantemente ao acender os farois, que pode estar acontecendo e qual é o defeito.

    1. Olá Milton. Se o defeito começou com o carro sendo seu, (ou seja: vc viu o defeito aparecer) pode ser lampada errada, no caso uma dos faroletes, ou fio colado no chicote. O mais fácil para vc é olhar a lampada retirando a lanterna. No caso de chicote colado um eletricista vai ter que procurar.

  4. Tenho um Kia Sorento, ontem levei para a oficina porque o carro nao ligava, eles trocaram um interruptor de luz de freio,. Sai da oficina , tudo bem, mais quando fiz umas coisas e voltei para o carro, vi que as luzes de freio estavam acesas mesmo ele desligado. Levei para a oficina de novo e estao falando que esta queimada a bomba de combustivel?!?!? Mesmo o carro ligando normalmente, pode ser certo?!?!?

    1. Olá Mariela. A luz de freio é um defeito relacionado com as lâmpadas e o interruptor de freio. Pelo o que vc narra muito provavelmente este interruptor está solto do pedal ou foi mal instalado. Talvez possa estar queimado também. Quanto a bomba de combustível, ela nada tem haver com a luz de freio. Talvez eles tenham descoberto este defeito depois, visto que vc diz que o carro não ligava, e este sim é um sintoma de bomba com defeito.Eu vejo dois defeitos distintos, mas possíveis.

  5. Boa noite. Meu gol G3 não está acendendo a luz de freio,fiz o teste com o fio ligando no plugue negativo e o positivo e as luzes acenderam,achei que a cebolinha estava ruim é comprei uma nova,sendo que continua a mesma coisa piso no freio e continua não acendendo. O que pode ser?

    1. Olá Priscila. Quando se faz o teste que vc descreve, é a mesma coisa que substituir a peça, no caso a cebolinha de freio. Como você fez o teste, e trocou a cebolinha, eu tenho duas sugestões: veja se queimou o fusível, pois durante o teste algo pode esbarar onde não deve e queimá-lo. Se não houver fusível queimado, solte a cebolinha do pedal do freio com os fios ligados e veja se a luz acende (não precisa pisar no freio). Se acender pode ser que estivesse mal instalada.

  6. Ola peguei um g4 e estava sem a cebolinha de freio troquei ai eu desligo o ccarro e fica ligado direto mesmo tirando a chave ai tirei a cebolinha e as luzes de freio se assende cm a lanterna

    1. Olá Leandro. Verifique se a cebola não ficou solta do pedal. Acontece muito e a luz fica acesa direta. Retire ela, e depois instale de novo. Outra opção seria fio colado ou algum defeito na caixa elétrica do carro. Neste caso um eletricista vai ter que examinar.

  7. Resolveu meu problema! Tinha danificado a base onde faz pressao no pino da cebolinha facil de resolver.
    Obrigado a dica. Carro Chery Tiggo

  8. Oi, eu tenho um clio 2001(geração 2), ontem pela manhã eu fui sair com o carro e tinha uns pedaços brancos de plástico todo quebrado no chão da parte do motorista, quando liguei o carro raparei que o meu pedal de embreagem estava no ponto mais alto e minha luz de freio ficava ligada direto, alguém pode me ajudar a saber qual é essa peça ? Obg

  9. Boa tarde!! tenho um fiat stilo 1.9 jtd e esta-me sempre a aparecer avaria luz freio, ja foi ver ao manual e não aparece la nada referente a esta avaria! Foi a fiat e disseram que era da BSI pos uma nova e a avaria continua a acontecer ja vi os farois esta todo em ordem ja troquei a luz de stop que aparece em cima do vidro da mala e nao desaparece nao consigo descobrir qual e o problema!! Se pudessem ajudar!!

  10. BOA TARDE FERNANDO
    CONHECI ESTE SITE NESTE MOMENTO E SÓ TENHO QUE AGRADECER.
    MEU CLIO ESTAVA COM A LUZ DO FREIO LIGADA DIRETO E EU PRONTO PRA IR PRA PRAIA.
    LEVEI NO AUTO ELÉTRICO E… R$100 PRA CONCERTAR.
    LI ESTA MATÉRIA E FUI ALI EMBAIXO DO PEDAL DE FREIO OLHAR
    BINGO
    CEBOLINHA ESTAVA SOLTA E NÃO TINHA CONTATO COM O MECANISMO
    COLOCADA NO LUGAR E TUDO CERTO
    PARABÉNS PELA BOA VONTADE EM ENSINAR
    ABRAÇO

  11. Boa tarde, a concessionária Renault, me cobrou para trocar a peça que faz a luz do freio ficar acessa direta 320,00 pela peça + 100,00 a mão de obra.
    Eu não entendo nada de carro, só sei dirigir.
    Toda vez que preciso vou na concessionária e tenho um gasto exorbitante.
    Pergunto: É uma peça só (cebolinha de freio) ou um conjunto de peças?
    Achei muito caro o preço da peça.

