Neste post vamos responder as duas perguntas do título: “Como testar um relé de seta”, uma peça muito interessante, e “Como fazer para trocá-lo”, um pedido de muitos leitores do site.
Como trocá-lo?
Para saber se o relé de seta está defeituoso primeiro é preciso retirá-lo do seu local. Como trocá-lo? Evidentemente que cada modelo de carro tem um lugar diferente para isso. O meio mais fácil de encontrá-lo é consultando o manual do seu carro. Mas na falta desse, talvez a tampa da caixa de fusível indique onde ele está. Em alguns carros ele fica debaixo da capa que dá acabamento embaixo do volante, em outros ele fica acoplado na caixa de fusíveis, como o exemplo abaixo.
Como existem relés de seta de várias cores, você poderá procurar pelo nome “relé de seta”gravado nele ou retirar um por um e ver se coincide com as informações a seguir.
Como testar um relé de seta?
Visto por fora um relé se parece com uma caixinha com alguns pinos misteriosos. Mas alguns possuem funções bem complexas para o seu tamanho. No caso específico do relé de seta ele tem a função de fazer piscar, em períodos sincronizados, a luz que indica a direção na hora de fazer uma conversão com seu carro. Sem essa função ninguém saberia para qual lado queremos ir quando dirigimos.
A maioria deles tem três pinos, ou três saídas, como se diz entre os técnicos. E, como qualquer outro relé, existem números bem específicos gravados ao lado de cada pino. Esses número são suficientes para qualquer um identificar facilmente um relé de seta. Sao eles: 49; 49a e 31.
O que significam esses números? O 31 é o negativo do relé, o 49 é o positivo acionado quando você liga a chave do carro, e o 49a é a saída para piscar as lâmpadas. Com uma lâmpada de teste é possível testar o relé da seguinte maneira:
Consiga dois fios. Ligue um no 31 do relé e a outra ponta no negativo de uma bateria ou fonte. Ligue o outro fio no número 49 do relé e a outra ponta no positivo da bateria ou fonte. Arrume uma lâmpada de testes automotivos (teste de fusíveis). Em seguida ligue a garra dela também no negativo da bateria e a ponteira da lâmpada de teste no número 49a do relé. Tome cuidado para que fios errados não se encostem.
Possíveis diagnósticos:
1 – Se a lâmpada não piscar o relé está com defeito.
2 – Se a lâmpada acender, e permanecer assim, o relé está com defeito.
3 – Se a lâmpada piscar sem parar (teste por algum tempo) o relé está em condições de uso e o defeito no sistema de seta será outro.
Com um pouco de paciência e atenção, é perfeitamente possível testar um relé de seta e trocá-lo sem muitas complicações.
Assista o vídeo abaixo:
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Bom dia Fernando ,estou com uma duvida ,estou trocando um dos reles de seta de meu corsa mod novo ,onde na verdade são dois reles , um pro lado direito outro pro lado esquerdo ,só que estou com uma duvida ,o rele original é de 6A e o que comprei é de 30A ,vai dar algum problema ?
Olá Jorge. Se for esse o relé indicado como substituto paralelo não vai dar problema.O mais importante é a pinagem. As duas tem que ser iguais em tamanho, quantidade, e numeração. Pelo o que eu entendi 6A e 30A é capacidade e não consumo.
boa noite fernando estou com probema na minha chave de ceta quando dou ceta para esquerda normal mais quando
dou ceta para direita queima o fusivel ja troquei os fusivel mais nao adiantou nada e o chicote tambem esquenta demais ja troquei o rele da ceta tambem nao adiantou e tabem quando aciono o pisca alerta queima o fusil é uma caixa de fusivel polo classic 97 1.8
Olá Antonio. Parece que tem um curto no lado direito da seta. Comece verificando as lâmpadas e o soquete delas. Procure por algum fio esmagado nas pontas ou perto do para choque traseiro. Não coloque fusível mais forte.
Boa tarde tenho um xsara picasso 2005 quando eu armo a ceta pra esquerda e piso no freio ela fica piscando rapidao e junto a luz de freio também fica piscando oq sera q pode ser
Olá Rodolfo. Os sintomas que você descreve são típicos de falta de aterramento na tomada da lanterna em questão. Procure nela por um fio normalmente preto e chamuscado. O reparo tem que ser feito ali.
Por favor ..poderia me informar onde fica o relê auxiliar do pisca do carro prisma …..obrigado
Preciso trocar só um suporte de fuzivel pode mim informar como.
o carro e santana quantum.
Olá Alberto. Eu preciso de mais detalhes para te ajudar. Onde está esse fusível? Ele está na caixa de fusível ou é separado estando perto da bateria? Ele é fusível de que? (seta, buzina, farol). Aguardo resposta.
Bom dia, sr. Jorge!
Sou eu novamente com minha saveiro 88.
Eu baixei a caixa de fusíveis e localizei o terra e ele estava conectado na lata do carro. Blz.
Eu percebi que quando dava seta todas as luzes piscavam. Freio, farol, lanternas, ré, iluminação do Painel e teto. Deixei piscando só pra ver um minuto. Ai escutei um estalo e pronto. A seta não funciona mais. Mas o pisca alerta sim. Pisca a luz do botão e as luzes das lanternas.
Será que foi a chave que estragou?
Outra coisa, troquei todos os LEDs indicadores do painel.
Estavam todo ligando e depois do estalo as luzes vermelhas e a verde da seta não acendem mais. Elas não queimaram. O flet é novinho e todos os capacitores estão OK.
Quando viro a ignição a luz da bateria pisca fraquinho junto com a azul do farol alto e apaga. O carro liga anda, mas está assim.
Olhando os fios da caixa de fusíveis da pra perceber muita fita isolante de instalações de alarme, mais tudo embolado.
O que seria melhor?
Trocar os relés de ignição, seta e colocar um relê novo do limpador que parou também. Ou trocar logo todo o chicote que custa uns 400 reais?
Desde já agradeço.
O terra está num parafuso do puxador do capoo
Olá Chucre. Antes de trocar chicote, ( o que é raro a necessidade de trocar) procure por outros aterramentos. Tente tb desligar totalmente os leds e observe se o resto normaliza. Leds invertem a corrente, pois são diodos de luz.
meu fiesta sedam a luz de seta trazeira não tá dando sinal de direção mais a da frente fica piscando rápido já troquei a lâmpada e nada. Já mexi no comando com movimentos leve pra cima e pra baixo. e nada
Ola Raimundo. O problema continua sendo na lanterna traseira. Ali deve ser a procura do defeito.
