Oficina de carro e sua importância

Oficina mecânica, além de significar o óbvio, deveria fazer parte do pensamento de quem gosta do seu carro. Uma oficina  de carro de confiança é onde devemos fazer as manutenções básicas do nosso carro. Isso é sinônimo de segurança e economia, visto que um bom mecânico tem que ser valorizado pela sua eficiência. É onde vale o que é pago e todos ficam bem e felizes. Por isso, nem sempre uma oficina autorizada é o “primor” de eficácia.

Uma oficina deve ser bem equipada com ferramentas que possibilitem um bom trabalho. Já se foi o tempo que o mecânico improvisava para poder consertar um carro. Hoje em dia cada acessório, ou peça, exige uma ferramenta específica, que facilita o serviço acrescentando segurança. O tempo de resolver na “marreta” acabou. Fique atento a isso e a experiência do profissional. A fama do mecânico também vai longe e é muito importante.

oficina de carro

Dicas rápidas de manutenção em uma oficina mecânica

Mas estar informado sobre o que devemos dar manutenção também é importante. Um bom mecânico valoriza um cliente que sabe o que quer. Eu escrevi “um bom mecânico”. Aquele que desdenha da opinião de outros não pensa como o cliente, quase sempre visa o lucro em vez de um bom serviço. Nos grandes centros isso é comum: o cliente é visto como “transeunte”. Nesse post damos algumas dicas rápidas  de manutenções que você pode lembrar seu mecânico de fazer. Veja a lista abaixo e os links.

  • Suspensão. Sim, podemos conhecer um pouco da suspensão do nosso carro. Informe seu mecânico sobre barulhos bem específicos, indicando o lugar suspeito. Vibrações no volante podem ser sintomas de problemas na suspensão ou até falta de alinhamento. Também anote as trocas e serviços feitos e tenha a quilometragem como referência. (veja mais aqui)
  • Radiador. É o sistema que refrigera o motor do seu carro e não pode falhar. É um dos problemas que mais deixam o motorista na mão. A dica é a oficina mecânica checar o estado geral das mangueiras e abraçadeiras, além de vazamentos e o nível de água do radiador.
  • Bateria. Simplesmente deve ser nova, com menos de 18 meses ou estar dentro do prazo de garantia. Mas mesmo assim deve ser testada com aparelhos apropriados para saber se tem defeitos ocultos.
  • Freios. Precisam de manutenção periódicas, São os acessórios mais importantes de um carro, por motivos óbvios. Discos, lonas e pastilhas devem ser verificados em uma manutenção.

Essas são algumas dicas rápidas e obrigatórias sobre manutenção que uma oficina mecânica deve fazer. Mas existem outras que explicamos no site. Algumas, como troca de lâmpadas podem ser feitas por qualquer um com alguma observação. O Mãos ao Auto tem boas dicas sobre isso. Procure no site as categorias de “manutenção” e lâmpadas automotivas. Também temos informações importantes sobre troca de óleo e verificação dos pneus, o que em uma viagem são fatores essenciais.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.