Luz de freio
Podemos começar afirmando que a luz de freio é a mais importante do conjunto de iluminação traseira do seu carro. Quando ela é acionada, o motorista que vem atrás é advertido através de uma intensa luz vermelha que haverá uma redução de velocidade, ou até mesmo uma parada do veículo à sua frente.
Por isso é importante que todas as lâmpadas de aviso de parada (freio) estejam funcionando. Aliás, é uma obrigação prevista no código brasileiro de trânsito.
Junta-se a isso, a obrigação de manter uma distância de segurança exatamente para perceber a luz de freio de quem vai a sua frente a tempo de frear com segurança. A intensidade maior da luz de freio também tem a função de chamar a atenção de outros motoristas.
Podemos ter dois tipos de lâmpadas dentro do o sistema de luz de freios. Veja abaixo:
1 – Lâmpada de dois polos, onde o farolete acende junto, ou uma lâmpada de um polo, como a da seta ou da luz de ré. Ela tem uma potência de 21 Watts, seja com dois polos ou com um, e é a lâmpada mais potente (vermelha) que equipa a traseira do seu carro.
Na imagem acima temos a lâmpada de freio de dois polos. O filamento mais baixo é o mais forte e atende a luz de freio. O de cima é de 5 Watts e acende o farolete.
2 – Mas a lâmpada acima também serve para luz de freio. Ela é conhecida como lâmpada de um polo e é a mais usada nos modelos nacionais. Também tem 21 Watts, mas não possui filamento para acender o farolete.
Neste caso, o farolete terá uma lâmpada independente de 5 Watts. A grande vantagem da luz de freio ter uma lâmpada de dois polos é que na troca, troca-se duas pelo preço de uma, o que não acontece quando freio e faroletes são independentes. Quanto a durabilidade, ela é boa e idêntica nos dois modelos. (marcas nacionais)
Cor da luz de freio
A cor desta lâmpada quase sempre é translúcida, sendo a lanterna vermelha. Mas em alguns carros muda: a lanterna é fumê e a lâmpada deve ser de cor vermelha. É o que diz a lei de trânsito.
Bom dia! Muito obrigado pelas informações!
O meu veículo estava sem a luz de freio do lado esquerdo, eu verifiquei que as lâmpadas funcionavam mas não acendia a luz de freio. Eu não sabia que uma lâmpada de luz de freio pode ser de 2 pólos (serve para lanterna e freio). Graças a esse site, eu mesmo resolvi o problema (troca da lâmpada queimada no filamento para o freio).
Bom dia! Que bom que ajudou! Abraços e sucesso.
Olá á a luz de freio do meu celta 2004 tá acendendo só um lado e isso mesmo
Olá cleber. Obrigado por participar.Devem acender duas, uma em cada lanternas. Muito provável que seja lâmpada queimada ou mau contato, no lado que não acende.
Parabéns pela iniciativa Fernando! É de gente de boa vontade que o nosso país está precisando. Um abraço!
Obrigado Ivan e seja bem-vindo ao site!
Essa luz de freio de 2 polos tem uma numeração especifica para tipo de carro ou é igual para todos?? “palio 2006” obrigado.
Olá Josué. Ela só muda em carros orientais, como Nissan e Honda. Nos “nacionais” como o Palio ela é dois polos comum, sem mudanças. O que vc tem que fazer é ter certeza se a do seu Palio é dois polos, pois alguns modelos saíram com um polo. Uma inspeção visual é o suficiente para saber se é dois ou um polo.
No manual da meriva 2009 consta que na lanterna traseira são utilizadas lampadas de 12V 21W (freio, lanterna e ré) porém, escutei de algumas pessoas que o correto nas lanternas é utilizar lampadas 12V 5W. Qual é o procedimento correto à ser adotado????
Olá Moacir. Basta olhar a lâmpada que está no seu carro. Se todas forem de um polo, e do mesmo tamanho, é exatamente o que diz o manual. Freio, ré e seta são 21 W para quase todos os automóveis. Já as lanternas, ou luz de posição, nunca passam de 10 Watts, sendo a maioria de 5 Watts. Uma lanterna de 21 W esconderia a luz de freio enganando quem vem atrás. Elas podem ser de dois polos (freio e lanternas juntos ) ou individual e bem menores.
Boa tarde Fernando!
A luz de freio do lado esquerdo estava queimada,sendo assim realizei a troca da lampada de dois polos. Porém quando ligo o carro, essa lampada que substituí, fica acesa como se eu estivesse pisando diretamente no freio. Pensei que seria defeito da lampada, coloquei outra e continuou do mesmo jeito. Obs: Quando desligo o carro,ela apaga normalmente.
Olá Eias. Tenha certeza que a lâmpada é de dois pólos. De um pólo causa isso que você narra. Mas também pode ser soquete ruim ou fio colado atrás da tomada. Embora a distância atrapalhe, me parece ser algo bem fácil de resolver.
Qual a lâmpada apropriada do freio do corsa wind 97/98 e de um polo ou dois polo?,
Olá Maria. tudo indica ser dois polos. mas houve variações. Uma maneira de descobrir é ligar a lanterna e pisar no freio. Se o lado bom acender o freio e lanterna no mesmo lugar, então é dois polos.
Amigo para lampada de freio p21/5w 1 polo e 2 polos qual marca é a melhor Osram ou Philips?
Ola Alysson. As duas são top. Tem a mesma durabilidade.
Fui trocar a lâmpada de freio do honda city, 2010, observei que é de dois polos. Porém, à luz de farolete é em outra lâmpada. Pq a honda colocou lampada de sois polos para acender apenas o polo de 21w?
Olá Marcos. Se for assim dos dois lados, é provável que seja um opcional de mais dois faroletes. Uma simples mudança na fiação faz acender o pólo do farolete na lâmpada.
Qual o fusíveis eu devo usar para a lanterna traseira do Fusca 1985 ela é de dois polos
Olá Geraldo. O original é de 8 amperes no máximo 15. Maior que isso não é recomendável.
Boa tarde Para a luz de Travao da mercedes Benz c 200 2008 que se localiza na lanterna trazeira serve a de dois polos 21W
Olá Mendes. No seu caso tem que tirar e comparar. Algumas saíram com dois polos. Porém outras saíram com um polo combinado com o Farolete, tipo o Onix.
Segue abaixo um link de um curso que recomendo. Pode tanto te fazer um profissional ou apenas te ajudar a entender mais problemas elétricos.
Curso de Auto elétrica
bom dia
Muito obrigada pelas informações.
ATT MIC