Olá, tenho corsa classic ano 2013, em um dia destes a bateria original AcDelco 42 A descarregou devido o carro permanecer alguns dias sem funcionar, ao ligar o carro precisei dar uma “chupeta” e levei para trocar a bateria por uma de maior amperagem, hoje estou usando uma com 65A. Ocorreu que dois dias depois disso ( não sei se foi procedente disso) as luzes de direção ( setas) , o pisca alerta e o limpador no modo temporizador, pararam de funcionar, tudo mais funcionava perfeitamente.
Levei o carro ao eletricista para concertar o problema e me informou que os reles e fusiveis estavam todos ok e que o problema estava na central eletrônica só na GM concertaria.
Ao chegar em casa desconectei a bateria pois iria ficar com esse carro inoperante por bastante tempo, visto que não teria condições financeiras no momento para arcar com essa despesa. Passadas umas duas horas , voltei a conectar a bateria e para meu espanto voltou tudo ao normal, sumiram todos os defeitos apresentados ou seja? setas, pisca alerta e o temporizador do limpador. Está já a umas duas semanas funcionando perfeitamente. Porque ocorreu esse tipo de defeito? o que pode ter acontecido? Obrigado
Olá Adelino. Realmente já vimos casos como o seu. Entre os comentários deste post foi relatado a mesma situação.O que ocorreu foi que precisava de resetar a Central, o que aconteceu quando você desligou a bateria. Por isso recomendamos a troca da bateria sempre com uma auxiliar ligada ao carro para manter a memória já instalada. Lembrando que alguns carros realmente precisam de equipamento mais sofisticado para normalizar. Abraços e obrigado por participar.
olá! Fernando, tenho um prisma e ele está com as luzes de pisca acesas direto, o alarme e os vidros não funcionam. já tirei os cabos da bateria, mas, quando volto a coloca-los os piscas voltam a ficar acesos e o defeito permanece. por favor me ajude. desde já agradeço
Olá Junior. Se vc tentou desligar a bateria e nada voltou, então um eletricista vai ter que fazer alguns testes mas delicados no alarme. Pode ser defeito na central do alarme.
bom dia fernando eu gotaria de saber como testar o botao do farol com a lampada teste ou com o multimetro como eu devo fazer se vc tem alguma materia ou video a respeito pois meu voyage 90 gls nao apaga a meia luz no botao so a luz do farol que esta apagando aonde tenho que desligarn a bateria.eu teria o multimetro p teste obrigado.
Olá Marcelo. Uma tática mais simples é desligar a tomada da chave de farol. A meia luz deve apagar nesse caso. Se não apagar vc tem fios colados no chicote. Mas se vc optar pelo teste de multímetro, faça o seguinte: retire a chave do farol e trabalhe nos fios mais finos. Deve ter três: entrada de corrente, saída para as luzes externas passando até a caixa de fusíveis, e uma saída para as luzes que iluminam o painel (possivelmente).Com a chave de farol desligada (ela deve ter dois estágios) use o multímetro para medir a corrente nos fios finos.Trabalhe com o multímetro em corrente contínua, 20 V. SE chegar mais de uma corrente a chave travou na posição ligada.Este teste serve para faróis que acedem sem precisar ligar a chave do carro, o que é o seu caso pq vc disse que tem que desligar abateria.Abraços.
Oi boa noite ! Gostaria de uma ajuda para trocar o pisca alerta do meu voyage ano 83, pois não sei nada da parte elétrica ?
Olá. Ele é perto do volante ou no painel, tipo uma tecla?
Oi tudo meu corsa classic. Parou de funcionar o painel eu chequei todos o fusivel e nao ta nenhum queimado uns me disseram a era rele.
O que tua que pode ser?
Ola Jaime. Se nem mesmo o alerta funciona. então pode ser defeito no relé, visto que ele atende tanto a seta como o relé. Mas tente o teste da tecla de alerta mexendo nela com a seta ligada para algum lado. Se ameaçar piscar então é defeito na tecla.
Olá Fernando! Estou com problemas na setas e no alerta, eles só funcionam quando o carro está em alta rotação, em ponto morto as setas e o alerta não funcionam, mais quando piso no acelerador volta a funcionar, me ajude a encontrar o problema, obrigado.
Ola Paulo. Qual é o seu carro?
o meu é um palio 98 e estou com o mesmo problema
Ola Fernando ! Tenho um fiat uno vivace 2011 e as setas dele não estam funcionando e o pisca alerta não desliga , será se o problema esta na chave de setas ?
Olá Sergio. Pelo o que vc relata é defeito típico da tecla do alerta que não retorna mais a sua posição. O único jeito de parar o alerta é calçando a sua tecla até fazer o reparo. O correto é trocar todo o comando. Mas alguns eletricista conseguem ou trocar a tecla ou retirar as molas dela modificando apenas a maneira de acionar e desligar o alerta. O custo benefício tem que ser avaliado. Por aqui em BH um serviço completo deste, com comando original, fica por volta de 550 reais. Obrigado por participar.
Oi,tenho uma marea 99 sedan e ele ta com problemas nos piscas alertas traseiro quando ligo o farol acende corretamente mas as setas todas acendem simultaneamente e com o farol apagado ficam normais….
O que pode ser ? Relé,fio cruzado ?
Agradeceria muito se pode-se me solucionar esse problema…
ola Adriano. Pode ser lampada errada ou fio colado perto da lanterna, na tomada. Também pode ser fio colado no chicote. Outra opção seria chave de farol e seta com problema. Você vai ter que levar até um eletricista porque alguns testes vão ser necessários.
Olá tenho um fox 2007 e a luz de pisca do painel parou de funcionar porém ao acionada a luz externa pisca normalmente só no painel q ñ acende porém ja verifiquei a luz atrás do painel e ñ está queimada oq pode see
Boa noite..a ser do carro esta piscando muito rápido será que é o rele…
Olá edmilson, Normalmente, quando a seta pisca rápido, é sinal de lâmpada queimada ou com mau contato. Ligue a seta e verifique se uma delas não está piscando. Basta trocar ela para voltar ao normal. Abraços e obrigado por participar.
