Como testar um fusível?

Fusíveis são acessórios de segurança do seu carro de máxima importância. Podemos dizer que eles são as “sentinelas” de todo o sistema elétrico de um automóvel. Excetuando o motor de partida, desde uma pequena lâmpada colorida do painel até o alternador do seu carro, existe um tipo de fusível de prontidão no meio do caminho do circuito. Basta uma ameaça de curto que eles interrompem a energia, explodindo por calor um filamento planejado como uma autodefesa. Todos eles são dimensionados cuidadosamente pelos engenheiros das fábricas para suas funções. Por isso, sempre substitua um fusível queimado por um idêntico para que não haja danos futuros. Quais? Os perigos de uma adaptação ou da famosa gambiarra.

Fusíveis mais usados.
Fusíveis mais usados.

Um fusível do seu carro queimou? Então pergunte-se: por que? Nenhum fusível queima sem motivo. Ele não “cansa”de ser fusível e simplesmente estraga. Algo o queimou e tem que ser descoberto caso contrário o outro vai queimar também e assim sucessivamente. Então, como testar um fusível?

Existem duas maneiras de saber se um fusível está queimado. A primeira é pelo visual, mas esse é um teste que pode enganar se o defeito não estiver evidente, como a foto abaixo.

Fusíveis de vidro queimados (carros mais antigos).
Fusíveis de vidro queimados (carros mais antigos).

No caso de carros mais novos o fusível usado é tipo lâmina e tem diversas cores que combinam com a amperagem.

Fusível tipo lâmina visivelmente queimado.
Fusível tipo lâmina visivelmente queimado.

A segunda maneira de se testar um fusível é com uma lâmpada de testes.

Pegue uma lâmpada de teste e acesse a caixa de fusível de seu carro. Normalmente ela fica embaixo, do lado esquerdo do motorista. Também pode ter mais uma no compartimento do motor. Prenda a garra do teste em uma parte metálica do veículo e encoste a ponta de teste nos dois lados do fusível. O fusível estará queimado se ascender em um lado e no outro não.

No caso de não ascender nos dois lados, então é porque ele protege um circuito ainda não energizado (como farol, farolete etc). Acione estes acessórios e repita o teste. Se queimado, retire-o com a pinça própria e troque por um da mesma cor. Normalmente todo veículo novo tem fusíveis de reserva bem visíveis.

A dica final é de sempre: trabalhe com segurança!

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This article has 60 Comments

    1. Oi Amanda. Na maioria dos carros a iluminação do painel, dos dois lados, é protegida apenas por um fusível. Embora vc não disse qual é o seu carro eu tenho quase certeza que é luz queimada no lado escuro.Não parece ser fusível. Neste caso será necessário retirar o painel e trocar a lâmpada.

    1. Olá Fávio. Repare se a seta ameça piscar mexendo na tecla do alerta.Também pode ser fusível de seta queimado. Procure por ele na caixa de fusíveis. Com ele na mão coloque-o contra a luz e veja se o filamento está rompido. Relé de seta é improvável porque a maioria dos carros tem um relé para a seta e o alerta.

  1. Bom dia! Troquei ontem a bateria do meu carro e parou de funcionar o limpador de para-brisa e as luzes de leitura traseira. Sera que com a troca da bateria queimou algum fusível?

    1. Olá Caique. Não, fusíveis queimam apenas quando há ou acontecem curtos. Primeiro verifique se os fusíveis estão cada em seu local consultando o manual. Em seguida verifique as luzes traseiras se estão lá ou queimadas. Não se impressione se algo estiver faltando. E nos dê um retorno. Abraços.

  2. Olá tenho um uno mille 2002 que tem me dado trabalho… primeiro as vezes falha tenho que dar um tranco… outra quando está em funcionamento consigo tirar a chave e continua a funcionar, ontem notei que a ventoinha não funcionou parei em uma mecânica o moço testou o fusível e ela ligou na hora como eu vou saber se acontecer denovo estou sempre só…

    1. Olá Bárbara. No caso da chave você deve levar até um chaveiro e verificar porque está acontecendo. O tal falhar que vc cita pode ser bateria sem carga e deve ser testada também, assim como o alternador. Mas não dê tranco no carro pois pode até fundir o motor. Se a ventoinha voltou a funcionar normalmente então aprenda onde fica o fusível dela para que não te deixe na mão. Com este calor ela é mais exigida e o fusível pode queimar ou dar mau contato. Normalmente na tampa da caixa ou mesmo onde ficam os fusíveis existe um desenho evidente que seria um quadrado com uma hélice no meio, como se fosse um radiador de carro. Como vc disse que normalmente não tem quem a ajude eu sugiro que procure algum seguro para este tipo de caso. Alguns são bem baratos e funcionam. No mais estamos aqui para te orientar mais.

