Não recomendo testar os cabos de velas se eles são antigos ou o conjunto já rodou milhares de quilômetros. O correto é trocá-los junto com as velas, a não ser que sejam velas bem novas. O grande sintoma de cabo de vela ruim é uma falha visível do motor. Ele fica como se estivesse mancando, fraco, ou “soprando”dentro do capô. O problema também pode estar nas velas, cabo de vela frouxo, ou até em um dos bicos injetores. Neste último caso é um serviço para oficinas. É muito mais fácil do que trocar as velas, como demonstrado em outro post. Basta um pouco de atenção e cuidados com sua segurança. Talvez você nem vai precisar de ferramentas. Primeiro não ligue o carro, sequer ligue a chave de ignição, para que o circuíto dos cabos de velas fique completamente sem energia.
Como trocar os cabos de velas do seu carro. (somente para velas e cabos voltados para o lado da frente do carro)
Com o jogo de cabos novos em mãos, comece retirando o cabo da primeira vela da esquerda para a direita, depois retire a outra ponta da bobina, ou, se houver em seu carro, do distribuidor (carros mais antigos). Instale o cabo novo, comparando o tamanho deles, religando as pontas, a maior na vela e a menor na bobina ou distribuidor. Repita a operação como os outros cabos. Não retire todos os cabos achando que depois vai ser fácil colocar os cabos novos. A maioria dos clientes , e até mecânicos, se confunde e ocorre uma troca dos cabos. O ponto do carro está diretamente relacionado com esse fato. Com os cabos trocados, ou fora da sua posição correta, ao dar partida o carro não vai pegar e alguns “tiros”poderão ser ouvidos no escapamento.
Não vai sair um fogo como o acima, mas pode causar estalos que assustam. Na dúvida procure um mecânico de confiança. Mas se o carro ligar e o motor ficar “redondo”, então você fez um bom serviço.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Olá! Já troquei os cabos e a bobina e o problema continua. -E num FOX 2011, tudo começou durante uma forte chuva, o carro ficou fraco, parou depois pegou novamente. Começaram um estalos no motor sendo até visíveis algumas faiscas, quando escuro, perto das velas. Como já disse, trocamos os cabos mas como o problema continuou, foi passado no scanner e então trocou-se a bobina. O carro melhorou mas 1/2 meses depois voltou a ficar fraco e a fazer um barulho parecido com o escapamento furado (o escapamento está estourado mas é um barulho paralelo). Gostaria de saber o que mais poderia ser e se poderia enganar o scanner.
Obrigada
Olá Rosana. Sempre se troca as velas junto com os cabos. Eles também devem ser originais, assim como a bobina. Peças do paralelo podem apresentar problemas. Quanto ao ronco, um mecânico deve fazer um trabalho de procura para saber de onde vem. O mais importante é parar o carro quando alguma luz vermelha acender. Também mande verificar o óleo do motor e se está lubrificando corretamente. Infelizmente o caso do seu carro é um trabalho de procura. Mas não existe carro que não tenha conserto. Sempre que a oficina indicar a troca de uma peça, pergunte se vai haver garantia de solução do problema.
O que significa “mancando”?
Meu carro esta tipo picando ao acelerar e ao soltar o acelerador.
E isso?
Olá Fabríco. Mancando seria o motor fraco, mesmo sem acelerar, como se um cilindro falhasse. O seu caso pode ser vela ou cabo também.
Depois que foi trocado os cabos e as velas do meu ele parou de “soprar” mas ele começou a mancar um pouco e em alguns raros momentos ele nao responde a aceleração, sabem dizer o que pode ser?
Pode estar pulando centelha em um dos cabos. Com o motor desligado veja se todos os cabos estão bem conectados, nas velas e bobina.