Olá Fernando, me tire uma duvida:
É possível um relé ( bomba de combustivel Vectra )apresentar aquecimento e desligar o carro?
O meu relé está aquecendo muito.
Olá Wilians. Sim, é possível acontecer isso, embora a função do relé seja esquentar para manter outras partes do circuítos frias. Vale a pena fazer um teste colocando um relé similar.
fernando estou com um problema na luz de re do meu voyage 90 liguei os fios no cebolao que nao tinha. la atras no soquete chega corrente eletrica .mas so encostando a lus se teste ligado na lataria ;e acionando a re acende com a luz de teste mas ao desengatar a re apaga ;e tirando a lampada teste e engatando a ra nao acende ;sers que e o cebolao que esta estragado ,faz muito anos que estava desligado .se poder me ajudar agradeço obrigado.
Olá Marcelo. Se vc ligou os fios na cebola, engatou a re, e chegou corrente no soquete,então a cebola funcionou. Como a lâmpada acendeu usando aterramento externo,me parece que falta aterramento no soquete.
Boa noite meu amigo estou com um problema com minha Ipanema 92 não da seta pra ld nenhum pode me ajudar obrigado
Olá davi. primeiro procure pelo fusível das setas. Em seguida verifique se o alerta também não funciona. Pode ser defeito na tecla do alerta, ou relé de seta queimado. mas se o alerta funcionar, então está descartado defeito no relé, pois ele funciona para a seta também. Resta então o fusível e comando e sua fiação.
Ola Fernando gostaria de saber se posso puxar um fio direto da bateria para o farol para iluminar mais
Olá Leonardo. Não. Não direto, mas através de um relé duplo de farol pode sim. Leia o link abaixo.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/
Olá tenho um kia soul 2010
Meu carro n da seta pra nenhum lado e o alerta tbm n funciona só que qnd tranco o carro as setas continuam piscando estou suspeitando do relé já olhei o fusável e está inteiro o problema é que n acho o bendito do rele tem alguma dica ?
Olá Thomas. Pode ser relé de seta ou defeito na tecla do alerta. Para descobrir isto basta mexer na tecla com a chave do carro ligada e a seta também ligada para um lado qualquer. O fato de piscar com o alarme não descarta defeito no relé porque, neste caso, é o módulo do alarme quem pisca as lâmpadas. É um circuito independente.
Como descobrir onde fica o rele ? No manual só diz onde está o fusível:(
Este carro nunca apareceu aqui com problema de relé de seta, então a distância atrapalha um pouco. Mas a caixa de relé fica perto da bateria. Procure por um relé com os números 31,49,49a. Pode ser uma central única também, como o Gol g5.
ola Fernando aqui e Edilson olha eu estou com um Fiesta 20004 é deu um problema na parte elétrica no Motor de araque e na instalação mas foi arrumado só que quando eu sai com o carro logo a luz de temperatura acende e a quele cadeado fica piscando direto e o carro fica com uma suada diferente e quando desligo ai não dar nada na chave ai passa um tempo ele pega sera que tem ave com o alarme ou tem que leva no elétrica valeu abraço
Olá Edilson . Algo não ficou legal no reparo. Luz de temperatura acender é algo que deve ser investigado. Pode ser que algum fio ficou colado no chicote e interferiu no sistema. Retorne a oficina e mande avaliar estes sintomas. Abraços.
Olá Fernando! Minha moto está piscando normalmente a seta para esquerda,já para a direita ela só pisca com a moto ligada e de formar rápida. obs: no painel tbm não acende para a direita,somente para a esquerda.
Grato! e desde já parabéns por sua gentileza de dispor a ajudar,o mundo precisa de mais pessoas assim .
Olá Fabrício. O primeiro passo é conferir as lâmpadas. Em seguida o relé de seta que podem ser dois no caso de moto. O comando pode não estar distribuindo a corrente . Se tiver alarme recém instalado e pisca alerta, eles também podem apresentar problemas.
Boa tarde, tenho um renault kangoo 2003, as lâmpadas de piscas todas deixaram de funcionar. será que é defeito no rele de setas? E caso for, onde localiza-lo para poder troca-lo. obrigada pela atenção. agurdo.
Olá Alfredo. Se o pisca alerta também parou é muito provável que seja relé de seta.Mas tente o teste da tecla co alerta descrito no post abaixo:
https://www.maosaoauto.com.br/2015/04/defeitos-em-setas-do-carro/
Eu sou jventura e tenho um corsa wind 98 e parou de funcionar a seta o alerta , só fica a luz verde do painel fica acesa direto e as de fora nem acendem .Oque será q está acontecendo ?
Olá jventura. Seja bem-vido ao nosso blog. Primeiro vc deve fazer o teste da tecla do alerta ligando a chave do carro para acender as luzes, dar seta par um lado qualquer e ao mesmo tempo mexer na tecla do alerta sem acioná-lo. Se a seta ameaçar piscar, então o defeito é no alerta ele deve ser trocado. Caso contrário o relé de seta também pode estar com defeito.
Boa noite tenho um celta 2004 e quando piso no freio e ligo a seta para a esquerda ela para e não acende mais nada e se solto o freio ela funciona normal oq posso fazer
Olá Ronaldo. São sintomas típicos de falta de aterramento na lanterna em questão. Verifique a tomada dela e veja se encontra um fio torrado. O conserto é bem simples.
ola fenando tenho um problema no painel do voyage 90.o pnteiro que maraca a temperatura da agua nao funciona ,mas quando chega na temperatura de ligar a ventoinha ,liga normalmente ,sera que estragou o narcador ou pode ser um fio solto,obrigo.
Olá marcelo. Pode ser um fio simplesmente solta do sensor de temperatura ou o próprio sensor com defeito. procure por alguma fio solto do lado esquerdo do motor vc olhando o carro de frente, mais ou menos perto da bobina, mas ligado ao motor.
Ola, tenho um Ford Ka zetec Rocam, 2001/2001 1.0 GL e estou com um problema no meu painel de instrumentos, eles estava intermitente o funcionamento da iluminação do painel desmontei pra ver e painel estava cheio de gambiarras, usei até que um dia apagou de vez, ele o radio e iluminação interna do carro, como estava com as gambiarras no painel de instrumentos comprei outro painel e troquei o mesmo, e o fuzivel que tinha queimado porem quando ligo a seta para direita a iluminação (apenas) do painel apaga.
