Entenda como funciona a injeção eletrônica
O maior sonho de boa parte do sexo masculino é ter o próprio carro, quando conseguem, o cuidado é tanto que parece que esse veículo de quatro rodas se torna um membro da família. Mas só tratá-lo como filho não basta, é preciso que você conheça as funções do seu veículo. Por exemplo, saber como funciona a injeção eletrônica. Você, como motorista, tem que estar por dentro, pelo menos, das funções básicas do seu carro, como é o caso da injeção eletrônica. Mas, afinal de contas, o que é a injeção eletrônica? Qual é a sua função?
Como funciona a injeção eletrônica
A principal função da injeção eletrônica é injetar o combustível de uma maneira dosada no motor do carro. O controle é realizado por meio de um chip eletrônico, a função desse chip é analisar o funcionamento do motor ajustando a sua alimentação para conseguir uma melhor performance por parte do automóvel. Explicando de forma simples, a injeção eletrônica foi inventada para substituir o famoso carburador.
Hoje, a injeção eletrônica está presente em todos os automóveis fabricados no Brasil, aliás, ele se tornou um mecanismo obrigatório no carro.
Os componentes da injeção eletrônica
A injeção eletrônica é divida em três principais componentes: sensores, central de informações e atuadores.
O primeiro componente, os sensores, basicamente analisam o funcionamento do motor e manda todas as informações coletadas para uma central de informações.
Eles analisam a pressão, velocidade, temperatura e a proporção dos reagentes na queima do combustível do veículo. Para realizar tudo isso, os sensores são distribuídos em pontos estratégicos do motor do seu carro.
A central de informações gerencia o funcionamento do motor por meio das informações enviada pelos sensores. E, por último, os atuadores são os responsáveis pela alimentação e pela queima do combustível. Eles só conseguem trabalhar por meio das informações recebidas pelo centro de informações.
As vantagens da injeção eletrônica
Para quem está se perguntando se essa troca trouxe vantagens para o motorista, a resposta é sim.
A primeira grande vantagem da injeção eletrônica, se comparada com o carburador, é que a injeção eletrônica permite que o seu veículo tenha um consumo de combustível muito mais econômico e muito mais eficiente se do que a ferramenta anterior.
A injeção eletrônica também deixa de trazer aquele velho problema aos motoristas: ter que esquentar o carro antes de usá-lo nos dias frios.
Mas a esse sistema não trouxe benefícios apenas para os motoristas, mas também para o meio ambiente. Isso porque a injeção eletrônica traz um funcionamento mais otimizado para o motor que permite que este reduza consideravelmente a emissão de gases poluentes no ar.
Não existe problema algum em se preocupar com a aparência do seu veículo, mas é saudável saber um pouco do que acontece dentro do capô.
Isso não só é vantajoso para você como motorista, mas também será uma informação essencial na hora que você tiver que levar seu automóvel na oficina ou na hora da compra de carro novo ou compra de carro usado.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Boa noite,
Fernando
Tenho um fiesta 1.6 2011 com 50 mil Km e ate hoje nunca foi feito limpeza dos bicos porque sempre adiciono aditivo ao tanque a cada 5 mil Km.
Gostaria de saber se é necessario uma limpeza por ultrasom ou se o processo que faço é o suficiente para manter os bicos limpos.
Voce indica alguma marca de aditivo para carro flex?
Parabens pelo site
abcs
Olá Eduardo. O que você faz é suficiente. Muitas vezes usar gasolina aditivada por um tempo tem o mesmo efeito. A limpeza por ultra som é necessária quando o bico falha e em carros com muita rodagem.
Olá Fernando Ivanenko !!!!
Tenho um veiculo Cross fox 2008,deixei ele na oficina pra fazer troca de embreagem e consertar um defeito na junta do cabeçote, foi realizado esses serviços ficou ok.
Levei o carro pra casa e fui sair com ele depois de dois dias, andei com ele uns 2 km e acendeu a luz da injeção eletrônica, retornei na oficina o rapaz disse que era sujeira, fez a limpeza e a luz se apagou, fui sair com o veiculo de novo a luz se acendeu e não apagou mais, retornei na oficina foi feita outra limpeza e passado o scanner e não acusou nada, voltei pra casa e a luz se acendeu de novo.
Voltei na oficina o rapaz me disse que tem que trocar a peça que ele faz a limpeza.
Olá José. Primeiro tem que saber o resultado do scanner para saber se o serviço feito fez esta luz acender. Pode ser até uma tomada solta ou um chicote que amassou os fios.
Todos os dias principalmente pela manhã nos dias mais frios ao ligar a ignição não faz aquele barulhinho de injetar combustível e ao ligar o carro faz um barulho muito forte como se a bomba estivesse fazendo força para injetar combustível.O que pode ser? O carro é um Celta 2008.
Olá Gilmar. Pode ser bomba roncando, começando a dar defeito. Tem que tirar ela e examinar na bancada. Se for caso de troca, o filtro dela também deve ser trocado.
Boa noite Fernando, tenho um Onix 2015, ele esta apresentando sem força principalmente com o ar ligado, o que pode ser?
Olá Simão. Mande avaliar o alternador e bateria do carro. Depois tem que verificar o ar, como compressor.