Multa do Detran

Em época de crise o valor de uma multa de trânsito começa a fazer parte dos “cortes” financeiros de uma família. Sim, uma multa do Detran pode ser dolorosa para o bolso. Mas o mais importante é que a função da multa é educativa e jamais deve ser uma fonte de arrecadação. É sempre bom lembrar que o trânsito é de pessoas, e as multas do Detran servem para ajudar na segurança de todos nós.

Continua após a publicidade..

Então, se prevenir contra multas também pode ser positivo para todos. Isso inclui o caso de uma multa do Detran por causa de lâmpada de carro queimada. E elas queimam, e são muitas, cada uma valendo uma multa. Nesse post daremos dicas de como revisar as lâmpadas do seu carro e assim aumentar a segurança do trânsito, além de prevenir prejuízos.

multa do detran

Continua após a publicidade..

Como evitar uma multa do Detran por lâmpada queimada

  • Todas as lâmpadas externas do seu veículo devem acender. Temos: iluminação de freios (duas ou três), luz de posição (faroletes que podem ser quatro ou mais), luz de placa, luz de ré (podemos ter um ou duas) , as quatro lâmpadas de setas e as lâmpadas de faróis. Os faróis de milha também devem acender.
  • Para saber qual está queimada basta acionar uma por uma e verificar se acenderam. No caso dos faroletes traseiros observe se são duas lâmpadas por lado.
  • A luz de ré pode ser apenas uma. Os carros modernos são assim. Mas nesse caso a lanterna que não tem luz de ré não pode ter a lente branca. Ou seja: elas são diferentes. Isso significa que, se seu carro tem duas lâmpadas de ré, as duas tem que acender.
  • Para verificar a luz de freios, sempre é bom ter ajuda. Ela só aciona com alguém pisando no pedal do freio. Outra pessoa tem que conferir se acendeu os dois lados. Se nenhuma luz de freio acender, então pode ser defeito no interruptor que fica no pedal de freios.
  • Se alguma lâmpada estiver queimada, talvez você mesmo possa trocar, dependendo da dificuldade. Mas sempre existe uma lógica para desmontar, trocar, e montar novamente.

Algumas lâmpadas podem até causar apreensão do veículo. Usar leds e lâmpadas diferenciadas, como xenon, podem gerar multa e o carro pode ser rebocado. A luz de placa também é de suma importância. Por que? Por causa da identificação do veículo durante a noite. Nesse caso também temos multa e apreensão do veículo. Todas as dicas acima também servem para motos, caminhões, e ônibus.

Continua após a publicidade..