Muitos clientes e amigos nos perguntam como saber se um fusível de segurança do carro está queimado. É uma boa pergunta, pois a maioria confere o fusível pelo visual e quase sempre se engana. Para ter certeza se o fusível está queimado, é Teste de fusíveis – Como fazer necessário uma chave de  teste de continuidade. Mas apesar da eletrônica permitir testes de continuidade com multímetros, por diversas vezes fomos enganados por tais equipamentos. Acreditamos ser a sensibilidade a responsável por isso. Então, por causa da eficiência, optamos por construir um teste com uma lâmpada de 21 Watts automotiva (lâmpada de luz de freio). Ela possibilita um teste perfeito, além de ser de baixo custo.

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Teste de fusíveis – Como fazer

Material para fazer uma chave de teste para fusíveis

  • Um soquete de lâmpada de um pólo (encontrado em qualquer loja de peças).
  • Uma lâmpada de um pólo.
  • Uma garra jacaré de tamanho médio.
  • Um metro de fio comum.
  • Um “raio” de roda de bicicleta.

(Assista ao vídeo de como montar o conjunto)

chave de teste

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Veja também: Veja aqui como verificar um fusível com lâmpada de teste!

Para que serve um fusível? 

Chave de teste

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Lembre-se: os fusíveis são para proteção de circuitos elétricos do seu carro. Eles não queimam simplesmente por queimar. Se a substituição do fusível não resolver o problema, um técnico deve ser consultado. Jamais substitua um fusível queimado por um mais forte! Respeite e repita a cor do fusível queimado.

Valores de alguns fusíveis:

  • 5 Ampéres (laranja ou translúcido)
  • 10 Ampéres (Vermelho)
  • 15 Ampéres (Azul)
  • 20 Ampéres (Amarelo)
  • 25 Ampéres (Branco)
  • 30 Ampéres ( Verde)

Um fusível mais fraco pode não suportar o circuito e um mais forte pode suporta um curto indireto, como um acessório velho e quase queimado. Nesse caso existe risco de subir fumaça até o circuito desligar. Também temos acessórios extremamente sensíveis que precisam de uma proteção eficiente e rápida para evitar danos maiores. Por isso, uma chave de teste como a do post, será mais eficiente, localizando o fusível interrompido com precisão.