Olá. Rodrigo. Me parece que ainda existe algum vestígio da gambiarra que vc encontrou. Talvez no chicote desta vez, algum fio que foi desviado para atender as “inovações” do antigo painel. Verifique os aterramentos do painel e da luz de seta que pisca no painel. Repare também se a seta para ou se os faroletes também piscam.
Verifiquei que acontecia também no painel antigo quando acendia as vezes
A fiaçào tem que ser toda revisada (do painel). Se repetiu o problema, então o chicote pode ter algum fio invertido ou a seta puxando o aterramento da iluminação do Painel. Se comprovado fica fácil de arrumar. Mas uns teste bem específicos vão ter que ser feitos.
Fernando, me ajuda por favor! Estou restaurando um Miura que está com a caixa de fusiveis do Passat TS 82, aquela de apenas um pino de entrada de corrente da bateria, com 15 fusiveis e relés acoplados nela. Vc sabe dizer qual é o pino de entrada do aterramento para o negativo dos Relés? Após ligar tudo, verifiquei que não chega terra no encaixe de nenhum Relé e não consegui localizar por onde é feita esta ligação. Há um pino sózinho quase no centro da caixa de fusiveis, para o qual não há nenhum PLUG, e penso que seja por ali a conexão do Terra, mas gostaria de ter certeza antes de meter bala. Antecipadamente agradeço sua atenção.
Olá Rui. Caramba! Quanto tempo não vejo uma dessas. Vc vai ter que fazer um teste de continuidade do pino solitário até todos os negativos dos relés, de preferência com uma lampada de teste como a do link abaixo. Lembrando que nem todos eles vem de uma entrada só. Alguns vem separados, como o negativo do relé de buzina e do temporizador de limpador de vidros. Se a caixa estivesse por aqui eu marcaria para vc estes negativos. vai ser um trabalho de testes de continuidade.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/
Olá, tenho um honda fit 2008, o pisca alerta dele parou de funcionar, as setas para a direita e esquerda funcionam normalmente, mas se eu apertar o pisca alerta nada acontece. O alarme parou de funcionar, só funciona bem de perto se eu apertar embaixo do volante, voce tem idéia do que possa ser ?
Olá Kleber. O primeiro passo é testar o fusível do alerta. Dificilmente será relé de seta, pois normalmente o relé de um atende o outro. Quanto ao alarme, ele pisca as setas independente do sistema de alerta. O caso de funcionar como você relata pode ser a bateria do controle fraca.
Só para compartilhar: Tive o mesmo problema com o meu carro – UNO VIVACE. O pisca não funcionava. Só se apertasse um pouco o alerta. Então fui em um excelente eletricista. O mesmo informou que esse problema tem se tornado comum em carros da FIAT. Então ele me deu duas opções ( não iria trocar o comando por causa de um simples problema no botão de alerta). 1 – comprar um botão novo do alerta ou 2- tirar as molas do botão existente. Optei pela 2 opção. Ele levou 20 minutos para retirar o volante e todo o resto até chegar ao botão do alerta. O ridículo é ver a fragilidade do botão e pensar que muita gente trocou o comando de seta por causa deste problema.
Problema resolvido! Paguei R$40,00 e fiquei satisfeito com a solução. Como o meu carro tem airbag, o comando de seta é ainda mais caro. Algo por volta de R$ 600,00.
Boa tarde. Tenho um Vectra GT 2010/2011. No inverno passado percebi que em dias muito frios as luzes indicadoras de direção do lado esquerdo piscam bem rápido. Em dias quentes não ocorre este problema. Neste inverno a coisa piorou, com temperaturas abaixo de 10 graus pisca do lado esquerdo bem rápido. Tal problema ocorre apenas com a luzes do lado esquerdo. Lado direito pisca normalmente. Fui em um eletricista onde foram testados os dois reles, sem apresentarem problemas. Nenhuma lâmpada está queimada. Pode me ajudar?
Olá Antonio. O teste é trocar os relés de lugar e ver se o defeito também muda de lugar.Testar apenas na bancada é pouco. Procure se informar se o eletricista testou o relé trocando eles de lugar. Outra possibilidade seria o comando de seta ruim. Mas teriam que ser feito testes nele também.
Esqueci de mencionar antes. Já foram trocados de lugar os relés. O problema continuou no lado esquerdo. Deve ser o comando de seta então. Obrigado.
Também peça para testarem os aterramentos, principalmente da lanterna traseira. Abraços.
Boa tarde. Levei o Vectra na em uma concessionária para ver o que diziam. Informaram que ele possui um módulo que controla as luzes do pisca e o limpador traseiro e que ele estaria com problemas, porém fiquei junto o tempo todo e alertei quanto ao que tinha escrito anteriormente, mas não fizeram nenhum teste, apenas afirmaram que teria que substituir o módulo ou encontrar, fora da concessionária, alguém que o consertasse. Preço do módulo novo R$570,00. Não substitui ele. Coso o problema seja mesmo neste módulo, há como consertá-lo?
Olá Antonio, Sim, existem eletricistas que conseguem consertar esta central. Procure se informar em uma auto-elétrica da sua localidade sobre um especialista que realiza este conserto. Se for a caixa que eu estou imaginando, de fato ela pode ser aberta e consertada. Resta saber o custo e se compensa em relação a uma nova. Se custar até 200 reais e com garantia seria uma opção.
tenho um c3 2009 onde que as setas só esta piscando de um lado, ja fui em varios eletricistas de auto e nenhum dele resolveu o problema, uns dizem que o problema esta no bsi outros dizem que o problema esta na chave da seta , no painel a seta sinaliza normalmente o defeito é que não esta passando corrente para as lampadas, queria saber quantos reles de seta tem o c3?
O meu carro é um siena 2006, e o pisca da esquerda não esta funcionando, o rele não é na chave de seta. Onde é?