    1. Olá André. É um nítido mau contato. Pode ser dentro do painel, na tomada dele, ou nos soquetes das lampadas. Mas se for as luzes de iluminaçào, procure por um reostato de clarear o painel. Pode ser defeito ou posição errada dele.

  3. Amigo tenho um fiat doblo , tive problemas com o motor do limpador vindo este a queimar.
    Comprei um novo , fiz o teste do motor funcionamento , troquei o fuzivel e mesmo assim não tem contato de corrente observado com a lâmpada teste.
    O que pode ser ? Será problema na caixa ?

    1. Olá Anderson. Pode ter queimado a chave do limpador ou de um relé inversor na caixa de fusíveis. Lembre-se que o limpador tem que ser idêntico ao antigo. Alguns testes mais detalhados vão ter que acontecer, como na saída da chave e troca de alguns relés como teste.Mas se vc não encontrou o positivo pós chave que chega independente da chave do limpador (vc liga a chave do carro e energiza o limpador) vale a pena investigar a caixa de fusíveis, logo atrás do fusível do limpador.

  4. Boa Noite!
    Meu querido, me ajuda.
    Tenho meriva 2004,o ponteiro do marcador combustível parou de funcionar,as vezes marca luz da reserva mas coloco combustível e nada o ponteiro fica parado.os de velocidade,rpm,e temperatura funcionam normal.
    E agora ao andar com o carro todos os ponteiros caem apaga o hodômetro, e passa um tempinho eles voltam a funcionar,menos o marcador combustível.
    Já trocamos sensor de nível.

    1. Olá Enilton. Muitos testes devem ser feitos no seu carro. Pode ser desde um aterramento ruim, troca recente de bateria, ou até problemas no painel ou na central elétrica do Meriva, que fica perto do limpador de para-brisas. Este carro tem relé para quase tudo! Veja neste link sobre a seta do Meriva a quantidade de relés. http://www.maosaoauto.com.br/2016/01/rele-de-seta-do-meriva-onde-fica/
      Pode ser que um deles, como o principal, esteja com mau contato. Mas eu sugiro que leve-o até um eletricista experiente nesse modelo.

  5. Olá
    Cara, hoje dei partida no carro (Classic Life 2007) e ele não pegou. O motor de arranque normal. Sem sinal de setas, e luz do motor apagada. Achei a princípio que fosse o ejetor de combustível, pois ele não dava sinal de ejetar o combustível mas não era.
    Na realidade problema era 2 fusíveis tipo lâmina que estavam queimados, um das setas direcionais e outro da partida.
    Troquei-os e foi bater e ligar. Cara, muita gente pensa que pode ser tratar de coisa muito complicadas, mas é apenas um fusível, tirei um de cada vez e olhei na frente da luz de uma lanterna, da para ver exatamente qual está queimado. Paguei R$0,50 centavos, aqui em Campo Grande/MS, mas aqui tudo é muito caro, em outro lugares deve ser uns R$0,20.
    Tem que ficar esperto, pois poderia ter sido guinchado e ido para uma oficina e os caras darem o golpe, pois nesse país tá cheiro de ladrão disfarçado de mecânico.
    Valeu.
    Fora Dilma e fora PT …

  6. Bom dia..
    Semana passada eu peguei peugeot 206 ano 2oo6, só que o farol dianteiro eo pisca traseiro ambos do lado direito não estão funcionando será que são os fusíveis??

    1. Olá Renan Obrigado pela participação. Verifique as lampadas. Não existe fusível apenas para uma lâmpada de seta. Ela deve estar queimada ou com mau contato. Já a lâmpada de farol ela tem que ser inspecionada na mão, observando os filamentos.

    1. Olá Leliano.Pode ser lâmpada queimada,tomadas das lâmpadas estorricadas ou até a chave de farol.Existe a possibilidade,se nada acima for constatado, de ser um problema na caixa elétrica comum no Corsao. Neste caso um eletricista deve confirmar.Abraço.

  7. Tenho um uno 2008 e os marcadores de gasolina velocidade e temperatura pararam de funcionar. Meu marido trocou o fusível e ele voltou a funcionar e logo em seguida parou novamente. Preciso andar uns dez km para levar o carro ao mecânico é perigoso?

  8. Tenho uma Fiorino 2010, e apagou a luz de lanterna esquerda e a luz do painel, verifiquei o fusível, e estava queimado, troquei , acendeu td normalmente, porém andei 500 metros e apagou de novo, verifiquei a lâmpada, está correta, os fio aparentemente tb, será que pode ser curto dentro do painel????

