A luz de freio e seus defeitos. Podemos começar este texto afirmando que a luz de freio é a mais importante do conjunto de iluminação traseira do seu carro. Quando ela é acionada, o motorista que vem atrás é advertido, por meio de uma intensa luz vermelha, que haverá uma redução de velocidade, ou até mesmo uma parada do veículo à sua frente.

Por isso, é importante que todas as lâmpadas de aviso de parada (freio) estejam funcionando. Aliás, essa é uma obrigação prevista no código brasileiro de trânsito. Junta-se a isso a obrigação de manter uma distância de segurança exatamente para perceber a luz de freio de quem vai a sua frente a tempo de frear com segurança.

A intensidade maior da luz de freio também tem a função de chamar a atenção de outros motoristas. Neste post, vou explicar quais os possíveis defeitos em luz de freios, principalmente os que apareceram e que foram solucionados na nossa oficina.

Como funciona a luz de freio do veículo?

O conjunto de luz de freio é o seguinte:

  • Um fusível
  • Um interruptor de luz de freio (cebolinha), localizado no pedal de freio, parte de cima.
  • Duas lâmpadas de 21 watts.
  • Terceira luz de freio (opcional).
  • Por fim, a fiação que faz as ligações elétricas.

Assim que pisamos no pedal do freio, o interruptor é acionado, energizando determinado circuito e as luzes de freio acendem.

O interessante é que elas acendem antes do carro começar a parar, uma fração de segundos antes, permitindo a quem vem atrás perceber a manobra a frente. Algo bem bolado.

luz-freio

Qual é lâmpada da luz de freio?

Podemos ter dois tipos de lâmpadas dentro do sistema de luz de freios. Mas já percebi outras lâmpadas em carros asiáticos – e que encontrei facilmente no mercado. Veja abaixo:

1 – Lâmpada de dois polos, onde o farolete acende junto, ou uma lâmpada de um polo, como a da seta ou da luz de ré. Ela tem uma potência de 21 Watts, seja com dois polos ou com um, e é a lâmpada mais potente (vermelha) que equipa a traseira do seu carro.

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lampada-dois-polos

Na imagem acima temos a lâmpada de freio de dois polos. O filamento mais baixo é o mais forte e atende a luz de freio. O de cima é de 5 Watts e acende o farolete.

lamapada-de-freio

2 – Mas a lâmpada acima também serve para luz de freio. Ela é conhecida como lâmpada de um polo e é a mais usada nos modelos nacionais. Também tem 21 Watts, mas não possui filamento para acender o farolete.

Neste caso, o farolete terá uma lâmpada independente de 5 Watts. A grande vantagem da luz de freio ter uma lâmpada de dois polos é que na troca, troca-se duas pelo preço de uma, o que não acontece quando freio e faroletes são independentes.

Quanto a durabilidade, ela é boa e idêntica nos dois modelos, quando usei marcas conhecidas e antigas no mercado.

Qual a cor da luz de freio?

A cor desta lâmpada quase sempre é translúcida, sendo a lanterna vermelha. Mas em alguns carros isso muda: a lanterna é fumê e a lâmpada deve ser de cor vermelha. É o que diz a lei de trânsito. Na nossa oficina já peguei carros com lâmpada comum no lugar da vermelha. Não vale a pena.

A luz de freio não acende?

Este é um dos defeitos elétricos mais comuns em carros. Pudera, este é o equipamento mais usado depois do motor – os freios.

Por isso, são as luzes mais trocadas em oficinas. Quando é um defeito parcial, ou seja, apenas uma luz de freio não acende, a solução é simples. Você tem uma lâmpada queimada. Mas e quando o conjunto inteiro não funciona? Como resolver?

Defeitos na luz de freios

Em casos assim, o problema estará ou no fusível ou no interruptor. Faça o seguinte:

  • O interruptor fica quase sempre junto ao pedal de freio e ali você encontrará dois fios.
  • Vamos explicar sobre esse modelo mais simples, que permite um teste relativamente fácil.
  • Se seu carro possui a terceira luz de freio e ela acender, então muito provavelmente as outras lâmpadas estarão queimadas, bastando trocá-las.
  • Outra possibilidade é aterramento ruim nas lanternas, o que faz setas, freios e faroletes parecer uma árvore de natal. (Veja mais aqui)

 

Defeitos na luz de freios

Repare a terceira luz de freio no meio do vidro traseiro.

