Conheça os principais filtros do seu carro

Somente a água do radiador do seu carro não tem um filtro protetor. Mas outros componentes importantes do motor tem filtros temporários, ou seja: que precisam ser trocados em uma revisão.  A maioria deles pode comprometer o desempenho ou até causa grande danos, se não houver a tal manutenção periódica.

Continua após a publicidade..

Normalmente partículas ou resíduos são encontrados em um líquido, seja por ser parte da composição dele – por falta de tecnologia apropriada para eliminar na fabricação – ou mesmo a má qualidade do produto. O ar, por exemplo, é poluído com muitos resíduos e até bactérias e vírus.

Continua após a publicidade..

Os danos podem ser muitos, até para nossa saúde. Veja abaixo uma lista de filtros que existem no seu carro, suas funções básicas, e possíveis consequência do mau funcionamento deles. A troca deles,o tempo de troca, deve seguir rigorosamente as intrusões do manual do carro, ou das orientações encontradas nos sites oficiais das montadoras. Já se foi o tempo que se fazia uma inspeção “visual” ou por intuição do mecânico.

Conheça os principais filtros do seu carro

Filtro de óleo de motor moderno, com refil

Continua após a publicidade..
  • Filtro de óleo. Ele é o responsável por filtrar o óleo que lubrifica o motor do carro. É o principal filtro que deve estar sempre com a manutenção em dia. Normalmente a troca é feita toda vez que se troca o óleo do motor, por motivos óbvios, onde tudo vai ficar novo. Seu mau funcionamento ou instalação pode causar vazamentos, e até danos irreversíveis no motor.
  • Filtro de ar. Esse filtro está mais relacionado ao combustível do seu carro. Ele filtra as partículas mais grossas que o motor aspira e usa para fazer a mistura do combustível. A central de injeção eletrônica também usa informações desse ar para equilibrar a mistura. Não trocar dentro do prazo pode aumentar muito o consumo de combustível e com o tempo também pode causar danos no motor. Partículas misturadas ao ar podem ir para dentro do motor.
Conheça os principais filtros do seu carro

Filtro de combustível para injeção eletrônica

  • Filtro de combustível. Podem ser vários, dependendo do modelo do carro. Alguns carburados possuem filtros e pré-filtros, principalmente os chamados “eletrônicos” que antecederam a injeção eletrônica. Obviamente tem a função de filtrar o combustível que vem do tanque para que ele chegue o mais limpo possível no motor. Quase sempre o principal deles fica instalado na saída de combustível do tanque, ligado em linha com a bomba de combustível. Simples esquecer dele, da sua troca, pode simplesmente – também – queimar a bomba de combustível. Inclusive toda vez que se troca a bomba, seja lá qual for o motivo, o filtro deve ser trocado.
  • Filtro de cabine. O que é isso? Esse é o tal filtro que pode atingir a boa saúde do motorista e passageiros de um veículo. Ele o filtro do ar-condicionado. Quase todos os modelos – equipados com ar-condicionado – possuem esse filtro de cabine. Sua função é manter o ar o mais puro possível dentro da cabine. E acreditem: alguns filtros de cabine quando são trocados impressionam pela sujeira que retêm. Quase sempre sua troca é esquecida pelo dono do carro. O serviço é conhecido como higienização do ar-condicionado.