    1. Olá Danilo. Sim, pode ser painel. Mas o curto é mais comum nas pontas onde ficam as lampadas. Reostato de painel (aquele que clareia e escurece a luz do painel) também queima este fusível. Verifique se a luz de placa também a apagou, Se for o caso verifique a fiação dela, pois o fusível que vc menciona pode também proteger a luz de placa.

    1. Olá gleyson. Primeiro faça o teste da tecla do alerta que pode interferir em todo o sistema de setas. Ligue a chave do carro e acione a seta para uma lado qualquer. Em seguida mexa na tecla do alerta para cima e para baixo e para os lados também. Observe se ao fazer isso a seta ameaça piscar ou volta a piscar. Se acontecer isto, então o defeito é no alerta e deve ser trocado. Caso contrário pode ser relé de seta queimado.

  9. boa tarde Fernando
    tenho um classe a 2001, troquei recentemente a bateria, apos a instaláção saiu um cheiro de queimado, e uma fumaçã, o painel nao ascende, sera que queimo0u algum fusivel´?

    o0bg,
    vo0ce po0deria me indicar um bom eletrico na região0 central´, bela vista.;mto0 o0brigado0

    1. Olá david. Eu sou de BH, Minas. Mas quando se instala uma bateria e algo parece estar se queimando pode ser algum fio mal colocado ou descapado e encostando onde não deve. Leve até a loja que trocou a bateria e peça para verificarem a ligação da bateria.E sim, pode ter queimado o fusível do painel. Mas a fumaça que saiu por ali é um mau sinal. Pode ser que algo a mais tenha se queimado.

  10. meu caro eu tenho um polo 2003 e ele parou de acender a luz de alta o que pode ter acontecido ja´verifiquei os fusíveis e tem um que nao está funcionando, porem nao esta queimadoo encaixe dele nao tem eletrificação.

  11. Ola, tenho um Classe A 160 2003/2004, quando viro a chave não acende a luz do painel item 2, 5 e 7 conf. manual, perdi a estabilidade na aceleração e no volante, pode se fusível? A ! quando abro porta não da mais o aviso de farol aceso.

  12. Tenho um peugeot 207 2010, a tomada 12v junto com a luz de teto e porta-luvas parou de funcionar… sei q oq comanda os tres é um fusivel de 20 ja identificado na caixa de fusiveis. A questão é: ja foi trocado o fusivel por um novo, q em questao tbm nao estava queimado… e mesmo assim as luzes e a tomada nao voltou a funcionar. Oq pode ser?

    1. Olá Alexandre. Este fusível quase sempre queima quando usamos o carregador de celular ou do GPS.A queima acontece quando tiramos ou colocamos a tomada. Faça um teste de continuidade do fusível (se já não fez). No visual ele engana muito. Se continuar queimando então existe um curto que tem que ser reparado. Não instale fusível mais forte do que o original.

  13. Bom dia , meu nome é Thalis e possuo um gol g5 09/10 e ontem ao trocar lâmpadas superbrancas pelas convencionais amarelas , o farol parou de funcionar do nada , o que pode ter acontecido num caso como esse ?

    Desde já agradeço à atenção.

    1. Olá Thalis. O primeiro passo é verificar os fusíveis que podem ter queimado durante a troca. Em seguida testar as lâmpadas que estão instaladas. Para fazer isso basta recolocar uma das brancas que retiraram. É preciso saber se as superbrancas já não acendiam antes da troca e a potência delas, que está gravada na própria.

  14. Qdo ligo a chave, as luzes do painel nao se acendem, mas quando dou partida a luz da bateria fica acesa. Pode ser algum fusivel? Obs.:farois, luz de teto, setas funcionam normalmente.

    1. Olá Sandro. Grato por participar. Repare se mais alguma luz de farolete ou luz de posição (primeiro estágio da chave de farol) apagou também. Neste caso pode ser curto em uma desta luzes ou soquete. O fato é que , normalmente, o luz do painel recebe energia do mesmo fusível dos faroletes cotados. É uma dica.

  15. Tenho um Classe A 160 – 2000/2001.
    O Ar Condicionado parou de funcionar, observo que a ventilação funciona normalmente, é como se o compressor não acionasse.
    Já levei em oficina de Ar, que constatou que não é gás, tem gás e a pressão está correta, levei em oficina geral que não diagnosticou o problema. Poderia ser a chave do próprio botão, ou uma correia que não aciona o compressor, ou até fusível, relê?

    São José – Santa Catarina, 16 de Janeiro de 2017.

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