Qual é a lâmpada de farolete
Ela também é conhecida como luz de posição. Talvez o melhor nome seria “luz de presença”, pois esta é exatamente a sua função: indicar para outros, ou todos por perto, sobre a presença e o tamanho de um determinado veículo. Talvez, quando estamos dirigindo, não temos a noção do quanto o conjunto dessas lâmpadas é importante na arte de dirigir e na segurança alheia. Estar atento ao estado de todas as lâmpadas é uma obrigação do motorista. Sim, é um obrigação de quem vai dirigir o carro verificar todo o equipamento de segurança. Mas, no caso deste post, qual é exatamente a lâmpada de posição ou de farolete? Embora a função e a potência sejam sempre as mesmas, existem algumas variedades nos modelos e tamanhos.

Essas são as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa.
Os faroletes dianteiros podem ser com lâmpadas de 5 Watts modelo esmagado, ou com a ponta sem soquete, o que a deixa toda de vidro. A troca destas lâmpadas é relativamente fácil sem precisar retirar a lanterna, por exemplo. Basta achar a tomada e retirá-la do farol. O uso de leds neste formato também funciona e tem agradado os simpatizantes deste tipo de acessórios. Todo motorista deve acender esta luz depois do pôr de sol.
Já as lanternas traseiras também possuem duas lâmpadas assim, porém são de outros modelos. Alguns veículos usam a lâmpada de dois polos que acende o farolete e o freio em filamentos separados. Já outros podem usar a lâmpada de um polo pequena de 5 Watts de potência (como o Uno por exemplo). Essas são conhecidas no mercado como 67 (foto a esquerda). Excepcionalmente alguns carros, como o Fox da Volks, podem usar a lâmpada igual a do farolete dianteiro, a esmagada. Mas neste caso pode haver duas lâmpadas por lanterna. Algumas iluminações de placa também usam lâmpadas de farolete, como a do Corsa, por exemplo, além de também usar a mesma corrente e o mesmo fusível. Alguns modelos como o Linea e Bravo não aceitam faroletes mais fortes, ou de potência maior. Isso pode danificar seriamente a caixa elétrica destes carros. É sempre bom consultar o manual do seu carro para saber qual a lâmpada que equipa e repetir a peça em caso de queima.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Gostei muito do artigo disponibilizado, muitíssimo útil.
Que bom que você gostou Neuza. Fique a vontade para perguntar e participar no blog.
Gostaria de saber mais sobre esse assunto e outros relacionados a carros, preferência gol.