Equipamentos e acessórios do seu carro que devem passar por manutenção periódica
Não é apenas o óleo de motor, ou o nível de água do radiador que devem ser averiguados periodicamente. Mencionamos esses, pois são os primeiros que lembramos, ou somos lembrados, quando vamos a um posto de gasolina apenas com a intenção de abastecer o tanque do carro. Outros itens, não menos importantes, também devem ser vistoriados. E alguns deles ficam escondidos dos nossos olhos. Por isso a necessidade de procurar por eles e verificar a situação. Mas caso não consiga, esse post vai deixá-lo mais informado e um mecânico vai ficar mais acessível.
A manutenção também é obrigatória!
Não basta apenas ter em seu carro os equipamentos que a lei exige. A manutenção também é parte dessa lei, e portanto está sujeita a inspeção das autoridades. Como a lei de trânsito não varia de estado para estado, estar em dia com esses equipamentos é uma lei federal. Neste post daremos dicas de manutenção de alguns desses equipamentos, aquelas que você mesmo pode fazer ou observar o desgaste e validade. Mas não é apenas por obrigação que devemos ficar atentos, envolve também a segurança no dirigir, a nossa e a de outros. Afinal o transito é sempre de pessoas, de vidas. Por isso existem as leis que conhecemos.
Como dirigir em segurança sem cuidar do seu carro de maneira adequada?
Dirigir sempre foi algo que atrai pela emoção, a eterna busca de liberdade, ou de economia de tempo. Hoje em dia vemos mais carros de auto-escola do que táxis, não é verdade? Mas, isso significa que todos os dias nós temos novos motoristas cheios de ansiedades e dúvidas, pois, por melhor que seja, é impossível saber de tudo. Vale a dica: é mais fácil “criar” um piloto de corridas do que um motorista real! Por que? No primeiro caso se ensina uma habilidade de competição: como fazer uma curva 200 Km. Já um motorista de rua deve saber de detalhes em manobras e segurança. Isso inclui entender sobre manutenção básica.
Outros acessórios que merecem uma manutenção periódica
Sugerimos então que você vistorie os seguintes equipamentos:
1 – Pneus
Também não é difícil de fazer uma vistoria. Um pneu não se avalia apenas pela aparência. Existem outros fatores como prazo de validade e qualidade do produto que deve ser sempre da marca recomendada pela fábrica por motivos óbvios. A calibragem é de suma importância. E é bom saber que existem vários tipos de calibragem dependendo do que vai acontecer, como uma viagem carga e números de passageiros. O manual do seu carro sempre orienta sobre essas calibragens. E não se esqueça do estepe. Ele deve estar sempre pronto para sua função que é uma eventualidade cada vez mais comum. Trocar um pneu furado e perceber que o estepe esta vazio, ninguém merece.
2 – Bateria
É simplesmente o coração do carro. O local onde fica armazenado toda a energia acumulada para o funcionamento de tudo, até do motor. A quanto tempo ela está no seu carro? Dois anos já é terceira idade para ela. A qualidade é boa? Pesquise sobre isso e não economize dinheiro em uma bateria. Evite bateria com manutenção e confirme na garantia se ela exige manutenção. Muitas vezes ela é de baixa manutenção, mas não é livre de manutenção. A diferença é que os carros modernos exigem mais da bateria e por consequência, uma bateria de manutenção vai secar com muito mais rapidez do que antigamente, carros da época. Também fique atento a formação de zinabre, mesmo que a bateria seja nova. (clique aqui para saber mais de bateria)
3 – Lâmpadas
Pode não parecer, mas são de suma importância. Normalmente damos mais atenção quando a queima delas prejudica nossa direção. Mas as lâmpadas são mais para indicar a outros motoristas, nossa presença, direção, parada e até alerta em caso de emergência. São essenciais para o trânsito, inclusive toda a iluminação interna. O primeiro acessório de um carro, quando da sua invenção, foram lâmpadas e faróis, exatamente pelos motivos acima. Para fazer uma manutenção e troca, é necessário ajuda ou o serviços de um profissional de confiança. (veja aqui os vários modelos de lâmpadas)
4 – palhetas de limpadores de para-brisa
Quem consegue dirigir na chuva sem limpador de para-brisa? É praticamente impossível e o risco de acidentes é grande. O estado das palhetas também pode influenciar. Repare o estado das borrachas experimentando a eficiência delas usando os injetores de água. Ela deve funcionar como um bom rodo, mantendo a visibilidade perfeita. Troque o conjunto pelo menos uma vez por ano e sempre por marcas boas ou originais. Em caso de viagem, levar palhetas de reserva é uma boa ideia.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Olá Fernando boa tarde !
