A importância do óleo 

O óleo do motor de um carro é responsável por toda lubrificação necessária em seu interior. Sem ele o atrito das peças destruiria tudo. Então, o nível de óleo do motor do seu carro é de suma importância. Ele deve sempre estar no nível correto e seguir outras regras que serão descritas neste post. Mas, quando trocar o óleo do motor? Veja abaixo algumas dicas sobre o assunto.

Já se foi o tempo que oficinas de fundo de quintal levantavam um lado do carro, apoiavam em um cavalete ou um simples toco de madeira, e o óleo era esgotado para a troca. Funcionou bem por muitos anos. Mas existem riscos neste sistema que hoje não precisamos mais correr.

Continua após a publicidade..

Quando trocar o óleo do motor do seu carro

Continua após a publicidade..

Mesmo em dias de hoje, algumas oficinas, ou até em postos de gasolina, se costuma praticar o perigoso ato de “completar o nível de óleo”. Nada contra se for apenas como uma emergência. Mas jamais como se fosse uma manutenção no carro. É óbvio que, se o nível de óleo do motor está baixo, algo aconteceu. Pode ser desgaste “natural” que o motor exige, ou até mesmo um vazamento de óleo.

A mistura de óleos diferentes também pode causar danos ao motor. Entre eles temos as famosas borras que costumam até entupir o bocal onde se deve colocar o óleo do motor. Isso pode causar um “calço” no motor e grandes danos.

Continua após a publicidade..

Quando trocar o óleo do motor do seu carro