Por que a luz de freio queima fácil?

Muitos motoristas ficam surpresos por a luz de freio queimar facilmente. De fato, é a lâmpada mais trocada na maioria dos veículos brasileiros. E isso também depende do modelo e da sua parte elétrica de fábrica. Nesse post damos algumas dicas de por que a luz de freio queima assim.

É notório que em alguns carros a luz de freio queima bem mais rápido que em outros. O Onix, por exemplo, as Mercedes. Em quase todos os veículos que usam uma lâmpada de um polo para fazer o papel de uma de dois polos, ela tem baixa durabilidade.

Como assim?

No caso de uma lâmpada de dois polos, as funções são bem divididas: temos um filamento de 5 watts para o farolete e um de 21 watts para luz de freio. Nesse caso a durabilidade é maior. Mas quando o carro usa uma lâmpada de um pólo temos um filamento para duas funções.

                  Lâmpada de freio de um polo

 

 

Por que a luz de freio queima

Lâmpada de 2 polos – freio e farolete

O próprio sistema elétrico do carro atua, fazendo o filamento de 21 watts ( normal da lâmpada de um pólo ) gerar 5 watts quando acionado o farolete. Assim que pisamos no freio, são liberados os 21 watts normais.

Temos notado que isso sobrecarrega mais a lâmpada, danifica o positivo do soquete, e desgasta mais o negativo da tomada da lanterna traseira. A durabilidade de tudo citado acima cai muito. É o famoso código 16 no painel do Onix.

Por que a luz de freio queima – Outros motivos

Uso. São as lâmpadas mais acionadas em um carro. Provavelmente o que mais usamos ao dirigir um carro é o pedal do freio.

Qualidade. Fator muito importante para uma lâmpada queimar mais é a marca ou qualidade do produto. Ainda existem marcas ruins no mercado, principalmente as mais potentes. Isso inclui a luz de freio. Escolha sempre uma mais conhecida e sempre repare no material da lâmpada. É bem nítida a diferença de qualidade mesmo no visual.

Interruptor de luz de freio com defeito

Nesse caso a luz de freio pode não acender ou ficar acesa direto, o que é mais comum. Daí a lâmpada ou as duas, queimam com facilidade. Em alguns casos chega a derreter a lanterna. O defeito pode ser na peça ou ela pode estar simplesmente solta do pedal de freios.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.