Olá Osman. O relé é na coluna do volante e de cor azul. Tem que tirar a capa debaixo do volante. Mas veja bem: se somente um lado não funciona, então não é relé de seta pois o Siena tem somente um para os dois lados e o alerta. Se o seu carro tem computador de bordo, pode ser problema nele (ou as duas lampadas queimadas). Observe se o problema se repete com o alerta e leia a matéria do link abaixo e veja se encaixa no seu problema.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/06/body-computer-da-fiat-com-defeito/
Bom dia! Tenho um Clio Sedan 2003. Do nada a seta para o lado esquerdo parou de funcionar. Quando ligo a chave que ativo no painel ela pisca uma vez, como também a luz traseira, mas a dianteira nem sinal de vida (e se eu tentar novamente não dá mais sinal. Só eu desligando a chave e ligando novamente que volta a piscar só uma vez). Levei a uma auto elétrica, mas o cara não soube resolver. Disse pra eu levar em outro lugar. Alguma sugestão? Obs: O restante funciona normalmente.
Olá Glaydson. Um eletricista vai ter que analisar a chave de seta do seu carro. Veja se o defeito se repete com o pisca alerta. Ligue a seta e mexa na tecla do alerta. Se a seta voltar pode ser defeito na tecla do alerta.
no meu fiesta a seta nao funcionava nem piscava …….. o rele que fica na propria chave de seta tinha desencaixado, se tivesse levado em um mecanico com serteza iria me cobrar um bom valor ,, so que non aperte o on
Boa noite amigo vc poderia me dizer aonde fica o relé da seta do Ford focos 2003 motor zetec , as setas e o pisca alerta não funcionam , obrigado boa noite .
Olá Oscar. Alguns destes modelos saíram com dois relés de seta que ficam em uma central elétrica perto da caixa de fusível.Procure embaixo do painel perto dos pedais. mas ela pode ser externa também em alguns focus. Também verifique os fusíveis dos relés. Abraços.
Boa noite, tenho citroen xsara, 1.8 glx, 2000/2001 e o pisca alerta está ligando sozinho, com o carro parado ou andando. Retiro o fusivel(mas se deixar o carro ligado, mesmo retirando o fusivel contínua piscando) e se desligo o carro o pisca alerta desliga. Coloquei outro botão do pisca alerta mas não liga o alerta e quando o alerta liga sozinho tento desligar pelo botão e o alerta continua ligado.O que pode ser?
Olá Emídio. Pode ser que seja o alarme do carro em vez de ser o alerta. Tente apagar as luzes com o controle do alarme. Tanto o alerta quanto o alarme piscam as 4 lâmpadas , mas por cicuitos independentes. Também pode ser um alarme antigo que estava desativado.
Bom dia, tenho gol g5 2013 estava funcionando de normal ai fui instalar alarme nele não deu certo. E agora parou de funcionar o farol baixo , limpadores de parabrisas e ventilação interna. Verifiquei todos os fusiveis e não tem nenhum queimado. Será que pode ser o módulo rele central que queimo..??
Olá Emerson. Pode ser sim pois seu carro tem uma caixa elétrica que comanda muitos acessório. Peça que um eletricista faça testes nela.
Boa tarde!
Tenho um Linea Absolute 2009 e todo conjunto de seta da direita dele(frontal,traseira e lateral) parou de funcionar, a esquerda funciona normalmente.
Quando coloco a chave de seta para direita,no painel ele pisca rapidamente como se fosse o pisca alerta, e não mais devagar como deve ser a seta e emite um som toda vez tipo murchando.
Quanto coloco pisca alerta mesma coisa, só funciona lado esquerdo.
Olá Danilo. Grato por acessar o site Mãos ao Auto. Se o seu línea tem computador de bordo que indica defeito na seta pode ser defeito nele.Tem acontecido muito. Leia o link abaixo e passe a informação para um eletricista de confiança.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/06/body-computer-da-fiat-com-defeito/
Fernando, tenho um santana ano 2003 e quando ligo farol baixo ele não acende o farol baixo fica piscando o alto e aciona o limpador a buzina para de funcionar e quando ligo as setas o alerta fica ligado. A noite o mesmo acontece as vezes por acionar a seta. Penso que seja curto mas não sei onde poderias ser além do próprio comando de setas. pode me dar uma dica?
Olá. Pode ser chave de seta bamba. Ela pode ser do modelo que tem 4 parafusos depois do volante. Eles costumam afrouxar.Mas também cheque o filamento do farol baixo ou teste ela.
obrigado! acabo de encontrar um curto entre comando de limpadores e comando de setas são montados com sistema de molas planas e um botão conjugado para farol alto eu limpei tudo diminuiu mas fica piscando farol alto e acho que terei de trocar ambas as peças
Olá Fernando boa noite ! Tenho um siena El 2010 a seta parou. E agora o botao do alerta dispara direto nao desliga parece sem pressao. Coloquei um papel p firmar , assim ela funciona normal. Mas como posso resolver ?
Olá Miriam. Se for o alerta que fica atrás do volante tem que trocar o comando inteiro. Setas, alerta e limpador são uma peça única. Mas alguns eletricistas retiram as molas que causam o que vc relata e fica um bom serviço. Você também pode comprar o alerta em separado. Mas o defeito que estraga o alerta continua no comando e não demora a estragar de novo.
Fernando , boa noite mais uma dúvida! Tenho siena El 2010 a luz do combustível fica acessa direto no painel . O q fazer? Desde já agradeço pela outra solução. : )
Olá Miriam. Talvez seja a luz do reservatório flex. Se ele estiver vazio acende uma luz parecida com a de combustível.
boa tarde !!!tenho um palio 97, 1.0 estou com problema no pisca ele funciona quando ele quer, saiu de casa perto de c sai funcionando normal de repente o pisca para, e do nada volta a funcionar, sera que o rele esta estragado.
Olá letícia. Faça o teste da tecla. Ligue a chave do carro, dê seta para um lado. Quando parar, mexa na tecla do alerta. Se voltar a funcionar ou ate ameaçar funcionar, o defeito é na tecla.
Olá Fernando, tenho um fiesta Rocam 2000 e a luz baixa não funciona e as luzes da traseira(exceto luz de ré) , esses defeitos podem estarem ligados ao relé de luz baixa? E caso estejam qual é o relé?
boa tarde fernando! tenho um gol gti 89 e estava trocando as lampadas do capo, sem querer dá um curto e um estourinho dps disso a lanterna do lado direito não funciona, mas lado esquerdo funciona normal.. o que pode ser?
quando dou ceta no painel fica luz direta, não fica piscando como antes e as setas tbm não estão funcionando nem na frente nem atrás.. o que pode ser? obg!
Olá gustavo. Obrigado por acessar o site. Pode procurar por um fusível queimado que vai encontrar. Provavelmente é o da lanterna que também não acendeu.Os dois usam a mesma corrente e fusível. Quanto a setas, também pode ser fusível queimado ou relé seta com defeito.
boa tarde sr jorge!
troquei meu volante original do corsa wind,por um volante do cruze,porém depois da troca,a chave de seta as vezes consigo acionar a famosa piscadinha de farol,e as vezes nâo consigo que pode ser???
desde já fico agradecido.
Olá David. Pode ser que o volante não se adaptou totalmente ao seu carro. Um eletricista vai ter que verificar comparando com o volante antigo. Muitas vezes um detalhe a mais causa falta de espaço e as alavancas não funciona direito.
Bom dia, Sr. Fernando
Desde já agradeço, tenho um pisca que possui um rele de setas e um rele de pisca alerta, quando aciono um dos dois escudo o tic tac do rele mais muito baixo, não mexi nesta parte e as luzes funcionam normalmente. O que pode estar acontecendo, pois quando acionava a seta direita/esquerda conseguia escutar o tic tac do rele. Assim ficando com certeza que as luzes das zetas e do pisca estavam acionadas e funcionando, pode ser a posição onde está o rele de setas.
Grato
Clóvis Barros Pádua
Olá Clóvis. Depende do carro. Pode ser que o seu tenha uma central eletrônica em vez de um relé e ele pode picar mais baixo. Também pode ser um defeito iniciando e pode parar de vez. Um eletricista tem que verificar esta questão.
Boa Tarde Sr.Fernando
Eu acabei não mencionando o carro é um fusca ano 1977. relé de pisca, e chave de pisca alerta esta tudo funcionando só acho que o tic tac esta um pouco baixo, não sei se é normal…… Maids uma vez muito obrigado e desculpe-me pela falha.
Clóvis B. Pádua
Pode ser relé de pisca fraco. Se ele for dos antigos, redondo e cumprido, ele pode começar a fazer menos barulho até parar. Mas é facilmente encontrado no mercado.
Olá, Tenho um Chevette ano 81 com problema na seta, quando ligo a seta para a direita começa piscar o alerta. (dianteiro e traseiro)
Acho estranho porque quando ligo pra esquerda pisca a seta da esquerda normalmente.
Poderia me ajudar?
Obrigado!
Olá Matheus. tente mexer no alerta quando der o problema e repare se normaliza. Me parecer problema no alerta ou no comando de seta.
Ola amigo tenho um Santana 2000 2.0 mi ano 1997. Meu pisca alerta funciona legal mas o botão parou de funcionar a luz do botão o que será que pode ser? Eu ja tentei achar onde fica a lâmpada mas nao sei
Olá Sylvio. Grato por participar. Se você não teve acesso a tecla, (ela fica dentro da tecla) então pode ser blindada e exigir a troca. Também depende do modelo por ser uma carro da auto latina. Se for uma tecla lateral, no painel central, então a luz pode ser trocada.Mas antes um eletricista tem que olhar a fiação atrás da tecla e ver se chega corrente também piscando.
boa noite. tenho um uno vivace, e ele nao tava funcionando a seta, ai entao liguei o pisca alerta para ver se a luz nao tinha queimado, e nao consigo desligar o pisca alerta e o alarme fica travando e destravando toda hora ai desliguei a bateria. oque faço ?
Olá Josy. Me parece que a tecla do alerta quebrou, o que é um defeito muito comum da Fiat principalmente se a tecla for atrás do volante. Neste caso tem que trocar o comado inteiro ou um eletricista trocar o alerta que já é encontrado avenda separado no mercado. Quanto ao alarme pode ser coincidência e também deve ser verificado. Pode ser até bateria fraca.
Boa tarde, tenho um Tempra 93 ele parou de funcionar farol alto e baixo ventilação interna e limpadores de para brisa, sera q pode ser um relê?
Olá Wesley. Sim , pode ser um relé, fusível, ou defeito na corrente que alimenta parte da caixa de fusível.Tem que fazer alguns testes na entrada dela e nos relés.
bom dia ,tenho uma palio weekend 98,quando eu ligo a ceta fica igual como se eu estivesse ligado o alerta
Olá diogo. tente fazer a seta voltar ao normal mexendo na tecla do alerta com a seta ligada. Outra possibilidade é comando de seta com problema. mas nesse caso um eletricista tem fazer alguns testes.
Opa Fernando blz? Tenho um golf glx 97. Fui dar seta para a direita e ela nao desarmou. Ficou fixa no painel e na lanterna dianteira e traseira. Desliguei todas as “tomadas” que vao na chave de seta e mesmo assim nao apagou. Retirei o rele e tambem nao apagou. Só desligou quando retirei os cabos da bateria. Dá ultima vez que aconteceu isso eu apertei o botao do pisca-alertas ela piscou e voltou ao normal. Sera que é problema na chave de setas?
Olá Willy. Pode ser a tecla do alerta. Ligue a seta e quando dar o defeito mexa na tecla e observe se volta a piscar.
Opa Fernando, esqueci de mencionar que a seta para esquerda ele funciona normalmente e quando aciono o pisca-alerta fica as 4 acesa fixa. Golf Glx 97
Meu carro, um Punto 1.4 ELX 2008, está com um problema q ate agora ninguem aqui da minha cidade conseguiu resolver. A seta esquerda dianteira nao funciona, já troquei lampada e o soquete movel q encaixa no farol e nada. O curioso é q toda vez que testo colocando essa lampada da seta automaticamente a seta traseira para de piscar e só volta ao normal quando retiro a dianteira (seta q esta causando o problema) e aciono novamente a chave da seta.
