Injeção eletrônica – O que é AF?

Os carros mais modernos podem apresentar muitos problemas eletrônicos, o que constitui 90 % do sistema elétrico/eletrônico de um veículo hoje em dia. Um deles é o AF. É o que veremos neste post: Injeção eletrônica – O que é AF? Qual sua importância no funcionamento do motor?

Injeção eletrônica - O que é AF?

Continua após a publicidade..

Muitos já passaram pela seguinte situação: Depois de um tempo, ou uma noite de carro parado, ao liga-lo novamente ele simplesmente não pega.

É como se ele estivesse sem combustível: gira, mas não pega, não dá ignição. Eliminadas todas as outras possibilidades como, bateria fraca, problema no arranque e até mesmo falta de combustível. Tente se lembrar se houve troca repentina de combustível.

O que significa AF?

1 – Air Fuel, em inglês. Basicamente é mistura do ar com o combustível, onde sua medida informa qual combustível está sendo utilizado.

Continua após a publicidade..

2 – A central do carro detecta qual combustível, álcool ou gasolina ( ou a mistura dos dois) e automaticamente faz a melhor regulagem possível para o motor funcionar bem .

 3 – Motoristas mais antigos vão se lembrar dessa regulagem feita no carburador, através do parafuso de entrada de ar. É algo parecido com isso.

o que é af ruim

O que acontece é o resultado de uma mudança brusca de combustível, seja de álcool para gasolina e vice versa.

Continua após a publicidade..

Mas também poder uma mudança de quantidade de combustível misturado. Isso pode fazer a central “travar” na última mistura registrada principalmente se o carro rodou pouco depois desta troca de combustível.

O correto é rodar pelo menos alguns quilômetros para a central acertar a mistura. Se o carro não pegar depois disso tudo, resta usar o Scanner para regular o AF do carro.

Somente alguns Scanner tem essa função em sua programação. Por isso é importante se informar antes, pois o serviço vai ser feito no local onde está o carro ou ele vai ter que ser rebocado.