Na hora de trocar óleo do nosso carro sempre aparecem dúvidas, principalmente com o tipo correto que devemos aplicar. Para isso existe a nomenclatura que acaba confundindo mais ainda o motorista. No caso do óleo 5w30 temos mais uma delas. Nesse post vamos esclarecer – entre outras coisas – qual a diferença desse óleo de motor para outros.
Tipos de óleo
Existem três tipos básicos de óleo para motor de carro: mineral, semi-sintético e o sintético. Esses são os encontrados no mercado e atendem praticamente 100% da frota brasileira de carros. O óleo mineral é do tipo bruto. É produzido logo depois de ser refinado. Pouco recomendado para veículos modernos, mas aplicados em carros antigos ou que rodaram muito e estão “cansados”, ou com alta quilometragem. A viscosidade explica isso (leia mais a frente). O óleo semi-sintético é uma mistura do óleo mineral com o sintético, basicamente para baixar o preço dele no mercado. Já o óleo sintético foi criado por cientistas para trabalhar em uma série de condições de temperaturas, ajudando na proteção do motor e até na economia de combustíveis. É nesse segmento que entra o óleo tipo 5w30.
O óleo 5w30
Esses números ou nomenclatura que encontramos nas embalagens de óleo de motor representam a viscosidade do produto. Essa viscosidade varia para a aumentar a eficácia do óleo nas várias condições de trabalho e temperatura que o motor pode sofrer. É a fluidez do óleo. Essa nomenclatura é quase sempre de dois números separados pela letra W (por exemplo: 5w30). Essa letra representa o grau ou a escala de temperatura de trabalho, no caso, inverno ou frio. Em temperatura ambiente, por exemplo, o óleo 5w30 é excelente para a partida do motor, que é o significado do número 5.
O número 30 significa a viscosidade do óleo em trabalho, com o motor quente. Nesse situação ele é eficaz mais viscoso (30) e não queima ou se desgasta dentro do motor de forma mais rápida. O motor fica bem lubrificado. Não seria assim se o número 5 da escala de viscosidade continuasse depois do W (5w5, por exemplo). Resumindo: quanto maior for o número da embalagem, maior vai ser a viscosidade do óleo.
Siga sempre as orientações do fabricante do seu carro. Troque o óleo de acordo com o recomendado ou não troque o óleo sem uma recomendação experiente, de oficina recomendada.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Como sempre sua matéria é de excelente informação para todos nós. Eu tenho um Peugeot 206. Esta com 139 mil km rodado. Estou usando o óleo 20w50 mineral. Mas acabei lendo no manual que devo usar o sintético ou semi-sintético. Esse final de semana estou fazendo a troca novamente
Olá Marcos. No seu caso é bom consultar uma troca de óleo de confiança (ou mecânica) devido a rodagem do motor. Acima de 100 mil pode se considerar o uso do semi sintético ou mineral. O sintético pode ser muito fino no seu caso.
Boa noite
Fernando,
Sempre utilizo o oleo castrol start sotp 5w30 no meu fiesta 1.6 e gostaria de saber se posso trocar a cada ano ja que nao atingo nem 8 mil km por ano, ou se devo trocar a cada 6 meses preventivamente mesmo o oleo estando limpo.
Uso o carro bem mais na cidade que em estrada.
obrigado.
Olá eduardo. Em condições adversas, como muita rodagem, o tempo pode ser 6 meses. Mas em casos normais pode ser um ano. O manual do carro informa isso com precisão e pode variar de modelo para modelo.
Olá Fernando,
Existe algum problema em deixar de usar um óleo sintético 5w30 para passar a usar um óleo semi-sintético 15w40 em um carro que está com 102 mil km? Obrigado.
Olá Paulo. Quanto mais rodado mais os números do óleo sobem. O seu já está indo para usar um 20w50 mineral.o semi sintético já é a mistura dos dois.
Boa noite Fernando, primeiramente parabéns pelo blog.
Me surgiu uma dúvida, SEMPRE utilizei óleo semi-sintético 10w40 na minha Sandero GT Line 1.6/16v porém já estou beirando os 150000km… Qual óleo seria o ideal para uma próxima troca?
