Curto-circuito – O que é isso?

Tecnicamente um curto é o menor caminho percorrido por uma corrente em um circuito elétrico qualquer. Por isso também é chamado de “curto-circuito”. Quanto mais perto um do outro, maior a chance de curto entre o positivo e o negativo que alimentam um determinado circuito. Na minha oficina é o defeito mais comum que aparece.

O resultado final vai ser muita fumaça, danos talvez irreparáveis no sistema, e até o risco de incêndio. Isso também vale para a parte elétrica do seu carro (Mito: um curto não descarrega uma bateria).

Curto-circuito em carros – Como acontece?

Mas não fique assustado com a definição acima. Afinal, os nossos carros são projetados para evitar a sequência de um curto, interrompendo-o antes mesmo que uma fumacinha apareça. E com o passar dos anos, muito foi investido na tecnologia de proteção elétrica dos automóveis.

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Basta lembrar que antigamente os carros costumavam ter apenas um fusível geral protegendo todos os circuitos elétricos. Lembrar disso, e pensar na grossura dos fios dessa época, isso sim são motivos para assustar!

curto-circuito

Um curto é quando correntes elétricas opostas se aproximam até se tocarem…

Podemos dizer que no meio do caminho de uma corrente há uma pedra, ou melhor, um fusível. A diferença é que ele está por ali para ajudar, ser uma proteção sempre em prontidão. É como se ele fosse um ponte feita para suportar apenas o “peso”, ou a caloria normal que uma corrente produz. Mas nesse caso, se a ponte cair, um acidente será evitado.


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Como um carro é protegido?

Na imagem acima podemos entender a proteção do fusível em um circuito qualquer (poderia ser o circuito de um farol). Reparem como ele está trabalhando como uma ponte descrita no outro parágrafo. Se retirarmos a lâmpada e encostarmos os fios acontecerá o curto, a corrente seguindo um caminho menor.

Quais são as principais causas de curto-circuito?

  • Fusíveis acima da potência original
  • Fios decapados
  • Muita gambiarra 
  • Muitos acessórios ligados em um fusível
  • Acessório fora de fábrica mal instalado
  • Falta de manutenção elétrica no carro

O que ocorre no curto-circuito?

O fusível se partirá instantaneamente, evitando uma caloria extrema e danos do curto-circuito. (Veja mais abaixo) Em outras palavras: um circuito, qualquer que seja, jamais deve ser energizado sem um fusível em linha, (ou no meio do caminho), servindo de “ponte de segurança”. Isso é uma conclusão bem lógica.

É bom lembrar que um curto-circuito pode ser causado propositalmente. Mas na maioria das vezes acontece por uso inadequado ou por acidentes de trânsito, onde o reparo não levou em consideração danos a fiação. Uma revisão periódica dos fusíveis é uma boa ideia.

Ela deve ser feita consultando o manual do carro para conferir se todos os fusíveis estão cumprindo sua missão adequadamente. Ou seja: cada um no seu quadrado, cada um com sua amperagem correta.

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Quais os sinais de curto-circuito?

Se o seu carro estiver com os fusíveis corretos o curto cessa imediatamente com a queima do fusível. Mas se for um acessório mal instalado, sem fusível, o curto só para quando algum fio deste acessório se romper. Eu já peguei muita curto assim em carro de clientes. Neste caso eu desligo o negativo da bateria, pois pode subir fumaça e danificar outros componentes elétricos ou eletrônicos do carro. Depois faço o reparo do curto.

1 – Fusível queimado constantemente (nunca insista nesse caso)

2 – Fumaça típica de algo queimando ou cheiro de plastico queimado

3 – Carro falhando e apagando

4 – Bateria descarregando

Quanto tempo dura um curto-circuito?

Se o seu carro estiver com os fusíveis corretos, segundo o manual, então o curto acaba assimq ue o fusível queima. Mas se houverr um acessório mal instalado, sem fusível de proteção, aí pode complicar. Já consertei carros assim na minha oficina. Primeiro desligo o negativo da bateria e daí avalio o curto e conserto.

Como evitar curtos circuito?

Mantendo em dia a manutenção elétrica do seu carro. Sempre use o mesmo fusível na troca. Procure um profissional qundo for instalar um acessório no seu carro. Dica: pergunte ao instalador qual o fusível que protege o acessório que ele instalou.

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