Olá Renato. Obrigado por acessar o site. Se for aquele soquete de encaixe e giro, sem fios, então pode ser problema dentro do farol. Sugiro que “procurem” a seta na tomada do farol com uma lâmpada de teste. Se piscar normal, então o problema é dentro do farol. Mas se de maneira alguma não achar o sinal da seta, temos outro problema. Se o seu carro tem um computador de bordo que indica seta tal queimada, então poder problema nele. Pois nesse caso a seta passa antes no computador e a seta também depende dele para piscar. Talvez o link abaixo possa te ajudar.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/06/body-computer-da-fiat-com-defeito/
Sim, é o soquete de encaixar e girar. Um dos eletricistas q olhou suspeitou de ser dentro do farol mesmo, porem ele não fazia esse serviço. E outro suspeitou do Body Computer (disse algo que precisa de uma maquininha, e q ele não tem, q serve pra fazer tipo uma “autorização” no sistema do carro para permitir corrente na seta que está desativada). Um outro disse q poderia ser o relé, mas q ele nao fazia e indicou outros. Eu mesmo fiquei fuçando, percebi que as vezes conseguia fazer a seta funcionar, mas dai a seta traseira parava, ai eu mexia novamente na seta dianteira e q apagava e entao a traseira voltava a funcionar (rsrs meio confuso). Por isso q me parece (apesar de leigo) q seja algo dentro do farol, algum mal contato, semelhante ao q estava no outro farol q com muito custo consegui eu mesmo descobrir e resolver q era um mal contato do soquete. Porém achei estranho o fato de mexer na dianteira fazer interferir na lanterna traseira, as vezes até a luz de freio e lanterna apagavam, mas troquei essas lampadas e isso parou de acontecer.
Verifique o farol. Tem achar a corrente da seta na tomada dele. Mas não fique mexendo muito na lâmpada, pois pode afetar o Body e aí a despesa fica maior. (a luz de freio e de lanterna também passam no Body) Relé de seta…não creio, pois normalmente é um ou dois, mesmo assim um para cada lado e não para frente e para trás atrás. Um relé único com defeito iria para todas as setas.
Olá boa tarde!
Onde fica o rele de seta do ford ka 97?
Olá Luiz. O mais comum é ele ficar no comando de seta que é inteiriço. Tem que retirar a capa da coluna e procurar por um relé azul (original) ou preto. Olhando de frente para o volante ele fica na parte de baixo do comando a esquerda.

Créditos: https://www.youtube.com/watch?v=G0lJ-MOp6Xg
Olá, tenho um Ford fiesta 2005
Quando ligo a meia chave ele liga os alertas , e faz um barulho de curto na central do alarme, e quando ligo o alarme no Controle luzes do alerta continuam acesas , oq poderia ser?
Olá Mantovani. O primeiro passo é examinar o estado do módulo do alarme. Veja se a seta e alerta estão funcionando normalmente.
Olá Bom dia Fernando, meu carro é Fiat Punto 2011 1.4, o carro indicou problema ascendendo uma luz amarela no painel, fui verificar e seta pra esquerda esta ficando acessa continua e depois não acendeu mais e quanto dou seta pra esquerda fica piscando a lanterna esquerda e não pisca ambas setas pra esquerda, pra direita funciona tudo certo, qual será o problema?
Olá Carlos. Primeiro verifique a lâmpada da seta que não pisca e o soquete dela. Esse carro dá muito defeito por ali.
OLA FERNSNDO EU QUERIA SABER SE NO MEU CARRO TEM RELE DE PARTIDA PORQUE ELE NAO ESTAR PEGANDO E NEM DANDO CENTELHA NOS CABO DE VELAS ( ESCORT HOBBY 95 À GASOLINA OBRIGADO
Olá Samuel. Tem que olhar a caixa de fusíveis dele, se for aquela que fica dentro do compartimento do motor. Ela costuma apresentar mau contato na entrada da corrente que vem da chave. Procure um relé de capa metalizada.
Olá amigo, gostaria de saber se o relê de seta influencia na luz espia do painel? No meu caso, tenho um Uno Fire 06 na qual ligo a seta para esquerda mas nao liga a luz no painel, porém a luz externa liga normalmente assim como o barulho de seta (tic tac), o alerta e a seta direita funcionam normalmente
Olá Matheus. O relé quando pisca as luzes internas, também pisca as do painel. Tem que verificar o comando de seta e a tomada do painel. Medir a corrente da seta nessa tomada. também pode ser lâmpada de painel com defeito.
Olá amigo. Tenho um Santana gls 88. Quando ligo a seta para direita a buzina é acionada. Quando desligo a buzina para de funcionar. É intermitente. Vez ou outra a seta fica normal mas a buzina só funciona se apertar o volante contra o painel. Tem salvação? Abraço.
Parabéns pelo seu trabalho, possuo um peugeot 206 2004 e apos trocar a chave seta, as setas traseiras e pisca alerta pararam de funcionar, o que poderia ser? reles?
obs: as setas dianteiras, farol funcionam normalmente!
Olá eros. Grato por sua participação. Pode ser alguma tomada que não ficou bem colocada. Primeiro tem revisar a instalação feita para depois partir para outra possibilidade.
alguma tomada da propria chave seta?
Sim, pode ser. Tem que desligar ela e religar com a chave do carro desligada.
Bom dia.
Tenho um FORD KA+ SEDAN , 2015/2016, mas o fusivel de 7,5, que tem três pontas queimou, ele é formato pequeno, onde posso encontrar para comprar, porque aqui minha região nenhuma loja vende este fusivel, nem mesmo na concessionária está com dificuldades para encontrar.
Boa noite amigo tenho um kia soul 2012 e o msmo parou o farol de milha e nao acende a luz de milha no painel ja testei todos os fusiveis e estao ok pode ser rele?porem todos os reles sao iguais na caixa de fusivel como sei qual é o certo obrigado!
Olá fernando. Pode ser relé ou a chave do farol. tem que medir a corrente da chave até a caixa de fusível. De fato os relé são iguais. Então tem que olhar no manual.
cara ve se vc pode me ajudar,tenho um corolla 2003 1.6 manual.o defeito que
ele apresentou ontem comigo foi o seguinte a seta lado motorista continua
ligada mesmo sem estar nada ligado no veiculo.oque pode ser:?
e sao as lampadas de tras e a da frente lado motorista.
Olá Luciano. Pode ser defeito no comando de seta. Mexa levemente na haste da seta quando apresentar o defeito e repare se para de piscar.
Oi Boa noite Fernando meu Verona 90 ligo as setas e as setas ficam piscando lentamente pra qualquer direção que eu ligo o que pode ser… rele de setas ou outea coisa…. desde ja agradeço
Olá Sidney. Parece ser relé fraco. Ligue o pisca alerta e veja se o relé pisca e para. Nesse caso é defeito de relé de seta.