Luz de freio só acende um lado

Mas se apenas uma luz de freio não acende? É muito provável que a lâmpada que não acende esteja com esses possíveis defeitos:

  • Lâmpada simplesmente queimada
  • Falta de aterramento somente nesta lanterna. Neste caso, outros defeitos vão acontecer, como a seta piscar junto com a luz de freio e outras
  • Soquete da luz de freio com defeito
  • Tomada da lanterna com fios derretidos
Luz de freio não acende

Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

Feito isso, procure pela cebolinha junto ao pedal de freio, um pouco acima dele. Alguns carros possuem painéis que protegem esta região.  Então, retire-o (s) com cuidado.

1 -Desligue os fios da cebolinha (dois)

2 – ligue um ao outro com um pedaço pequeno de fio descascado nas duas pontas.

3 – Ligue a chave do carro apenas para acender o painel

4 – Confira se todas as lâmpadas de freio acenderam. Se isso acontecer, a cebolinha está queimada. Se não acender, confira o fusível, consultando o manual do carro. Faça tudo com paciência. Não é um teste difícil.

5 – Não confie apenas em um teste visual das lâmpadas. Muitas queimam sem interromper o filamento.

Não resolveu? A luz de freio não acende? Então o carro deve ser levado a um especialista, pois pode ser um defeito mais técnico. Isso pode envolver chicote e outras partes do circuito, inclusive um computador de bordo.

É sempre bom lembrar que o conjunto de luzes de freio é equipamento de segurança, sendo obrigatório seu funcionamento por completo.

Luz de freio não apaga

A luz de freio talvez seja o sistema elétrico de lâmpadas mais utilizado em um carro. Por usar muito o pedal, a luz de freio não apaga.

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Depois de passar marcha e acelerar, o que mais fazemos? A resposta é simples: pisamos no freio por qualquer motivo relevante e esses momentos são cada vez mais frequentes no louco trânsito da atualidade.

Um dos defeitos mais comuns  é a queima de uma ou de todas as lâmpadas do conjunto. Mas outro tipo de avaria tem aumentado em nossa oficina: todo o conjunto de luz de freio fica aceso, mesmo que o motorista não pise no pedal de freio.

Ou seja: Temos a luz de freio acesa direto! A solução, porém, é simples. A peça defeituosa nesse caso é o interruptor de luz de freio que fica no pedal, ou a  “famosa” cebolinha de freio.

Repare a "semelhança" com uma cebola pequena

Repare a “semelhança” com uma cebola pequena

A foto acima é de uma das mais simples e usada “cebola de luz de freio” do mercado, e fica localizado quase sempre no local da foto abaixo:

luz-de-freio-com-defeito

 

Qual os possíveis defeitos desta peça?

1 – Por ali passa muita energia. Basta imaginar que cada luz de freio que acende tem 21 Watts, e que, no mínimo, cada carro tem 2 lâmpadas de freio. Por isso também pode queimar.

2 – Também é uma peça que sofre constante pressão de nosso pé toda vez que usamos o freio.

3 – Por ser fabricada de plástico com metal, fica óbvio que ela estraga com o tempo. Algumas delas até desmancham no pedal!

Imagem: debemcomtudo.com.br

Por isso sua luz de freio não apaga. Para consertar, basta trocar o interruptor que aciona essa luz, mas dependendo do modelo será necessário ir até uma oficina.

Luz de freio acesa direto – O que fazer?

Você vai ter que desligar a “energia” que circula por ali. Muitos podem dizer: quando desligo a chave a luz apaga, então não preciso desligar a energia do local…”. Sim, muitos carros são assim: com luz de freio energizada somente com a chave ligada.

Mas nem sempre temos tempo para ir em uma oficina de imediato. Pode ser, e quase sempre é assim, que circulamos com carro por um ou dois dias com esse defeito.

Problemas futuros na luz de freio

As consequências? Lembre-se que são duas lâmpadas de 21 watts que foram instaladas para chamar atenção de quem vem atrás, e, embora sejam muito usadas, foram feitas para acender rapidamente e apagar em seguida.

Nada perto da lâmpada foi projetado para suportar a caloria que vai ser produzida. O resultado pode ser danos definitivos nas lanternas (derretem), comprometimento da fiação e fusível de proteção do circuito, entre outros.

Lembrando que rodar com luz de freio acesa é o mesmo que dirigir sem luz de freio. O motorista que vem atrás pode se confundir facilmente e não perceber que estamos freando o carro.

O melhor procedimento é desligar o fusível (mas isso pode desligar outros componentes) ou tentar retirar a tomada que vai diretamente em cima da cebolinha de luz de freio instalada no pedal de freio. Um pouco de paciência e iluminação vai ajudar. Mas não deixe de resolver o problema de vez. É barato e um serviço rápido.

