Por que a luz de freio queima fácil?

Muitos motoristas ficam surpresos por a luz de freio queimar facilmente. De fato, é a lâmpada mais trocada na maioria dos veículos brasileiros. E isso também depende do modelo e da sua parte elétrica de fábrica. Nesse post damos algumas dicas de por que a luz de freio queima assim.

É notório que em alguns carros a luz de freio queima bem mais rápido que em outros. O Onix, por exemplo, as Mercedes. Em quase todos os veículos que usam uma lâmpada de um polo para fazer o papel de uma de dois polos, ela tem baixa durabilidade.

Como assim?

No caso de uma lâmpada de dois polos, as funções são bem divididas: temos um filamento de 5 watts para o farolete e um de 21 watts para luz de freio. Nesse caso a durabilidade é maior. Mas quando o carro usa uma lâmpada de um pólo temos um filamento para duas funções.

                  Lâmpada de freio de um polo

 

 

Por que a luz de freio queima

Lâmpada de 2 polos – freio e farolete

O próprio sistema elétrico do carro atua, fazendo o filamento de 21 watts ( normal da lâmpada de um pólo ) gerar 5 watts quando acionado o farolete. Assim que pisamos no freio, são liberados os 21 watts normais.

Temos notado que isso sobrecarrega mais a lâmpada, danifica o positivo do soquete, e desgasta mais o negativo da tomada da lanterna traseira. A durabilidade de tudo citado acima cai muito. É o famoso código 16 no painel do Onix.

Por que a luz de freio queima – Outros motivos

Uso. São as lâmpadas mais acionadas em um carro. Provavelmente o que mais usamos ao dirigir um carro é o pedal do freio.

Qualidade. Fator muito importante para uma lâmpada queimar mais é a marca ou qualidade do produto. Ainda existem marcas ruins no mercado, principalmente as mais potentes. Isso inclui a luz de freio. Escolha sempre uma mais conhecida e sempre repare no material da lâmpada. É bem nítida a diferença de qualidade mesmo no visual.

Interruptor de luz de freio com defeito

Nesse caso a luz de freio pode não acender ou ficar acesa direto, o que é mais comum. Daí a lâmpada ou as duas, queimam com facilidade. Em alguns casos chega a derreter a lanterna. O defeito pode ser na peça ou ela pode estar simplesmente solta do pedal de freios.

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