    1. Olá Cristina. Normalmente é uma peça que fica fixa no pedal do freio. E normalmente é muito cara em autorizadas.Tanto o valor da peça como a mão de obra são exagerados. Uma peça dessa é trocada em minutos. Veja vc mesmo na internete fazendo um consulta sobre interruptor de luz de freio do modelo e ano do seu carro

  12. boa tarde tenho um stilo 2005 ee o farol do meu carro ta ficando ligado quando ligo a chave, antes não ficava alguem pode me ajudar por favor

  13. Boa noite. Tenho um gol g5 e percebi que minha Luz de freio fica acionada a todo instante. Mesmo não pisando no freio. Eu retirei o interruptor do freio e as luzes continuam acionadas quando ligo a parte elétrica. Ja verifiquei o fluído, olhei os fios da lanterna traseira e ainda não sei o que pode ser… Vc saberia me instruir?

    1. Olá Danilo. Para testar este defeito na cebola, (se ela for de dois fios) é necessário além de retirá-la, também desligar os fios e observar se apagou. Se continuar acesa um eletricista vai ter que examinar a fiação e a caixa elétrica do carro.

  14. Tenho um polo 2003, e a luz de freio fica acessa direto mesmo desligando a chave, já troquei o interruptor de freio duas vezes e mesmo assim esta do mesmo jeito, o que fazer ?

    1. Olá Deuzimar. Provavelmente tem algo energizando o fio da luz de freio sem ser o interruptor. Isto é comprovado se vc desligar a tomada do interruptor e a luz de freio continuar acesa. Pode ser fio colado entre a caixa de fusível e o interruptor. Também pode ser fio colado com algum outro que vai no chicote traseiro, como o fio da bomba, por exemplo. É um defeito de procura.Um eletricista experiente consegue descobrir isto com certa facilidade. Outra possibilidade é o interruptor está mal encaixado no deu lugar. Verifique isso apertando o pedal de freio com a mão e observando o que acontece com o interruptor.

  15. Oi bom dia! Tenho um Gol g3
    E a luz de freio está acesa direto, mesmo tirando a chave do contrato, tirei o plugue da cebolinha de freio e a luz apagou,comprei uma cebolinha nova e continua o mesmo problema, coloco o plugue na cebolinha fica acesa direto,ja troquei as lâmpadas e não resolveu, não sei o que fazer estou sem grana para pagar um electricista,me ajuder aí!!!

  16. Boa tarde Fernando.
    Chegando no trabalho hoje verifiquei que as luzes de freio não apagaram aí tive que retirar o fusível de proteção. Como faço pra acessar o sensor da luz de freio no Honda Fit (2007), pois não consegui tocar em nada que me parecesse um sensor. Desde já agradeço.

    1. Olá Mateus. Ele fica acima do pedal de freio do carro. Vc vai ter que retirar possíveis capas do caminho. Mas elas saem facilmente. Quando avistá-lo tenha certeza que é o acionado pelo pedal de freio, pois exite um também no pedal de embreagem. Repare bem como ele saiu para que coloque o novo corretamente.

  17. Muito obrigado Fernando.
    Estou também com um problema que a luz indicadora de combustível do sistema de partida a frio não apagou depois que completei o reservatório. O que faço?

  18. Boa tarde,tenho um vectra 97 e toda vez q piso no freio a luz acende e nao apaga.ai volto um pouco o pedal e ele apaga.será q é o interruptor q esta com defeito?
    Desde ja obrigado

    1. Olá Hermesson. Pode ser regulagem na cebola de freio que vai no pedal. Talvez esteja até fora do lugar. Também pode ser pedal de freio muito baixo e assim não alcança a cebola para apagar a luz. Tem que dar uma checada no conjunto pedal/cebolinha de freio.

  19. Bom dia Fernando, achei seu blog por acaso procurando uma solução para o meu problema ( luz de freio acesa direto ), lendo uma resposta sua resolvi testar no meu carro e deu super certo . Tenho um Fiesta 1,0 ano 2005 , o interruptor estava desencaixado , coloquei de volta e BINGO, DEU CERTO. Obrigada por me fazer economizar alguns reais.

  20. Ola sou o tiquim Tenho um uno vivace 2011 q deu um defeito.as luzes de freio ficam acessa direto;mesmo sem ligar o farol e quando puxo o pedal um pouco para tras elas apagam o que pode ser

  21. Bom dia, eu tenho um Palio Attractive 2014 e as luzes traseiras ficam todas acesas! Fui até a oficina e o rapaz desmontou os pedias e tudo e disse que eu teria que troca-los, fiquei assustado, pensei que fosse algo mais simples…

      1. Ele desencaixou essa peça e disse que está com muita folga.. Não entendi, nada! Me falou que tenho que trocar os dois pedais, embreagem e freio!!

  22. TENHO UM FOX 2005 E A LUZ DO EPC ESTAVA LIGADA, JÁ TROQUEI A LÂMPADA DE FREIO INICIALMENTE QUEIMADA E O INTERRUPTOR DO FREIO ACIMA DO PEDAL, TODAVIA, JÁ FIZ ISSO 5 VEZES E A CADA DOIS OU TReS MESES O DEFEITO OCORRE NOVAMENTE, COMO DEVO PROCEDER?

    1. Olá leandro. creio que seja mais problema na lampada. Não use lâmpada importada, pois elas queimam muito rápido. Use da marca Phlips ou osran.SE já estiver usando destas marcas, então existe um curto inicial na fiação ou no encaixe da lampada.

  23. Oi Fernando tenho uma discovery 4 -2011/2012 chegou na concessionária sem luz do freio de mao acesa , quando fui pegar eles disseram que tenho que trocar uma peça que custa 11 mil reais se nao ela nao apaga mas que nao tem problema no carro …. Como vou ficar com essa luz piscando sem parar ? Nao dou conta . Tem alguma solução onde compro essa peça mais barata ou como apagar essa luz ?

    1. Olá Roberto. Primeiro você tem que ir em uma oficina de confiança (que não seja autorizada) para confirmar o defeito. Desconheço esta peça que custa 11 mil reais. Normalmente esta luz acende quando a pastilha gasta ou o interruptor estraga. Pastilha não é senão eles iam avisar. Existe a possibilidade de ser uma caixa elétrica e na autorizada eles não consertam, mas tocam a peça. E de fato ela é cara. Procure saber de um eletricista quem reforma este tipo de equipamento. Fica bem mais barato.

  24. Olá, o rapaz testou e me disse que tinha que comprar o interruptor de freio, fui lá comprei e conectei e o problema continua!!! As luzes todas de freio ficam acesas…O que será????Gastei din din a toa????Meu carro é o fox 2006

    1. Olá Kátia. Pode ser que o interruptor tenha saído do lugar, principalmente se quem trocou fez o teste e tudo ficou normal. Quando ele sai do seu lugar as lâmpadas ficam acesas direto.Me parece ser algo simples de resolver. Outra possibilidade é o pedal de freio não estar alcançando o interruptor. Mas o rapaz veria isso com facilidade.

  25. Fernando tenho uma prado 08 a luz de advertência acendeu e não quer apagar já testei o sensor do óleo e o de freio de mão e a luz do freio do painel não apaga, onde devo olhar?

  26. Olá tenho um fox 1.6 2006 a luz do oleo acendeu ja troquei a cebolinha oleo filtro de óleo e mesmo assim não apaga não há nenhum vazamento o que pode ser também já foi verificado os fuzis estão tds ok .

    1. Olá Rosalva. Primeiro não rode com o carro com esta luz acesa até descobrir o motivo. Realizada as trocas que você menciona, em termos de elétrica tem verificar se a fiação da cebolinha está intacta sem roçar na lata ou outras parte metálicas do carro. Se isso tudo estiver ok, então um mecânico vai ter que verificar a lubrificação do motor.

  27. Boa noite tenho um uno 06 ele ta acendendo a luz fé freio de mão quando o sensor está ok já testei parece q só acende durante alguns km depois apaga oque pode ser obr.

    1. Olá Tiago. Pode ser nível de óleo de freio baixo. Esta luz acende quando ele baixa. Mas se estiver com nível baixo, mande verificar o estado das pastilhas de freio. A medida que elas gastam o óleo comprime o sistema para compensar e seu nível baixa no reservatório. Esta seria um possibilidade.

  28. Olá Fernando,tenho um fiesta supercharge,e a luz do freio de mão fixa acendendo e apagando,já troquei por duas vezes o fluido de freio,e ainda acende. Estou com problemas na marcha tbm,ela fica travando,ela minha embreagem é nova,o mecânico disse que pode ser cilindro da embreagem,que deve ser velho,e por isso a marcha trava,e acende minha luz de freio. Será que pode ser isso? Me ajuda

    1. Olá Eliane. Grato por participar. Se a embreagem do seu carro usar o fluido de freio – o que é muito comum – para facilitar o manejo dela, então o mecânico pode estar com razão. Sugiro que peça um segundo orçamento e opinião para esclarecer e até conseguir um preço melhor.

  29. Ao trocar a chave de seta do meu ford verona 95 , a iluminação do painel e as lanternas traseiras não apagam no comando que teriam que apagar , somente retirando os fuziveis, o que pode ser?

  30. Ola fernando eu tenho um celta e troquei a cebolinha de freio porque pensei que poderia ser ela o defeito mais nao ê,o que acontece é que quando estou com o carro ligado e com os farois ligados e pizado no freio o carro nao desliga quando viro a chave,quando tiro o pé do freio ai posso virar a chave que ele desliga e tabem quando acendo os farois com o carro desligado o painel liga como se eu tivesse virado a chave.

    1. Olá Itamar. Pode ser algum fio ou relé colado. Como tem relação com a energização da luz de freio, creio que possa ser perto da caixa de fusíveis, uma corrente retornando para o comutador da chave.é um trabalho de procura. Pode ser até um anti-furto desligado e causando isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *