Quando fazer a troca de óleo do motor do carro?

Simples! Sempre um pouco antes do que manda o manual do seu veículo. Isso porque não existem condições de dirigibilidade idênticas, muito menos se compararmos os motoristas do dia a dia com os pilotos de teste das montadoras (que são bons motoristas, além de pilotos de provas).

Pois então, se seu manual pede troca de óleo com 15 mil quilômetros, troque com 10 mil. Se pedir a troca com 30 mil quilômetros, troque com 25 mil. Aumentar a margem de segurança é sempre uma boa ideia. E lembre-se de sempre trocar o filtro de óleo no mesmo dia.

Continua após a publicidade..

Existem vários tipos de óleos no mercado, o que não é por acaso, pois significa também os diversos tipos de motores existentes. Sempre use o óleo recomendado pelo fabricante. Apenas no caso de veículos mais rodados, (acima dos 100 mil Km), é válido pedir a opinião de um profissional experiente sobre qual lubrificante usar. Além da quilometragem, é bom respeitar o prazo de seis meses para fazer outra troca de óleo do motor, mesmo com pouca rodagem no período.

Veja também: Como fazer uma chupeta em bateria arriada

Continua após a publicidade..

Posso lavar o motor do meu carro?

troca de óleo do motor

Continua após a publicidade..

Jamais espere que a sua luz de óleo no painel acenda para fazer a troca (o que já vimos acontecer), pois toda luz vermelha é o limite e quando acesa significa que deve parar o veículo imediatamente. Afinal, não paramos quando o sinal fica vermelho? O mesmo se dá com as luzes indicadoras no painel de seu carro, onde as amarelas significam atenção e “procure uma oficina”.

Quanto custa trocar o óleo do motor?

Escolha uma oficina de confiança, de preferência especializada em troca de óleo, e exija sempre o adesivo que registra o dia e o km da troca feita. O custo varia de fabricante para fabricante, mas quase sempre fica acima de 150 reais, com o filtro. Quanto mais novo o modelo, mais caro vai ser a troca de óleo. Lembre-se que o custo da troca de óleo e filtro é insignificante perto de possíveis reparos no motor e os danos podem ser definitivos.