Essa é uma dúvida bem comum: qual é o positivo e o negativo de uma bateria? Na hora do aperto, ou se a troca de uma bateria depender somente do motorista, ele vai ter que saber sobre o positivo e o negativo. Mas eles são bem nítidos, fáceis de descobrir, pois seguem uma lógica da fábrica. Isso não foi feito para haver erros. Basta um pouco de atenção. É o que ensinaremos nesse post. Também descubra o que é uma bateria de pólo invertido.

Qual é o positivo e o negativo de uma bateria?

Pólo da bateria: os sinais de positivo e negativo (+ e -)

O grande perigo é a possibilidade de curto, no caso de manuseio errado (uma chupeta, por exemplo). Isso pode danificar a parte elétrica do seu carro e até provocar queimaduras (uma bateria não dá choque!).

Continua após a publicidade..

Quase sempre um erro ao manusear uma bateria é não ver ou não saber o que é positivo e negativo. Sim, até profissionais já se confundiram. Mas nesse caso é por distração ou por falta de iluminação no local.

LEIA TAMBÉM: SEGURO DE CARRO DA SULAMÉRICA É CONFIÁVEL?

Pensando nisso, as fábricas deixaram sinais bem óbvios na produção de uma bateria de carro: o sinal de + e de -, positivo e negativo. São sinais grandes e em alto relevo, que ficam bem abaixo do pólo. Isso facilita até descobrir com os dedos e no escuro qual é o pólo. Mas isso requer um pouco mais de prática.

Fio preto x fio vermelho? Qual é positivo e qual é negativo na bateria?

Antigamente nós poderíamos identificar com certeza que o pólo com fios vermelhos era o positivo, e o com fios pretos era o negativo. Hoje isso não é 100% confiável, principalmente no caso do negativo e da cor preta dos fios.

Eles podem ser de cor marrom ou uma outra cor também escura. Também já vimos veículos com os dois pólos com cabos de cor preta. Isso pode até ser original de fábrica.

O correto é confiar no símbolo, no local para onde o cabo vai, e por fim a cor mais comum (vermelha/positiva e preta/negativo) combinado com o símbolo. Mas não se erra ao usar os símbolos. Existe a possibilidade de ter uma capa vermelha em cima do positivo, o identificando. A certeza de saber qual é um pólo identifica automaticamente o outro.

Continua após a publicidade..

Mas e no caso de troca uma bateria?

Nesse caso vale ter em mente alguns  aspectos. O primeiro é a observação antes de desligar a bateria ruim. Guarde qual é o cabo que vai para o positivo e qual vai para o negativo. Também repare a posição da bateria antes de retirar ela e também a posição dos pólos.

Um recurso interessante é tirar uma foto com um celular e depois montar observando a foto. Na troca, a ligação tem que ser idêntica a anterior (Veja detalhes aqui).

O que é uma “bateria com polo invertido”?

Você fica sem bateria e em uma loja descobre que ela é invertida. Esse é um momento que você acha que descobriu mais um termo que pode lembrar a tal da “repimboca da parafuseta”e assim sentimos uma sensação de  “estou sendo enganado”.  Mas o que é uma “bateria com polo invertido”? Aqui em nossa loja nunca vimos um cliente que soubesse explicar o que é uma bateria assim. E quando o pedido é feito por telefone, aí é que tudo fica mais complicado.

Como saber se a bateria do meu carro é de pólo invertido?

Mas vamos explicar o porque da desinformação e a confusão que podemos fazer com a tal bateria. No mercado existem dois modelos, ou tipos de baterias com polos diferenciados. A diferença está na posição que fica o positivo, ou a direita (mais comum) ou a esquerda (menos comum e portanto chamada de invertida).

E como saber se a bateria do seu carro é a esquerda ou a direita? A maioria dos clientes entende essa pergunta como se fosse o lado que a bateria está instalada no carro, como se fosse, por exemplo, uma lâmpada de seta, da direita ou da esquerda. Mas não bem é assim. A primeiro coisa que você deve procurar quando te fazem essa pergunta é pelo polo positivo. Em seguida olhe para a bateria conforme a foto abaixo.

Continua após a publicidade..

bateria a direita

Com os polos da bateria voltados para você, como na foto, ou melhor descrevendo: “posicionada de frente para você”, verifique onde está o positivo. Se ele estiver a sua direita, a bateria é de pólo à direita (positivo), se ele estiver a esquerda ela é de pólo à esquerda (positivo) ou, no caso, de pólo invertido. A dificuldade é que muitas vezes a gente tem que imaginar a bateria de frente para nossa barriga, como eu costumo explicar, porque a posição dela dentro do carro varia de modelo para modelo. Pois então use de sua imaginação para “enxergar”a bateria de frente para você como a foto acima.

Mas existe outro modo.

bateria GD

As fábricas de baterias são obrigadas a dar todas as referências técnicas de seus produtos que devem estar bem visíveis para o consumidor. Então procure nos rótulos uma referência com o número da amperagem da bateria e observe a última letra que o segue, como a foto acima (M60GD) que significa ser uma bateria de 60 amperes pólo positivo a direita. Se fosse M60GE, seria pólo a esquerda, ou invertido. Simplificando, o que vale é a última letra, se ela é “E” de esquerda, ou “D” de direita.

Alguma dúvida? Então participe do Mãos ao Auto deixando sua pergunta na seção de comentários deste post.