Por que a luz de freio queima fácil?

Muitos motoristas ficam surpresos por a luz de freio queimar facilmente. De fato, é a lâmpada mais trocada na maioria dos veículos brasileiros. E isso também depende do modelo e da sua parte elétrica de fábrica.

É notório que em alguns carros a luz de freio queima bem mais rápido que em outros. O Onix, por exemplo, as Mercedes. Em quase todos os veículos que usam uma lâmpada de um polo para fazer o papel de uma de dois polos, ela tem baixa durabilidade.

Como assim?

No caso de uma lâmpada de dois polos, as funções são bem divididas: temos um filamento de 5 watts para o farolete e um de 21 watts para luz de freio. Nesse caso a durabilidade é maior. Mas quando o carro usa uma lâmpada de um pólo, temos um filamento para duas funções.

Lâmpada de freio de um polo

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Por que a luz de freio queima

Lâmpada de 2 polos – freio e farolete

O próprio sistema elétrico do carro atua, fazendo o filamento de 21 watts ( normal da lâmpada de um pólo ) gerar 5 watts quando acionado o farolete. Assim que pisamos no freio, são liberados os 21 watts normais.

Temos notado que isso sobrecarrega mais a lâmpada, danifica o positivo do soquete e desgasta mais o negativo da tomada da lanterna traseira. A durabilidade de tudo citado acima cai muito. É o famoso código 16 no painel do Onix.

Por que a luz de freio queima – Outros motivos

Uso. São as lâmpadas mais acionadas em um carro. Provavelmente o que mais usamos ao dirigir um carro é o pedal do freio.

Qualidade. Um fator muito importante para uma lâmpada queimar mais é a marca ou qualidade do produto. Ainda existem marcas ruins no mercado, principalmente as mais potentes. Isso inclui a luz de freio. Escolha sempre uma mais conhecida e sempre repare no material da lâmpada. É bem nítida a diferença de qualidade mesmo no visual.

Interruptor de luz de freio com defeito

Nesse caso, a luz de freio pode não acender ou ficar acesa direto, o que é mais comum. Daí a lâmpada ou as duas, queimam com facilidade. Em alguns casos chega a derreter a lanterna. O defeito pode ser na peça ou ela pode estar simplesmente solta do pedal de freios.

Luz de seta e freios – Um defeito muito comum

Muitos leitores do Mãos ao Auto nos encontram no Google pesquisando solução para defeitos em luz de freio e setas. Obviamente o termo aterramento” pode parecer estranho como sendo um defeito. Mas ele é exatamente a causa de alguns problemas que chamamos de  “efeito fantasma”. Isso pode ser perigoso e até gerar multas.

Normalmente eles acontecem nas lanternas traseiras e podem interferir em todas as lâmpadas que estão por ali. Tudo fica confuso, com a luz de freio piscando junto com a seta ou a ré sumindo quando pisamos no freio. Pode acontecer em uma lanterna ou nas duas. Tudo é uma questão de tempo. Alguns modelos são mais atingidos por isso, como os da Fiat e alguns franceses. Mas pode acontecer em qualquer carro moderno. 

Setas – aterramento – luz de freio

São eles:

  • Quando tudo está ligado, farolete, luz de ré, e pedal do freio acionado, a seta faz o conjunto inteiro piscar.
  • Você liga a seta e pisca a luz de freio.
  • Você liga a seta e pisa no freio e tudo se apaga.
  • A luz de ré também fica confusa.

defeitos em luz de freio e setas

Por que isso acontece? Simples. Cada lâmpada tem seu positivo, mas todas tem apenas um fio terra. Resultado óbvio: sobrecarrega o fio preto da tomada da lanterna, derrete o local, e ainda “torra” o terminal do fio terra que fica na entrada dos soquetes.

Solução:

A mais simples é tentar limpar toda a região atingida com um pedaço de lixa e um limpa contato. Mas é um conserto temporário, se realmente funcionar. A solução final é a troca da parte onde ficam as lâmpadas (placa de lâmpadas) e também a tomada que vem com fiação nova. É um serviço bem mais demorado, mas definitivo.

Alguns eletricistas fazem a famosa “ponte de safena” no conjunto, que consiste em passar por fora um fio terra soldado diretamente no aterramento da placa das lâmpadas. Mas isso é apenas uma adaptação. Eficiente, diga-se, mas não deixa de ser uma gambiarra. A grande vantagem que observamos é que, dificilmente defeitos  em luz de freio e setas – e outros – voltam a  acontecer.

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