Tenho um Ford Focus,minha seta e alerta parou de funcionar,constatei q a placa do botão de alerta queimou,tem como eu isolar ela provisório(pois estou desempregado)pra fazer o uso ao menos das setas,pois tirei a mesma pois estava torrando e agora não funciona nada ,grato amigo desde já!
Olá jean. Como os carros de hoje são equipados com eletrônica embarcada, tem que fazer alguns testes para isolar o pisca alerta da seta. Mas seria uma adaptação bem básica, bastando mudar a corrente da seta.
Boa tarde Fernando,
Parabéns pelo seu trabalho. Se for tão bom mecânico quanto é escritor, certamente será um dos melhores!
Procurei nos seus textos mas não encontrei um tema que me interessa no momento e que também interessaria muita gente nesses tempos de mercado de usados mais aquecido que de 0km.
Antes contarei minha história para contextualizar.
Tenho um Corsa Hatch Joy 1.0 comprado zero em 2006. Pelado. Pé de boi. Sempre cuidei com máximo zelo, revisões periódicas em dia e nenhuma economia porca. Você pode pegar o carro agora para viajar até o Acre e voltar sem medo. Ele rodou 81mil km e sinto ele como novo até hoje. Pense que nunca iria me desfazer dele.
Mas a vida dá voltas….
Ano passado nasceu meu primeiro filho.
É difícil carregar toda a bagagem de uma criança no porta malas do corsinha. Mas é impossível aguentar a esposa reclamando que não pode levar na mala tudo o que “precisa”, que vou matar meu filho de calor dentro de um carro preto sem ar condicionado. Chegou a hora de me despedir do Corsa que me leva onde eu preciso há 11 anos.
Aproveitei a oportunidade de ficar com o carro de um amigo que estava trocando e ofereceram uma mixaria.
Do jeito que a mulher queria: grande e com ar condicionado. Um Xsara Picasso 2011. O dono também é um cara cuidadoso com o carro, mas ele já rodou 137mil km.
Senti muita diferença! Não estou falando do conforto do ar condicionado. Nem da maravilha da direção hidráulica. Mas dos detalhes que incomodam. Detalhes que só quem é exigente percebe.
A troca de marchas que não é mais tão firme porque tem alguma bucha desgastada. O freio de mão que precisa de um puxão maior porque está frouxo. Os pedais sem aquela sensibilidade e firmeza perfeitas, parecendo que pisamos em uma borracha. A porta que faz um barulho estranho quando bate porque a borracha do está ruim… Enfim, minha impressão é de que troquei um carro “zero” por um Fiat 147.
Felizmente eu sei que a maior parte dos problemas que nos causam essa sensação de carro velho podem ser resolvidos com um banho de peças novas que custam bem pouco perto do resultado que alcançamos. Uma borracha nova ali, uma mola nova acolá, um kit de buchas, um ajuste de tensão nos cabos… Fazem milagres!
Chego então no tema que eu buscava e que não encontrei. Deixo então de sugestão para você abordar em artigo especial: COMO DEIXAR SEU NOVO USADO NOVO DE NOVO.
Tenho certeza de que com toda sua experiência você conhece muito bem o caminho das pedras. O pessoal vai gostar bastante.
Um abraço!
Olá Thiago. Grato por sua participação e palavras. Vamos elaborar o post com suas sugestões. Aliás sempre fico grato com sugestão de pautas para o site. Inclusive vou usar sua sugestão de título. De fato, a maioria desse tipo de problema que você relata é de fácil manutenção com alguma troca mais simples.