Defeitos na luz de freios

Este é um dos defeitos elétricos mais comuns em carros: a luz de freio não funcionar. Também pudera, este é o equipamento mais usado depois do motor – os freios. Por isso, são as luzes mais trocadas em oficinas. Quando é um defeito parcial, ou seja, apenas uma luz não acende, a solução é simples. Você tem uma lâmpada queimada. Mas e quando o conjunto inteiro não funciona? Como resolver?

Defeitos na luz de freios

Como funciona a luz de freio do veículo?

O conjunto de luz de freio é o seguinte:

Um fusível

Um interruptor de luz de freio (cebolinha), localizado no pedal de freio, parte de cima.

Duas lâmpadas de 21 watts.

Terceira luz de freio (opcional).

Por fim, a fiação que faz as ligações elétricas.

Assim que pisamos no pedal do freio, o interruptor é acionado, energizando determinado circuito e as luzes de freio acendem. O interessante é que elas acendem antes do carro começar a parar, uma fração de segundos antes, permitindo a quem vem atrás perceber a manobra a frente. (veja aqui qual é a lâmpada de freio do seu carro)

Defeitos na luz de freios

Quando nada acende, o problema estará ou no fusível ou no interruptor. Este fica quase sempre junto ao pedal de freio e ali você encontrará dois fios. Vamos explicar sobre esse modelo mais simples, que permite um teste relativamente fácil. Se seu carro possui a terceira luz de freio e ela acender, então muito provavelmente as outras lâmpadas estarão queimadas, bastando trocá-las.

Defeitos na luz de freios

Repare a terceira luz de freio no meio do vidro traseiro.

Não confie apenas em um teste visual das lâmpadas. Muitas queimam sem interromper o filamento.

Feito isso, procure pela cebolinha junto ao pedal de freio, um pouco acima dele. Alguns carros possuem painéis que protegem esta região.  Então, retire-o (s) com cuidado.

Defeitos na luz de freios

Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

Desligue os fios da cebolinha (dois) e ligue um ao outro com um pedaço pequeno de fio descascado nas duas pontas. Ligue a chave do carro apenas para acender o painel e confira se todas as lâmpadas de freio acenderam. Se isso acontecer, a cebolinha está queimada. Se não acender, confira o fusível, consultando o manual do carro.Faça tudo com paciência. Não é um teste difícil.

Não resolveu? Então o carro deve ser levado a um especialista, pois pode ser um defeito mais técnico. Isso pode envolver chicote e outras partes do circuito, inclusive um computador de bordo.

É sempre bom lembrar que o conjunto de luzes de freio é equipamento de segurança, sendo obrigatório seu funcionamento por completo.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

 

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: