Como trocar a bateria do Sandero  

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.

Continua após a publicidade..

A tradicional fábrica francesa não complicou quando projetou onde instalaria a bateria do Renault Sandero. Ao contrário de outras montadoras que conseguem deixar o local da bateria um verdadeiro mistério. Algumas são vistas, mas aparentemente inalcançáveis. Outras são descobertas em lugares medonhos, como atrás do para-barro de uma das rodas dianteiras. Se não houver experiência com carros assim, melhor chamar um técnico, ou tentar fazer uma mágica para bateria aparecer.

encontrar-a bateria-do-carro

Mas não é o caso do Sandero, como dito acima. Basta abrir o capô do motor e bateria está a vista, clara e evidente, sem a necessidade de recorrer a preces ou outras crenças. Perceba na foto abaixo todos os seus encaixes e suas porcas principais. São duas que deverão ser apenas afrouxadas para desligar os pólos. Como sempre, quando vamos desligar ou trocar uma bateria, comece pelo pólo negativo (o do fio preto da foto). A porca que de ser solta é a menor, mais a direita do pólo. Uma chave 10 milímentos de boca será necessária para soltá-la. Não é preciso retirar toda a porca, mas, como dito acima, apenas afrouxá-la o suficiente para que o terminal se solte do pólo sem dificuldades.

Mas repare o terminal vermelho, o positivo. Ele tem uma porca idêntica a do negativo. A diferença é que ela está escondida embaixo da porca maior. Um caminho mais rápido para desligar esse pólo é soltar totalmente a porca maior (que fixa dois evidentes fios vermelhos e mais grossos), desligar esse fios vermelhos, para  em seguida afrouxar o parafuso de 10 milímetros com bateria já fora do carro. Isso acontece por causa da dificuldade de alcançá-lo no sua posição original.

Bateria do Sandero

Continua após a publicidade..

 

                      Bateria do Sandero

 

Suporte-bateria-sandero

Continua após a publicidade..

Feito o descrito acima, solte o parafuso que fixa a bateria ao carro. Ele é visto na primeira foto acima, em baixo e no centro da bateria. Na segunda foto  ele está bem mais evidente. Será necessário o uso de um canhão de 13 milímetros para retirá-lo. A reinstalação desse suporte é um pouco melindrosa por causa da posição. Mas um pouco de paciência. Para instalar a bateria nova, siga os passos inversamente, mas sempre se lembrando que você também deve ligar e apertar por último o terminal negativo.