“É dona… O problema do seu carro é no aterramento… “. Com uma explicação dessa fica difícil não pensar em um balde cheio de terra causando um defeito no seu carro. “É falta de aterramento dona… ” explica outro de outra maneira. Então a “dona”  imagina que uma pouco de terra vai consertar seu carro. Parece engraçado, mas já ocorreu algumas vezes em nossa oficina. Mas tudo foi devidamente esclarecido.

Nao é bem este aterramento que seu \carro precisa

Nao é bem este aterramento que seu carro precisa

Aterramento de um carro. O que é isso?

É algo fácil de entender. No caso dos automóveis o aterramento é feito na lataria e no motor. Como? Repare que o negativo da bateria do seu carro está ligado a essas partes, e todo o sistema elétrico busca negativo na lata do carro. Isso acontece para facilitar a montagem elétrica de um automóvel. Mas não se preocupe, isso não causa choques! Mas como assim facilita a montagem elétrica do carro? Porque basta ao montador levar o fio positivo, (de um farol , por exemplo) e o negativo necessário para fazer acender o farol pode ser tirado da lata perto dele. ( Veja mais abaixo ) E o mesmo ocorre com outros equipamentos elétricos instalados em seu carro. Então, falta de aterramento no carro é um problema elétrico.

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Repare a malha cor de cobre ligando o negativo a lata do carro.

Repare a malha cor de cobre ligando o negativo a lata do carro.

Qual é a função do aterramento?

Basicamente é aterrar todo carro através do negativo da bateria. Enquanto um sistema elétrico de um carro tem vários positivos, como dos faróis, setas etc, o negativo é um só. Por exemplo: uma lanterna traseira tem um positivo para a seta, outro para a luz de ré, outro pra a luz de freio e outro para a lanterna. Todos saem da caixa de fusíveis ligados por suas chaves e vão até a lanterna com fios separados. Já a lanterna tem apenas um negativo que alimenta cada uma das lâmpadas.

Para que serve o aterramento no motor?

Como já dito, todo circuito elétrico precisa de um positivo e um negativo que vem da bateria do carro. O aterramento é distribuido de maneira mais fácil através da lataria do carro, nocaso de acessórios, e no bloco do motor. Neste caso ele vai atuar sobre toda peça elétrica que estiver no motor. Mas as principais são: alternador, que carrega a bateria, e o arranque , que gira o motor no momento da partida. Se ess aterramento do bloco, estiver ruim, o alternão carrega direito e o arranque fica pesado ou simplesmente não funciona.

Quais os problemas gerados por um mau aterramento?

Um cabo sai do negativo da bateria  e é ligado também no motor ou caixa de marcha fixados através de grossas porcas que distribui o aterramento por fios conhecidos como malhas de aterramento. Ou seja, seu carro pode ter pelo menos mais duas malhas escondidas como a da foto acima. Alguns mau contatos, como luz de freio piscando junto com a seta, ou um farol que acende fraco, são consequências de um aterramento com defeito. (Veja mais abaixo)
Outra solução ao seu alcance é verificar se o cabo do negativo da bateria está devidamente apertado, pois ele é a “central” de carga negativa de todo o aterramento do seu carro. Essa é mais uma das curiosas relações da eletricidade com os nossos automóveis. De fato, o bom aterramento de um carro é essencial para um bom funcionamento elétrico. 

O que é um fio terra de carro?

O que é o fio terra de um carro? Qual sua importância? Ele pode causar algum defeito no seu carro? Como saber se a causa do defeito é o fio terra? É uma pergunta bem comum na minha oficina.  Responderemos essas e outras perguntas sobre o fio terra e sua relação com um carro.

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Em inglês: ground, um termo muito encontrado escrito em aparelhos elétricos/eletrônicos. Literalmente significa chão, ou terra, como é o nosso caso. Todo circuito elétrico tem uma corrente positiva e uma negativa. O mesmo acontece na parte elétrica do seu carro. Mas os sistemas elétricos de um carro tem uma fonte positiva exclusiva. Ou seja: quase todos os acessórios são acionados por uma corrente positiva. Quando ligamos um farol, um positivo só para ele é acionado por fios, passa pela caixa de fusíveis (alguns também passam em relés auxiliares), e chegam até a lâmpada de farol. Por que ela acende? É aí que entra o fio terra.

O que é um fio terra?

Um exemplo de fio terra na lata de um carro

Para completar o circuito de uma lâmpada, por exemplo, precisamos dela e do negativo. No caso será o fio terra. Todo circuito tem um fio terra no local ou próximo do acessório. A diferença é que ele é comum a todos os acessórios, ao contrário do positivo, como dito acima. Assim como a terra é pisada por todos, a lata do carro é usada como negativo gigante. Tudo isso vem da bateria do carro, a fonte de energia. Enquanto o positivo da bateria alimenta pontos específicos, o negativo é ligado na carcaça do carro, a saber: lataria, bloco do motor, portas e outros.

Então existe “abundância” de negativo no carro? Sim, isso pode ser afirmado. Mas é a facilidade de conduzir o negativo ao local que cria essa abundância toda

O que é um fio terra?

Quais são os possíveis defeitos de um fio terra?

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Como ele é comum a vários acessórios, um defeito nele também pode atingir vários acessórios. Por exemplo: as lanternas traseiras do seu carro. Existem pelo menos 4 correntes positivas chegando ali, cada uma para uma lâmpada específica. Mas o terra é para todos, apenas um fio terra para cada lanterna. Normalmente ele é de cor preta. 

Por ser único ele se desgasta mais rapidamente, esquentando e derretendo no local. O resultado é que a lanterna pode ficar parecendo uma árvore de natal quando usamos várias lâmpadas ao mesmo tempo. Ou também pode deixar qualquer luz ali mais fraca. Também é um defeito bem mais fácil de localizar e consertar.

O que é um fio terra?

A carga da bateria também pode ser afetada por um fio terra com defeito. Nesse caso é o fio terra principal, aquele que sai do negativo da bateria. Ali pode ter oxidação ou um terminal bambo, o que causaria pouca carga do alternador para a bateria, ou da bateria para o resto do carro. Nesse caso todas as pontas têm que ser revisadas.

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