Olá Ângelo. Não devemos mudar o óleo que a montadora recomenda no manual, mesmo que a quilometragem seja alta. O que vai acontecer e diminuir o tempo da trocar. Óleo mais grosso ou mineral, é mais usado em carros antigos.
Boa noite Fernando vc poderia tirar uma dúvida minha possuo um ford Ka 2009 motor Zetec Rocam uso o óleo recomendado pela montadora o 5w30 motorcraft sintético a quilometragem dele já está em 15000 mil rodado então gostaria de saber se por esta quilometragem devo mudar ele ou o se permaneço
Olá Wendell. O certo é manter o original a não ser que o manual mande mudar. O que vai acontecer é verificar o nível de óleo com mais frequência e diminuir a quilometragem para próxima troca.
Amigo, tenho um Corolla 2009/10, sempre usei o 10W 30 conforme o manual. Só que não estou encontrando esse óleo, haveria algum prejuízo se eu usar o 5W 30?
Faça o seguinte: ligue para a autorizada e peça pra falar com o chefe de oficina. Ele vai dizer ,ou que tem lá o óleo, ou qual é o seu ideal de fábrica para substituir. Além disso pergunte a regularidade da troca. Ela deve diminuir.
Oi Fernando! Sou o Marcos tenho um Ford Ka 2016 e está com 70 mil rodado, posso continuar usando o óleo 5w30??
Olá Marcos. Se for o recomendado pela fábrica, sim. Mas o tempo de troca vai diminuir.
Olá Fernando tenho um Sandero 1.0 16v o mesmo sempre utilizou comigo óleo 10w40 na última troca o mecânico optou por usar o 5w30, não notei grandes alterações porém o fabricante específica o 5w40 ou 10w40 estou receoso de algum problema futuro por isso, você poderia me tirar a dúvida se isso é prejudicial ou não? Pretendo rodar mais 6mil km e fazer a troca pelo especificado pela fábrica.
Olá Nicolas. O correto é usar o óleo especificado pela fábrica. O que pode mudar é a quilometragem para troca. Quase sempre diminui. Faça isso na próxima troca. Leve até uma oficina especializada em troca de óleo para avaliar. A distância não vejo problema em rodar com esse óleo. Mas o motor tem que ser avaliado, estado, quilometragem, etc.
Boa Tarde !
Tenho um prisma 2008 1.4, 97.000km qual óleo indicado .
boa noite!
Fernando , me ajuda ,estou na duvida , tenho um Prisma 1.0 – 2015 , com 120.000 km sempre usei o oleo 5w30 o recomendado pela GM , porem retifiquei a parte de baixo , a luz do oleo estava acendendo ,o mecanico que realizou os reparos informou que tenho que colocar agora somente o oleo 20w50 , inclusive já esta com esta medida de oleo no motor por conta do proprio mecanico, procede??? !!!
Olá Jesus. O óleo 20w50 é mineral sendo recomendado quando o nível de óleo baixa muito rápido, o que acontece com motores acima de 100 mil quilômetros. Mas creio ser uma mudança muito brusca. Poderia ser um óleo mais fino. Como o motor foi retificado em parte, leve o carro a uma loja especializada em troca de óleo para confirmar, já que o mecânico parece que não deu detalhes sobre a necessidade dessa troca. Óleo mineral gasta menos, mas causa borras dentro do motor. A recomendação é sempre usar o óleo recomendado pela fábrica. Com o tempo e rodagem as trocas deverão ser mais frequentes.
bom dia!
Fernando , muito obrigado pelo esclarecimento , ajudou em muito , aquele abraço!
tenho,um classic 2010/2011,no manual ele espacifica o oleo 5w30, api-sl ou superior.so que ele ja esta com mas de 100km tenho que mudar ou continuar com ele mesmo ou colocar o 15w40 semi sintetico.
Eu tenho um gol
G2 speciel 99 eu fiz o moto todo dele vou troca eu posso.usa esse oleo?????
Olá Jeova. Tem que ser o óleo original, no caso o do manual. Mas também tem que seguir o que a garantia da mecânica ou retífica diz. Caso contrário, você vai perder a garantia.
boa tarde , gostaria de saber em qual carro eu utilizo 5w30 semi-sintetico?