Boa tarde! Você sabe me dizer onde fica o relé de pisca do Ford focus 2010?
ola fernando, meu carro é um premio 91, ele parou de piscar e ate o alerta não ta funcionando e eu não sei onde fica o rele do pisca, o que faço.
Olá António. Normalmente ele fica na coluna do volante atrás das capas pretas.
fernando , bom dia!
tenho um c3 2008 . quando acendo a luz alta , as veze liga e as vezes não liga e quando liga as vezes não desliga .
a chave de seta tem conserto como faço para reparar esse problema . me ajuda por favor
Olá Genivaldo. Sim, alguns especialistas conseguem consertar a chave. Mas tem que ver o custo benefício de comprar uma nova ou mandar reformar. Comprar usada pode ser uma opção, mas seria um tiro no escuro.
Olá, tenho um Palio G1 ano 2000 e o farol alto não acende e nem dá sinal no painel, já verifiquei o fusíveis e as lâmpadas e estes estão normais. Gostaria de saber o que pode ser, se talvez seja o comando de seta ou alguma outra coisa. Obrigado
Olá Jean. tente mexer na alavanca da seta de maniera deferente colocando o alto em várias posição. Se o farol acender ou ameaçar acender, é defeito no comando.
O farol alto não acende e nem ameaça acender e já coloquei em diversas posições. Quando ele parou de funcionar ele estava ligado e depois não queria desligar de nenhum jeito, até que apagou e deu um pouco de cheiro de queimado. Existe relé do farol alto e será que pode ter sido isso?
Obrigado
Olá Jean. Creio que o seu caso seja comando com defeito. Mas tem que testar antes a saída do alto na tomada. A haste do comando costuma agarrar no alto. Também verifique a potencia das lâmpadas. Alguns Palios saíram com relé. Se for o caso eles estão na caixa de fusíveis e são pequenos, sendo o baixo do lado do alto.
Olá eu tenho um Vectra GLS 97 e o pisca esquerdo para de funcionar aleatoriamente. Uma hora ele para de funcionar e outrora funciona normalmente.
Também acontece o mesmo com o primeiro estágio do limpador de para-brisa, ou seja, sem motivo aparente ele funciona por alguns dias e também para de funcionar por dias e volta ao normal depois.
Gostaria de alguma dica sobre o problema.
Olá Joanes. O Vectra tem uma caixa de fusíveis dentro do carro que costuma dar mau contato. Parece um cartucho. Um eletricista tem que retirar ele limpar e ressoldar se precisar. Outra possibilidade é defeito nos comandos em questão, da seta e do limpador.
Estou com um problema que quando ligo a seta pra direita e estou com o farol ligando a seta não funciona ,mas pra esquerda ela funciona .Somente funciona norma se desligar o farol .O que pode ser ?
Olá Lucas. Parece que a chave ou comando está com um defeito interno. Nesse caso ou é troca ou conserto,dependendo do seu carro.
Olá, boa noite. Tenho em Fiesta Zetec Rocan 2001, único dono, e após viajar semana passada com um Mobi 2018, observei, e testei, o seu pisca com temporizador. Pergunto: é passível adaptar o mesmo sistema ao meu velhinho apenas trocando o relé?
Olá Mario. Creio que não. O relé do seu carro é totalmente diferente. O do Mobi é eletrônica embarcada e tem um sistema bem mais complexo.
Boa noite meu vectra 98 descarregou a bateria,e depois que fiz a tranferencia de carga as setas e o temporizador
do limpador e a luz inetrna nao fucionaram mais.Desconectei a bateria por alguns minutos e conectei novamente
tudo voltou ao normal.Valeu pela dica.
Legal que resolveu!
Boa tarde! Tenho um del rey ouro 1984 a seta dele parou de funcionar, removi a chave de seta, desmontei ela e limpei todos os contatos metálicos, mesmo assim a seta não voltou a funcionar, uma coisa que acho estranho é que ao ligar o farolete as luzes da seta ligam e ficam acesas. Será que é o relê? É possível testa-lo com multimetro? Lembrando que a seta estava funcionando e parou do nada!
Ola Celso. O relé original desse carro o tipo Cherry e costuma apresentar esse defeito. Ele é redondo e barato. Mas pode haver adaptação para um relé de seta quadrado, mais comum.
Testei meu relê como você explicou ele ta funcionando
Boa tarde, levei meu carro para trocar a chave de seta, pois quebraram quando entraram no carro… Mas agora quando ligo o farol a seta para de funcionar e quando desligo o farol a seta volta a funcionar… E tbm o limpa vidro parou de funcionar.
Olá Felipe. Qual é o seu carro?
Boa tarde
tenho um palio fire 2002 mas ao acionar a seta ele pisca os 4 ao mesmo tempo, será um problema de rele ou de circuito e fios?
Verifique a tecla do alerta. Costuma ser comum dar defeito.
olá! tenho um escort 88, quado dou seta para quaquer lado ou ligo o pisca alerta ele da tres piscadas e para. será que é o rele?
Ola Alan. Sim, é sintoma típico de relé cansado. Também pode ser mau contato na base dele. É serviço barato e que você mesmo pode fazer. Basta localizar o relé de seta.
Olá Fernando. Preciso de uma ajuda sua. Tenho um Focus GL 2008, a seta e o pisca alerta pararam de funcionar. Quando aciono qualquer lado da seta ou o botao do pista, as lampadas das setas não piscam. O barulhinho da seta é acionado (acredito que seja o rele), mas a seta não funciona.
Levei a uns 3 eletricistas da minha cidade e não acharam o problema. Verificaram os fusíveis e estavam OK. Perguntei sobre o rele não acharam…
Enfim, o problema continua e não sei mais o que fazer.
Ola Márcio. Eu sugiro que teste o fusível em questão com uma lâmpada de teste. Outro teste costuma enganar. Também a troca do fusível, mesmo ele estando aparentemente bom, tem que ser feita. É uma possibilidade que já vi acontecer.
Primeiramente PARABÉNS Fernando, vi que vc é fera no assunto e responde todas dúvidas do pessoal…pois bem estou com um problema no meu sandero 2015, a seta do lado do passageiro parou de funcionar depois que instalei uma camera de ré, não achei o relê do pisca, refiz toda instalação e não voltou a funcionar…..quando desligo o carro e aciono a seta para o lado que esta com problema dá umas 2 piscadas e para e não da sinal de vida…. alguma dica ai? Obrigado desde já.