Relé de seta do Meriva. Onde fica?

Acompanhando pelo Goolge Analytics o tipo de pesquisa que nossos leitores fazem, descobrimos uma dúvida insistente dos proprietários do Meriva, ou talvez até de reparadores procurando mais informação. A pergunta sempre era: “Onde fica o relé de seta do Meriva?” Pois pesquisamos o manual de reparação desta linha da Chevrolet e conseguimos localizar o relé de seta não só do Meriva, mas também do chamado Corsão.  Mas esta pesquisa foi apenas para confirmar com mais exatidão o que um leitor do Mãos ao Auto publicou no post sobre defeitos de seta. Eis o que disse o leitor Jorge Dias:

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“Bom dia Fernando, dias atras vim aqui pedir sua ajuda referente a um problema na seta de meu Corsa modelo novo, te comentei que fui a um eletricista de autos e ele pediu que eu trocasse a chave de seta. Foi quando entrei no ML (possível loja) e comprei uma usada original funcionando;bom instalei a e o defeito persistiu. Aí vc leu e me respondeu que seria muito azar pegar uma outra chave com o mesmo defeito e que eu deveria procurar o defeito no chicote e outros componentes ou um eletricista de confiança, mas graças a Deus o defeito piorou a seta parou de falhar e deixou de piscar de vez, mesmo quando eu acionava o pisca alerta, mas notei que quando dava seta para um lado o som do rele batendo tinha o som diferente para o outro lado. Foi quando peguei o manual do carro e vi que o Corsa trabalha com dois reles de seta, achei onde eles ficavam e fiz o teste trocando-os de lugar e ai vi o defeito mudar de lado. Foi só eu comprar essa peça que custa no máximo 20 reais e os problemas acabaram, avisa a galera que o relé de seta do Corsa modelo novo (Corsão) não fica na caixa elétrica grande de baixo do capo do lado direito onde a tampa é fácil ser retirada, ela fica antes dessa caixa, em uma menor toda fechada com parafusos e da muito trabalho para abrir…”

As dúvidas de outros leitores nos relembrou este comentário de Jorge dias, e assim ligamos um problema ao outro e encontramos  a solução. Resumindo:

São dois relés de seta, um para cada lado. Eles ficam em uma caixa de fusíveis no compartimento do motor . Algo bem diferente de outros modelos, como os do Corsinha.

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E de fato o acesso é mais difícil Afinal, assim são os automóveis  modernos: os projetistas precisam encontrar lugares para todos os equipamentos e seus circuitos e sistemas. E alguns desses lugares ficam bem escondidos, o que não foi uma exceção no caso do Meriva e do Corsão.

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Reparem na foto abaixo a tal caixa de fusíveis citada no relato acima. Ela é chamada, no manual do reparador da GM, de “central elétrica principal”, e a própria fábrica esclarece que ela fica no compartimento do motor.

relé de seta do meriva

Ao clicar na imagem você verá claramente os dois relés indicados como sendo K66L e K66R. O primeiro é o relé que pisca a luz de seta da esquerda e o segundo a luz da direita. Isso significa que seu Meriva pode ficar sem seta ou alerta em apenas um dos lados. Dar defeito nos dois lados também é possível, mas teria que queimar os dois relés. Aliás, o conselho é trocar os dois, mesmo que o defeito seja em apenas um. Por fim, esta caixa fica abaixo do painel defletor de água (compartimento do motor), junto ao motor de limpador de para-brisas. É obvio que o lugar pode variar de ano para ano, (nossa pesquisa foi com modelos 2003 2 2009) mas o local é quase sempre esse, com as diferenças de dificuldades vindas de novos acessórios instalados. Isso pode significar que quanto mais antigo seu Meriva, mais fácil o acesso a esta caixa e ao conjunto de relés.